segunda-feira, 24 de maio de 2010

Autolatria, egocentrismo, humanismo e deificação do homem I.

deuses1.jpg

Por Pr. Robson Aguiar

Autolatria, egocentrismo, humanismo e deificação do homem.

“Serei semelhante ao altíssimo” Is 14.14

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gn 3. 1-5.

Estava lendo um texto sobre a manifestação do anti-cristo e sua estratégia para conquistar as nações e deparei-me com uma convincente teoria. O autor ensina que o anti-cristo não procurará convencer as pessoas que existe um Deus maior do que todos, antes, ele fará prodígios que serão pano de fundo para persuadir a humanidade que ele é deus. Mas, que isso dará a impressão que tal como ele todos poderão ser deuses também. 2 Ts 2. 9-10

Precisaria de um bom espaço para explicar o assunto de forma minuciosa, mas, em outras postagens poderemos dirimir melhor esse assunto. Todavia, quero corroborar com o autor do livro “A sedução do Cristianismo” Hunt, Dave e T.A. McMahon.

A julgar pela crescente teologia da prosperidade, e como essa vem seduzindo até mesmo os cristãos mais ortodoxos, como por exemplo, o pastor Silas Malafaia, fico espantado e aguçado a buscar uma resposta razoável para tal fenômeno religioso.

Pesquisando a respeito do assunto, percebi que não se trata apenas de uma oferta financeira oriunda das trevas, mas, existe algo que vai mais além do simples metal.

Era comum os imperadores romanos reivindicarem adoração dos povos conquistados. Ao menos uma vez por ano isso tinha que acontecer como prova da lealdade do povo ao imperador.

Não era difícil para a sociedade daquela época atribuir divindade a homens, basta ver o que disseram ao Rei Herodes. “E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem” At 12.22.

A mitologia grega relata a história de Narciso, um belo jovem que apaixonou-se por si mesmo e ficava horas admirando seu reflexo nas águas. Os gregos também demonstraram ao longo da história ser um povo aberto ao politeísmo e ao humanismo.

Freud acreditava que algum nível de narcisismo constitui uma parte de todos desde o nascimento. http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcisismo

Há muito tempo que os Mórmons apregoam que são pequenos deuses e que um dia irão ter seu próprio planeta com seus adoradores e seu próprio cristo.

Costumam usar o texto “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”. Sl 82 Não precisaria falar muito sobre o assunto, pois uma vez que o texto diz “sois” já contradiz os mórmons que acreditam “serão” futuro e não presente. Além do mais na literatura hebraica trata-se o texto em questão de uma ironia e não expressão literal. Observem Jo 10.34 “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses”? Ora, o contexto mostra claramente que os judeus não interpretavam o Sl 82 como os mórmons pois Jesus zombou deles ao citar o referido Salmos. Notem que queriam até matar a Jesus por entenderem que o Senhor se apresentava como Deus, “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” Jo 10.33.

Fontes: Biblia Online
O Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff
A Sedução do Cristianismo, Dave Hunt e T.A McMahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário