terça-feira, 22 de setembro de 2009

Geração em crise


Por: Marcos Vasconcelos

Outro dia um pastor que pregava na minha igreja usou o termo "A síndrome da Terceira Geração", ao se referir a realidade da "igreja" evangélica no Brasil, citando o contexto bíblico de Israel,após a morte de Josué,quando se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor (Jz.2.10).

A princípio, confesso que não dei muita importância a isso, parecia um exagero comparar a fervorosa "igreja" brasileira com a rebelde geração de Israel, mas depois cheguei a conclusão de que ele tinha razão.

Depois dos pioneiros Batistas, os missionários Presbiterianos, os missionários fundadores das Assembléias de Deus, e outros nomes que realmente zelavam pela palavra de Deus, depois da segunda geração de crentes, da qual nossos pais fizeram parte,muitos deles anônimos, que não atraíram multidões,nem colocaram seus nomes na historia,mas que reuniram pequenos grupos que foram transformados após ouvirem a retrograda mensagem da cruz que eles pregavam. Homens que morreram pregando a palavra de Deus, homens dos quais o mundo não era digno,que com certeza terão como recompensa viver a eternidade com Cristo. Mas essa geração foi recolhida após cumprirem a missão que Deus lhes dera.

Agora se levantou uma terceira geração de "ministros" de Deus, que tem em mãos recursos suficiente para transformar o mundo, mas a atual geração "não conhece o Senhor,nem tampouco as obras que Ele fez pelo seu povo".

Geração que insiste em afirmar que somos a "geração do avivamento", mas não conhece o principio básico do verdadeiro avivamento bíblico, que e salvação de almas. Lideres que acreditando possuir uma grande poupança no céu, fazem orações de atrevimento pedindo Serafins de fogo para o assistir, ignorando o ensinamento de Cristo,de "não usar de vãs repetições ao orar,mas com humildade ,ser dependentes da vontade de Deus" (Mt.6.8-10).

Lideres que estipulam valores exorbitantes para ofertas “voluntárias”, ignorando o significado da palavra voluntária, que e algo feito com o coração, sem obrigação nem valor estipulado. Muitos deles até usam a famosa frase "ou dá, ou desce", para constranger os fieis a manterem a mordomia dos "homens de Deus".

Geração de interesseiros, que chamam de trouxa, os que ofertam por gratidão, sem esperar nada em troca.

Geração de falsos profetas, que movidos por avareza, fazem comercio dos crentes, e usam o "evangelho" para enriquecimento.

Geração de lideres que ignoram o "não vos conformeis com o mundo",e usarem suas artimanhas para transformar o mundo,tornam "suas" igrejas cada vez mais mundanas.

Geração de profetas, que declaram o Brasil para Cristo, ao invés de pregar o arrependimento ao povo brasileiro.

Geração de lideres amantes de si mesmo,que engordam suas contas bancarias,moram em casas luxuosas, andam em carros importados e só vestem roupas de grife, enquanto os membros "trouxas" de suas igrejas que "voluntariamente doaram" o pouco que ganham ao "homi di Deus", mas como são trouxas e não esperam nada em troca, estão passando dificuldades financeiras.

Líderes que profetizam "a torto e a direito", toda sorte de bênção para os valentes que semeiam em seus ministérios.

Lideres que depois de realizarem um trabalho serio para Deus, estão na mesma situação do sacerdote Eli, cego,em uma cadeira,esperando a morte chegar,enquanto seus filhos (na fé) levam o povoa se prostituírem ante outros deuses.

Aquele pastor tinha razão, a atual geração conhece muita coisa, trazem no currículo vários títulos,são doutores em divindades,mas desconhece ao Divino Mestre,nem sequer sabem das obras que Ele tem feito no meio do seu povo.

E assim como para aquela geração de Israel, a única solução para essa geração, caso não se arrependam será o juízo de Deus.

Nota: Optei por não citar o nome desses líderes, mas vou deixar uma dica de onde o nome deles serão escritos.

"Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas."Jr.17.13

4 comentários:

  1. Meus amados...
    Fico chocado com tanta aberração que estão surgindo com o povo que se dizem cristãos.
    Sabe o que nós estamos precisando, nós, que ainda pela misericórdia de Deus, estamos acordados é abrir-mos a nossa boca, e pregar-mos com ousadia e autoridade. Quando a gente pregava contra a idolatria, imagens de escultura, prostituição,espiritismo, pedofilia, etc, etc. O povo católico tinha maior ódio da gente. Agora estamos afrouxando as calças,e com isso eles querem passar as maõzinhas de falsa santidade sobre as nossas cabeças. Ainda é tempo da gente começar a pregar pelo Poder do Espírito Santo; se alguém achar ruim, matem-nos, como fizeram no passado com os mártires cristãos, e depois que se danem com Deus, se não quizerem se arrepender!!!
    Me perdoe irmão, mas estou indignado com essa geração, que só pensa no dinheiro e na fama!!!
    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Wanderlei. Temos que pedir ao Senhor que nos encha do seu Santo Espírito para podermos, com intrepidez, falar do evangelho puro e simples, mas com unção e graça. É disso que precisamos hoje com urgência. Que o Senhor atenda as nossas orações.
    Fique na paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  3. Paz

    Em primeiro lugar,parabens pelo blog,muito edificante,hoje euvi seu comentario la no meu blog,mas sequer consegui ler,quando fui abrir o comentario ocorreu algum erro e ele foi recusado,mas fique a vontade ,se quiser postar outra vez fico grato,sera muito importante saber a opiniao do irmao sobre o assunto.

    Deus o abencoe abundantemente,e obrigado por postar o texto aqui,pra mim e uma honra.

    Marco Vasconcelos

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Marco. O seu texto é muito coerente com a situação que a igreja evangélica está passando atualmente, mas estamos esperando que isso mude muito em breve, pois se ficar pior do que já está, aí ela deixará de ser igreja evangélica. Que o Senhor venha muito em breve salvar a Sua igreja.
    Fique na Paz!
    Pr silas

    ResponderExcluir