sexta-feira, 4 de novembro de 2022

A VIDA EM ESTADO DE PRONTIDÃO - Lucas 12.35-40

Por Pr Silas Figueira

Texto base: Lucas 12.35-40

INTRODUÇAO 

A comunhão com Jesus chama e equipa discípulos para o extraordinário. Na seção anterior (Lc 12.22-34), Jesus advertiu os discípulos que é fácil as ansiedades da vida desviarem a atenção do cuidado fiel de Deus com seus filhos. Na presente seção, Jesus passa de uma advertência para uma exortação – a vigilância, a disponibilidade e a prontidão para o inesperado. Essa exortação ressoa em toda a Escritura.1 Wiersbe destaca que Jesus desloca a ênfase da preocupação com o presente para a atenção quanto ao futuro.2

Childers diz que Jesus ainda está se dirigindo a seus discípulos na presença da multidão e Ele ainda está pensando no perigo da avareza – de estar alguém fortemente preso às coisas materiais e temporais.3 Leon Morris é do mesmo pensamento de que Jesus reforça Seu ensino sobre o uso correto dos bens com a lembrança de que as coisas terrestres são temporárias, e de que a vinda do Filho do homem e certa.4

Pensando nisso, vamos destacar algumas lições importantes desse texto.

1 – ESTEJAMOS PRONTOS PARA A VOLTA DO MESTRE (Lc 12.35,36).

A Bíblia ensina que a história humana vai acabar quando o Senhor Jesus Cristo voltar à Terra para levar seu povo para estar com Ele, estabelecer o Seu reino, e punir os maus. A segunda vinda do Filho de Deus marca o fim do mundo como nós o conhecemos. Assim como Ele veio a primeira vez e estabeleceu a Sua Igreja, Ele garantiu para os seus discípulos que retornaria par buscar a Sua Igreja (conf. Mt 16.27, 24.42; Mc 13,26,27; Lc 21.34-36; Jo 14.1-3; At 1.11; 1Ts 4.16-18, 5.23; Hb 9.28; Ap 22.20).  A Escritura é clara e confiável quando fala a respeito da segunda vinda de Cristo. A volta do Senhor Jesus em plena glória é uma doutrina essencial e central da fé cristã.

Na verdade, em alguns aspectos a doutrina da segunda vinda é a verdade mais importante de tudo. Ela identifica e descreve o ponto culminante da história da redenção, que engloba o julgamento dos ímpios, a bênção dos justos, a exaltação final e permanente e glória do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

No entanto, existem muitas pessoas que dizem ser crentes em Jesus, mas que vivem como se a vota de Cristo nunca ocorrerá. Vivem tão apegados as coisas dessa terra como se o céu fosse aqui. Observamos isso de forma clara na nova geração de crentes. Em sua grande maioria levam uma vida sem dar qualquer testemunho de que são cristãos. Digo que são crentes porque constam no rol de membros de alguma igreja. Mas não demonstram nenhum fruto. Muitos frequentam bares e boates. Vão as festas de Halloweens fantasiados de diabo. Isso quando não fazem coisa pior.  

Por isso que o Senhor depois de falar a respeito do perigo do apego as riquezas chama os seus discípulos e dá esse alerta.

A Bíblia revela, pelo menos, algumas razões pelas quais o Senhor Jesus Cristo deve retornar a terra da mesma forma que Ele a deixou, como lemos em Atos 1.10,11: “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.

1º - Em primeiro lugar, o testemunho do Antigo Testamento. O Antigo Testamento contém mais de três centenas de profecias da vinda do Messias, mais de uma centena foram cumpridas na primeira vinda de Jesus Cristo. Isso deixa pelo menos duas centenas de profecias restantes a serem cumpridas na Sua segunda vinda. Por exemplo, no Sl 2.6-9 Deus prometeu que seu filho iria ser rei sobre toda a terra e governar com mão de ferro. Is 9.6-7 descreve seu reinado como do trono de Davi. Zc 14.4-9 descreve Seu retorno à Terra para reinar como Rei. Deus não pode mentir (Tt 1.2) e não vai mudar de ideia (Nm 23.19.). As promessas que Ele fez irá cumpri-las, o Senhor Jesus Cristo voltará para cumpri-las.

2º - Em segundo lugar, as próprias afirmações de Jesus. Durante Seu ministério terreno Jesus se referiu várias vezes a respeito da sua segunda vinda (por exemplo, Mt 24.27, 30,37,39,44; Mc 13.26; 14.62; Jo 14.2,3). Ele deu um discurso extenso e detalhado (Mt 24-25.) O capítulo final da Bíblia registra a promessa de Jesus para vir novamente em suas próprias palavras (Ap 22.7,12,20). Veracidade e credibilidade de Cristo são, portanto, inseparavelmente ligada à Sua segunda vinda.

3º - Em terceiro lugar, o testemunho do Espírito Santo. O “Espírito da verdade” (Jo 14.17; 15.26; 16.13), foi Ele que inspirou os autores das Escrituras (2Pe 1.20,21), que repetidamente escreveu do retorno de Cristo (por exemplo, 1Co 1.4-7; Fl 3.20; Cl 3.4; 1 Ts 4.16,17; Tt 2.13; Hb 9.28 e Tg 5.7,8; 1Pe 1.13; 5.4; 1Jo 3.2). O Espírito, juntamente com o Pai e o Filho, testificam que Jesus Cristo voltará à Terra em triunfo e glória.

4º - Em quarto lugar, a corrupção do mundo. O retorno de Jesus Cristo é a bendita esperança dos crentes. Mas para o mundo incrédulo é a perspectiva aterrorizante de julgamento imediato, pois o Senhor Jesus Cristo trará destruição, devastação e morte para os ímpios (cf. Jo 5.25-29; 2Ts 1.7-10; Jd 14,15; Ap 19.11-16) e estabelecerá o Seu reino justo. O capítulo final da história da Terra será escrito por Jesus, o legítimo herdeiro do mundo (Hb 1.2; cf. Ap 5.1-5). Isso ocorrerá no Seu triunfante retorno.

A resposta adequada a essa realidade, em cada geração é vigilância (Mt 24.42-44; Mc 13.33-37; Lc 21.34-36). Nesta passagem Jesus tanto exortou seus seguidores a permanecerem em todos os momentos prontos para seu retorno, e disse-lhes por que tal disposição é importante.

2 – COMO DEVEMOS AGUARDAR A VOLTA DE CRISTO (Lc 12.35-40).

Champlin diz que temos aqui uma espécie de alegoria cujo principal motivo é advertir os crentes a se conservarem sempre vigilantes quanto à vinda de Cristo, que a igreja primitiva esperava que haveria de ocorrer dentro de sua própria geração.5

Nesta passagem, Jesus dá outro motivo pelo qual esta fixação àquilo que é material é perigosa. Se alguém quiser estar pronto para a volta do Mestre, a qualquer hora, deve ter o seu tesouro e o seu interesse nas coisas espirituais e eternas. A forte ligação com aquilo que é material se tornará a corrente que os prenderá aqui, quando os santos forem levados no arrebatamento.6

Jesus exorta os seus ouvintes para estarem prontos para seu retorno por meio de quatro analogias simples da vida cotidiana: roupas, lâmpadas, servos, e os ladrões.

1ª - A primeira analogia diz respeito as roupas (Lc 12.35a). “Estejam cingidos os vossos lombos”. James R. Edwards destaca que Jesus está trazendo a ideia do que ocorreu com os israelitas em Êxodo 12.11, que eles deveriam estar de prontidão para saírem do Egito.7 Os longos mantos orientais podiam impedir tanto o caminhar como o trabalho, a menos que fossem amarrados acima da cintura, para dar liberdade de movimentos aos pés e pernas. O cinto servia, portanto, a um propósito prático. O servo assim cingido estava pronto para a ação imediata, como o cristão que removeu todos os obstáculos para servir a Deus, e receber os seus favores.8

Em 1Pe 1.13 nós lemos: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo”. As palavras de Jesus são uma chamada para prontidão, à luz do Seu retorno iminente. Que nada nos impeça de subir com quando Cristo retornar.

2ª - A segunda analogia diz respeito as lâmpadas (Lc 12.35b). Lâmpadas tem apenas uma função: para fornecer luz. Neste caso, como muitas vezes é, a luz é uma figura de conhecimento. O cristão não deve jamais negligenciar a sua luz; ele não deve permitir que seu pavio fique chamuscado ou que o seu óleo se esgote. A devoção pessoal – oração e leitura da Bíblia – e o serviço fiel manterão a lâmpada da alma ardendo com brilho.9 Jesus poderá voltar a qualquer momento, por isso, precisamos nos mantermos alertas, tendo as nossas lâmpadas sempre acesas, e não nos perdermos na escuridão espiritual.

Como disse Paulo na sua carta aos Colossenses 3.1-4: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”.

3ª - A terceira analogia diz respeito aos servos (Lc 12.36-38). Jesus passa a retratar servos cujo senhor fora para uma festa de casamento, e que o esperam de volta a qualquer momento. Não serão achados despreparados, mas, sim, abrirão a porta tão logo ele bata, e se demonstrarão prontos para qualquer serviço que ele desejar.10

Devido a essa prontidão, o senhor não iria deixar de recompensar aqueles servos que ele encontrou em estado de alerta, quando ele voltou. Em uma inversão de papéis incrível, para demonstrar o prazer do senhor em tal disposição, Jesus diz que o senhor passou a cingir-se a servir os que o serviam e tinham eles à mesa como seus iguais. Isso é o que o próprio Jesus fez para Seus amados discípulos (Jo 13.1-5; cf. Mt 20.28; Lc 22.27). Que grande privilégio!

4ª - A quarta analogia diz respeito ao ladrão (Lc 12.39,40). O quadro agora apresentado não é de um senhor de volta, mas de um ladrão. O elemento surpresa associada à chegada clandestina de um ladrão se encaixa o ponto da imprevisibilidade da volta do Senhor. Em Apocalipse 3.3 Jesus advertiu a igreja de Sardes, “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”. Tanto 1 Tessalonicenses 5.2-4 e 2 Pedro 3.10 comparam a vinda do Dia do Senhor com a de um ladrão.

Jesus resume os quatro das analogias dando uma exortação final: “Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais” (Lc 12.40). Este versículo amplifica e completa o anterior. O dono da casa está despreparado para o ladrão porque ele não “sabe” de sua vinda. Mas quando o Filho do Homem vier, é desnecessário que os seus seguidores professos sejam apanhados despreparados, pois eles podem e vão “saber”. Eles não sabem a hora de sua vinda, mas sabem, com certeza, que Ele virá. A solução é: Esteja sempre pronto. Portanto, o verdadeiro segredo da vinda do Senhor Jesus Cristo é um incentivo adicional para um permanente e elevado grau de discipulado.11

CONCLUSÃO

Jesus traz um alerta para seus discípulos para não ficarem presos as coisas dessa terra, não que seja proibido obter bens materiais, mas o grande perigo é quando essas coisas tomam o lugar de adoração em nossas vidas. Quando os bens materiais se tornam o nosso deus. O alerta de Jesus é para estarmos com os nossos olhos fixos no céu. Não nos esquecendo que a qualquer momento o Senhor virá e nós não sabemos a que hora isso ocorrerá. Por isso, devemos estar em estado de prontidão porque o Senhor logo virá.

Pense nisso!

Bibliografia

1 – Edwards, James R. o Comentário em Lucas, Ed. Shedd, Sto Amaro, SP, 2019, p. 484.

2 – Wiersbe, Warren W. Lucas, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 288.

3 – Childers, Charles L. Comentário Bíblico Beacon, Lucas, vol. 6, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2006, p. 431.

4 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p. 204.

5 – Champlin, R. N. O Novo Testamento Interpretado, versículo por versículo, Lucas, Vol. 2, Ed. Hagnos, São Paulo, SP, 2005, p. 130

6 – Childers, Charles L. Comentário Bíblico Beacon, Lucas, vol. 6, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2006, p. 431.

7 – Edwards, James R. O Comentário de Lucas, Ed. Shedd, Sto Amaro, SP, 2019, p. 484.

8 – Childers, Charles L. Comentário Bíblico Beacon, Lucas, vol. 6, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2006, p. 431.

9 – Ibidem, p. 431.

10 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p. 204.

11 – Childers, Charles L. Comentário Bíblico Beacon, Lucas, vol. 6, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2006, p. 432. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário