quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PENSANDO SOBRE PROFECIA - I

Por Pr. Luiz Fernando R. de Souza

Sem querer entrar no mérito da contemporaneidade dos dons espirituais, abordo o tema sobre profecia e suas variáveis. Tenho visto e ouvido ao longo de anos relatos de casos totalmente estranhos ao conteúdo bíblico sobre Deus falar. Vemos quase que semestralmente pregadores norte-americanos serem trazidos ao Brasil para profetizarem para a igreja sobre revelações "dadas por Deus" e quase sempre tais revelações envolvem dinheiro. Primeiro quero lembrar que um profeta no Antigo Testamento quase sempre causava estupefação ou constrangimento quando aparecia. Seus pronunciamentos eram incisivos e colocavam o dedo nos pecados da nação e apontavam para o arrependimento como saída das crises. O que temos visto nestes dias são profetas que exclusivamente pronunciam bençãos financeiras etc. Assim sendo, gostaria de analisar alguns pontos sobre profecias e seus padrões bíblicos. Creio que, por excelência, quando o Senhor nos fala pela exposição da Palavra isso é profecia. Vejo com cautela e espanto a diminuição do tempo de exposição da Palavra nas igrejas. Para os puritanos a pregação deveria ser o centro do culto, pois, era o momento em que Deus falaria como seu povo. Essa falar de Deus deve ser o momento quando Suas revelações devem acontecer e muitas vezes uma boa pregação diminui o trabalho e o tempo dedicado ao gabinete pastoral. Vamos ao assunto então.

Profecia significa: Escorrer como uma fonte - Cair como a Chuva - Hastear como uma bandeira.

1 - Profecia não é Somente Para Revelar o Futuro

Deus ao nos informar sobre o futuro, como no caso de Isaías sobre o nascimento de Jesus ou de Joel falando sobre o derramamento do Espírito, sempre o faz com o propósito de preparar os corações dos ouvintes para os acontecimentos. (a Vinda de Cristo)

Atos 21:10-13 - Ágabo informou Paulo para que este enfrentasse a situação. Em nenhum caso as profecias citadas no Novo Testamento se ocuparam em instruir ou dar ordens aos ouvintes.Muitas vezes a profecia vem esclarecer fatos dentro da comunidade cristã. Aponta para a melhoria da igreja. Sempre a profecia produz edificação, consolo e encorajamento.

2 - Profetas no Antigo Testamento e Profetas do Novo Testamento

1a diferença - O número de profetas no Novo Testamento é bem menor que no Velho Testamento.

2a diferença - Os profetas do Novo Testamento não pregavam aos incrédulos como faziam os do Velho Testamento - I Cor. 14:22.

3a diferença - Apesar de falarem sobre o futuro, os profetas no Novo Testamento jamais deram ordens ou instruções a quem quer que fosse. Seus pronunciamentos eram simples informações e mais nada.

4a - diferença - A profecia do Novo Testamento jamais se propôs revelar uma verdade nova sobre Deus. Isto Jesus consumou em Si e mais ninguém. Os apóstolos e profetas do Novo Testamento lançaram os fundamentos da igreja, e fundamentos são lançados uma só vez. A época de Deus dar leis ou costumes baseados em profecias ou ordens cessou com a revelação em Cristo.

3 - Deus não da Novas Revelações por Meio de Profetas

Heb. 1:1 "A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”.

Jesus era e permanece sendo a última revelação que Deus deu ao homem.

Jo. 16:14 "Ele me glorificará, porque há de receber do que e meu, e vo-lo há de anunciar”.

O Espírito Santo vem confirmar e iluminar a verdade já revelada em Cristo.

A revelação diz respeito a que começou no Velho Testamento e terminou com a revelação total na pessoa de Jesus Cristo. Esta revelação é completa e não precisa de mais uma palavra. Cristo é a expressão exata do ser de Deus.

4 - Profecia na Sua Forma Mais Pura e Simples

I Cor. 14:3 "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação”.

Edificar - Construir - Fazer crescer - Solidificar - "Edificarei a minha igreja". Jesus.

Quantas profecias estão trazendo confusão à igreja.

Exortar - O sentido tem sido trocado. Hoje se fala em exortar como repreender, corrigir, dar um pito, chamar a atenção. Exortar quer dizer encorajar.

A profecia não é usada para repreender ou disciplinar ou ainda chamar a atenção. Está função é da Palavra de Deus: II Tm. 3:16 "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

Ninguém precisa satisfazer seu desejo de mandar na vida de alguém alegando que a profecia também exorta, porque o significado de exortar é exatamente o contrário de repreender. Ao exortar você está encorajando não disciplinando. O povo de Deus precisa de encorajamento pelo Dom milagroso de profecia. Há muitas pessoas prontas para me dizerem o que devo fazer; haverá sempre uma profusão de "chefes espirituais", tentando esconder seus pronunciamentos sob a bandeira de profecia. Há "profetas" que gostam desta palavra exortar. Pensam que ela lhes dá permissão para regular e as vezes tripudiar sobre os membros da igreja, fingindo usar a voz de Deus. E quantos estão se deixando guiar por tais "profecias e profetas". Tais profetas tem necessidade de dominar - jogo de poder".

Consolar - Fala evidentemente de Conforto. Isto pode acontecer durante uma conversação simples com outro crente. Pode acontecer durante a pregação de uma mensagem. A confusão maior é que o povo não compreende que é pelo Dom de profecia que o Espírito Santo fala, por intermédio dos crentes, para edificar a igreja, testemunhando do amor de Jesus, consolando e encorajando e somente isto, inclusive usando as próprias palavras dos crentes. Profecia hoje tem o significado de predição do futuro e controle das vidas através de falsas profecias.

Soli Deo Gloria Fonte: FORÇA PARA VIVER

Nenhum comentário:

Postar um comentário