domingo, 24 de julho de 2011

Morre Amy Winehouse... e a “Rehab”?


Por Cláudia Castor

Fomos impactados pela morte “prematura” de uma jovem talentosa aos olhos humanos, mas um fracasso em usar suas habilidades na mão de Deus.

Em sua famosa música “Rehab”, que significa sua ida a um centro de reabilitação em drogas, ela expressa claramente que sua opção foi NÂO,NÂO,NÂO. Como conseqüência o pecado veio cobrar seu salário. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).

O que me chama mais a atenção nesta música, em especial, não é sua recusa em aceitar ajuda, natural do homem sem Deus, mas quando expressa na mesma música de que o que realmente precisa é de um amigo. Sabemos que uma real reabilitação encontramos somente na Cruz de Cristo, pois só Ele levou sobre si todas as nossas iniqüidades e o castigo que estava sobre ele nos trouxe a paz. Só a ação do Espírito Santo de Deus convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo poderia transformar a vida desta e de tantas outras como ela. No entanto fica um questionamento: "Teria esta jovem sido apresentada a Cristo Jesus e dito NO, NO, NO...? Não tenho esta resposta, mas como Igreja me questiono que meio temos oferecido realmente para que vidas sejam transformadas em uma época de um evangelho tão deturpado.

Teria o evangelho da prosperidade solucionado os problemas desta jovem rica, famosa e “bem sucedida”, ou, talvez ela tenha deixado de ser uma parceira, ajudadora, fiel, sei lá, a um ministério que promete Vitória e retorno garantido e por isso começou a despencar em sua vida pessoal...

Teria o evangelho do determinismo mudado este trágico fim apenas determinando sua cura e libertação...

Teria o evangelho da cura interior feito inúmeras regressões até chegar ao ponto que a fizesse dizer YES...YES...YES...

Teria sido tratada com inúmeras técnicas mundanas adaptadas a dita “igreja”, jargões, pulos no mar da Galiléia e talvez recebido as inúmeras unções prometidas para solução de todos os seus problemas...

Teria ganho de presente uma arca da aliança e a glória de Deus se faria manifesta em seu lar ao ponto de hoje ainda está entre nós...

A única certeza que tenho é que mais uma vida foi ceifada entre outras milhares todos os dias perante a Igreja de Cristo, que hoje tem mais um motivo para dizer como Amy Winehouse NO...NO...NO... às inúmeras “Rehabs” oferecidas por igrejas, líderes, visões deturpadas e deturpadoras a verdadeira reabilitação e transformação do ser humano e levá-las a dizer YES...YES...YES... ao Evangelho puro e simples, que cobra do pecado a morte, mas nos oferece gratuitamente a vida eterna em Cristo Jesus. Usemos nosso tempo com as inúmeras Amys espalhadas e desconhecidas a continuarem dizendo não as “Rehabs Gospels” e sim ao Único e Suficiente Salvador e transformador de nossas vidas, o amigo que ela tanto pedia em sua música e desejava em seu coração. Que seja mais um alerta a cumprirmos o ide de Jesus, combatendo o bom combate e guardando a verdadeira fé. Deus tenha misericórdia de nós.

Rehab

Rehab

They tried to make me go to rehab
But I said 'no, no, no'
Yes, I've been black, but when I come back
You'll know-know-know
I ain't got the time
And if my daddy thinks I'm fine
He's tried to make me go to rehab
But I won't go-go-go

I'd rather be at home with Ray
I ain't got seventy days
'Cause there's nothing
There's nothing you can teach me
That I can't learn from Mr. Hathaway
I didn't get a lot in class
But I know it don't come in a shot glass

They tried to make me go to rehab
But I said 'no, no, no'
Yes, I've been black, but when I come back
You'll know-know-know
I ain't got the time
And if my daddy thinks I'm fine
He's tried to make me go to rehab
But I won't go-go-go

The man said "why do you think you're here?"
I said "I got no idea.
I'm gonna, I'm gonna lose my baby,
So I always keep a bottle near."
He said "I just think you're depressed,
Kiss me here, baby, and go rest."

They tried to make me go to rehab
But I said 'no, no, no'
Yes, I've been black, but when I come back
You'll know-know-know

I don't ever want to drink again
I just, ooh, I just need a friend
I'm not going to spend ten weeks
And have everyone think I'm on the mend

It's not just my pride
It's just 'til these tears have dried

They tried to make me go to rehab
But I said 'no, no, no'
Yes, I've been black, but when I come back
You'll know-know-know
I ain't got the time
And if my daddy thinks I'm fine
He's tried to make me go to rehab
But I won't go-go-go

Reabilitação

Tentaram me mandar pra reabilitação
Eu disse "não, não, não"
É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar
Vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo
E mesmo meu pai pensando que eu estou bem;
Ele tentou me mandar pra reabilitação
Mas eu não vou, vou, vou

Prefiro ficar em casa com Ray (Charles)
Não posso ficar 70 dias internada
Por que não há nada
Não há nada que possam me ensinar lá
Que eu não possa aprender com o Sr. (Donny) Hathaway

Não aprendi muito na escola
Mas sei as respostas não estão no fundo de um copo

Tentaram me mandar pra reabilitação
Eu disse "não, não, não"
É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar
Vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo
E mesmo meu pai pensando que eu estou bem;
Ele tentou me mandar pra reabilitação
Mas eu não vou, vou, vou

O cara disse: "Por que você acha que está aqui?"
Eu disse "não faço idéia
Eu vou, vou perder meu amor
Então eu sempre mantenho uma garrafa por perto"
Ele disse "acho que você só está deprimida,
Me dê um beijo aqui, amor, e vá descansar"

Tentaram me mandar pra reabilitação
Eu disse "não, não, não"
É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar
Vocês vão saber, saber, saber

Eu não quero beber nunca mais
Eu só oh, só preciso de um amigo
Não vou desperdiçar dez semanas
Pra todo mundo pensar que estou me recuperando

Não é só meu orgulho
É só até essas lágrimas secarem

Tentaram me mandar pra reabilitação
Eu disse "não, não, não"
É, eu estive meio caída, mas quando eu voltar
Vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo
E mesmo meu pai pensando que eu estou bem;
Ele tentou me mandar pra reabilitação
Mas eu não vou, vou, vou

6 comentários:

  1. é triste saber que o amigo que ela precisava ela não encontrou...encontrou sim muita gente pra lhe mostrar o caminho das drogas...pra quem acompanhou sua tragetoria como eu sabe que o olhar dela era sempre muito perdido..como se estivesse atrás de algo...é triste por que sei que o sangue que foi derramado na cruz foi por ela, pra que não passasse pelo que passou...

    ResponderExcluir
  2. Como alguem pode se sentir no direito de dizer que fulano encontrou ou nao encontrou a Deus?
    Isso, definitivamente é algo que nao nos compete dizer. Esse tipo de julgamento nos coloca no posto de Deus, posto que nao devemos nem sonharem ocupar, pois nos assemelharia ao Diabo.
    E é a isso que muitos de nós cristaos se parecem... diabos.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Músico e cia,

    Realmente é triste ver tantas pessoas sobrevivendo e não realmente tendo uma vida plena, somente a Cruz nos dá esta resposta, continuemos orando e pregando para que o Espírito Santo nos direcione e opere no coração dos homens.

    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Éverton,

    Você está completamente certo em afirmar que só Deus esquadrinha os nossos corações e pode realmente saber onde nossa alma passará a vida eterna, deve ter observado que o texto afirma que esta resposta eu não sei, e não me cabe saber e julgar, o que sei é que seus últimos momentos de vida foi dela com Deus, o que ouviu, como teve seu encontro é realmente só ela e Deus, nem eu ou você podemos afirmar nada, mas sem sombra de dúvida um talento como ela não desfrutou de uma vida plena, tanta depressão, tantos problemas ao ponto de impedí-la tão cedo de usar seu talento e sua voz tão bela, não é realmente o plano de Deus para ninguém. Espero do fundo do meu coração que a misericórdia e a graça de Deus a tenham encontrado em seus últimos momentos de vida, pois somos salvos pela graça e mais nada, ao aceitarmos a obra salvadora de Cristo na Cruz. Quanto ao dizer "nós cristãos", Jesus já te libertou, se é um cristão realmente, e não deve viver se comparando ao diabo, somos feitos imagem e semelhança de Deus. Se tem julgado, pare e comece a crer na graça de Deus.

    Com carinho,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Me doeu ver as fotos iniciais deste post. Fazemos tanto para falar do amor de Deus através do nosso Senhor Jesus Cristo... Perdemos uma vida.

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz Sinais Reais,

    É triste e chocante, mas ao mesmo tempo um alerta a continuarmos, pois muitos como ela ainda estão clamando e há tempo de mudança em Cristo Jesus. Sejamos vasos de barro, para que a honra e o poder de Deus se manifestem nos corações. Deus tenha misericórdia de nós.

    Cláudia

    ResponderExcluir