sábado, 19 de junho de 2010

Doutrina do Corpo Pressupõe a Predestinação


Por Ednaldo Cordeiro

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” 1 Co 12:27

Sabemos que os pressupostos moldam a nossa cosmovisão, da mesma forma que moldam a forma como interpretamos as Escrituras, que apesar de desejável é impossível ao homem, ler a Bíblia sem levar em conta seus pressupostos, haja vista tantas interpretações erradas que vemos em igrejas evangélicas. Não creio em “exegeses”, creio em exegese, pois só existe uma verdade, e não múltiplas verdades, dessa forma o que vemos por aí são em muitos casos “eisegeses”, ou seja, imposições de conceitos pessoais à interpretação da Palavra de Deus. Ninguém ao ler este artigo é obrigado a concordar comigo, estou apenas expondo o que vejo, usando o intelecto que Deus me deu, e humildemente pedindo auxilio ao Espírito Santo conforme vou expondo minha posição.

Uma doutrina defendida por todos é a da unidade orgânica da igreja, ou doutrina da Igreja como Corpo de Cristo. Porém, esta doutrina, em muitas igrejas, é apresentada de forma defeituosa. Vou falar da forma que tenho visto e ouvido exporem essa doutrina. Primeiramente o que considero como fragilidades no modelo que tenho visto e suas implicações práticas, e mostrar como essa doutrina pressupõe a eleição incondicional, além da perseverança dos santos conforme o modelo calvinista.

1- Coloca sobre cada membro o poder de sua própria amputação do corpo;

Essa posição é fisiologicamente incabível, pois ninguém vê uma perna ou um braço auto-amputado, ou um coração deixando o corpo, ou um pulmão, etc. Alguém pode replicar, mas é só uma comparação, temos uma vontade. Certo, mas me digam, o corpo de Cristo é perneta? Ou cego? Ou surdo? Ou não tem coração? Falta algo ao corpo de Cristo? Ele é aleijado, incompleto? A resposta é um sonoro NÃO. Nem mesmo um braço pode amputar o outro braço pois quem está no controle é o cérebro, a cabeça CRISTO. Isso não significa que o corpo não possa ficar doente, por causa de pecados, que certas partes não sintam dor por conseqüência dos pecados. Mas isso não os retira do corpo, pois o sangue de Cristo purifica, o sangue de Cristo sara o corpo. Mas aí alguém pode replicar novamente, mas e os membros que abandonam a Cristo, eles não estavam no corpo? Estavam, mas sabemos que no corpo habitam também bactérias, vírus, vermes, etc. Corpos estranhos ao corpo que com o tempo o próprio Deus trata de tirar mediante o sangue de Cristo que é o que purifica o corpo. Assim sendo, é impossível não somente fisiologicamente mas também teologicamente sustentar que um membro do corpo tenha em si mesmo o poder de deixar esse corpo, apenas Deus tem esse poder, e por sua fidelidade Ele nos preservará.

2- Diminui o ser de Deus;

Como assim? Se o desejo de Deus é salvar a todos, e sabemos que nem todos são salvos, o resultado disso é que Deus não tem poder suficiente para salvar a todos, e o seu plano é frustrado. Novamente alguém vai apelar para o livre-arbítrio, em resposta, leia novamente o tópico anterior. Deus é onipotente, e tudo o que planejou, decretou, Ele executará. Nem todos são salvos porque nem todos foram destinados a salvação.

A vista destes pontos, vemos que a unidade orgânica da igreja, pressupõe a eleição incondicional, ou predestinação se preferirem, porque antes da fundação do mundo Deus contemplou a Noiva de seu Filho e a viu perfeita. A igreja não se apresentará no último dia sem nenhum de seus membros, não aceito a idéia de uma igreja aleijada, não aceito a idéia de uma igreja que Deus não foi capaz de preservar, mas sim uma igreja que apresentará perfeita, linda, ataviada de santidade. O Livro da Vida não está sendo escrito, ele já foi escrito antes da fundação do mundo.

Algum anti-intelectual pode dizer, você está na razão, temos que andar na revelação. Que temos que andar na revelação eu concordo. Porém prefiro usar a racionalidade que Deus me deu a ser irracional. A minha fé não me leva a aceitar tudo o que colocam diante de mim de forma incondicional, mas me leva a examinar tudo o que me vem a mão. Devemos analisar todas as implicações de nossas crenças.

Sei que vou receber pauladas, mas evangélico que não recebe paulada não é evangélico.

Fonte: Divinitatis Doctor

2 comentários:

  1. Belo blog pastor....
    Estarei seguindo teus artigos...

    samueleudoxio.blogspot.com

    Ev. Samuel Eudóxio

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Samuel,
    obrigado pela visita e por estar nos acompanhando. Estou seguindo seu blog também.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir