segunda-feira, 17 de agosto de 2009

TB Joshuá: Falso Profeta Ou Ungido de Deus?


Ele é o pregador mais famoso da Nigéria: Temitope Balogun Josué, mais conhecido como TB Joshuá. Pastor da Igreja "Synagogue of all Nations". Seu ministério, está envolto a muitas polêmicas. Alguns, dizem ser ele um homem de Deus, cheio do Espírito Santo. Outros, o chamam de falso profeta, feitiçeiro. Fiquei conhecendo-o, após sua famosa profecia sobre a morte do Michael Jackson, aliás, ele é considerado um grande profeta. Presidentes de vários países o procuram para previsões. De resultado de jogo de futebol a conflitos armados, TB Joshua, profetiza. A precisão de suas profecias o transforma em "enigma": Aclamado e odiado.

Profecias de TB Joshuá: Ciclone em Mianmar, resgate de Ingrid Bittencourt, da selva colombiana, morte do presidente zambiano Levy mwanawasa, morte do ex-presidente sul coreano Roh Moo-hyn , e mais recentemente, do pop star Michael Jackson. Vários desastres áereos, também foram preditos por ele.

Seu ministério, cresce espantosamente. Também as críticas e denúncias. Milagres grandiosos acontecem: Ressureição de mortos, cura de cegueira, paralisias... em contradição, fatos estranhos e agravantes acontecem em sua igreja. Vários pastores, proibem os fiéis de ouvirem ou participarem de qualquer evento que envolva o líder espiritual nigériano.

Fatos Estranhos na Sinagoga das Nações: Em um de seus programas, transmitidos ao vivo, pela Tv. O pastor, TB Joshua, organiza os membros da Sinagoga para receberem o "sangue de Jesus" . As pessoas, teriam que se dirigir aos doze reservatórios de água e beber do "sangue de Jesus" e até se banharem, como forma de se purificarem do pecado. O que se viu, foi um show de horrores. Pessoas endemoninhadas caindo ao chão, se contorcendo, gritando, rolando ao chão, enquanto Tb Joshua falava ao microfone"está é a separação entre ovelhas e cabras".

O pastor, utiliza uma técnica, que chama de "controle remoto". Movimenta suas mãos para esquerda e para direita, cerca de dez metros de distância das pessoas, que acompanham o movimento como se estivessem ligadas a ele por um imã. Quando ele agiliza os movimentos em forma de espiral, as pessoas caem descontroladamente em fileiras.

Tb Joshua, chama fogo do céu. É um hábito seu curar pessoas dessa forma. o fogo, queima a parte doente do corpo. Enquanto a pessoa grita. A igreja em délirio, se diverte. O líder, Nigériano, afirma que durante a noite, visita seus "seguidores" em sonhos. "Tenho 100 vidas e uso-as durante a noite para penetrar na mente das pessoas". Ex-membros da igreja de TB Joshua, vivem, atualmente escondidos. Ele ameaça quem o abandona. Amaldiçoa os dissidentes. 

Miraculoso Nascimento: Sua mãe declara, que TB Joshua passou 15 meses em seu ventre. Ela, teria sido advertida por um profeta, para não retirar a criança, aos nove meses "Deus está ocupado preparando-o para uma grande obra". Segundo a mãe de Joshua, seu nascimento foi previsto por um sábio, no século anterior à sua geração. 
  
Como começou seu ministério: Após passar 40 dias e 40 noites em jejum e oração, Tb Joshuá, subiu a uma montanha de oração. Lá disse que Deus falou com ele: "Eu vi uma mão, que apontou uma Bíblia para o meu coração. A Bíblia, entrou no meu coração. Imediatamente senti meu antigo coração, mergulhar na Bíblia. Ouvi uma voz dizendo: Eu sou o teu Deus, estou a dar-lhe comissão divina para levar a cabo o trabalho do Pai Celestial". O ano, era 1987. Foi aqui que fundou a Sinagoga de Todas as Nações que já tem filial em vários países. Joshuá, tem boa oratória. Suas mensagens não têm tido muitos opositores. Pelo contrário, milhares de pessoas o ouvem através da tv, rádio e pessoalmente.

Obras Humanitárias: Parte de sua popularidade, se deve, ao fato de desenvolver trabalhos na área social: A igreja oferece bolsas de estudos aos mais necessitados (crianças e orfãos). Tem um programa de reabilitação para assaltantes e prostitutas. Patrocina o esporte, principalmente o futebol, a igreja, possui um time de futebol "Minha Fc Povo". Três jogadores desse time, foram contratados pelo futebol profissional da Suíça. 

Acusações: A Sinagoga de Todas as Nações, abriga muitas pessoas. Tem muitos dormitórios e toda uma estrutura para acomodar quem quiser acampar. Muitas pessoas se hospedam temporariamente, outras, moram lá, vivem permanentemente a disposição do ministério. Ex-membros da Sinagoga, definem o local como "casa de horrores". Onde, TB Joshuá, abusa sexualmente de mulheres e manipula pessoas através de "lavagem cerebral". Dois homens, ex-assessores de Tb, (Bisola Johnson e Paul Agomoh) abandonaram-no. Forneceram imagens comprometedoras da "casa de horrores". Documentários foram produzidos e estão sendo distribuidos como forma de alertar as pessoas contra o líder nigeriano, chamado por eles de Promíscuo e feiticeiro.

Contradições Bíblicas: Essa história- que parece lenda- sobre seu nascimento, é absurda. Deus, demorou 15 meses para formá-lo, porque estava preparando-o para o ministério? Ao afirmar isso,TB Joshuá, se coloca acima do Filho de Deus. Jesus, com todas as virtudes celestes e a maior de todas as missões, gerado de forma sobrenatural, permaneceu nove meses no ventre de Maria. Joshuá, ficaria 15 meses? Deus, dizer que precisaria de tempo para prepará-lo? Deus, Soberano, tem poder e autoridade para realizar o máximo possível de obras em um mínimo espaço de tempo. Tempo, não é problema para Deus. Infelizmente, muitas pessoas estão acreditando nessa mentira. 

O Sangue de Jesus na Sinagoga: O episódio das pessoas beberem o "sangue de Jesus"e se banharem com ele para purificação dos pecados é anti Bíblico: "Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado a destra de Deus" Hb 10:12. O sacrifício de Jesus na cruz, liberta o homem de todo pecado, qualquer outro ensinamento, oposto a este, é ineficaz. Para ser liberto e purificado, basta acreditar, se arrepender e confessar: "Cristo, é o Senhor da minha vida, vou segui-Lo". Ao que assim procede, nasce de novo. Uma nova vida. Possível, não através de símbolos que representam o "sangue de Jesus", mas através do Próprio Cristo, ressureto. Não é perfil do blog, emitir juízo sobre ministérios ou pessoas. Entendo que a Seu tempo, Deus julgará os que estiverem enganando a igreja. Lobos, em pele de ovelhas. Contudo, fiquei estarrecida com tudo que encontrei sobre esse ministério. Cabe aqui uma alerta. Cabe ao leitor, a conclusão: TB Joshuá é um falso profeta ou ungido de Deus?

20 comentários:

  1. Um julgamento, segundo à reta justiça (a Palavra do Deus vivo), é mais do que necessário para se concluir a falsidade ou veracidade de um ministério...

    Não conheço esse pregador, mas, em análise a tudo que está escrito, se realmente forem verdades as informações prestadas, este, certamente, não é um homem de Deus.

    Excente postagem! Este é um blog que vale a pena acompanhar...

    Jordanny Silva
    Brasília

    ResponderExcluir
  2. Devemos ter discernimento, tendo como base de julgamento dos fatos a palavra de Deus. Beber? se banhar no sangue de Jesus? Mesmo sendo usada a agua como simbolico, isso fede a grossa heresia. O sangue de Jesus não tem esse "revelamento" nem no VT. O povo não tomava banho em sangue dos animais sacrificados pelos seus pecados, isso me parece mais um ritual de umbanda onde os "fieis" passam por um ritual parecido.
    Esse evento do video, da mulher gravida, pode ter sido planejado para dar um ar de milagre. Algumas mulheres dão facilmente a luz por parto normal, o interessante que ela ja esta preparada para o parto, ate na posição correta.

    ResponderExcluir
  3. Otima materia gostaria que examinassem esse video e me dissem o que acham ?

    sao cenas fortes muito fortes se nao tiver estomago nao veja

    http://www.youtube.com/watch?v=FhdR0vamups

    pelo link voces podem ver outros videos que num deles um homem com parte das nadegas completamente consumidas por uma cancer ou bacteria volta ao normal

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Jordanny. Concordo com você, se realmente o que estão falando for verdade esse homem não procede de Deus.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz Cidinha. Estranho? Bota estranho nisso!!
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz Gilson. Os sinais não provam se uma pessoa procede de Deus ou não. Se o que estão falando dele for de fato verdade esse homem é um tremendo falso profeta, um indivíduo usado pelo diabo.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz Cláudio. Os sinais não provam se uma pessoa procede de Deus ou não. Mas se ele está ensinando os seus seguidores a tomar banho de sangue e outras coisas temos que tomar cuidado. É falso profeta.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  8. Creio e concordo que os sinais nao porvam que alguem é de Deus ou nao, em juazeiro e caninde no ceara tem ate um museu do milagre mas Como explicar os milagres ? quem comigo nao ajunta espalha? satanas esta dividido ?

    como explicar esses milagres ou supostos milagres ?

    ResponderExcluir
  9. quanto ao fato dele esta ensinando os seguidores a banharem-se no sangue de cristo nao seria uma coisa puramente cultural ? falta de correto ensino da palavra como por exemplo aqui alguns fazem com o misticismo do povo ?

    ResponderExcluir
  10. Cláudio, em primeiro lugar, quando uma cultura fere os princípios bíblicos essa cultura deve ser rejeitada. Outro detalhe existe na África muitos feiticeiros que se passam por pastores, fazem milagres, mas na verdade estão enganando o povo. Outra coisa, a Bíblia nos fala em Dt 13.1-18 que se um profeta ou sonhador tiver alguma revelação ou operar algum milagre, mas esse mesmo profeta ou sonhador levar as pessoas a se afastarem de Deus, esse indivíduo deveria ser eliminado. Satanás também opera milagres, ele pode até se transformar em anjo de luz. A questão não são os milagres, mas a palavra que ele prega e ensina. Hoje no Brasil nós temos muitas igrejas que não passam de centro espírita gospel, pastores que ensinam que o poder de Deus pode ser passado para objetos e outras coisas. As pessoas em todo o mundo buscam sinais, mas a nossa função é ministrar a Palavra de Deus como ela é, se os sinais vão acontecer ou não aí é com Deus. Devemos servir a Deus pelo o que Ele é e não pelo o que Ele dá e faz.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  11. Irmãos Julgar não é fácil;A Bíblia nos adiverte:
    "Não julgueis, para que não sejais julgados.Porque com o juizo com que julgardes sereis julgados, e com a mediada com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.(Mt-7:1,2)Mas nós também, temos a obrigação de defender a fé que uma vez nos foi confiada (Jd-1:3,4)E para isso devemos usar o maravilhoso don do "dicernimento de espiritos"
    Pois estamos nos tempos dos fins.
    "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios,que,se possível fora,enganariam até os escolhidos.(Mt-24:24- Palavras do Senhor Jesus: "Eis que eu vo-lo tenho predito"
    Para encerrar o meu comemtário, deixo também as instruções de Paulo para Timóteo: "conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que,sem prevenção, guardes rstas coisas, nada fazendo por parcialidade. A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juizo; e em alguns manifestatam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são doutra maneira não podem ocutar-se.(ITm-5:21,22,24 e 25. "Deus te abençõe em nome de Jesus..............

    ResponderExcluir
  12. Lembre-se das palavras de Gamaliel em Atos 5:38-39 Por isso o que vos aconselho é que deixem estes homens em paz. Se o que ensinam e fazem é só deles, em breve desaparecerão. Mas, se for obra de Deus, não poderão impedi-los, não vá acontecer vocês acabarem por lutar contra o próprio Deus.

    Na minha opinião, toda a controvérsia sobre o seu ministério confirma a sua autenticidade como um servo de Deus. Tudo o que fica tão perto de Jesus ataque. Apesar das críticas, o seu ministério está crescendo mais do que nunca. Emmanuel TV com milhões de telespectadores em todo o mundo, a Igreja da Sinagoga de todas as nações têm filiais em diferentes partes do mundo e testemunho aumentar de dia para dia. Além disso, presidentes de nações vem.

    Profeta é chamado porque ele é um profeta de todas as nações. Desde começo seu ministério em 1989 até hoje, ele profetizou muitos eventos internacionais, como o resgate de Ingrid Betancourt, o ciclone em Mianmar, e ex-Presidente do Murter da Coreia do Sul, a morte de Michael Jackson e muitos outros.

    No que se refere a estas acusações de ex - membros da SCOAN - você precisa ver o tipo de pessoas que estes rumores são vendieno, - são as mesmas pessoas que defraudadas as pessoas para dinheiro usando o nome de TB Joshua e que esta espalhando essas mentiras ridículo. Qual é a sua motivação em fazer isto? Veja esses vídeos do YouTube para ver a verdade: http://www.youtube.com/results?search_query=beware+of+blasphemers+&search_type=&aq=f
    (http://bewareofblasphemers.synthasite.com/)

    ResponderExcluir
  13. Ministério Beréia,

    Não sei o que você entende por pesquisa ou produção de textos jornalísticos, críticos ou investigativos, porém, com certeza, o que você escreveu não se enquadra em nenhuma destas descrições.
    O que me espanta é o fato de vocês se prestarem a "copiar e colar" o que foi escrito em vários sites e blogs por bruxos, satanistas e descrentes, que por si só, tornam o conteúdo digno de cautela e análise mais profundo para qualquer crente experimentado.
    O texto é claramente tendencioso e difamatório baseado somente em afirmações anônimas, onde a maioria é feitas por terceiros, sem nenhuma referência concreta.
    Qualquer tipo de afirmação para ser concreta, teria que ter advindo de citações do próprio acusado seja em vídeo, áudio ou literatura de sua própria autoria. O que você oferece aqui são apenas acusações do pai da mentira bastando apenas assistir alguns dos programas, dvd's ou ler alguns dos escritos deste pastor para averiguar isto.
    O que está sendo citado aqui não se enquadra com a teologia e liturgia adotada por este homem. São citações pessoais, folclóricas e maldosas.
    Aqui no Brasil existem pessoas com ministério semelhantes que poderiam ser questionadas neste tocante pelo enfoque que apresentam ao povo como eu poderia citar a igreja Deus é amor e a igreja Mundial do poder de Deus.
    Perceba que neste caso falo baseado em FATOS. Os crentes destas igrejas na sua maioria acabam por dar mais importância às curas do que a salvação. Visivelmente numa atmosfera de milagres e esquecem-se da transformação do caráter cristão. Se você passar algum tempo conversando, aconselhando essas pessoas (como foi meu caso) vai perceber que não se trata da exceção e sim da regra. No entanto, isto não torna Valdomiro um falso profeta ou o David Miranda na manifestação do anticristo.
    Pelos frutos se conhece as árvores. O que eu posso com certeza afirma é que milhares de pessoas aceitaram Jesus Cristo como seu Senhor e salvador através deste homem. Muitos foram libertos da bruxaria, da mendicância, das enfermidades através dele.
    Para finalizar existem outros pontos questionáveis segundo o crivo da bíblia na metodologia de T. B. Joshua mais nenhuma deles o tornam um falso profeta. Sua intenção pode até ter sido boa mas, com certeza com este post você está prestando um desserviço ao reino de Deus.
    Fique na paz.

    ResponderExcluir
  14. isso que esta escrito é tudo mentira , é lógica que outras igrejas o perseguem porque estão vendo que sinais e maravilhas acontecem no seu ministério. Se o homem não fosse de Deus ele não oraria no poderoso nome de Jesus , assistam seus videos antes de crer em tudo que escrevem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Michael.
      Leia isso: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." (Mt 7.21-23).
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. este texto tão somente se refere das pessoas que um dia foram de Deus e depois por algum motivo o deixaram, mas também pode se referir a falsos profetas. o tocante ao profeta TB Joshua eu acredito que ele é homem de Deus porque eu o acompanho nas suas pregações e ele não foge da palavra e tão pouco toma a glória dos milagres e curas que acontecem para si. Não sei que onde vem essa ideia de que ele é falso profeta. Nós temos que nos alegrar com os que se alegram, eu prefiro crer nas centenas de pessoas que estão sendo curadas e libertas que em meia duzia de gente que o criticam. Jesus esta vivo essa é a verdade, e se Ele esta vivo os milagres também estão. fica na paz.

      Excluir
    3. Graça e paz Michael.
      Respeito a sua opinião e espero que você esteja com razão.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  15. Enquanto os ladram a carruagem passa. A inveja é o combustível da maledicência. Jesus disse se Belzebu expulsasse belzebu, entçao seu reino estaria dividido. Disse também que aquele que blasfemasse contra o Espírito Santo Bendito não seria perdoado. Esses comentários também fizeram contra ele e o irritou muito e resolveu excluir do seu Livro da Vida esses mal-dizentes, ainda que sejam crentes.

    ResponderExcluir
  16. Comentários negativos, mas sem provas.

    Hoje, esse grande homem de Deus está conhecendo a Deus pessoalmente, sua obra e seu legado ficam como prova bíblica que quem crer, verá a Glória de Deus.

    ResponderExcluir