quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Há Igrejas Precisando de Uma Nova Reforma...


Por Alessandro Cristian

Observando o que tem se passado atualmente em algumas igrejas ditas “evangélicas”, percebemos que urge a necessidade de uma nova Reforma Protestante. Muitas das denominações existentes estão em posição diametralmente oposta àquela apontada através dos cinco“Solas” elaborados e disseminados pelos reformadores. Se não, vejamos:

Ao invés de Sola Scriptura (somente as Escrituras) vigoram hoje em dia, além das Escrituras, a opinião do pastor “Tal”, a linha de raciocínio de fulano, as teorias do teólogo beltrano, as “revelações” do apóstolo (1) sicrano, e assim por diante.

Ao invés de Solus Christus (somente Cristo), reduzem o Salvador a mero coadjuvante na história, onde a ênfase é dada às denominações e em suas campanhas. Quem é que nunca ouviu depoimentos do tipo “depois que eu fui para a igreja ‘a’, a minha vida mudou”, “depois que passei a frequentar a igreja ‘b’ consegui minha casa própria, meu carro importado, minha própria empresa”, etc.?

Ao invés de Sola Gratia (somente a Graça), se esquecem de que “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8,9), e a esta consideram necessário acrescentar os usos e costumes impostos por homens, a observância dos dogmas da denominação, as obras (2), etc.

Ao invés do Sola Fide (somente pela fé), temos visto as seguintes equações: a fé + a rosa ungida, a fé + o lenço ungido, a fé + o azeite de Israel, a fé + a Fogueira Santa, a fé + o Pente Consagrado (???), a fé + o sabonete com extrato de arruda, etc.

Ao invés de Soli Deo Gloria (somente glória a Deus), vemos cada vez mais homens e mulheres querendo ser a estrela do Culto, querendo receber a glória, com pregações e louvores (ou, por que não dizer, performances) onde paira um certo clima de “importa que Ele diminua, e eu cresça”, “Glória seja dada ao meu maravilhoso nome”, “louvado seja eu”.

Ante esse lamentável quadro, se faz necessário, com esmero, atentarmos a cada dia para os princípios expostos na Palavra de Deus, buscando diligentemente não só pregar, mas, principalmente, viver o cristianismo bíblico.

Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus.

Soli Deo Gloria

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela divulgação, prezados irmãos.
    Que o Senhor muito os abençoe.
    Alessandro Cristian
    www.alessandrocristian.blogspot.com

    ResponderExcluir