Por Pr. Silas Figueira
João Calvino comentando
a respeito desse texto diz que o apóstolo Paulo havendo acabado de excluir as
mulheres do ofício docente da igreja (1Tm 2.11-14), ele agora aproveita a
oportunidade para falar a respeito desse ofício propriamente dito. Ele deixa claro que não é só as mulheres que
não são apropriadas para o desempenho de tal ofício (do ofício docente na igreja), mas nem mesmo os homens devem ser
admitidos para o seu exercício sem qualquer critério [1].
Com isso em mente,
podemos dizer que o pastor, assim como o diácono, devem ser homens comissionados
por Deus para exercerem o ministério. Tais pessoas devem ser idôneas, que façam
a obra do Senhor com integridade.
O apóstolo Paulo inicia
o capítulo 3 de 1 Timóteo dizendo que “fiel
é a palavra”. Não a palavra dele Paulo, mas a instrução que ele recebeu do
Senhor e está repassando ao seu filho na fé Timóteo.
Muitos pastores têm
interpretado esse texto de 1Timóteo 3.1-13 e Tito 1.5-9 como algo meramente
cultural. Eles dizem que por ser o apóstolo um homem do século I e a
mentalidade dele de um judeu ele considerada a mulher como um ser inferior. Por
exemplo, um judeu agradecia a Deus todas as manhãs por não ter nascido gentio,
escravo ou mulher [2]. Muitos rabinos discutiam se a mulher tinha alma, já que
o Senhor havia soprado em Adão o fôlego da vida e o homem se tornou alma
vivente, mas não falava nada a respeito da mulher, com isso eles duvidavam que
mulher tivesse inclusive uma alma.
No entanto devemos
entender esse texto dento do seu contexto. Ao lermos o contexto nós percebemos
que a proibição da mulher exercer a liderança eclesiástica não está presa a
cultura, pois o Evangelho é supracultural. O Evangelho define e explica a
cultura, não o contrário. Ela é uma proibição que vem do próprio Deus,
fundamentada em teologia sólida e imutável. O texto é claro em relação a isso.
O texto não só dá a
proibição, mas também nos dá o motivo para isso. Esse texto está inserido
dentro do contexto do capítulo 2.11-14. Veja o verso 13: “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva”. Paulo usa esse
mesmo argumento em 1 Coríntios 11.1-10.
Esse versículo nos dá a
primeira base para esta proibição. Primeiro foi formado Adão e depois Eva. Isso
não é uma afirmação de base cultural, é uma afirmação de base teológica, ou
seja, é uma afirmação doutrinária. O termo aqui é a doutrina da criação, uma das
doutrinas principais do cristianismo.
O apóstolo Paulo nos
mostra que a ordem da criação serve como um dos pilares para que a mulher não
exerça liderança sobre o homem. Isso, mas uma vez afirmo, é uma doutrina, e
sendo uma doutrina, ela deve ser obedecida, pois ela é imutável. Em qualquer
cultura, em qualquer tempo, em qualquer povo onde o evangelho é pregado deve
ser observado. Isso independe de tempo. Seja no século I ou no século XXI, pois
o fundamento é imutável. Se crermos na doutrina da criação, então não é
permitido que as mulheres exerçam autoridade sobre o homem. Enquanto crermos na
narrativa de Gênesis essa narrativa desaparece.
Devemos sempre lembrar
de que a prioridade não significa superioridade. Homens e mulheres foram criados
por Deus e à imagem de Deus. A questão diz respeito apenas à autoridade: o
homem foi criado primeiro [3].
Observe que as igrejas
que ordenam mulheres são igrejas liberais. Essas igrejas removeram a base da
proibição que é a doutrina da criação. Teologia liberal (ou liberalismo
teológico) foi um movimento teológico cuja produção se deu entre o final do
século XVIII e o início do século XX. Relativizando a autoridade da Bíblia, o
liberalismo teológico estabeleceu uma mescla da doutrina bíblica com a
filosofia e as ciências da religião. Um “teólogo” que não reconhece a
autoridade final da Bíblia em termos de fé e doutrina é denominado, pelo
protestantismo ortodoxo, de “teólogo liberal”. Para eles:
- A Bíblia não é
inspirada por Deus.
- Não creem no
nascimento virginal de Cristo.
- Jesus não ressuscitou
de forma corpórea.
- Jesus foi um
professor moral.
- O inferno não é real.
- Negam os autores da
Bíblia.
Para os liberais a
narrativa de Gênesis de 1 a 11 é um conto de fadas. No entanto, se você remove
a base, você faz o que você quiser.
A base que o apóstolo
Paulo usa não para somente na criação, mas ele avança no seu argumento. A
primeira base é a doutrina da criação, mas a segunda base, ou segundo pilar, é
a doutrina da queda, ou seja, a
doutrina do pecado original.
Ele diz: “E Adão não foi enganado, mas a mulher,
sendo enganada, caiu em transgressão” (1Tm 2.14; Gn 3.1-7).
John MacArthur diz que
por natureza, Eva não era adequada para assumir um cargo de responsabilidade
máxima. Ao deixar a proteção de Adão e usurpar sua liderança, ela se torna
vulnerável e cai, confirmando, assim, quão importante era que ela ficasse
sob a proteção e a liderança de seu marido [4].
Diante desse texto nós
temos duas doutrinas, sendo que cada uma delas é um pilar e sobre esses dois
pilares, está construído uma ordem. Primeiro pilar a doutrina da criação e o
segundo pilar a doutrina da queda. A mulher foi enganada, Adão não. A resposta
que o apóstolo Paulo dá para que a mulher não exerça autoridade sobre o homem é
que o homem foi criado primeiro e a mulher foi iludida por Satanás.
Para nós cristãos
ortodoxos essa doutrina continua imutável. Mas se removermos esses pilares
então pode-se fazer qualquer doutrina, tanto que já temos pastoras trans.
No entanto, se ainda
crermos na doutrina da criação e na doutrina da queda, nós não podemos ordenar
pastoras e nem diaconisas como oficiais da igreja. Eu sei que isso desagrada a
muitos, mas é o que nos fala a Bíblia.
Bibliografia:
1 – Calvino, João. Pastorais, Editora Fiel, 2015, pag. 78.
2 – Lopes, Hernandes
Dias. 1 Timóteo, o pastor, sua vida e sua obra, Editora Hagnos, 2014, pag. 64.
3 – Wiersbe. Warren W.
Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, vol. 2, Editora Geográfica,
2012, pag. 284.
4 – MacArthur, John.
Comentário Bíblico MacArthur, Editora Thomas Nelson, 2019, pag. 1742.
Se me é permitido, partilho aqui dois artigos sobre o pastorado feminino. Uma interpretação de I Timóteo 2:11-15: https://vidaemabundancia.blogspot.com/2013/04/consagracao-feminina-ao-pastorado-i.html E uma discussão sobre a "ordem da Criação" referida em I Timóteo 2:13: https://vidaemabundancia.blogspot.com/2024/05/porque-primeiro-foi-formado-adao-depois.html
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