Por Pr. Silas Figueira
Texto base: João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna”.
INTRODUÇÃO
Jesus está conversando com Nicodemos à noite e esta conversa gira
em torno da salvação do homem – particularmente do próprio
Nicodemos, que por ser fariseu e muito zeloso pela Lei achava que
estava salvo. O Senhor começa dizendo que se Nicodemos não nascesse
de novo não poderia, nem ver e nem entrar no Reino de Deus (Jo
3.3,5). Que a salvação não é meritória, mas mediante a graça de
Deus.
Para entendermos João 3.16, nós precisamos entender o seu contexto.
Antes de Jesus falar para Nicodemos a respeito de como a salvação é
alcançada, o Senhor lhe mostra o real sentido da serpente de bronze
que Moisés levantou.
No versículo 14 o Senhor fala a respeito da serpente de bronze que
foi levantada por Moisés (Nm 21.4-9) para ilustrar como acontece a
regeneração (nascer de novo). Nesse episódio o povo começou a
falar mal de Deus e de Moisés, dizendo: “Por que vocês não
nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não
há água! E nós detestamos esta comida miserável!”. (Nm 21.5
– NVI). Devido a isso, o Senhor envia serpentes venenosas que
morderam o povo. Quando as pessoas começaram a morrer, Moisés
intercede pelo povo. O Senhor, em resposta, instrui Moisés a fazer
uma serpente de bronze e colocá-la em um poste (haste) para que
aqueles que fossem picados por alguma serpente, pudessem olhar para
ela. Quando a pessoa que fosse picado pela serpente olhasse para esta
serpente de bronze o veneno perderia a sua eficácia.
O ponto de conexão mais profundo entre a serpente de bronze e Jesus
estava no ato dele ser levantado. O verbo “levantar”
possui duplo sentido: ser crucificado (Jo 8.28, 12.32-34) e ser
glorificado e exaltado (Jo 12.23,24). Olhando para Jesus, todas as
pessoas são salvas da morte eterna, da separação de Deus e do
tormento eterno ao contemplar com os olhos espirituais a pessoa de
Jesus, levantado na cruz.
A humanidade, como aqueles israelitas do passado, foi mordida por uma
serpente, mas o veneno mortal que ela lhe instalou nas veias é o
veneno do pecado, pois o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Mas
o Pai providenciou um remédio na Pessoa de seu Filho; na
crucificação vemos o aniquilamento do pecado. Essa salvação que o
Senhor Jesus veio proporcionar ao homem perdido é chamado de “novo
nascimento”. Como vemos em João 3.15, o Senhor falando para
Nicodemos: “para que todo que nele crê tenha a vida eterna”.
A vida eterna aqui é a própria vida de Deus que está no Verbo
eterno (A vida estava nele – Jo 1.4), e por Ele a vida eterna é
transmitida a todos os crentes.
Crer no Filho de Deus é semelhante a olhar para a serpente de
bronze. Aqueles que foram amados por Deus e creem no seu Filho, em
vez de condenação, recebem a vida eterna. Assim como Deus usou de
misericórdia com os israelitas que fitaram a serpente, da mesma
forma o Senhor tem usado de misericórdia para com o homem pecador
que olha para Jesus. E através desse olhar o homem tem alcançado a
salvação de sua alma.
A forma como o Pai nos deu está salvação está descrita em João
3.16, onde o Senhor Jesus fala para Nicodemos como isso ocorreu.
Vamos analisar esse texto que nos fala de forma maravilhosa esse ato
de Deus por nós.
1 – A SALVAÇÃO PROCEDE DO GRANDE AMOR DE DEUS (Jo 3.16 a).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”
Esse texto é tão sublime e tão profundo que Lutero o chamou de
“miniatura do evangelho”.
Jesus deixa claro para Nicodemos que a nossa salvação procede do
amor do Pai por nós. Foi porque Deus amou que fomos salvos, foi
porque ele é misericordioso que fomos alcançados.
Para os judeus o Senhor só amava os filhos de Israel; aqui, porém,
o amor de Deus não se restringe a uma raça. João já havia falado
sobre isso em João 1.11-13. O amor de Deus ao mundo não é porque o
mundo é bom, mas porque o mundo é mau. O mundo é tão ímpio que
João em sua primeira carta proíbe os cristãos de amá-lo ou de
amar qualquer coisa do mundo (1Jo 2.15-17). Em outras palavras, o
homem caído é mal e o sistema em que ele está inserido também é
mal.
A palavra “amor” no grego, nesse texto, é agape, que é
um amor sacrificial.
Jesus cita qual é a fonte desse amor, Ele fala para Nicodemos que
fonte é o próprio Deus. Jesus deixa claro para Nicodemos que a
nossa salvação não procede dos nossos atos (Ef 2.8,9) e muito
menos da nossa escolha por Ele (Rm 3.10-26). Essa escolha procedeu do
Pai. O amor de Deus é um ato livre de Sua vontade, não uma emoção
produzida nEle por nosso estado miserável e muito menos por nossos
atos de “bondade”. Esse amor é dirigido particularmente aos
crentes (Rm 9.18).
Devemos entender que o amor de Deus por nós é eterno e
incondicional. A Bíblia nos fala que o Senhor nos elegeu
nEle antes da fundação do mundo (Ef 1.4). Ele nos amou quando ainda
éramos inimigos da cruz (Rm 5.10). Por isso que não há nada que
possamos fazer para Deus nos amar mais, nem há nada que possamos
fazer para Ele nos amar menos. Ele ama porque isso é de sua natureza
(1Jo 4.8). A causa do amor de Deus não está em mim e nem em você,
está no próprio Deus.
Conta-se a história de um médico que se formou e foi atuar numa
cidade muito pobre. Montou seu consultório e atendia a todos com
alegria. O que muitos não sabiam é que ao se deparar com a miséria
da grande maioria da população, não cobrava nada. Eram tão pobres
que se compadecia, atendia e depois pegava a ficha e escrevia: “Muito
pobre. Dívida paga”. Os anos foram se passando, as fichas
aumentando. Até que um dia o médico veio a falecer. A viúva,
olhando seu consultório, observando as fichas, indignada, procura a
justiça e pede indenização pelos serviços prestados e não
recebidos. Quase toda a cidade foi acionada. Ao analisar as fichas o
juiz pergunta se a viúva reconhecia a letra que escreveu: “Muito
pobre. Dívida paga”. Imediatamente responde que sim. Que era de
seu falecido marido. O juiz então decreta a sentença. Minha
senhora, o próprio autor do serviço os liberou do pagamento. Eles
têm a garantia dele para não pagar.
Assim somos nós. Você sabia que tivemos uma dívida perdoada por
quem um dia tratou de nós? João 3.16 nos mostra que por amor essa
dívida foi cravada na cruz. A nossa dívida era impagável, mas o
Senhor a perdoou através do sacrifício de Jesus na cruz.
Segunda coisa que devemos entender que esse amor de Deus se
estende a todas as pessoas. A palavra “mundo” em grego é
kosmos, essa palavra na Bíblia tem muitos sentidos, mas nesse
texto nos fala da humanidade. Jesus morreu na cruz para salvar o
homem perdido (Lc 19.10). Esse amor se estende a todos os povos,
raças, tribos e nações (Ap 7.9), e não somente aos judeus como
pensava Nicodemos.
O comprimento, a largura, a altura e a profundidade do amor de Deus
procede desde Adão e vai até o último homem. Por isso que o
apóstolo Paulo ora para que esse amor seja compreendido pela igreja
de Éfeso. Como está escrito:
“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim
de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente
compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o
comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de
Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de
toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer
tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos,
segundo o poder que em nós opera” (Ef 3.17-20).
A terceira coisa que devemos entender é a intensidade desse
amor – de tal maneira. Deus ama o mundo tão intensamente,
tão incompreensivelmente, tão profunda e poderosamente que a
expressão “de tal maneira” só pode ser compreendida à
luz do verso 14 que diz: “assim importa que
o Filho do Homem seja levantado”. É um amor que não podemos
entender a sua dimensão, a nossa mente finita não alcança tal
entendimento para compreender esse amor. Ele amou a mim e a você
desde a eternidade passada e planejou o meio para nos salvar. Apesar
de tudo que éramos em relação a Ele, Ele não desistiu de nos
amar.
Há alguns estudiosos que dizem que o termo traduzido por “tanto,
de tal” não é um advérbio de intensidade, mas de modo (desse
modo); o tempo dos verbos gregos reforça essa leitura: “É
assim que Deus amou o mundo: ele deu seu Filho”.
Não importa se “tanto” é um advérbio de intensidade ou de
modo, a prova do amor de Deus por nós está centrada em seu amor por
nós.
2 – A SALVAÇÃO PROCEDE DE UMA GRANDE DÁDIVA DE DEUS (Jo
3.16b).
“...que deu seu Filho unigênito...”
Essa dádiva de Deus implicava na encarnação e morte na cruz de Seu
Filho. O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos diz: “Mas Deus
prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo
nós ainda pecadores” (Rm 5.8). A nossa salvação sempre
partiu do amor de Deus por nós. A prova desse amor está manifesta
naquilo que Ele deu para nos salvar. Ele deu o próprio Filho. Filho
Unigênito. Mais uma vez citando Paulo ele nos diz: “Porque
Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”
(Rm 5.6).
Há um paralelo entre Deus e Abraão e entre Jesus e Isaque. Vemos
que o Senhor em Gênesis 22 põe Abraão à prova. O Senhor pede seu
filho Isaque em sacrifício em um dos montes que o Senhor lhe
mostraria. Abraão não questionou a Deus, mas foi até o fim nesse
propósito. Da mesma forma o Pai ofereceu seu Filho Jesus em
sacrifício por nós na cruz, mas diferente de Isaque que não foi
sacrificado, o nosso Senhor e Salvador Jesus foi pendurado na cruz,
pagando um alto preço pelas nossas vidas.
O Filho de Deus esteve entre nós na forma de servo (Fl 2.7; Jo
6.38). Deus enviou Seu Filho para o exílio entre nós. Ele veio para
o que era seu, mas os seus não o receberam (Jo 1.11). Os homens o
rejeitaram, mas mesmo sabendo que isso ocorreria, Ele foi enviado
para estar entre nós.
Entenda uma coisa, Deus não nos amou porque Cristo morreu por nós;
Cristo morreu por nós porque Deus nos amou. O amor de Deus é a
causa; a cruz é a consequência. O Pai não poupou seu próprio
Filho (Rm 8.32).
Como nos diz Isaías: “Porque um menino nos nasceu, um filho se
nos deu” (Is 9.6a). O menino Jesus nasceu, mas o Filho foi
dado. Esse Filho era o unigênito do Pai. A palavra “unigênito”
é monogenes em grego. A ideia que nos dá aqui é que Jesus é
o único do seu tipo. Como nos fala João em sua primeira carta:
“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus
enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto
está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele
nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos
pecados” (1 Jo 4.9,10).
Essa grande dádiva ultrapassa a compreensão humana, pois mesmo
sabendo de tudo que seu Filho passaria nas mãos dos homens, Ele não
retrocedeu. Mesmo o vendo transpassado, escarnecido, ferido, o Senhor
não poupou seu próprio Filho, mas, pelo contrário, o entregou por
nós (Rm 8.32).
3 – A SALVAÇÃO PROCEDE DE UMA GRANDE OPORTUNIDADE (Jo 3.16c).
“...para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna”.
A coisa mais extraordinária sobre a fé é que ela nos livra da
destruição eterna (Calvino).
No dia 6 de janeiro de 1850, uma tempestade de neve praticamente
paralisou a cidade de Colchester, na Inglaterra, e um rapaz não
conseguiu chegar à igreja que costumava frequentar. Assim, se
dirigiu a uma capela metodista muito simples perto de sua casa, onde
um leigo despreparado substituía o pastor que não havia aparecido.
O texto de sua mensagem era Isaías 45.22: “Olhai para mim e
sede salvos, vós, todos os limites da terra”. Fazia meses que
esse rapaz estava infeliz, e seu coração pesava por causa de seus
pecados; mas, apesar de ter crescido dentro da igreja (tanto seu pai
quanto eu avô eram pastores), não tinha certeza da salvação.
O pregador improvisado não tinha muito que dizer, de modo que
continuou repetindo o texto. “Não é preciso fazer uma faculdade
para ser capaz de olhar”, gritava. “Qualquer um pode olhar, uma
criança pode olhar”. Foi então que o pregador olhando para o
jovem visitante ali sentado, apontou para ele e disse: “Meu rapaz,
você parece extremamente infeliz. Olhe para Jesus”.
O rapaz olhou para Jesus pela fé, e foi assim que o grande pregador,
Charles Haddon Spurgeon, se converteu.
Spurgeon não deixou passar essa oportunidade, no entanto, muitos tem
deixado ela passar, como foi o caso do jovem rico (Mc 10.17-22), que
confiou em sua religiosidade e nos seus bens e não seguiu a Cristo.
A palavra “fé” em grego é pisteuo, aparece 98 vezes no
evangelho de João – várias vezes por capítulo. Esse termo
pisteuo significa “reconhecer a verdade como verdade”.
Crer em Cristo é aceitar que Ele diz a verdade.
Segundo, pisteuo significa “acreditar em, depositar a
confiança em, estar persuadido de” algo ou alguém. Quando digo
que creio em Jesus Cristo, declaro que confio nele, apoio-me nele,
ponho minha completa confiança nele.
A fé em Cristo é uma grande oportunidade:
Primeiro, de crer na verdade do evangelho. É crer que o alto
preço que Jesus pagou na cruz por mim é o suficiente para minha
salvação.
Segundo, de se apropriar da verdade do evangelho. Não basta
conhecer a verdade por conhecimento apenas. Existem muitas pessoas
que acreditam no evangelho, mas não querem nenhum compromisso com o
Senhor. Esse tipo de fé mantém a pessoa na morte eterna. Crer é
confessar que Jesus Cristo é o Senhor e se entregar a Ele.
Terceiro, de descansar nessa fé. É estar firmado e confiante
de que essa fé em Jesus nos dá a vida eterna. Que o nosso nome
consta no livro da vida (Ap 21.27).
Através da fé em Jesus nós temos um grande livramento (...não
pereça...). A fé em Jesus nos dá vida eterna, mas quem não tem o
Filho já está condenado para a morte eterna (Jo 3.18). Como disse
Calvino: a coisa mais extraordinária sobre a fé é que ela nos
livra da destruição eterna.
A palavra “perecer” em grego é apollumi, “destruir,
colocar um fim à ruina”. A fé (confiança) no Filho de Deus salva
o cristão da penalidade a que o pecado faz jus.
Ter a vida eterna é a consequência da fé em Cristo Jesus, nosso
salvador. Mas esta vida não começa no céu quando nós morrermos,
essa vida começa no momento que recebemos Jesus como nosso salvador
pessoal. Para o crente em Jesus a vida em Cristo tem gosto de vida,
ainda que estejamos passando por lutas e adversidades.
Jesus revela a verdadeira natureza de Deus. Ele anseia ver sua
criação salva da justa pena, resultante do pecado, desfrutando do
gozo eterno em sua presença. Por isso o Pai envia ao mundo o Filho
para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3.17).
CONCLUSÃO
João 3.16 é o resumo de toda a Bíblia. Nesses versos nós
encontramos o amor de Deus se revelando na pessoa do Filho. Mostrando
que o mundo está perdido, mas que a fé no nosso salvador nos
garante a vida eterna.
Jesus mostra para Nicodemos que a salvação não procede das obras
da lei, mas nos foi dada mediante a graça de Deus. Que esta salvação
vem até nós quando depositamos a nossa fé no Salvador Jesus.
Nicodemos veio a Cristo perdido, confiado que estava salvo por seus
próprios méritos, mas o Senhor lhe mostrou que o Pai providenciou
um meio seguro para a nossa salvação: nos deu o seu próprio Filho
para morrer em nosso lugar. Por isso que mediante a fé em Jesus
somos justificados. Meu amigo, me responda, em quem você está
confiado para a sua salvação?
Bibliografia:
1 – Boor, Werner de. Evangelho de João I. Comentário Esperança.
Editora Evangélica Esperança.
2 – Bruce, F. F. João, Introdução e Comentário. Mundo Cristão
e Edições Vida Nova.
3 – Calvino, João. Evangelho Segundo João. Vol. 1. Editora Fiel.
4 – Champlin, R. N. Novo Testamento Interpretado, versículo por
versículo. Vol. 2. Editora e Distribuidora Candeia.
5 – Lopes, Hernandes Dias. João, as glórias do Filho de Deus.
Comentários Expositivos Hagnos. Editora Hagnos.
6 – Keener, Graig S. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia,
Novo Testamento. Edições Vida Nova.
7 – Wiersbe, Warren W. Novo Testamento 1. Vol. 5. Comentário
Expositivo. Editora Geográfica.
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