segunda-feira, 8 de julho de 2013

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA


Por Pr. Joaquim de Andrade

As Seitas estão em todos os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são isolacionistas e procuram se esconder, para evitar um exame de suas ações. Elas estão crescendo e florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até parecem muito úteis e benéficas.

Com a chegada do novo milênio, estão surgindo novas seitas religiosas e filosóficas responsáveis pelos mais absurdos ensinamentos com relação ao final dos tempos. Essa confusão de idéias estão sendo despejadas em cabeças incautas, acabando muitas vezes em tragédias de grandes proporções.

Em 1978, o então missionário norte-americano Jim Jones, foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após Ter anunciado a eles o fim do mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento de um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias palavras.

Em 1993, o líder religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita Branch Davidian. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças.

Em 1997, outra seita denominada Heaven’s Gate (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop.

No Brasil também existem muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as Borboletas Azuis, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano.

Em Brasília, encontra-se o Vale do Amanhecer, que conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná, um homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o próprio Senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a muitos.

Muitas das seitas são conhecidas dos cristãos brasileiros, a saber: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, etc. Mas muitas novas seitas pseudo-cristãs estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: Igreja Internacional de Cristo/Boston (Igreja de Cristo, no Brasil), Ciência Cristã, Escola Unida do Cristianismo, Meninos de Deus etc.

Quase todas essas seitas refutam a Trindade (com a conseqüente diminuição do Senhor Jesus Cristo), a ressurreição, a salvação pela Graça e contrariam outros princípios bíblicos.

ASPECTOS COMUNS

Existem muitos aspectos comuns entre as seitas que têm se disseminado pelo mundo. É importante que nós saibamos reconhecer suas características, a fim de que não sejamos enganados ou até mesmo desviados da verdadeira fé cristã.

1. As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência.

2. Creem apenas em determinadas partes da Bíblia e admitem como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que creem;

3. Dizem ser os únicos certos;

4. Usam de falsa interpretação das escrituras;

5. Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente naturalista;

6. Costumam buscar suas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio, inclusive, muitos bons cristãos.

Fonte: Creia Brasil

3 comentários:

  1. A Paz do Senhor,
    Mas,e, no nosso meio, evangélico, não deveríamos dar nomes a certas igrejas, que há muito deixaram de ser igreja, para se tornarem seitas?
    Combater aqueles que se dizem evangélicos, parece que nos deixa constrangidos. E, não venham dizer que "o que nos une é maior do que o que nos separa." Isto é falácia!
    -Universal, Mundial,Vitoria em Cristo, Internacional, e tantas outras menores, tudo seita, pois se afastaram do Caminho.
    Abraços em Cristo Jesus
    Pr Rubcler
    PS Precisamos sim, ensinar o povo de Deus a combater e reconhecer as seitas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Rubcler.
      Muitas vezes algumas igrejas se afastam da sã doutrina e abraçam certas doutrinas e acabam se tornando uma seita; outras, no entanto, já nascem como seita. A lista que o irmão deu prova isso.
      Por isso que com urgência precisamos alertar as nossas igrejas a respeito disso, e, acima de tudo, vigiar para não cairmos no mesmo erro.
      Fique na paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. Vigiar, vigiar. Pois corremos o risco de cair no mesmo erro. De tanto combater, criticar ficamos como que vulneráveis. Talvez, por medo de ficarmos sozinhos(?). Inveja, por que os outros estão crescendo(?), e/ou por nos cansarmos de tanto lutar(?).
    Abraços,
    Rubcler

    ResponderExcluir