terça-feira, 1 de janeiro de 2013

NÃO MUDARÁ NADA EM 2013

 
Por Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

Por que as pessoas se agitam tanto com a virada do ano? Fogos, ceia especial, roupa nova, presentes, a costumeira bebedeira (o Brasil está virando um imenso botequim e um entreposto de drogas!), e nas igrejas, um culto especial. O que haverá em 1 de janeiro de 2013 que fará tanta diferença em nossa vida? O que haverá em janeiro que não houve antes?

Sejamos lúcidos: 1 de janeiro de 2013 não mudará a vida que tivemos até 31 de dezembro de 2012. Nossas contas não serão automaticamente zeradas. As rugas dos idosos e as espinhas dos adolescentes não desaparecerão. Nossas desavenças pessoais não sumirão. Nossas enfermidades não fugirão. Por que tanto frenesi pela mudança de data? Passaremos de um dia para outro. Se o ano começasse em setembro, 1 de janeiro seria um dia trivial.

A agitação é porque necessitamos de esperança. Porque gostaríamos de começar tudo de novo, corrigindo os erros que cometemos, evitando as injustiças que sofremos, superando as dores que tivemos. Gostaríamos de zerar a vida e recomeçar com novas possibilidades. A ideia de um novo ano permite isso. É como se nos tornássemos tabula rasa e fôssemos escrever a vida a partir de 1.1.13. Precisamos sonhar que as coisas melhorarão. Precisamos pensar que tudo será diferente e que, no movimento do relógio, tudo de ruim estará afastado e tudo de bom nos será trazido.

Ledo engano. Nossos medos continuarão lá. Nossas dúvidas, incertezas e angústias estarão no mesmo lugar. Não ficaremos mais novos. Nem mais ricos. Cada um de nós, sem exceção, estará mais longe do ventre materno e mais perto da sepultura. Não mudará nada.

Não mudará nada se formos os mesmos. A maior mudança de nossa situação não se dá por mudanças externas. Deve vir de dentro. Se o ano que finda lhe foi bom, tudo bem. Poderá ser melhor. Mas se não foi, não espere mágica. Trabalhe duro para ter um feliz 2013.

O ano de 2013 poderá ser diferente, melhor que todos, se sua vida for radicalmente submetida a Jesus Cristo e conduzida pelo Espírito Santo. Se você se quebrantar ao pé da cruz e clamar por transformação. E se tomar algumas atitudes simples. Dome seu temperamento. Mude seu jeito de tratar as pessoas. Mude sua visão do mundo. Domestique sua língua. Assuma o compromisso de ser mais consagrado a Deus. Transforme seu homem interior, com a ajuda do Espírito Santo. Então 2013 será diferente. Mas se você não mudar, não espere que a mudança de data melhore sua vida.

Nada lhe mudará em 2013, se você não mudar. Bem disse Mark Twain: “Todos falam em mudar o mundo, mas ninguém quer mudar-se a si mesmo”. Mude-se. Peça a Deus que o mude. Senão, nada mudará.

2 comentários:

  1. Há alguns anos comecei a questionar o que realmente comemoramos na tradicional "virada" e não consegui encontrar resposta. No início de 2012, inclusive escrevi um artigo que foi publicado na palavra do leitor da revista Ultimato, onde procuro mostrar a incoerência desta comemoração. Em meus tempos de juventude a praia de Copacabana na noite do dia 31 de dezembro era um imenso terreiro de umbanda e sei que o culto a Iemanjá continua até hoje, ou seja, eles tem uma razão, mas nós quando abrimos para a Bíblia vemos escrito que as misericórdias de Deus assim como o novo homem se renovam a cada manhã. E,nem isso tem impedido que muitas congregações evangélicas ajam como se o renovo só acontecesse uma vez ao ano.
    Me senti aliviado ao ler o artigo do pastor Isaltino.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Fábio.
      Infelizmente, existem muitas pessoas que acreditam que devem esperar um novo ano para tomarem decisões importantes e urgentes, pois se esquecem que as mudanças devem ser diárias e não anuais. O problema maior que eu vejo não é esperar uma passagem de ano para mudar, mas a falta de perseverança nas mudanças.
      Que o Senhor nos ajude a persever todos os dias.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir