sábado, 14 de janeiro de 2012

“Lei do Pai Nosso” criada por vereador evangélico já esta em vigor em Ilheus (BA)

O vereador de Ilhéus (BA) Alzimário Belmonte (PP), conhecido na cidade como professor Gurita, elaborou uma lei polêmica que já está em vigor na cidade. A lei, já sancionada pelo prefeito do município, define que os alunos do ensino municipal da cidade baiana devem rezar o Pai Nosso antes de todas as aulas.

O vereador, de 49 anos, que é evangélico e frequenta uma igreja batista afirma que o objetivo da lei é “educar nossos jovens na cultura da oração”. Formado em educação física, Gurita afirma: “Não bebo, não fumo, pratico atividade física e não perco noite”.

Em entrevista à Revista Época o vereador falou sobre a lei: “Construí essa lei para que nós possamos educar nossos jovens a cultura da oração. É o processo educativo da oração, da pessoa saber que a oração é uma forma de chegar até Deus, de proteção espiritual, de educação mesmo”.

Perguntado sobre o funcionamento da lei e sua fiscalização ele afirma que “o Pai Nosso deve ser rezado antes das aulas nas escolas públicas do município” e que a fiscalização é responsabilidade da Secretaria de Educação.

Sobre a punição para quem não cumprir a lei o vereador disse que “a lei não prevê sanção nenhuma” e que “seria um absurdo se tivéssemos uma sanção porque a pessoa não quer orar o Pai Nosso”. O vereador completou falando da validade da lei: “…Não quer dizer que é obrigatório. Vivemos em um estado laico de direito. Se a pessoa quiser orar, ora. Se não quiser fica calada, pede licença, sai da sala na hora da oração”.

Indagado se a cidade não tem problemas que mereçam mais sua atenção Gurita foi categórico ao afirmar que criou “um comitê de combate à pedofilia, o conselho municipal de política sobre drogas, o fundo municipal do direito do dependente químico e a lei que proíbe fumar em espaço público” o vereador resumiu dizendo que só criou “coisas importantes para a cidade”.

Fonte: Gospel+

6 comentários:

  1. polemico mesmo, não sou a favor de cristão enveredar na vida politica. mas respeito. Essa lei desde que não tenha caracter obrigatorio até é boa, num mundo onde o conceito de Deus tem sido durante atacado nas escolas e faculdades!
    Basta agora esperar quanto tempo vai durar até os activistas da KGB Ateia irem contra ela.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Manuel.
    Eu, particularmente, não apóio esse tipo de coisa, sabe por quê? Se eu tenho que rezar o Pai Nosso, pois dessa forma é reza, eu tenho que abrir mão para que se reze a Ave Maria, que se reze algum ponto de macumba...e vai por aí a fora, pois tem que se respeitar as outras pessoas de outros seguimentos religiosos também. Creio que isso não vai muito adiante, mas veremos no que vai dar.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Desnessária, simplória, mas não faz mal e possivelmente, em torno do Pai Nosso que não é uma reza, nem para nós evangélicos, mas cujo modelo de oração, estabelecendo princípio para tal, deixamo-la quase que esquecida. Por exemplo alguém sabe de cór algum número de algum versículo do Pai Nosso? Não sabemos de cor. Sou professor e em uma das escolas públicas que leciono, espíritas, evangélicos e todos , antes das aulas , dão-se as mãos e recitam o Pai Nosso. Que mal Há? certamente nenhum. Tratou-se de uma iniciativa de alguém acatada naturalmente por todos.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Helvecio.
    Perdoe-me a sinceridade, mas eu discordo de você, pois se estão recitando o Pai Nosso não há mal nenhum em recitar a Ave Maria, e certamente, muitos não vão querer. No momento que isso vira lei nós estamos retrocedendo a Idade Média quando a Igreja Católica obrigava as pessoas seguir os seus ritos e credos, quem tal coisa não fizesse era taxado de herege. Realmente essa lei é desnecessária.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  5. Acho que os políticos evangélicos devem fazer para os outros aquilo que eles querem que os outros façam a eles (Mt 7.12).
    A gente odiaria ser obrigado a rezar uma "ave maria", ou a dançar a musiquinha do Michel Teló por imposição legal; seria horrível.
    Também não queremos ser amordaçados por leis pró-homossexualismo.
    O melhor é viver em um país democrático, onde todos podem expressar sua opinião com toda a liberdade.
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz Gustavo.
    Concordo plenamente com você, principalmente se tivéssemos que dançar a musiquinha do Michel Teló rs. Isso é uma lei absurda que só cria confusão e não edifica em nada o nome do Evangelho.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir