sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Não há mais Condenação


Por John Piper

Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Romanos 8.34

A grande conclusão do sofrimento e morte de Cristo é que, "Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1). Estar "em Cristo" significa estar em relacionamento com ele pela fé. Fé em Cristo nos une a ele de modo que sua morte se torna nossa morte e sua perfeição se torna nossa perfeição. Cristo se toma em nosso castigo (que não precisamos mais carregar) e nossa perfeição (que não conseguimos desempenhar).

A fé não é a base para a nossa aceitação por parte de Deus. Só Cristo o é. A fé nos une a Cristo de modo que a sua justiça é contada como sendo nossa,"... o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fossemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei ninguém será justificado" (Gl 2.16). Ser "justificado pela fé" e ser "justificado... em Cristo" (Gl 2.17) são termos paralelos. Estamos em Cristo pela fé, e, portanto, justificados.

Quando se faz a pergunta: "Quem nos condenará?" presume-se a resposta: ninguém! Então, se declara a base para isso:

"Cristo Jesus é quem morreu!" A morte de Cristo assegura nossa liberdade da condenação. É tão certo que não seremos condenados quanto é certo que Cristo tenha morrido. Não existe no tribunal de Deus nenhum risco duplo. Não seremos condenados duas vezes pela mesma ofensa. Cristo morreu uma vez por nossos pecados. Não seremos condenados por eles. A condenação se foi, não porque não existe mais, mas porque já aconteceu.

E a condenação do mundo? Essa não seria uma resposta à pergunta "Quem nos condenará"? Os cristãos não são condenados pelo mundo? Tem havido muitos mártires. A resposta é que ninguém pode nos condenar com sucesso. Podem ser feitas acusações, mas no final nenhuma acusação "cola". "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? E Deus quem os justifica" (Rm 8.33). É o mesmo quando a Bíblia pergunta: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" (Rm 8.35). A resposta não é que essas coisas não acontecem aos crentes. A resposta é: "Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Rm 8.37).

O mundo fará sua condenação. Poderá até colocar a espada contra nós. Mas sabemos que o mais alto tribunal já julgou em nosso favor. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.31). Com sucesso, ninguém. Se eles nos rejeitarem, ele nos aceita. Se eles nos odiarem, ele nos ama. Se eles nos meterem na prisão, ele liberta nosso espírito. Se eles nos afligirem, ele nos refina pelo fogo. Se nos matarem, ele faz disso um caminho ao paraíso. Eles não conseguem nos vencer. Cristo morreu. Cristo ressuscitou. Estamos vivos nele. E nele não há condenação. Fomos perdoados e somos justificados. E "o justo é intrépido como o leão" (Pv 28.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário