sexta-feira, 29 de maio de 2009

Arcebispo irlandês pede desculpas por abusos sexuais a menores


O arcebispo da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady, pediu desculpas e disse estar “envergonhado” pelos milhares de casos de abusos sexuais, físicos e psicológicos cometidos por religiosos em instituições do país durante quase 70 anos.


Brady emitiu um comunicado hoje em resposta à publicação de um relatório da Comissão sobre Abusos a Menores, realizada em 2000, para esclarecer denúncias de abusos ocorridos desde 1940, até meados da década de 80.


Um relatório governamental divulgado nesta quarta-feira (20) na Irlanda acusa padres de terem agredido e abusado sexualmente de milhares de crianças durante décadas em instituições católicas como orfanatos e escolas de ofícios.


A Comissão de Inquérito sobre Abuso Infantil foi estabelecida pelo governo em 2000. O resultado de sua investigação acusa sucessivas gerações de padres, freiras e irmãos de agredir, deixar à mingua e, em algum casos, abusar de crianças entre 1930 e 1990.


“Um clima de medo, criado por punições pervasivas, excessivas e arbitrárias permeava a maioria das instituições”, diz o relatório.


Catálogo vergonhoso


O relatório, disse o arcebispo, “documenta um catálogo vergonhoso de crueldade, abandono, abusos físicos, sexuais e emocionais”, que aconteceram em escolas públicas, orfanatos, centros para doentes mentais e em outras instituições, que, em sua maioria, eram administradas por sacerdotes e freiras católicas.


“O relatório ilumina um período obscuro do passado. A publicação deste extenso documento e análise é um passo bem-vindo e importante para estabelecer a verdade, para dar justiça às vítimas e para assegurar que um abuso como esse não volte a acontecer”, disse Brady.


O cardeal reconheceu o “grande dano e sofrimento” causado a “alguns dos menores e mais vulneráveis integrantes de nossa sociedade”, e acredita que estas revelações “ajudarão a curar a dor das vítimas”.

“A Igreja Católica continua decidida a fazer tudo o que for necessário para transformar a Igreja em um lugar seguro, alegre e provedor de vida para as crianças”, disse. “Sinto muito e estou envergonhado que menores tenham sofrido de maneiras tão horríveis nestas instituições”, acrescentou Brady.


Abusos


O relatório, de cinco volumes, trata de instituições que já foram fechadas.O Departamento de Educação também é criticado, por ter sido incompetente para impedir os abusos.


A comissão entrevistou 1.090 homens e mulheres que frequentaram 216 instituições entre orfanatos, hospitais e escolas. A divulgação do documento foi feita em um clima tenso, pois muitas das vítimas, algumas já idosas, estavam presentes.


O presidente da comissão, o juiz Sean Ryan, disse que, quando surgia uma denúncia de abusos, as autoridades transferiam os acusados para outra unidade, onde, “em muitos casos”, eles voltavam a cometer crimes.

A igreja local ainda não se pronunciou sobre o conteúdo do relatório.


Nas próximas semanas, será divulgado o conteúdo de uma outra investigação da comissão sobre abusos ocorridos entre 1975 e 2004 em várias paróquias da capital irlandesa, que já foi qualificado como “horroroso” pelo arcebispo da diocese de Dublin, Diarmud Martin.


Abusos "chocantes"


Milhares de vítimas prestaram depoimento à comissão, que surgiu depois que uma série televisiva revelou a escala dos abusos.


A jornalista Mary Raftery, que realizou os programas, disse que a extensão dos abusos era "profundamente chocante".


Segundo a jornalista, as crianças eram levadas para "casas de terror" e ficavam confinadas até completarem 16 anos.


"Elas saíam de lá completamente perturbadas e muitas deixaram o país em seguida", conta. "Elas sentiam que seu país as havia abandonado, assim como todo o resto, inclusive a religião."


O relatório propõe 21 formas de o governo se redimir dos erros cometidos no passado, incluindo a construção de um memorial, um serviço de acompanhamento psicológico para as vítimas, muitas já aos 50 anos, e a melhoria dos serviços de proteção à criança na Irlanda.


No mês que vem será divulgado um outro relatório sobre supostos abusos de padres católicos em paróquias perto de Dublin, capital da Irlanda.


http://www.overbo.com.br/portal/wp-login.php


Hoje pela manhã (7:30), quando eu estava vindo para a igreja ouvi no rádio do carro o Ricardo Boechat da Band News dizer que um dos líderes da Igreja Católica acha que o aborto é muito mais sério do que o que esses padres fizeram. Creio que esse líder católico deveria aprender com as nossas crianças aquela velha canção ensinada na Escola Bíblica Dominical: “Pecado, pecadinho, pecadão, isso não”! É brincadeira o que esse indivíduo teve a cara de pau de dizer

3 comentários:

  1. As palavras que me ofereceram ao visitarem o meu Blog, são instrumentos de Deus para o meu fortalecimento.

    agradeço a Deus por suas vidas.

    em relação ao pedido de desculpas e a declaração que vocês ouviram no rádio, só posso dizer uma coisa: sem comentário

    ResponderExcluir
  2. E ainda dizem que que a "igreja" tem a finalidade de cuidar das crianças. Que o Senhor nos livre desses padres podres.

    ResponderExcluir
  3. Olá Blogueros, depois do site de vídeos YouTube que revolucionou a internet no mundo todo, o

    site CristaoTube está se destacando, o primeiro site de vídeos cristão. Na verdade o site é

    uma mistura de Myspace com Youtube, sendo único, com um design totalmente inovador e

    estiloso.
    Visite: http://www.cristaotube.com.br

    Ele é o primeiro site de vídeos Cristão do Brasil, e melhor, nele você pode colocar músicas,

    clipes e ter o seu próprio Blog álem de ter acesso a notícias e matérias exclusivas.

    ResponderExcluir