sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O download celestial


Por Robson T. Fernandes

Quando eu tinha, sei lá, meus 13,14,15 anos detestava ler, e para fazer as provas de história e geografia tinha que “decorar” o assunto para não ser reprovado. No dia seguinte não lembrava de mais nada. Na hora de estudar eu ficava me torturando com a leitura, que eu detestava, e ficava desejando que alguém inventasse uma máquina de memorização em que se colocassem eletrodos na cabeça para transmitir o conhecimento enquanto eu dormisse, para não ter que ler. Eu queria que fosse mais ou menos como os downloads de hoje, em que se pluga um cabo no PC e toda a informação é transmitida.

O mesmo pensamento ocorre com alguns crentes que oram pedindo que Deus lhes aumente a fé, como se fosse um download celestial. Alguns pensam que é só orar e Deus vai mandar a fé pelo “sedex celestial”, como num passe de mágica, como se fossem dormir sem fé e acordassem edificados e fortalecidos com uma fé inabalável. Eles esquecem que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10:17). Eles esquecem, ou desconhecem, que a fé é aumentada e fortalecida mediante o aprofundamento nas Sagradas Escrituras. Quanto mais da Bíblia temos dentro de nós, mais a nossa fé é edificada e fortalecida. Quanto menos Bíblia menos fé.

Alguns têm orado pedindo que o Senhor lhes ajude em uma vida de santificação, mas esquecem que o próprio Jesus disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). Ou seja, a santificação progressiva só é exercida por meio do aprofundamento nas Sagradas Escrituras. Quanto mais da Bíblia temos dentro de nós, mais nossa santificação é aplicada e fortalecida. Quanto menos Bíblia menos santificação.

Não estou dizendo que a leitura e conhecimento da Escritura, por si só, sem a ação sobrenatural do Espírito Santo podem produzir isso. Não! Não estou propondo um método como Charles Finney fez, mas afirmando que o principal meio que Deus usa é a Sua Sagrada Palavra. Quer fé? Quer santificação? Busque o Espírito Santo por meio da Sagrada Escritura.

Quem não quiser estudar a Escritura com esmero e dedicação, mas apenas decorá-La para usar na hora da “prova”, experimentará no dia seguinte, após o término da prova, já não lembrar de mais nada. Infelizmente, parece que para alguns é uma tortura ter que estudar a Sagrada Escritura, um flagelo, um martírio. Sinceramente, eu não consigo entender como isso é possível, muito embora entenda que isso é real.

Enfim, não existe um outro caminho a não ser aquele que já foi estabelecido pelo próprio Deus. Quer um “Download Celestial”? Ele só será feito quando o PC de Deus, a Bíblia Sagrada, estiver conectada ao seu PC, mente e coração, por meio do Wi-Fi que Deus determinou, seus olhos e ouvidos.

Fonte: NAPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário