sábado, 23 de março de 2013

O plano de Deus em glorificar o seu nome


Por Mark Dever

Salmo 22: “Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações.”

Tenho certeza de que vocês conhecem o famoso versículo do Salmo 46: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Mas você sabe o resto dele? “Serei exaltado entre as nações.”

Este é o plano de Deus: fazer-se conhecido e fazer seu nome exaltado entre as nações. E no Salmo 86 há uma prévia do livro de Apocalipse. Versículo 8: “Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras. Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome. Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus!”

Como o Senhor diz em Malaquias: “Meu nome será grande entre as nações, desde o nascente do sol até ao poente; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Certo, isso é o que Deus disse que faria, e o que ele está fazendo, e o que irá fazer. Agora, a questão é: Como ele fez, faz e fará isso acontecer?

Se você quiser voltar a Gênesis, você tem Abrão no início no capítulo 12 e continua até o capítulo 49, e vê Jacó abençoando seus filhos antes de morrer e quando chega a Judá, você se lembra de sua famosa profecia em Gênesis 49:10. “O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de governante de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.” Claro que esse governante é o Leão de Judá, Jesus Cristo. É assim que Deus faria isso. Através de Jesus Cristo. E sabemos que esse Leão também é o Cordeiro. Conforme vemos no livro de Apocalipse. Isso é gloriosamente cumprido em Apocalipse 5:9, onde os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se ajoelham e cantam um cântico novo ao Cordeiro: “Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.” E aquela grande multidão aparece dois capítulos depois, no capítulo 7, verso 9. E João a descreve como uma “grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro.” E o que são essas pessoas compradas?

Você se lembra que quando Pedro confessou a Jesus como o Messias, o Cristo, Jesus prometeu que edificaria sua igreja, seu povo, sua assembleia, sobre Pedro, e sobre a confissão que ele havia feito. Em Mateus 16 e 18, ele dá sua própria autoridade a essa assembleia, essa igreja. E o que ele promete aos discípulos no final de Mateus, no capítulo 28? Que ele teria toda autoridade no céu e na terra, Jesus, e estaria com eles sempre até o fim dos tempos, e que eles deveriam ir e fazer discípulos de todas as nações. Então como Deus cumpriria seu plano de trazer glória a si mesmo entre todos os povos? Através de Cristo, e especificamente através da igreja de Jesus Cristo. Então não nos surpreendemos quando saímos dos evangelhos e vamos para Atos, e descobrimos que foi isso que os primeiros cristãos fizeram. Não é meramente uma história de evangelizar os perdidos, mas de congregar os convertidos. Foi isso que fizeram. Eles plantaram igrejas.

Novamente, isso não deveria nos surpreender. Este padrão de Deus trabalhar com um povo, é um padrão que já vimos no Antigo Testamento. É dessa maneira que Deus trabalha. Ele fez isso com Adão e Eva, ele fez com Abrão, e continuamos vendo isso. Em Levítico 20, o Senhor falou com seu povo no deserto através de Moisés: “Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos. Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.” Então, a obediência de Israel era em liderar as nações em glorificar do Deus Verdadeiro. Seu povo era o meio de trazer-lhe glória. Este tem sido o plano de Deus desde Gênesis até Apocalipse! Que seu nome seja glorificado através de seu povo.

Fonte: Blog Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário