quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Faça a Coisa Certa!


Por Lucas G. Freire

“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33).

Em uma época de incerteza e apostasia, com muitos desafios, a Igreja é chamada a voltar à Palavra de Deus, que contém Sua vontade revelada. A Igreja não é chamada à especulação sobre qual seja a vontade secreta do Criador e Mantenedor de todas as coisas. E também não é chamada a murmurar, caso Ele decida, para o nosso próprio bem, levantar toda sorte de tribulação, a fim de que nossa fé seja reforçada e, quando necessário, o Seu povo seja punido pela constante negligência.

Neste princípio o indivíduo que sofre tem sua perspectiva e esperança: faça a coisa certa! Neste princípio a igreja tem como olhar adiante e prosseguir: faça a coisa certa! Não é a toa que, ao cabo do culto cristão, ouvimos estas palavras: “Ide em paz para amar e servir a Deus”. Ir como? Em paz. A paz que somente o nosso único Consolo na vida e na morte pode dar. Para quê? Para amar e servir a Deus. O que é, assim, a coisa certa a fazer? Amar e servir ao Senhor. É por isto que esta frase é tão importante na liturgia: pois somos lembrados, após um encontro pactual com nosso Rei e Senhor, de que devemos nos firmar nEle, e não em nosso próprio esforço.

A coisa certa a fazer é aquilo que Ele requer de nós em Sua palavra. O Espírito Santo auxilia e fortalece a Igreja para amar e servir a Deus. Embora por nenhum momento consigamos agradar completamente ao nosso Senhor, o Espírito Santo também nos consola, lembrando que foi Cristo que cumpriu toda a Lei em nosso lugar, e que sofreu toda a punição da desobediência em nosso lugar.

“É necessário sempre basear-se nisto, a saber, que devemos ter a glória de Deus em muito mais alta estima que a nossa vida, e que devemos sempre preferir mil mortes a violar um simples mandamento de Deus” (Pierre Viret, Instruction Chretienne. Lausanne: L’Age d’Homme, 2008, p.28).

Portanto, na hora do desafio, não existe dilema ou especulação. Existe a coisa certa a fazer, e é somente ela que deve ser feita. E podemos fazê-la com confiança, independente das consequências que possam nos parecer negativas, pois podemos ter firmeza nas promessas de Deus reveladas na Sua palavra e aplicadas ao nosso coração pelo Seu Espírito.

Que Ele mais uma vez nos ajude a prosseguir.

Amém.

2 comentários:

  1. motivos para pensar! o certo nem sempre nos causará uma satisfação , porém se é o que agrada ao Pai, então, façamos!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Músicos e Cia.
    Muitas vezes somos tentados a fazer a coisa errada, por isso é necessário vigilância, pois o que está em jogo é o nome do nosso Deus e não o nosso. Se fizermos a coisa certa, geralmente ninguém diz nada, mas se fizermos o que é errado logo aparece alguém para nos lembrar que somos crentes. Por isso devemos vigiar.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir