domingo, 8 de maio de 2011

O encontro com Nicodemos


Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver
o Reino de Deus, se não nascer de novo" - João 3.3


Por John Stott

Nicodemos é um extraordinário exemplo de alguém que busca sinceramente pela verdade. Ah, se tivéssemos mais Nicodemos no mundo hoje — homens e mulheres preparados para deixar de lado a apatia, o preconceito, o medo e buscar a verdade com espírito honesto e humilde! "Busquem, e encontrarão", prometeu Jesus (Mt 7.7).

Jesus deve ter impressionado Nicodemos ao dizer-lhe que deveria nascer de novo. O que ele quis dizer? Obviamente ele não estava se referindo a um segundo nascimento físico ou a um ato de auto-reforma. Nem pode ter se referido ao batismo cristão, uma vez que ele só seria instituído depois da ressurreição. Por certo o batismo é o sinal ou sacramento do novo nascimento, mas não devemos confundir o sinal externo com a coisa interna que ele representa. O batismo é uma dramatização pública visível do novo nascimento, que é uma obra invisível e secreta de Deus, por meio da qual ele nos dá uma nova vida, um novo começo.

Além disso, (Jesus disse) devemos nascer de novo. Sem o novo nascimento, não podemos nem ver o reino de Deus nem entrar nele. Nicodemos era religioso, um homem de princípios, educado, respeitável e cortês. Ele até acreditava na origem divina de Jesus. Mas tudo isso não era suficiente. Ele ainda precisava nascer de novo.

Então, como esse novo nascimento acontece? De determinado ponto de vista, ele é inteiramente obra de Deus. Ninguém jamais deu à luz a si mesmo. Assim, o novo nascimento é um nascimento "do alto", um nascimento "do Espírito Santo". De nossa parte, no entanto, temos de nos arrepender e crer. Nicodemos não poderia evitar o batismo de arrependimento de João. Foi isso, com certeza, que Jesus quis dizer com ser "nascido da água". Ele deveria então crer, colocando sua confiança em Jesus, o Messias, que era o Salvador de que necessitava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário