quarta-feira, 1 de junho de 2022

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR - Lucas 11.1-4

Por Pr. Silas Figueira

Texto base: Lucas 11.1-4

INTRODUÇÃO

O texto que lemos nos mostra Jesus mais uma vez em oração. Após Jesus terminar de orar, um de seus discípulos lhe pede para que os ensine a orar assim como João Batista ensinou os seus discípulos. Costumamos pensar em João Batista como profeta e mártir, mas os discípulos de Jesus lembravam-se dele como homem de oração [1]. Apesar de João ser cheio do Espírito Santo desde o ventre, ele foi um homem que se mostrou na dependência de Deus através de sua vida de oração.

Alguém falou que “a oração é o fôlego da alma”. Assim como João ensinou os seus discípulos a respeito da oração o Senhor Jesus também ensinou aos seus discípulos. Jesus não só ensinou a respeito da oração como Ele também foi um homem de oração. Lucas falou mais sobre oração do que qualquer outro evangelista. Por descrever Jesus como o Homem perfeito, é o Evangelho que enfatiza a vida de oração de Jesus (3.21; 5.15-17; 6.12,13; 9.18,28; 11.1; 22.31,32; 22.39,40; 23.34). Sete destas orações de Jesus constam somente em Lucas e mostram Jesus orando antes de cada grande crise de sua vida. Somente este Evangelho registra que Jesus orou por Pedro (22.31,32). Jesus orou por seus inimigos (23.34) e por si mesmo (22.41,42). Os discípulos aprenderam a orar com Jesus, e a igreja primitiva aprendeu a orar com os discípulos [2].

Diante do pedido desse discípulo Jesus então lhes dá um modelo de oração. A oração aqui registrada tem um paralelo com Mt 6.9-13, onde no Sermão do Monte o Senhor lhes fala como os seus discípulos deveriam orar. Leon Morris diz que Jesus ensinou sobre esse modelo de oração mais de uma vez [3]. Em Mateus Jesus estava no início de seu ministério, aqui em Lucas Ele está a caminho de Jerusalém para ser crucificado. A oração registrada em Lucas é mais breve do que a incluída no Sermão do Monte, mas a centralidade de Seu ensino é o mesmo.

Vejamos o que esse texto tem a nos ensinar.

1 – A ORAÇÃO É PRIORIDADE DA VIDA DO CRENTE (Lc 11.1).

Lucas registra aqui nesse texto que estando Jesus a orar... isso despertou nos discípulos o desejo não só de orar, mas de orar de maneira certa. A orar não como os fariseus oravam, mas orar como Jesus orava. A ideia que temos é que os discípulos viam como o fariseus oravam, depois viram como João Batista orava e por fim, como Jesus orava. A oração que ouviram de Jesus era radicalmente diferente das tradicionais orações que estavam acostumados a ouvir nas sinagogas pelos escribas, fariseus e rabinos.

Jesus viveu uma vida intensa de oração. Orou antes de tomar grandes decisões em seu ministério. Orou na hora da tentação. Orou na hora mais amarga do Getsêmani. Orou suspenso na cruz. Orou às madrugadas. Passou noites inteiras em oração. Ensinou-nos a orar sempre e nunca esmorecer. Jesus ainda continua intercedendo pelas suas ovelhas junto ao trono da graça [4]. Se Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus, dependeu da oração “nos dias da carne” (Hb 5.7), nós dependemos muito mais! A oração eficaz é a provisão para todas as necessidades e a solução para todos os problemas [5].

Com isso em mente, podemos destacar duas coisas aqui:

1º - Existe o jeito certo de orar. Ensina-nos a orar... Jesus no Sermão do Monte disse para os seus discípulos: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” (Mt 6.7). Para sermos ouvido por Deus não precisamos falar muito, mas no falar de forma correta. É orar segundo a Sua vontade e não segundo a nossa vontade, como nos fala João em sua primeira carta: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5.14).

A questão é: se existe um jeito certo de orar e esse jeito é segundo a vontade de Deus, como eu posso saber qual é a vontade de Deus? A Sua vontade está revelada em Sua Palavra. E com certeza nós oramos de acordo com a sua vontade, quando oramos de acordo com o padrão de oração que Ele nos deu. Muitos estão errando quando oram porque não oram segundo as Escrituras, mas segundo as suas vontades. Tiago em sua carta diz: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3). Por isso, antes de oramos “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mt 6.11), devemos orar “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10).

2º - A oração é prioridade na vida do crente (Lc 11.1). Observe que em meio a tantos milagres, tantos prodígios, autoridade sobre os demônios, autoridade no ensino... os discípulos pedem que o Senhor lhes ensinasse a orar. Isso nos mostra que a autoridade do crente vem mediante uma vida de oração e não de ação. Isso nos ensina que devemos orar para agir e não agir para orar.

Eles não pedem: “ensina-nos a pregar”, mas, “ensina-nos a orar”. Jesus deixou o exemplo de orar antes de tomarmos qualquer decisão. Antes de darmos o primeiro passo. Isso devemos observar e colocar como prioridade em nossas vidas também. A oração é mais do que meramente um dever ocasional; é um modo de vida.

Talvez você diga que não é uma pessoa de oração, ou pelo menos como dizem que devemos ser. Vou lhe dar um exemplo de uma pessoa que era um excelente escritor, excelente crente, mas um homem modesto na sua vida devocional. Esse homem era C. S. Lewis. Ele gostava de dizer: “Não sou como os místicos, aqueles que sobem a montanha para orar. Sou alguém que está no sopé da montanha. Eu não estou muito alto, nem lá embaixo. Vivo no meio da montanha, como um cristão normal” [6]. Ou seja, se você não pode ser um Moisés no alto do monte Sinai recebendo as tábuas da lei, seja pelo menos como Josué que acompanha Moisés (Êx 24.13).

2 – UM MODELO DE ORAÇÃO – PRIORIDADE NA VONTADE DE DEUS (Lc 11.2).

Os discípulos não haviam solicitado que Jesus lhes ensinasse uma oração para recitar, mas como orar. Jesus respondeu dando-lhes uma oração que, infelizmente, no decorrer dos anos passou a ser recitada e até mesmo cantada. Entre os católicos este modelo de oração que Jesus ensinou é chamada de “Oração do Pai Nosso”. No entanto, Jesus alertou contra a repetição sem sentido na oração (Mt 6.7). Jesus não teria dado aos Seus seguidores uma oração para recitar mecanicamente. Também não há qualquer registro no Novo Testamento de ninguém posteriormente recitando esta oração. Longe de ser apenas mais um ritual de oração, esta oração é um esqueleto ou estrutura para toda a oração.

No entanto, é bom lembrarmos que o conteúdo dessa oração é um tesouro de lições espirituais. Por isso, expô-las em uma mensagem é algo impossível. Esta oração modelo sobre a qual muitos livros já foram escritos não admite ser considerada adequadamente em apenas uma mensagem.    

O que podemos aprender com este modelo de oração dado por Jesus?

1º - A oração deve ser uma prática diária (Lc 11.2a). Jesus não disse: “Se orardes”, mas “Quando orardes”. Ele pressupõe que seus discípulos vão orar. A oração é uma necessidade vital na vida espiritual [7]. Há momentos em nossas vidas que a oração é tudo que nos resta. A oração não nos impede de agir, mas há certos momentos que já não temos mais nada a fazer a não ser orar. E é nessa hora que a nossa fé é colocada à prova.

2º - A oração revela nossa intimidade com o Pai (Lc 11.2b). “Pai nosso...” Jesus começa com o simples trato: Pai, o que corresponde ao aramaico abba, o modo de uma criança se dirigir ao seu pai humano. Jesus ensinou Seus seguidores a pensarem em Deus como sendo Pai deles (que aprenderam a lição é visto em Rm 8.15; G1 4.6) [8].

Abba era muitas vezes uma das primeiras palavras que uma criança aprendia a dizer. Jesus enfatiza que a oração envolve intimidade com Deus. Os crentes têm o privilégio de entrar na presença do Criador e Rei soberano do universo e se dirigindo a ele em termos íntimos. Dirigindo-se a Deus como Pai, isso mostra que os crentes vivem em família eterna com Deus. Embora sejamos pecadores (1Jo 1.8), o Senhor não deixa Suas amadas crianças a quem Ele concedeu a vida eterna (Jo 3.15,16,36).

Pai nosso – devemos entender que Ele é pessoal. Há, no entanto, um problema. Conforme João explica, somente aqueles que recebem Jesus e creem em seu nome, têm o direito de se referir a Ele como “Pai nosso” (Jo 1.12). Na verdade, Jesus deixou claro que havia apenas dois tipos de pessoas no mundo: aqueles que se referiam a Satanás como “nosso pai”, e aqueles que chamavam a Deus de “Pai nosso” (Jo 8.44-47). Não há outras opções [8].

3º - A oração revela a grandeza de Deus (Lc 11.2c). “Que estás nos céus”. Ele não é somente bom, Ele também é grande. As palavras “nos céus” indicam não tanto o lugar de sua habitação, mas também sua autoridade e o poder que tem na qualidade de criador e governador de todas as coisas. Assim ele combina amor paternal com poder celestial; e o que o seu amor ordena, o seu poder é capaz de realizar [9].

4º - A oração revela a santidade de Deus (Lc 11.2d). “Santificado seja o teu nome”. Santificado quer dizer “tornado santo”, “reverenciado”. O nome na antiguidade significava muito mais do que significa para nós. Resumia a totalidade do caráter de uma pessoa, tudo quanto era conhecido ou revelado acerca dela [10].

Santificado quer dizer venerado ou honrado, considerado santo. Está em foco a honra de Deus entre os homens e entre os seres angelicais. Veja por exemplo Isaías 6.1-5.

Na presença de Deus Todo-Poderoso, Isaías ficou completamente cônscio das suas imperfeições. A pessoa, o poder e a pureza do Santo o tornaram inteiramente ciente da sua própria corrupção. É na pureza intensa e brilhante da pessoa de Deus que as nossas fraquezas e imperfeições aparecem da pior maneira possível. Quanto mais nos aproximamos dele, tanto mais claramente sentimos os nossos próprios pecados. E é somente assim que descobriremos quanto necessitamos de nos purificar das nossas imperfeições [11].

O Nome significa tudo quanto está envolvido na Pessoa de Deus, tudo quanto nos foi revelado a Seu respeito. Por isso que o Senhor se revelou aos filhos de Israel sob diversos nomes. Ele usou certos vocábulos para indicar a sua pessoa (El ou Elohim), que apontam para o seu poder, para sua força.

O Nome – o nome de Deus – significa o título, a pessoa, o poder, a autoridade, o caráter e a própria reputação de Deus. Entenda uma coisa, tão grande era o respeito do antigo povo hebreu pelo nome de Deus que nem mesmo ousavam pronunciá-lo nem tentavam pô-lo em língua humana. Era representado pelas letras Y H W H. Mais tarde, foram aumentadas para YAWEH, que em nossas traduções é SENHOR.

O nome YAWEH quer dizer “Auto Existente”. No Antigo Testamento, o Senhor se descreveu a Si mesmo através do seu nome: Yahweh-jireh – o Senhor proverá; Yahweh-rapha – o Senhor cura; Yahweh-nissi – o Senhor é a nossa bandeira; Yahweh-shalom – o Senhor é a nossa paz; Yahweh-ra-ah – o Senhor é o nosso pastor; Yahweh-tsidkenu – o Senhor é a nossa justiça; e ainda Yahweh-shammah – o Senhor está presente. Ao lermos a antigo Testamento no original, vemos que todos esses nomes de Deus foram usados com certa frequência [12].

5º - A oração desperta o desejo do reino de Deus na terra (Lc 11.2e). “Venha o teu reino”. Desde que o homem pecou tem havido um grande número de impérios e nações ao longo da história humana, mas espiritualmente há apenas dois reinos: o reino de Deus e o reino de Satanás (cf. Cl 1.13). Todos os reinos deste mundo atualmente fazem parte do domínio das trevas de Satanás. Desde a queda a raça humana está em rebelião contra Deus. A maioria das pessoas, desde a infância, acreditam erroneamente que eles podem definir o rumo para suas vidas, determinar seu próprio destino, decidir o seu próprio futuro, e traçar seu próprio curso da vida. Agem como se o Senhor não reinasse. Como se Ele nada visse. Ledo engano.

Foi exatamente o Reino de Deus que o Senhor Jesus veio implantar na terra, não de forma literal, mas no coração dos seus discípulos. A Igreja Católica a interpreta fazendo da Igreja Romana um reino particular. Jesus em momento algum veio para inaugurar uma instituição religiosa. Longe disso.

Veja o que o Senhor Jesus falou para os fariseus sobre a vinda do Reino de Deus:

“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.20,21 – ARA).

Quando o Jesus veio a este mundo Ele veio para inaugurar este Reino, que é o Evangelho sendo amplamente espalhado em toda a terra. É este Reino sendo instalado dentro dos corações das pessoas; gente que antes era serva de Satanás, mas agora convertidas ao Senhor. Como disse Paulo aos Colossenses 1.13,14: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”.

E podemos ir um pouco além. Quando eu oro “venha o teu Reino”, estou desejoso de renunciar ao governo da minha própria vontade, abstenho-me de tomar as minhas próprias decisões, a fim de permitir que o Senhor, pelo Seu Espírito decida o que eu deva fazer.

É o Senhor reinando de forma plena no meio da Sua Igreja.

6º - A oração nos dá maturidade em nossos desejos (Lc 11.2f). “Seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu”. Alguém disse bem que o propósito da oração não é garantir que a vontade do homem seja feita no céu, mas sim que a vontade de Deus seja feita aqui na Terra. Orar não é dizer o que desejamos e depois desfrutar disso egoisticamente. Orar é pedir que Deus nos use para realizar aquilo que Ele deseja, de modo que seu nome seja glorificado, seu reino seja expandido e fortalecido e sua vontade seja feita [13].

Quando eu oro dizendo para Deus que seja feita a Sua vontade tanto na terra quanto no céu, eu estou abrindo mão da minha vontade em detrimento da dEle. Ou seja, a minha vontade não prevalece, mas a do Pai, e esta é, pura, perfeita e agradável (Rm12.2).

E temos como exemplo o próprio Senhor Jesus que disse que veio ao mundo não para fazer a Sua vontade, mas a vontade do Pai (Jo 6.38): “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”.

Mas sozinhos não conseguimos colocar em prática o que o Senhor deseja de nós. Não podemos viver um Evangelho só de palavras, mas, acima de tudo, de ação. Por isso que no final do Sermão do Monte o Senhor Jesus disse para os seus discípulos: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21 – ARA).

Por isso que o apóstolo Paulo em Filipenses 2.13: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.

Como disse John Stott: “Na contracultura cristã nossa prioridade máxima não está no nosso nome, no nosso reino ou na nossa vontade, mas em Deus” [14].

3 – UM MODELO DE ORAÇÃO – APRESENTANDO OS NOSSOS PEDIDOS (Lc 11.3,4).

Uma vez que estamos firmes em nosso relacionamento com Deus e em sua vontade, é possível apresentar nossos pedidos (Lc 11.3,4). Podemos pedir-lhe que supra nossas necessidades (não nossa ganância!) no dia de hoje, que nos perdoe pelo que fizemos ontem e que nos dirija para o futuro. Esses três pedidos abrangem todas as nossas necessidades: provisão material e física, perfeição moral e espiritual e proteção e orientação. Se orarmos dessa maneira, teremos certeza de orar dentro da vontade Deus [15].

1º - Provisão material e física (Lc 11.3). “Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano”. Devemos pedir que Deus supra nossas necessidades diárias, e não nossa ganância insaciável [16]. Aqui “pão” indica tudo o que é necessário para o sustento da vida física [17]. Podemos dizer que a substância deste pedido, pão, abrange todos os requisitos temporais básicas da vida, como a alimentação, habitação, vestuário, cuidados de saúde, e talvez até mesmo governo que oferece paz e ordem na sociedade (cf. Rm 13.1-4).

Leon Morris destaca que o presente continuo, “continua dando” e o de dia em dia tornam claro que devemos confiar em Deus constantemente, e não pedir suprimentos por um período longo e então esquecer-nos dEle [18]. Esse alerta tem base no que está escrito em Dt 8.10-17 conf. Ap 3.17-19.

2º - Perfeição moral (Lc 11.4a). “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve”. Aqui, diferentemente de Mateus, o Senhor diz que devemos pedir perdão pelos nossos pecados, enquanto que em Mateus o Senhor ensina a pedir perdão pelas nossas dívidas.

Este pedido vai além da necessidade de coisas que sustentam a vida física para a necessidade muito mais significativa, para o que proporciona vida espiritual. O perdão dos pecados é a maior necessidade de cada pessoa (Lc 5.17-20), uma vez que os pecados perdoados nos dá a garantia de que não passaremos pelo julgamento divino e que alcançamos a vida eterna (Rm 8.1).

Leon Morris diz que o Novo Testamento deixa claro que o perdão brota da graça de Deus e não de qualquer mérito humano. Pelo contrário, o pensamento avança do menor para o maior: visto que até mesmo homens pecaminosos como nós podem perdoar, podemos aproximar-nos confiantemente de um Deus misericordioso [19].

3º - Proteção espiritual (Lc 11.4b). “E não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal”. A primeira vista, este pedido parece intrigante. Esta palavra, fora do contexto da Escrituras, dá a entender que Deus às vezes faz com que um homem seja tentado, no entanto, Tiago 1.13 nos assegura que Ele nunca faz assim (Tg 1.13). Pelo contrário, Jesus está encorajando a fugir da tentação (cf. 1Co 6.18; 10.14; 1Tm 6.11; 2Tm 2.22). O cristão reconhece sua fraqueza, reconhecendo a facilidade com que cede diante das tentações do mundo, da carne e do diabo. Portanto ele ora para que seja liberto de todas elas.

Devemos reconhece com humildade que somos fracos. Reconhecer que o mundo é mal, caído e, inevitavelmente, é um ambiente hostil e perigoso. Nós enfrentamos perigos físicos, perigos mentais e intelectuais e perigos espirituais. O apóstolo Paulo nos lembra muito bem em Ef 6.1-18 que estamos em guerra. Que o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19). Por isso devemos pedir proteção moral e espiritual, rogando ao Pai que nos livre das ciladas do diabo, do laço do passarinheiro e dos ardis da tentação do maligno [20].  

CONCLUSÃO

Vemos nesse texto que a prática da oração nos leva a ter consciência da nossa total dependência de Deus. Que a oração correta nos leva a termos também consciência dos nossos pecados e que precisamos da misericórdia de Deus para alcançarmos o Seu perdão.

Vemos que os discípulos estavam interessados em aprender a orar e não em aprender a pregar ou a operar milagres. A vida devocional de Jesus despertou nos seus discípulos esse mesmo interesse. Vimos também que a oração dada por Jesus nos mostra como devemos orar, orar de forma coerente e de acordo com a Sua vontade.

Que possamos seguir os passos de Jesus e aprendermos a orar como convém, para que em tempo oportuno sejamos ouvidos.

Pense nisso!   

Bibliografia:

1 – Wiersbe, Warren W. Lucas, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 278.

2 – Lopes, Hernandes Dias. Lucas, Jesus o homem perfeito, Editora Hagnos, São Paulo, SP, 2017, p. 23.

3 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p. 182.

4 – Lopes, Hernandes Dias, Casimiro, Arival Dias. Aprendendo a Orar Com Quem Ora, Ed. United Press, São Paulo, SP, 2015, p. 7.

5 – Wiersbe, Warren W. Lucas, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 278.

6 – Ferreira, Franklin. Servos de Deus, espiritualidade e teologia na História da Igreja, Ed. FIEL, São José dos Campos, SP, 2013, p. 401.  

7 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p. 183.

8 – Hanegraaff, Hank. A Oração de Jesus. Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2002; p. 42.

9 – Sttot, John. A Mensagem do Sermão do Monte. Editora ABU, São Paulo, SP, 1986: p. 149.

10 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p. 183.

11 – Keller, W. Phillip. Orando Diariamente o Pai-Nosso. Editora Vida, São Paulo, SP; p. 67.

12 – Lloyd-Jones, D. Martyn. Estudos no Sermão do Monte. Editora Fiel, São Paulo, SP, 1984: p. 345.

13 – Wiersbe, Warren W. Lucas, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 279.

14 – Sttot, John. A Mensagem do Sermão do Monte. Editora ABU, São Paulo, SP, 1986: p. 152.

15 – Wiersbe, Warren W. Lucas, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 279.

16 – Lopes, Hernandes Dias. Lucas, Jesus o homem perfeito, Editora Hagnos, São Paulo, SP, 2017, p. 355.

17 – Hendriksen, William. Lucas, vol. 2, São Paulo, SP, Ed. Cultura Cristã, 2003, p. 111.

18 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p. 183.

19 – Ibidem, p. 184.

20 – Lopes, Hernandes Dias. Lucas, Jesus o homem perfeito, Editora Hagnos, São Paulo, SP, 2017, p. 355.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário