domingo, 20 de junho de 2021

A LIBERTAÇÃO DO ENDEMONINHADO GADARENO

Por Pr. Silas Figueira

Texto base: Lucas 8.26-39

INTRODUÇÃO

Depois do incidente no mar da Galileia, quando os discípulos veem o poder de Jesus sobre a natureza, agora eles chegam a região dos gadarenos, a região a leste do lago, frente à Galileia. Esta região era conhecida como Decápolis (Dez cidades) e era uma região amplamente gentia [1]. Este é o primeiro incidente trans-galileu registrado por Lucas. Ele registra a jornada de Jesus de um mar agitado para um homem agitado. Humanamente falando, ambos eram indomáveis, mas Jesus subjugou a ambos [2].

Quando Jesus aportou neste território, veio ao seu encontro um endemoninhado. O infeliz não usava roupas, e vivia entre os sepulcros. O homem era violento. Já tinha sido preso com cadeias e grilhões (isto é, algemas para as mãos e os pés). Mas ele tudo despedaçava, o que demonstra sua grande força. Quando Jesus mandou o demônio sair dele, gritou e passou a uma resposta semelhante à do endemoninhado em Lc 4.34, só que Jesus agora é saudado como Filho do Deus Altíssimo ao invés de “o Santo de Deus” [3].

É interessante observarmos que no primeiro relato, os discípulos perguntam: “Quem é este?” que acalma as tempestades (Lc 8.25) e na sequência vem a resposta de um endemoninhado no território gentio: “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?”. Como disse Tiago: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem” (Tg 2.19), mas a fé dos demônios não é salvadora. Jesus não veio ao mundo para salvar Satanás e seus demônios.

Embora, Alziro Zarur - fundador da Legião da Boa Vontade fez uma poema com o título: POEMA AO IRMÃO SATANÁS (vejamos parte dele):

- Se Deus sempre é perfeito no que faz, E nada do que fez ao mal destina, Por que odiarmos nós a Satanás, Se ele, também, é criação divina?

- E, se Jesus nos veio esclarecer Que amássemos até “ao inimigo”, Por que não transformar num bom amigo A Satanás, em vez de o combater?

- Amigos meus, oremos por Satã, Amemo-lo de todo o coração, E respondamos sempre com perdão Aos males que nos faça, hoje e amanhã.

[...] - Por mim, com honra, eu amo Satanás, Meu pobre irmão perdido nos infernos, Com este amor dos sentimentos ternos, Para que ele, também, receba a paz.

Alziro Zarur era na verdade um prisioneiro de Satanás, por isso não o via como na verdade ele é, um inimigo de Deus e do Seu povo. Veja o que Jesus falou a seu respeito: “Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (Jo 8.44).

Satanás, ainda hoje, aprisiona as pessoas com suas mentiras de várias maneiras. E uma das formas que mais tem levado as pessoas cativas é através da falsa religião. Quantas pessoas estão cativas de Satanás mediante Tabuleiro ouija ou tábua ouija (Foi criado para ser usado como método de necromancia ou comunicação com espíritos). Muitos estão obcecados com o ocultismo, bruxaria, astrologia, espiritismo, cartomancia, leitura da palma da mão, videntes que supostamente preveem o futuro; a aberta adoração do diabo está cada vez mais popular hoje. Nós não podemos superestimá-lo e nem tão pouco subestimá-lo. Como disse o apóstolo Paulo: “para que não sejamos vencidos por Satanás; porque não ignoramos os seus ardis” (2Co 2.10,11).

Ao olharmos para esse texto nós nos deparamos com três forças diferentes em ação: Satanás, a sociedade e o Salvador. Essas mesmas forças continuam operando em nosso mundo, tentando controlar a vida das pessoas [4].

1 – COMO SATANÁS ATUAVA NA VIDA DESSE HOMEM (Lc 8.27-30).

A descrição do endemoninhado gadareno é uma descrição da desgraça e da brutalidade do pecado [5]. Satanás potencializou na vida desse homem as obras da carne (Gl 5.19-21) e o transformou em uma besta-fera.

A descrição que nos é apresentada deste homem possesso é lamentável. Vejamos:

1º - Este homem estava possesso a muito tempo e por muitos demônios (Lc 8.27,29b,30). A muito tempo que o diabo vinha oprimindo este homem. A possessão demoníaca não é um mito, mas uma triste realidade. A possessão não é apenas uma doença mental ou epilepsia. Ainda hoje milhares de pessoas vivem no cabresto de Satanás [6].

O texto nos diz que dentro dele havia uma legião de demônios (Lc 8.30). Legião não era o seu nome, mas significava que havia nele muitos demônios (Lc 8.30). Legião era uma corporação de 6 mil soldados romanos. Nada infundia tanto medo e terror como uma legião romana. Era um exército de invasão, crueldade e destruição. A legião romana era composta por infantaria e cavalaria. Numa legião havia flecheiros, estrategistas, combatentes, incendiários e aqueles que lutavam com espadas. Por onde uma legião passava, deixava um rastro de destruição e morte. Uma legião romana era irresistível. Aonde ela chegava, cidades eram assaltadas, dominadas, e seus habitantes eram arrastados como súditos e escravos. Uma legião era a mais poderosa máquina de guerra conhecida nos tempos antigos. As legiões romanas formavam o braço forte com o qual Roma havia subjugado o mundo. Assim era o poder diabólico que dominava aquele pobre ser humano. Havia um poder de destruição descomunal dentro dele, transformando sua vida num verdadeiro inferno [7].

Esse homem não estava no controle de si mesmo. Suas palavras e suas atitudes eram determinadas pelos espíritos imundos que estavam dentro dele (8.29). Ele era um capacho de Satanás, um cavalo dos demônios, um joguete nas mãos de espíritos assassinos. Não sei se você sabe, mas o médium na umbanda é chamada de cavalo, ou seja, alguém dominado.  

2º - Este homem havia perdido o pudor (Lc 8.27,29). Os espíritos que atuavam nele eram espíritos imundos. Este homem era a personificação ambulante do paganismo [8].

O texto de nos diz que este homem havia perdido o pudor. Ele andava nu. Ele havia perdido o senso de dignidade humana. A sociedade atual vive esse estado de descompostura. A ação de Satanás na sociedade é vista em vários seguimentos. Está nas novelas, nos filmes – dificilmente você não vê um filme que não aborda o homossexualismo, lesbianismo, adultério – até em filmes de super-heróis isso virou moda. Em determinados protestos políticos sempre há vandalismo e nudismo. Ainda hoje, vivemos numa cultura saturada pela influência dos demônios, uma cultura que se esforça para deixar as pessoas nuas. Nada escapa a ação de Satanás. Como já falamos, ele potencializa as obras da carne.   

3º - Este homem perdera o referencial de lar (Lc 8.27). Este pobre homem possesso perdeu o referencial de lar e passou a habitar nos sepulcros. A moradia dele era entre os mortos. Entre aqueles que nada tinham a lhe oferecer. Na verdade ele não só perdera o referencial de lar, como também perdera o referencial de vida. A vida e a morte para ele era a mesma coisa.

Uma das instituições que mais têm sido atacadas nos dias de hoje é a família. Satanás tem feito de tudo para deixa-la sem um referencial de lar. A família está sob ataque massivo do inferno. O referencial de família que encontramos em Efésios 5.22-33, 6.1-4 que nos fala do respeito entre os cônjuges e entre pais e filhos tem sido alvo de chacota. Ter uma família dentro dos princípios bíblicos hoje depende de um esforço hercúleo, pois Satanás tem feito de tudo para destruir esse modelo judaico-cristão.    

4º - Este homem tinha uma força sobre-humana (Lc 8.29). As forças malignas que o dominavam lhe davam uma força sobre-humana, ninguém conseguia dominá-lo. Isso nos faz lembrar que quando o Espírito Santo vinha sobre Sansão ele passava a ter uma força sobre-humana também. Aqui vemos Satanás imitando a ação de Deus. Sansão tinha o Espírito Santo, este homem tinha uma legião de demônios.  

5º - Este homem possesso sabia quem era Jesus (Lc 8.28). Uma das coisas que evidenciam uma pessoa possuída por demônios é a capacidade de falar a respeito da vida das pessoas. Fala do passado, do presente, mas não pode prever o futuro, pelo menos não a de um cristão, pois o futuro do cristão a Deus pertence.

Observe que imediatamente eles identificaram a pessoa de Jesus. Eles creem em Deus e conhecem qual futuro lhes reserva, mas fazem de tudo para que as pessoas descreiam tanto deles como de Jesus. Os demônios têm mais fé que os teólogos liberais.   

6º - Este homem se automutilava – “E ferindo-se com pedras” (Mc 5.5). Satanás faz de tudo para destruir o ser humano. Aqui em Marcos nos diz que ele se feria com pedras. Hoje nós vemos as pessoas se automutilando com vícios dos mais diversos. Até com o que aparentemente é bom, que é o alimento. Quantas pessoas se destruindo através da obesidade mórbida; comendo e bebendo comidas que não são saudáveis, fazendo isso regularmente.

Vivemos em uma sociedade viciada em quase tudo. Gente que precisa de ajuda psicológica e espiritual para se livrar dos vícios.

7º - Este homem era perigoso (Mt 8.28). É interessante observarmos que Mateus não nos fala de um possesso, mas de dois possessos, no entanto, Marcos e Lucas enfatizam somente um. Mateus nos fala do quanto esses homens eram perigosos. Causavam medo a população. Mateus diz que “tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho”.

A violência que vemos hoje não passa da ação de Satanás na vida das pessoas. Pessoas dominadas por demônios causando terror a população. Famílias dominadas por pessoas com a mente cativa às forças do mal. Não são raros os casos de crianças sendo mortas ou mutiladas por familiares. Sofrendo nas mãos daqueles que deveriam ser os seus defensores, no entanto, são seus piores inimigos. O ódio tem dominado o coração das pessoas.

2 – COMO A SOCIEDADE ATUAVA NA VIDA DESSE HOMEM (Lc 8.27,29).

Devido ao grau de periculosidade desse homem possesso a sociedade teve que tomar algumas atitudes para tentar freá-lo.

1º - O tirou do convívio social e familiar (Lc 8.27,29). Não havia como conviver com uma pessoa assim. Os familiares sofriam, a sociedade sofria e ele mesmo era uma vítima do diabo. Observe que este homem vivia nos sepulcros, ele vivia entre os mortos e não entre os vivos.

Ele, para a sociedade e para os seus familiares, era um caso perdido. Não havia nada que pudessem fazer para controla-lo. Creio que a maioria das pessoas que hoje vivem nas ruas ou nos manicômios são pessoas perturbadas por demônios. São pessoas cativas de Satanás. Existem doenças mentais, mas muitas delas são agravadas por demônios.

2º - Tentaram mantê-lo preso (Lc 8.29). Apesar de todas as tentativas, nada surtia efeito. As cadeias lhe eram fracas diante das forças que o dominava.

Hoje a sociedade está debaixo de leis, mas quantas delas têm sido quebradas. Vemos na TV campanhas das mais diversas contra tantos vícios, mas nada disso tem surtido o efeito necessário. Hoje não vemos mais propaganda de cigarro na mídia, no entanto o número de fumantes é cada vez maior. Propagandas de bebidas alcóolicas falam que o excesso é prejudicial (beba com moderação), e que não se deve vender para menores de 18 anos. Mas o que mais temos visto são jovens alcoolizados, principalmente a noite nas ruas.

Aliás, o que mais temos visto são pessoas cativas de centenas de vícios.

Isolaram este homem, o prenderam, o expulsaram da sociedade e do meio familiar, mas nada disso adiantou. Tapar os olhos para os problemas não fazem com que eles desapareçam. Eles vão continuar ali. Sem a intervenção divina nada disso pode ajudar. Pode amenizar a situação, mas não se livrar dela por completo.

3º - A sociedade valorizava mais os porcos do que a alma humana (Lc 8.31-33,37). Diante da libertação do homem e da perda dos porcos, os porqueiros e a sociedade ao redor pediu para que Jesus os deixassem. Eles viam Jesus como um grande causador de prejuízo.

Na verdade, Jesus causa prejuízo ao inferno quando entra na vida de uma pessoa. Como disse o apóstolo Paulo: “Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (Ef 4.27,28).

Para uma sociedade cativa por Satanás uma alma humana vale menos que a de um porco. Hoje vemos a sociedade se mobilizando para salvar os animais da crueldade dos homens (veganos), mas esta mesma sociedade luta desesperadamente para aprovar o aborto. Segundo eles feto não é gente.  

4º - Este homem era o retrato da sociedade em que vivia (Mc 5.10). Este homem era o espelho do mal que habitava no coração da sociedade de Gadara. Veja o que nos diz Marcos 5.10: “E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província”.

Eles consideravam aquela região gentílica seu território. As pessoas que ali habitavam estavam debaixo do tacão de Satanás. Aquele endemoninhado era apenas a carranca das pessoas daquele lugar. Infelizmente, a sociedade precisa de seus loucos, pois ao olharem para eles, ela se sente santa, pura e imaculada. Assim ela pode dizer que não tem os mesmos defeitos dos loucos. Mas a Bíblia nos fala que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). Como está escrito: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Ro 3.10-12).

A diferença entre este endemoninhado e a sociedade em que ele estava inserido era o grau de decomposição. Todos estavam mortos.

Está província era um lugar de impureza. Observe que as pessoas ali estavam lidando com porcos, os espíritos que habitavam naquele homem eram espíritos imundos (Lc 8.29); como já falamos, este homem era só um reflexo da sociedade em que vivia.

3 – COMO JESUS ATUOU NA VIDA DESSE HOMEM (Lc 8.27,29-34).

A libertação desse homem começou muito antes de Jesus chegar a terra dos gadarenos. A sua libertação começou quando o Senhor na eternidade passada se propôs a vir a este mundo para libertar os cativos do diabo (At 10.38). Se Jesus não tivesse atravessado uma tempestade para resgatá-lo, ele teria permanecido nessa situação terrível [9].

1º - O Senhor enfrenta a fúria do mar para libertar um homem da fúria de Satanás (Lc 8.26,27). Jesus foi ali porque havia uma pessoa que precisava de seu socorro libertador. Jesus foi a terra dos gadarenos para libertar um cativo do diabo.

Aquele homem possesso que espalhava terror a região devido a quantidade de demônios que nele habitava, com a chegada de Jesus foram os demônios que ficaram aterrorizados. Quando Jesus chega o inferno estremece.

Aquele que a sociedade desprezava foi o alvo do amor de Deus. Aquele que todos temiam foi liberto dos demônios que o mantinham cativo. Onde as trevas pairavam foi invadida pela luz da glória de Deus na pessoa de Seu filho Jesus. Foi por este homem que Jesus foi para aquela região. Foi por você e por mim que Ele veio a este mundo que jaz no maligno, foi por você e por mim que Jesus se fez maldito na cruz do calvário, para que hoje nós fôssemos benditos do Senhor. Não éramos diferentes daquele endemoninhado gadareno.

2º - Jesus restaura a dignidade que ele havia perdido (Lc 8.35,36). Observe que este homem está completamente transformado no momento em que foi liberto.

1 – Este homem agora estava vestido. Se o diabo lhe havia tirado o senso de pudor, Jesus restaurou isto nele. Este homem que antes estava à margem não só da lei, mas também da decência, agora que Jesus o transformara, o primeiro expediente foi vestir-se, cuidar do corpo e apresentar-se com dignidade. A prova da conversão é a mudança [10].

Isso me faz lembrar de uma entrevista que ouvi no rádio com uma mulher famosa que dizia que agora era crente em Jesus, que estava na igreja e que estava muito feliz. Mas no meio da entrevista o entrevistador lhe perguntou se ela iria fazer filmes para adultos novamente, já que agora ela estava na igreja. A resposta dela foi simples e objetiva: “Pagando bem que mal tem?”.

Essa mulher pode ter tido uma experiência religiosa, mas nunca foi convertida.   

2 – Em perfeito juízo. Ele já não era o louco da região, mas o homem mais ajuizado daquele lugar. Aquele homem que tinha a mente cativa pelo diabo, agora tinha a mente de Cristo. Este homem não era mais um pária da sociedade, mas um homem em perfeito juízo. Jesus restaura a mente, o corpo e a alma desse homem. Esse homem não é mais violento. Ele não oferece mais nenhum perigo à família nem à sociedade. Jesus continua transformando monstros em homens santos; escravos de Satanás em homens livres, abortos vivos da sociedade em vasos de honra.

3 – Assentado aos pés de Jesus. Sua mudança foi radicalmente completa e inegável. Inexplicável do ponto de vista humano. O homem estava vestido, não nu; sentado aos pés de Jesus, não vagando sem rumo; longe dos túmulos, do reino dos mortos, mas na presença do Senhor da vida; tranquilo, não gritando como sempre fazia; ele estava calmo e pacífico, não fora de controle; consolado e não atormentado; em suma, manifestando sanidade dada por Deus e não insanidade de inspiração demoníaca. Esta é uma imagem magnífica de transformação através da salvação de Jesus. Sem dúvida, Jesus tinha explicado o evangelho para ele, dizendo-lhe que ele tinha vindo para salvar os pecadores perdidos (Lc 19.10), com esse entendimento do Evangelho ele se arrependeu e foi perdoado.

3º - Jesus lhe dá uma gloriosa missão (Lc 8.38,39). Jesus o envia como missionário para a sua casa, para ser uma testemunha na sua terra. Ele que antes espalhava medo e pavor, agora, anunciaria as boas-novas de salvação. Antes ele era um problema para a sua família, agora, é uma bênção. Antes, era um mensageiro de morte, agora, um embaixador da vida.

Jesus revela a ele que o testemunho precisa começar em sua própria casa. O nosso primeiro campo missionário precisa ser o nosso lar. Sua família precisa ver a transformação que Deus operou na sua vida. O que Deus fez por nós precisa ser contado aos outros [11].          

4 – VEMOS TRÊS PEDIDO FEITOS A JESUS, DOIS ELE ATENDE UM ELE SE NEGA (Lc 8. 8.28,31,32).

Ao olharmos esse texto nós encontramos três pedidos feitos a Jesus. Dois Ele atende, mas ao terceiro ele se nega em atender [12].

1º - Ele atende o pedido dos demônios (Lc 8.28,31,32). Para mostrar o potencial destruidor que agia naquele homem. O gadareno não estava fingindo nem encenando. Seu problema não era apenas uma doença mental. Não se transfere esquizofrenia para uma manada de porcos. Os demônios não são seres mitológicos nem a possessão demoníaca uma fantasia. O poder que estava agindo dentro daquele homem foi capaz de matar dois mil porcos.

Para revelar àquele homem que o poder que o oprimia tinha sido vencido. Assim como a ação do mal não é uma simulação, a libertação também não é apenas um efeito psicológico, mas, um fato real, concreto e perceptível. A Bíblia diz: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

Para mostrar à população de Gadara que para Satanás um porco tem o mesmo valor que um homem. De fato Satanás tem transformado muitos homens em porcos. Jesus está alertando aquele povo sobre o perigo de ser um escravo do pecado e do diabo.

Para mostrar que os demônios estão debaixo da sua autoridade. Os demônios sabem que Jesus tem poder para expulsá-los e também para mandá-los para o abismo. Alguém mais poderoso que Satanás havia chegado e os mesmos demônios que atormentavam o homem agora estão atormentados na presença de Jesus. Os demônios só podem ir para os porcos se Jesus o permitir. Eles estão debaixo do comando e autoridade de Jesus. Eles não são livres para agir, fora da autoridade suprema de Jesus.

2º - Jesus atendeu ao pedido dos gadarenos (8.37). Os gadarenos expulsaram Jesus de sua terra. Eles amavam mais os porcos e o dinheiro do que a Jesus. Essa é a terrível cegueira materialista. Jesus não os constrangeu nem forçou sua permanência na terra deles. Sem nenhum questionamento ou palavra, entrou no barco e deixou a terra de Gadara. Os gadarenos rejeitaram a Jesus, mas Jesus não desistiu deles. Eles expulsaram a Jesus, mas Jesus enviou para o meio deles um missionário (8.38,39).

Hendriksen diz: que não deveriam ter felicitado o homem pelo fato de ele estar sentado aos pés de Jesus? Não deveriam ter levado seus enfermos inválidos a Jesus para que fossem curados? Certamente o povo de toda a região não podia ser totalmente ignorante acerca desse grande Benfeitor! Não deveriam ter tentado convencer a Jesus a ficar mais tempo em seu meio com o fim de comunicar bênçãos para o corpo e a alma? A verdadeira reação deles foi completamente diferente. Aliás, foi completamente contrária. Jesus tinha de ir embora e quanto antes melhor [13].

Está é uma rara ocorrência de uma cidade inteira encontrando Jesus, e essa cidade foi unânime em seu apelo a Ele. Infelizmente, foi uma unanimidade má! Aqui uma cidade inteira estava reunida em oração, orando contra a sua própria bênção. Pense no Senhor entre eles, curando a pior das doenças e ainda sendo instado a se afastar deles! Eles queriam estar longe do único ser glorioso que poderia abençoá-los. A oração deles foi horrível, mas foi ouvida, e Jesus saiu de seus termos. Ele não forçará a sua companhia a ninguém [14]. 

3º - Jesus indeferiu o pedido do gadareno salvo (8.38,39). O gadareno, agora liberto, curado e salvo, quer, por gratidão, seguir a Jesus, mas o Senhor não lhe permite. O mesmo Jesus que atendera à petição dos demônios e dos incrédulos agora rejeita a petição do salvo. E por quê?

Primeiro, a família precisa ser o nosso primeiro campo missionário. A família dele sabia como ninguém o que havia acontecido e, agora, poderia testificar sua profunda mudança. Não estaremos credenciados a pregar para os de fora se ainda não testemunhamos para os da nossa própria família. Esse homem torna-se uma luz no meio da escuridão. Ele prega não só para sua família, mas também para toda a região de Decápolis (Mc 5.20). Decápolis era uma liga de dez cidades helénicas: Citópolis, Filadélfia, Gerasa, Pela, Damasco, Kanata, Dion, Abila, Gadara e Hippo. Ele não anuncia apenas uma mensagem teórica, mas é um retrato vivo do poder do evangelho, um verdadeiro monumento da graça.

Segundo, porque Jesus sabe o melhor lugar onde devemos estar. Devemos submeter nossas escolhas ao Senhor. Ele sabe o que é melhor para nós. O importante é estar no centro da sua vontade. Esse homem tornou-se um dos primeiros missionários entre os gentios. Jesus saiu de Gadara, mas o homem permaneceu dando um vivo e poderoso testemunho da graça e do poder de Jesus em Gadara.

CONCLUSÃO

Esta notável história ensina várias verdades importantes. Em primeiro lugar, ela revela autoridade absoluta de Cristo sobre o reino demoníaco. Ela também ilustra a verdade de que a boa notícia do Evangelho é para os gentios, assim como os judeus. A passagem também demonstra que Deus alcança graciosamente mesmo aqueles que O rejeitam. Por fim, a história do maníaco que tornou-se um missionário ilustra que é a responsabilidade de todos os cristãos contar aos outros sobre como Jesus os livrou do poder do pecado (Mt 28.19-20).

Pense nisso!

Bibliografia

1 – Edwards, James R. O Comentário de Lucas, Ed. Sheed, Santo Amaro, SP, 2019, p. 326.

2 – Lopes, Hernandes Dias. Lucas, Jesus o homem perfeito, Editora Hagnos, São Paulo, 2017, p. 254.

3 – Morris, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário, Ed. Mundo Cristão e Edições Vida Nova, São Paulo, SP, 1986, p.147.

4 – Wiersbe, Warren W. Marcos, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 162.

5 – Sanner, A. Elwood. Comentário Bíblico Beacon, vol. 6, Marcos, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2006, p. 252.

6 – Lopes, Hernandes Dias. Lucas, Jesus o homem perfeito, Editora Hagnos, São Paulo, 2017, p. 257.

7 – Ibidem, p. 256.

8 – Pohl, Adolf. O Evangelho de Marcos, Comentário Esperança, Ed. Evangélica Esperança, Curitiba, PA, 1998. p. 121.

9 – Wiersbe, Warren W. Marcos, Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo, Ed. Geográfica, Santo André, SP, 2007, p. 162.

10 – Lopes, Hernandes Dias. Lucas, Jesus o homem perfeito, Editora Hagnos, São Paulo, 2017, p. 260.

11 – Ibidem, p. 260.

12 – Ibidem, p. 260-263.

13 – Hendriksen, William. Lucas, vol. 1, São Paulo, SP, Ed. Cultura Cristã, 2003, p. 599.

14 – Spurgeon, Charles H. O Evangelho Segundo Mateus, a narrativa do Rei, Ed. Hagnos, São Paulo, SP, 2018, p. 144.

Nenhum comentário:

Postar um comentário