quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quem Caim encontrou na terra de Node?



Por Ricardo Mamedes

Recebi por email uma indagação do meu amado irmão Tairone Mamedes (irmão duas vezes), que faço questão de tentar responder, ou, pelo menos, desenvolver um raciocínio. Vamos a ela:

Olá, mano véio...

Eu gostaria de ter sua opinião (com fundamento bíblico), acerca de um ponto: Com quem teria se casado Caim? com quem teria se casado Sete (o terceiro filho de Adão)? É certo que não havia outras "famílias" espalhadas por aí, que não a de Adão e Eva... A bíblia afirma que foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas (Gênesis 5: 4). Portanto, é sabido que Adão gerou filhos e filhas, além de Caim, Abel e Sete. Teriam eles se casado com suas irmãs? você, estudioso que é, já se atentou pra isso? Aguardo seu posicionamento, via e-mail, ou no seu blog, que leio sistematicamente.

Abração do mano TAIRONE.

Reconheço que em uma época, há algum tempo, eu me fazia essa mesma pergunta, tentando uma resposta que me satisfizesse, mas apenas no campo das conjecturas. Tendemos a construir castelos em nossas mentes, mesmo com as verdades bíblicas, principalmente quando há lacunas no texto. E tais lacunas, tenho certeza, existem porque "Deus quis que assim fosse".

A interpretação bíblica tem como exigência lógico-exegética que nos mantenhamos dentro do próprio texto, evitando, pois, as fugas, os achismos, conjecturas e elucubrações. Nesse diapasão, vejamos o que diz o texto e o seu contexto lógico. Ou melhor, vejamos, inicialmente, o que o texto não diz:

1. o texto não diz que Caim "encontrou a sua esposa na terra de Node, ao leste do Éden, mas que a "conheceu" lá;

2. "Conhecer", no contexto bíblico, tem a ver especificamente com "coabitar", manter relações sexuais;

3. Portanto, o texto não diz implícita ou explicitamente que Caim encontrou uma civilização na terra de Node, ou pessoas, ou grupos.

Mantendo-nos estritamente no campo da hermenêutica e cuidando para não resvalarmos para os "achismos", podemos imaginar algumas possibilidades que não venham, obviamente, a obliterar o texto bíblico, tampouco subvertê-lo.

Há duas possíveis linhas de pensamento: Caim poderia ter levado uma de suas irmãs consigo, posto que tanto o texto como o contexto escriturísticos não eliminam a possibilidade de isto ter ocorrido. Por outro lado, não há como determinar o lapso de tempo entre a morte de Abel, a culpabilização de Caim por Deus e a sua eliminação do seio da família (fuga), o que possibilita perfeitamente que, quando da consumação da fuga o casal primevo poderia já ter gerado muitos outros filhos e filhas. A segunda possibilidade é que, entre a fuga e a chegada à terra de Node, pode ter decorrido um longo tempo, mesmo gerações, tendo em vista a longevidade daqueles povos (Adão viveu mais de oitocentos anos). A segunda linha, subproduto da primeira, leva em conta exatamente esse longo período decorrido entre a fuga de Caim e a sua chegada à terra de Node "onde 'conheceu' a sua mulher , tendo ela concebido.

Com efeito, se esse lapso temporal foi longo - o que é perfeitamente plausível - novas gerações provenientes da semente de Adão e Eva podem ter sido formadas, habitando todas aquelas terras, povoando os arredores e promovendo ajuntamentos de pessoas. E, ali chegando Caim, escolheu uma das mulheres , com a sua mesma herança genética, para coabitar com ela. Esse raciocínio não encontra qualquer óbice escriturístico. E digo mais, tem até respaldo científico, uma vez que as ciências naturais reconhecem que todas as pessoas provém de um "tronco comum".

O que não é possível conceber , como querem os liberais e até mesmo uma facção "cristã", é que o texto em referência (genesis/criação/ Adão e Eva) seja apenas uma "alegoria", não significando que efetivamente toda a criação tenha se originado do casal primeiro, mas, ao contrário, de um 'único indivíduo". Eis , pois, segundo essa teoria, que o substantivo "Adão" , longe de se caracterizar como nome próprio, figuraria na verdade, entre os diversos termos para designar o gênero humano. Esta é uma falácia extra-bíblica que sequer vale a pena refutar pelos motivos em epígrafe citados e que ofendem a boa hermenêutica.

Veja que tanto uma como outra, das duas opções expostas acima, são absolutamente plausíveis, especialmente se considerarmos a longevidade dos descendentes de Adão, que foram citados na Bíblia (uma vez que somente alguns constaram no texto bíblico): Set chegou a 912 anos, Enos a 905, Cainã a 910 e Matusalem aos 969 (Gênesis 5:8 - 27). Todos eles tiveram filhos em idades avançadas: Enos aos 90, Cainã aos 70, Malalael aos 65, Matusalem aos 187. Noé, por seu turno, gerou seu primogênito aos 500 anos de idade(Gênesis 5:32), não sendo superado por ninguém (pelo menos daqueles citados na Bíblia).

Portanto, espero ter respondido à sua indagação, mas reconheço que a certeza é impossível. A única certeza, pelo menos para mim, é que uma das duas opções é a verdadeira, partindo do princípio que a Bíblia não mente, tampouco as suas verdades podem ser consideradas "alegorias".

Grande abraço, querido irmão!

9 comentários:

  1. Eu, Cleyton concordo com a resposta escrita acima... uma das duas resposta é verdadeira... elas não ferem a hermenêutica do texto... são possibilidades concretas... Deus abençoi...

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Clayton.
    Que o Senhor o abençoe também.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. muito boa resposta concordo plenamente.Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Fabiana.
      Obrigado querida, que Deus lhe abençoe também.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  4. Olá irmãos, a paz do Senhor!

    Me peguei a pouco nesta indagação, e encontrei este relato. No tocante da minha indagação, meditei na Palavra do Senhor, chegando a seguinte conclusão (passível de correção por parte dos irmãos):

    Em Gênesis 1:26-27 diz assim: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
    Mencionando a criação do homem, como imagem e semelhança de Deus. Daí a orientação, "frutificai, e multiplicai-vos", porém, quando meditamos no capítulo 2, ao pecar do homem, vemos que eles não conheciam sua nudez, tão pouco seus corpos, então seria meio difícil terem tido relações. Aí vem a pergunta: mas onde entra Adão e Eva?
    No capítulo 2 de Gênesis, é relatado a criação do Jardim do Éden, e a criação de Adão, outro homem, e subsequentemente a de Eva, sua companheira.
    Entendo, portanto, que anteriormente a Adão, houve a criação de outro homem, o qual frutificou a terra, já Adão foi criado por Deus para viver no Jardim, daí pelo pecado foi expulso, e considerado então uma criatura, tal qual o outro homem.
    Mas por que criar Adão?
    Deus queria para si um povo que o adorasse, o qual Ele acompanhou em todo o momento, todos sabemos que o início de Israel não se dá com Jacó, e sim com Adão, pois dele veio tal geração.
    Portanto acredito que tal explicação se encaixe entre as supra citadas como plausíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Diogo.
      Eu já ouvi alguém afirmar o que você disse, mas sinto lhe informar que tal teoria não é correta. No Capítulo 1 de Gênesis nos fala da criação do homem e da mulher de forma geral; já no capítulo 2 nos mostra como ocorreu essa criação tanto do homem quanto da mulher. Não há duas criações como você pensa.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  5. Oi gente boa noite olha tenho a resposta mas alguem aqui ja estudou teologia? profundamente? ja ouviram falar em Lilith? ja estudaram Kabalah? conhecem Sephiroth ? livro de NOD? ja leram Isaias completamente e detalhadamente nas biblias antigas é claro e jamais utilizem a Almeida pois ela é a que mais esconde a verdade! olhe este estudo

    https://www.youtube.com/watch?v=pG2JpKjBZ2M

    a... gente so pra lembrar NOD significa "desconhecido" ou seja terras desconhecidas, la não é uma cidade como alguns pensam a primeira cidade foi Enoque (enosh), outra coisa quem for ler o livro de NOD tome cuidado pois nem tudo ali você vai entender de primeira é preciso muito estudo e não é uma loucura ou ficção, muitas coisas são figuradas então estudem, conheçam a verdade, que bom que vocês assim como eu tive algumas duvidas e tive que me virar pra estudar pois agora tenho 20 anos mas comecei com 14, procurem mitologias e estudem outras religiões e vocês verão que a biblia é verdadeira mas o problema é que falta partes e muitas pessoas usam ela de maneira errônea, mas quem realmente quer começar a estudar irei dar um inicio a vocês

    https://www.youtube.com/watch?v=5R_Vm2wCQj4

    um grande abraçoa todos vocês
    Um amigo anti-cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Jonatha.
      Está dado o recado!
      Eu só acho que muitas vezes se perde muito tempo estudando estas coisas (não que não seja interessante), mas se esquece de estudar o Novo Testamento e o que Jesus veio fazer por nós.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  6. A bíblia não cita nenhuma outra criação ha não ser de Adão e Eva não podemos descrever algo que não encontramos na bíblia, devemos entender como ela está escrito,porque a própria palavra de Deus responde por si só é só questão de interpretação é preciso buscar entendimento a Deus pra entender a sua palavra porque a bíblia não é tão simples assim de se ler e entender é preciso se esforçarmos, pois é Deus que o entendimento através do seu espíto.

    ResponderExcluir