quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Caráter da fé


Por M. Lloyd-Jones

Qual é a natureza da fé? ... É óbvio que a fé não é simples questão de sentimento. . . se a fé fosse apenas questão de sentimentos, então, quando as coisas andassem mal e os sentimentos mudassem, a fé desapareceria. Mas a fé não é somente coisa dos sentimentos. A fé abrange o homem integral, incluindo a mente, o intelecto e o entendimento. É sua resposta à verdade, como veremos...

A fé não age automaticamente. . . magicamente. . . Muita gente concebe a fé como algo semelhante aos termostatos de um aparelho de aquecimento. Você ajusta o termostato num certo nível. . . e ele funciona automaticamente. . . Pois bem, existem muitos que parecem pensar que a fé opera desse jeito. Supõem que, não importando o que lhes suceda, a fé funcionará e tudo estará bem. Todavia, a fé não age assim, mágica e automaticamente. Se fosse assim (para os discípulos, durante a tempestade na Galileia — Lucas 8.22-25) não teria havido problema algum; a fé teria entrado em funcionamento, eles teriam permanecido calmos e tranqüilos, e tudo teria andado muito bem. Mas a fé não é desse jeito. . .

O que é a fé? Consideremo-la positivamente. O princípio ali ensinado é que a fé é uma atividade, e uma coisa que tem de ser exercida. Não entra em operação por si mesma; você e eu temos que fazê-la funcionar. . . Foi exatamente isso que o Senhor disse àqueles homens. Declarou-lhes: «Onde está a vossa fé?» É o mesmo que se Ele tivesse dito: «Porque não tomais a fé que tendes e a aplicais à presente situação?» ... A fé consiste de nos recusarmos a entrar em pânico. . . Parece ser, então, algo demasiado terreno e não suficientemente espiritual? Isso é algo que pertence à própria essência da fé.

Spiritual' Depresston, p. 142,3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário