quarta-feira, 7 de julho de 2010

A mentira do relativismo



"Vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Gn 3.5).

Por Erwin Lutzer

Satanás prometeu a Adão e Eva um conhecimento do "bem e do mal" pela experiência. Com essa bagagem, o homem, então deixado por sua própria conta, seria capaz de distinguir o bem e o mal por si mesmo — pelo menos foi o que a serpente deixou subentendido. Desde que o homem é seu próprio deus, ele é livre para escrever suas próprias leis.


Nós já temos aprendido que a serpente estava certa nesse aspecto: a desobediência deu a Adão e Eva um novo conhecimento do mal. Passaram a conhecer o mal não como um mero conceito abstrato, mas como a descoberta de uma consciência pesada e sem descanso. A partir desse ponto, a percepção moral deles estava obscurecida, enquanto lutavam com a necessidade de reconciliar seu estilo de vida com a imagem de Deus, que fora desfigurada, mas não apagada de suas mentes e seus corações.

O problema é fácil de se entender: em seu estado decaído, eles nunca mais discerniriam o bem e o mal do mesmo ponto de vista de Deus. Se fosse deixado por conta deles, teriam de construir seu próprio sistema de conduta, com o conhecimento fragmentado de seu próprio discernimento pecaminoso e uma consciência corrompida. Além disso, descobririam que não podiam viver de acordo com o que intuitivamente sabiam que era certo. Resumindo, eles teriam que se tornar relativistas, desistindo de toda esperança de encontrar um sistema unificado de moral e de verdade.

Relativismo é a palavra que usamos para descrever a crença popular de que "o que é verdade para mim, pode não ser verdade para você". O filósofo e professor John Dewey é reconhecido por ter dado respeitabilidade ao relativismo na América. Ele acreditava que a moralidade, como acontece com a linguagem, varia de uma cultura para outra e que, portanto, nenhuma convicção moral é superior a outra.


O relativismo floresce em nossa cultura. Ao assistir a uma entrevista na televisão, ouvi uma senhora admitir que tinha um caso amoroso com o marido de outra mulher. Ao perceber que essa conduta ainda poderia ser considerada imprópria por alguns membros do auditório, ela se sentiu constrangida ao acrescentar: "O que estou fazendo pode não ser certo para todos, mas é o melhor para mim".

As religiões orientais acreditam no relativismo por diversas razões. Se é verdade que Deus é tudo, segue-se que Deus é também o mal. Por isso o hinduísmo ensina que bem e mal são apenas ilusão e só parecem ser diferentes um do outro. Allan Watts, que tem o crédito de ter tornado o Zen Budismo aceitável para os americanos, explica dessa maneira: "A vida é como uma peça teatral, na qual você vê homens bons e maus em conflito no palco, mas que atrás das cortinas são todos amigos. Deus e Satanás andam de mãos dadas nos bastidores".

Registro também as palavras de Yen-Men, um dos maiores mestres orientais: "Se você busca a verdade plena, não se preocupe com o certo e o errado. O conflito entre o certo e o errado é a doença da mente".


Desde que o mal não existe, conclui-se que o problema do homem não é o pecado, mas sim a ignorância. Tudo o que precisamos é de iluminação. O resultado é que eu nunca tenho de me sentir culpado pela maneira como trato você. Mesmo traição, roubo ou injúria pessoal não precisam me encher de arrependimento. Agarrar-se a um padrão objetivo de conduta é algo arcaico e desnecessário, pela simples razão de que tal padrão não existe.

Em qualquer uma das maneiras como o relativismo se apresenta, seja vestido de acordo com as culturas orientais ou por perspectivas reconhecidamente irracionais do Ocidente, o resultado é o mesmo. Sem um padrão objetivo de moralidade, o mais hediondo dos crimes pode ser justificado. Além do mais, ninguém vive coerentemente com o relativismo que defende. Se um relativista tem seu carro roubado, ou sua esposa estuprada, ele imediatamente apela para um padrão objetivo de moralidade!


O relativismo também é contrário à consciência que ainda reside em nós, como seres caídos, embora ela possa ser imperfeita. Sabemos que existem certas coisas que sempre são erradas, não importa as circunstâncias ou a cultura. Nosso problema é que não podemos, por nós mesmos, defender nossas crenças racionalmente. Assim, cada pessoa se torna uma lei para si mesma.


Realmente, Adão e Eva chegaram a conhecer "o bem e o mal". Só que esse "conhecimento" foi uma maldição e não uma bênção. O homem teria de gastar muita energia para aplacar sua consciência e lidar com a culpa por ter quebrado o padrão que ele intuitivamente sabia que estava certo. Na maioria das vezes, ele tentaria eliminar os limites e fazer o que lhe agradasse.

7 comentários:

  1. Não conheço nenhum relativista que concorde que por conta do relativismo moral, alguém mate ou roube. Esse argumento usado pelo autor do texto é um sofisma.

    No campo religioso, a alternativa ao relativismo é o absolutismo das religiões se arvorarem únicas donas da verdade. Se o Hindu tem a verdade, logo, o judeu está errado em sua crenças. Se o Judeu está errado por não aceitar o messias cristão, logo o cristianismo é a verdade, e todos devem deixar suas mentiras e seguir a cristo.

    Resultado: intolerância, proselitismo arrogante, guerra religiosa...tudo aquilo que não combina com um Deus que é misericordioso para o Islã ou o Príncipe da Paz para os cristãos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente,

    eis as raízes do movimento evangélico.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Eduardo,
    o relativismo tem sido a fonte onde muitas pessoas tem bebido, principalmente aqueles que um dia confessaram a fé cristã, mas desistiram de viver uma vida santa e irrepreensível segundo ela. Daí por diante passaram relativar a Bíblia dizendo que a ela contém a Palavra de Deus e que ela não é a Palavra de Deus (a questão é saber como essas pessoas conseguem saber onde começa e onde termina a Palavra de Deus).
    Eva foi a primeira pessoa a relativar a Palavra de Deus quando disse para a serpente que Deus os havia proibido de tocar no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, no entanto Deus não havia falado isso, Deus disse que no dia que dela comecem certamente morreriam, daí por diante muitos filhos de Adão e Eva tem feito a mesma coisa que seus pais, continuam relativando a Palavra de Deus e seus ensinamentos, dizendo o que Deus não disse e não dizendo o que Deus disse tudo isso para satisfazer a vontade do homem e não a de Deus. E o que Deus disse está em sua palavra e dela não podemos abrir mão, pelo contrário devemos estudá-la e seguir os seus ensinamentos.
    Que Deus o abençoe e fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  4. "tudo aquilo que não combina com um Deus que é misericordioso para o Islã ou o Príncipe da Paz para os cristãos."

    Pelo texto acima, depreende-se que seu autor estabelece quem é Deus, basendo-se em suas próprias inferências e não na auto-revelação de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz Paulo,
    eu lhe respondi ao primeiro comentário, mas não sei o que ocorreu que não foi publicado. Desde já agradeço o seu segundo comentário e compreensão.
    Em relação ao comentário que você fez ao que o Eduardo escreveu eu concordo com você, pois muitos estão achando que Deus é um só e que o que importa é sermos bons, como se fosse pela nossa bondade que seremos salvos. Muitos desconhecem, ou não aceitam a Bíblia toda e relativam-na deixando de fora, por exemplo, o texto de Ef 2.8,9 quando Paulo fala que a nossa salvação não vem por méritos próprios. E mais uma coisa, o deus dos indus não é o nosso deus, nem o do budismo, do catolicismo... O Deus verdadeiro nos é revelado nas Escrituras Sagradas e não há como fazermos relativismo disso.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  6. O relativismo confirma a lei de Deus,pois o bem e o mal são as verdadeiras pragas da humanidade!O certo e o errado,o moral e o imoral são o cancer que a serpente ofereceu!!
    Logo o relativismo nos traz a liberdade e a presença efetiva de Deus,pois não existe divisão de poder no seu reino.
    Bem e mal espirituais em nada tem haver com puniçoes de crimes terrenos,terroristas ou santos caridosos!

    Raimundo Nonato

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz Raimundo.
    O relativismo não confirma a Lei de Deus, mas a destorce. O Senhor Jesus nos ensina que a nossa palavra deve ser uma só: "Sim, Sim e não, não", pois o que passa disso vem do malígno.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir