sábado, 3 de julho de 2010

Os novos apóstolos e seus apelos políticos


Por Pr. João A. de Souza Filho

Pois meus amigos, estou inquieto, muito inquieto e até certo ponto desolado com os apelos que recebo pela Internet. O último apelo que recebi veio da parte de uma pessoa que se apresenta como “apóstola”. Eu a conheço faz tantos anos. É uma pessoa sincera, fiel, grande pregadora. Juntos viajamos, e juntos choramos tantas vezes diante de Deus, intercedendo a favor da igreja e da sociedade brasileira. Mas, ela foi separada para ser apóstola – e, consequentemente nos separamos. Ainda a admiro muitíssimo. Mas, creio que ela perdeu o foco da visão. Não somente ela, mas aqueles que se dizem apóstolos e profetas hoje no Brasil perderam o foco do propósito de Deus – ou conhecem e têm revelação de um foco espiritual e de um propósito divino que desconheço!

Ela apela para que nós os evangélicos nos unamos e votemos na candidata a Presidente Marina Silva. Marina Silva, indiscutivelmente é mulher de coragem e de caráter. Contaram-me que leu meu livro Ecologia à Luz da Bíblia que foi editado em 1992. Excelente mulher.

Mas, particularmente não concordo que os líderes da igreja brasileira fiquem atrelados a candidatos políticos, e que façam apelos para que se vote em algum deles em particular. Ora, basta que se divulgue o perfil educacional, político e religioso de cada um deles, e as pessoas decidirão sozinhas em quem votar.

Os pastores deveriam ficar engajados na obra de evangelização, da edificação do corpo de Cristo, na prática das boas obras e na intercessão contínua diante de Deus a favor da nação.

Por isso, a cada dia fico mais convicto de que a maioria dos chamados apóstolos são falsos – e não estou afirmando que não existam homens que sejam verdadeiros apóstolos. Os verdadeiros apóstolos demonstram seu ministério sem precisar ostentar o título. Isso acontece também com os demais dons ministeriais. Os verdadeiros pastores, mestres, profetas e evangelistas não precisam da ostentação do título para se apresentarem. Eles são o que são. Assim, existem hoje verdadeiros apóstolos, mas não esses que aí estão e ostentam títulos. Ninguém precisa de título para ser respeitado: A autoridade é espiritual e não pelo título ou posição eclesial.

Posso afirmar biblicamente que o falso sempre aparece antes do verdadeiro. Antes de Jesus aparecer, havia muitos que se denominavam Messias. Teudas apareceu no cenário israelita e era acatado “por todo o povo” (At 5.36). Conforme a história muitos surgiram em Israel afirmando serem o Cristo. O próprio Jesus falou sobre isso.

Aguardamos a chegada dos verdadeiros apóstolos, que não pensam em si mesmos, nem no seu reinado, fama, e no enriquecimento à custa do ministério. Jesus Cristo ainda continua sendo o modelo de apóstolo, e seus apóstolos são também modelos de apóstolos. Querer afirmar que vivemos noutra época não é desculpa para se deixar de viver a vida simples, de despojamento a favor do reino de Deus.

É por isso que continuo afirmando que os líderes que aí estão, fazendo política partidária, buscando seus próprios interesses e de seus feudos espirituais não fazem parte do rol dos verdadeiros apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres da Igreja. São falsos. À luz das Escrituras são falsos! Estão enganando a igreja e os escolhidos!

Por que afirmo isto? Porque os verdadeiros apóstolos devem ter algumas características que os assemelhem aos apóstolos da igreja primitiva. E os que andam por aí ostentando títulos de apóstolos sequer seriam indicados para servir as mesas, como os irmãos escolhidos em Atos 6.

Pense nisto!

4 comentários:

  1. Excelente.

    Tanto na abordagem sobre a "chamada para apóstola", como na movimentação dos dons espirituais em direção à política partidária.

    2Co 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

    Santo é o nosso Deus.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Paulo,
    infelizmente nessa época de política muitos líderes se aproveitam para se benefeciar usando o púlpito de suas igreja como palanque, sem falar nos títulos que muitos líderes usam para se autopromoverem, no caso em quetão, apóstola, bispa... e vai por aí a fora.
    Que o Senhor nos ajude a não cairmos no mesmo erro.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  3. Pr.Silas:

    Muito boa postagem. Tenho uma irmã que é pastora, que foi seduzida por este inimaginável erro. Nesses dias ela deve querer ser apóstola também..rs. Estão todos desviados das escrituras. Interessante olharmos para o apóstolo Paulo e vê-lo tendo dificuldades para defender seu apostolado (pelo fato de ter sido o apóstolo "fora de época". Hoje em dia qualquer "Zé ou Maria buchuda" se auto-intitula apóstolo ou apóstola. Só que essa hierarquia não pára por aí. O maluco do Terra Nova foi "ungido" com patriarca (papa) nesses dias. Fico perguntando qual seria o próximo cargo. Anjo? Arcanjo? Querubim? Serafím? Acho que a última instância será fazer parte da Trindade. Alguem duvida?

    www.filosofiacalvinista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Fábio,
    eu tenho um conhecido aqui em minha cidade que está para ser consagrado a apóstolo por esses dias também, parece que essa febre é realmente contagiosa. Meu irmão a coisa está ficando feia. Que o Senhor nos ajude a não cairmos nessa armadilha do diabo.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir