quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como Criar um Fariseu - Parte 2 (final)


Carey Hardy

5. Colocando preferência acima do princípio bíblico

Alguns pais são propensos a enfatizar regras que realmente não refletem, em nada, a Bíblia. Pelo contrário, as regras refletem preferências pessoais.

Não há nada inerentemente errado em manter algumas regras que vêm de preferências pessoais, regras da casa. Às vezes estas regras têm a ver com o desenvolvimento de um ambiente seguro ou com a necessidade de manter certo controle para que não haja um caos absoluto na casa. Quando os filhos fazem a lição de casa ou quando tomam lanche, quando eles podem brincar lá fora... Você não encontra "lição de casa" na sua concordância, simplesmente não está lá, então você tem que fazer uma regra da casa. Faça o que você acha melhor. Mas tome o cuidado de não igualar estas regras aos mandamentos bíblicos, ou permitir que se tornem excessivas em número. Isto é o que os fariseus faziam.

Regras da casa sobre limpar o quarto, fazer lição de casa etc... temos que tê-las, mas não tente convencer seu filho que aquela regra é encontrada em algum lugar em Ezequiel. Admita, é uma regra da casa, nós vamos fazer isto porque o pai quer que seja feito assim.

Se você está impondo muitas de suas preferências, ou negligenciando o ensino de princípios bíblicos à medida que a criança amadurece, então as regras preferenciais podem ser percebidas como sendo iguais aos mandamentos e princípios bíblicos e a criança cresce com esta mentalidade farisaica.

• Seja honesto sobre seus pontos de vista e sobre o que é e o que não é Palavra de Deus. Podemos confiar na soberania de Deus e o trabalho do Espírito de Deus no coração da criança sendo honestos. Eu posso dizer: não filho, a bíblia não diz que isso é um pecado, mas eu lhe darei algumas coisas sobre as quais pensar. Aqui estão razões por que a mãe e o pai não fazem isto, aqui estão algumas coisas que nós pesamos e aqui estão alguns princípios bíblicos. Você terá que refletir sobre isso.

Estou falando sobre desenvolver convicções. Você precisa ter convicções. Romanos 14 diz que nós vivemos dessas convicções e se nós pecarmos contra essas convicções, nós pecamos contra nossa consciência. Não tenha medo, não tente espiritualizar tudo.

6. Separatismo desnecessário

Este se tornou um enorme problema com muitas famílias que fazem "homeshooling" (1). Acredito que é um perigo para o qual estas famílias devem estar atentas.

Sinceramente, esta abordagem não funciona como os pais pensam que funciona. Recebo telefonemas freqüentes de pais de crianças mais velhas que estão se rebelando e estão confusas porque estudaram em casa e os pais as mantiveram afastadas de tudo. Sim, elas só estavam vivendo naquele ambiente até que pudessem sair por conta própria. Agora elas não têm mais os "pode" e os "não pode". Eu não estou condenando "homeschooling"(1), eu ainda aceito e apóio este método, mas infelizmente eu falo constantemente com pastores que têm este problema em suas igrejas.

À medida que seus filhos crescem, eles devem estar envolvidos com outras crianças; este é um campo de provas e fornece oportunidades para treino. E seus adolescentes devem poder estar com outros adolescentes.

Eu entendo que há um equilíbrio aqui. Você tem que exercitar sabedoria, você deve discernir sobre a companhia que seu filho escolhe, mas não vá até um ponto de separatismo desnecessário. Alguns pais vão a tal extremo que não permitem que seus filhos freqüentem as classes de escola dominical da igreja, ou que seus adolescentes e jovens se envolvam no grupo de mocidade.

Alguns pastores me falam que os membros de suas igrejas que são "home-schoolers" (1) estão formando seu próprio grupo de mocidade, recusando a participar do acampamento de mocidade da igreja, etc.

Escute, o grupo de adolescentes da igreja é um ótimo lugar para seus filhos estarem ao redor de outras crianças: crianças não cristãs, crianças piedosas, crianças comuns. Eles precisam conviver com todos estes. Eles precisam conviver com crianças que não tem o mesmo tipo de educação.

Mantenha a educação de filhos simples. Não faça da educação um complicado sistema de regras, regulamentos e controle excessivo.

Tenha cuidado também com separatismo excessivo em seu bairro. Eu falei uma vez com um pai que estava preocupado com seus filhos mais velhos. Eles estavam formando suas próprias famílias e estavam se tornando até MAIS separatistas e ele estava finalmente percebendo que nunca tinha ensinado seus filhos como alcançar os incrédulos.

7. Julgando outros... outras famílias

Isto significa ser crítico sobre outras famílias, sobre coisas que estão acontecendo na igreja; ser crítico de tudo, freqüentemente encontrando faltas em casa, uns nos outros, de outras pessoas, produzindo uma chuva constante de crítica.

Quando você faz isto na frente das crianças, está desenvolvendo este espírito crítico nelas. Normalmente você julga os outros por suas tradições, suas preferências, seus padrões, suas convicções. Romanos 14 adverte contra isso.

8. Sendo "agressivo" - um lutador

Fariseus são lutadores. Eles lutam contra tudo o que não concorda com eles. Então, para este tipo de pai, todo assunto é motivo para briga.

À medida que a criança observa que você confronta cada coisa errada na igreja, todo exemplo de pensamento errôneo nos outros, ataca tudo o que está errado no mundo, tudo o que está errado nas igrejas, no bairro, em sua família, eles aprendem o estilo de vida de um lutador.

Assim, eles acabam aprendendo o que lutar contra e não necessariamente o que lutar por.

9. Mostrando favoritismo

Com isto eu quero dizer mostrar favoritismo de uma criança em relação à outra.

Isto ensina a criança a querer estar somente com pessoas que são como você e que atingem as suas expectativas. Fariseus são assim, gostam de andar com pessoas que são como eles. Isto pode conduzir ao separatismo que nós mencionamos anteriormente.

O triste é que, quando você favorece uma criança em relação à outra, você acaba prejudicando ambas. Não mostre favoritismo, busque a ajuda de Deus. Eu entendo que, às vezes, uma criança pode ser mais irritante que a outra, mas elas são todas especiais.

10. Nenhum humor

Nenhuma diversão.

Você precisa saber como não se levar tão a sério e como não levar as coisas neste mundo tão a sério às vezes.

Relaxe. Ensine seu filho um bom senso de humor. Eu não estou falando de humor grosseiro, mas de tornar a vida divertida; fazer coisas divertidas. Construir afeto familiar, um ambiente onde há prazer de estar junto.

11. Construindo a auto estima deles

Em nenhuma parte na Bíblia você acha o assunto da auto-estima sendo ensinado. Esse é um conceito psicológico mundano que foi introduzido na igreja por algumas pessoas respeitadas. É algo que eu não quero desenvolver em meus filhos de forma alguma.

Uma "auto estima elevada" não é um conceito bíblico. Nem a necessidade de aprender a amar a si mesmo. Esta é uma interpretação errônea de algumas passagens. Nosso problema é que nós nascemos amando a nós mesmos. Esse é o problema, não a cura!

Ênfase na auto estima encoraja os indivíduos a se tornarem como os fariseus. Eles são encorajados a aprofundarem-se em si mesmos, a serem focados em ego, elogiarem-se a si mesmos. Eu não ensino meus filhos que eles têm algum valor inato. Eu os ensino algo mais bíblico. Eu os ensino, em primeiro lugar, que eles são especiais. Por que eles são especiais? Porque eles são feito à imagem de Deus, e em Cristo eles podem ser não só especiais, mas podem ser úteis: "criados em Cristo Jesus para boas obras"(2). Assim eu lhes ensino o que significa valorizar a Deus, e então valorizar os outros como mais importantes do que eles.

E não dê exemplo de egocentrismo. Uma maneira como isto acontece na educação dos filhos é cair na cilada de enxergar a existência de seus filhos como sendo para sua própria felicidade. Alguns pais acreditam que eles têm filhos para fazê-los feliz.

"Eles existem para meu prazer."

E você fica transtornado se eles perturbam sua felicidade, interferem enquanto você assiste a sua televisão e causam alguma confusão para você.

"Eu tenho o direito a um filho sem problemas."

Isto ensina a ser egocêntrico.

Viva a vida com eles e viva uma vida diante deles que exemplifique alegria no Senhor, gratidão pela vida. E demonstre muita paciência e graça pelo caminho.

Um assunto relacionado ao egocentrismo é usar os filhos para impressionar os outros. "Exibir" seu filho os ensina a viver para impressionar os outros, medo de pessoas.

Não faça as crianças se exibirem: recitando a Bíblia, cantando. Eu quero que meus filhos memorizem as Escrituras e cantem, mas há um jeito certo de fazer isto e uma motivação certa. Não use seus filhos para trazer glória para você mesmo.

E eu não ponho adesivos no meu carro me gabando sobre meu filho: Eu fico atrás de alguns que têm uns 20 adesivos de quantas vezes o filho foi um "estudante de honra" etc...

Isto é chamar atenção para si próprio!

12. Falta de espiritualidade genuína

Viver hipocritamente ensina hipocrisia.

Você não será perfeito como pai, mas deve haver um nível de integridade visível para suas crianças. Algum nível de busca de Cristo que eles vejam.

Salmo 15 - fala sobre integridade. Integridade significa totalidade. Não importa pra que lado o girarem seu filho vai ver sempre a mesma coisa. Eles não vêem uma coisa no domingo e outra coisa qualquer durante a semana.

Viver uma espiritualidade genuína é viver uma vida que busca a Cristo de forma que seus filhos sabem que você sabe que você precisa de Cristo, você tem Cristo como o centro da sua vida. Não são só princípios pelos quais você está vivendo. Você está seguindo uma pessoa! O legalista não vê obediência do jeito certo. Um legalista vê obediência como: eu tenho que obedecer para ser aceito por Deus. Uma verdadeira mentalidade cristã, e o que eu quero mostrar para meus filhos, é que eu sou aceito, por isso quero obedecer.

Uma falta de espiritualidade genuína pode se manifestar num pai que nunca admite seu erro. Provérbios 28:13. Isto dá às crianças uma impressão errada de espiritualidade, assim como muito do que nós já falamos, como enfatizar nas coisas externas mais do que nas internas. Você ensina que eles devem pôr ênfase nisso. Legalismo, em sua essência é um substituto barato para verdadeira espiritualidade!

Conclusão

Mantenha a educação de filhos simples. Não faça da educação um complicado sistema de regras, regulamentos e controle excessivo.

Basicamente, discipline quando eles claramente desobedecem, e dê-lhes muito amor.

Viva a vida com eles e viva uma vida diante deles que exemplifique alegria no Senhor, gratidão pela vida. E demonstre muita paciência e graça pelo caminho.


(1) Método de ensino em que as crianças aprendem fora das escolas institucionalizadas; educação domiciliar. Este método é adotado por muitas famílias nos Estados Unidos.

(2) Efésios 2:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário