quinta-feira, 8 de julho de 2010

Milagre, Jesus pode operar! Mas, será que Ele quer?


Por Alexandre Pitante

Diante de uma postagem minha “A Benção de não Saber”, recebi um comentário do irmão Artur Ribeiro. Que também me fez uma pergunta. Segue abaixo o comentário:

A paz do Senhor! Nobre Alexandre.
Realmente, quando deixamos Deus nos guiar, Ele nos leva a caminhos excelsos.
Mas o que o irmão tem a dizer daqueles crentes que insistem em dizer sobre uma provação que "não aceitam"?

Abraços.
Artur Ribeiro


Achei melhor não respondê-lo em forma de comentário, mas sim com uma nova postagem.

Poderia tomar por base a vida de Jó para dizer que aceitou a provação na sua vida sem questionar a Deus. Jó chega a dizer: “Ainda que o Senhor me mate, contudo Nele esperarei; os meus caminhos defenderei diante Dele” (Jó 13.15). Porém eu já tenho uma postagem sobre Jó. (Clique Aqui)

Poderia também falar do “surdo e Gago” (Marcos 7.31), de Lazaro (João 11) que morreu simplesmente pela vontade de Jesus, que permitiu que morresse para manifestar a sua Glória.

Entretanto, vou tomar por base um texto muito conhecido, porém pouco observado.

“E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo!” (Mc 1.40,41).

A bíblia diz que Jesus está dentro de uma Sinagoga pregando o Evangelho quando é surpreendido por um leproso muito corajoso, digo corajoso porque leprosos tinham que ficar fora do arraial e não podiam ser vistos em aglomerações de gente (Lv. 13), e este adentrou a Sinagoga se aproximou de Cristo, com certeza envolto numa capa ou túnica para sua lepra não ser descoberta por ninguém e se prostra, pondo-se de joelhos em sinal de reverencia e humilhação, e faz uma (pra mim) uma das maiores frases que alguém nesta situação de: provação, adversidade, revés, turbulência, angustia e aflição pode fazer a Jesus Cristo.

Percebam que este leproso diz: “Seques, bem podes limpar-me”. O leproso sabia que Cristo podia curá-lo, mas não sabia se Ele queria. Aqui esta a grande diferença.

Quando passamos por provas, dificuldades e adversidades sejam quais for ou em que âmbito da nossa vida for, nós sempre sabemos que o Senhor pode nos tirar dessas situações e dar-nos vitória sobre as tais.

“Uma coisa é nós sabermos que Cristo pode operar o milagre na nossa vida, outra coisa é saber se Ele quer operar”.

O leproso com esta frase, sem saber estava respeitando um dos maiores atributos do Senhor Jesus, a saber, sua SOBERANIA. Sabemos que Jesus pode todas as coisas (Lc 1.37), porém Ele não se adapta as nossas vontades, e sim, nós temos que se adaptar a sua vontade SOBERANA.

Cristo pela sua presciência sabe quando e onde operar o milagre na nossa vida. A força motriz que gera o milagre de Deus na minha vida chama “GRAÇA” e não os meus méritos e minhas orações incongruentes e abusadas, tipo: “eu determino”, “eu declaro”, “eu não aceito”, “se eu tenho crédito contigo no céu”, e etc...
O apóstolo do Amor nos ensinou uma grande verdade: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos ouve”. (1Jo 5.14).

Temos que respeitar a vontade de Deus e não a nossa. O leproso respeitou a vontade de Jesus, ele poderia ter dito: “Jesus pelo Amor de Deus me cura, se descobrirem que sou leproso vão me apedrejar até a morte”. Porém, mesmo correndo risco de vida respeitou a vontade de Deus perguntado a Jesus se Ele queria. “Porque sabia que Cristo podia, mas não se Ele queria”.

Mas o que o irmão tem a dizer daqueles crentes que insistem em dizer sobre uma provação que "não aceitam"? (Artur Ribeiro)

Resposta aos que dizem tais coisas.

“Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe”. (Is 29.16)

“Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”. (Rm 9.16)

“Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” (Rm 9.20)

Conclusão

Jesus não se adapta as nossas vontades, nós temos que se adaptar as vontades D’ele, pois Ele é Soberano.

Esses jargões de efeito: "que eu não aceito, eu não admito, eu sou filho do Rei, e como Deus é Rico eu também tenho que ser", isso ofende a SOBERANIA de Cristo. Ele é um ser excelso que merece reverencia, respeito e adoração pelo que Ele é, e não pelo que Ele pode fazer por mim. Se Ele quiser nos abençoar, nos tirar da prova e nos fazer prosperar, estamos prontos a aceitar e receber, porém isso pertence única e exclusivamente a Jesus.

Lembre-se: Milagre não é algo corriqueiro e rotineiro que o pastor diz no culto: “hoje Deus vai fazer milagre”. Milagre é muito mais que isso! É quando o ser humano não pode fazer mais nada e só Deus pode operar, isso é milagre.

Milagre é intervenção Divina, quando só Deus pode operar, aí Ele intervém no curso normal da história, salvando, curando e abençoando vidas: "isto é milagre".

Observação


Ainda preciso afirmar que a intenção desta postagem não é dizer que Cristo não quer operar milagre na vida das pessoas. E sim afirmar categoricamente que temos que respeitar sua Vontade Soberana.


E para refutar qualquer engraçadinho que venha a dizer que por causa da sua oração Deus tem que realizar o que pedi: um milagre, uma cura, prosperá-lo física e financeiramente e etc. Aqueles que pensam que podem colocar Deus encostado na parede como se fosse uma aranha e obrigá-lo a fazer o que pedi. Isso é uma vergonha! Porém, é uma realidade hoje em dia, pessoas pensam que podem obrigar ao Senhor, ou declarar vitoria ou coisas semelhantes.


Que o Senhor nos ajude a reconhecer a Sua Vontade na nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário