sábado, 28 de maio de 2011

OS 2OO ANOS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

.
Pisando no Salmo 133:


Ó QUÃO "BOM" E QUÃO "SUAVE" É

QUE OS "IRMÃOS" VIVAM EM CONFUSÃO.


Dois convites - duas comemorações - dois lugares diferentes - duas Igrejas


CONVITE DA CONGREGAÇÃO MÃE
CONVITE AD.MAE


CONVITE DA CGADB
CONVITE CGADB


Por João Cruzué

Se você ainda não entendeu a mensagem, da comemoração de "200 anos", eu explico. No mês de junho a Congregação mãe da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belém do Pará vai comemorar os 100 anos da chegada dos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil, onde estabelecera uma Igreja pentecostal, em obediência a voz do Espírito Santo.

A congregação mãe sob os missionários cresceu e se espalhou pelo Brasil. Gerou milhares de outras. E dessas outras, uma grande associação foi criada e hoje é um braço político-religioso das Assembleias de Deus: A CGADB.

Por razões que não tenho espaço para explicar aqui, houve um rompimento em um passado recente entre a liderança da Igreja "mãe" e as lideranças da CGADB. Como a cizânia foi além do ponto de volta, no mês do centenária, cada uma vai fazer a sua comemoração lá na Cidade de Belém. 100 anos cada uma. E o resultado de 100 + 100 na Aritmética dá 200. Entretanto para os que são espirituais esta conta dá outro resultado: 100 + 100 vai dar SEM! Sem amor, sem comunhão, sem testemunho, sem exemplo, sem consideração, sem apoio, sem a presença de Deus, sem humildade, sem união, sem graça, sem cultura, sem compromisso, sem JESUS!

A prova são os dois convites acima. Cada um convida para comemorar um Centenário diferente. Em lugares diferentes, dias diferentes e cultos diferentes.

Embora eu não concorde de jeito nenhum com muitas atitudes do Pr. Samuel Câmara, ele é de fato e de direito o Pastor da congregação de Belém do Pará, denominada a Igreja mãe, a primeira, o início das Assembleias de Deus no Brasil. Ponto. Não há como apagar isto da História da Igreja.

Como não há nenhuma comunhão entre os dois grupos, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus vai colocar mais um prego nas mãos de Cristo e compuscar a memória dos dois grandes missionários com uma comemoração exdrúxula, sectária, egoísta, carnal e hipócrita. Tudo o que estes líderes pregam nos púlpitos, pode até emocionar você e eu, mas que a presença do Espírito Santo ó...já se foi! Icabô!

Todo aleluia que for dado nessa comemoração vai ser uma ofensa a Deus, porque YAVÉ não é Deus de confusão.

E eu não tenho nenhuma outra palavra para descrever estes "dois" centenários que estão querendo comemorar a não ser esta: CONFUSÃO.

8 comentários:

  1. O "deuso" deles (de cada um dos grupos) também é diferente, ou de repente, quem sabe, é o mesmo deuso, que tem como filho, gezuis e outras traduções parecidas. O nome desse deuso com certeza é mamom.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Gilson.
    É muito triste ver uma igreja centenária agir de forma tão infantil. O que estamos vendo é uma liderança interessada no reino pessoal e não no Reino de Deus. Tiago nos fala assim: "Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má". Tg 3.16, e é exatamente o que está acontecendo com a liderança da Assembléia de Deus. Com essa briga toda só quem sai perdendo é o Reino de Deus, infelizmente.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Congrego na Assembléia mas graças a Deus que sou de Jesus.Não me apego a denominação,é claro que a igreja defende determinados valores,no entanto ela pode fazer 50,100,1000 anos,mas não entendo pq as pessoas se apegam tanto a essas coisas quando se tem visto que isso só gerou mal(péssimo testemunho)pq foi o estopim para o Pr. Silas Malafaia revelar em rede nacional as podridões escondidas nesta tal CGADB e para aqueles que ainda não estão firmados se confundirem mais ainda.Aí eu pergunto:E o povo que tá do lado de fora da igreja,como é que enxerga isso?Será que isso faz alguém ser atraído para o cristianismo?Acho que os suecos fundadores da AD não sonhavam q tamanha incongruência fosse acometer a humilde igrejinha aberta em Belém do Pará.Inda bem que quando aceitei,não me lembro nem de ter olhado a placa da igreja,só me lembro das lágrimas de arrependimento e o clamor pelo perdão de Deus e por sua graça,que é o que me sustenta até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz João.
    Geralmente essas brigas não são para poder pregar o evangelho,mas por cargos políticos dentro da denominação. Isso só mostra que muitos que lutam por atingirem tais patamares dentro da denominação (qualquer uma delas), querem status, muitas vezes dinheiro, mas o Reino de Deus não tem importância para esse tipo de gente. Mas todos que agem assim um dia estarão diante Daquele que tudo vê e tudo sabe, o nosso Deus.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  5. Pois é,Deus é quem irá determinar o destino final desse pessoal.Aliás Pr. Silas,só uma pequena sugestão,teria como colocar um campo onde nós pudéssemos buscar alguns artigos por palavra chave,pois as vezes procuro alguns posts antigos,mas é bem difícil encontrar um a um...

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz João.
    Estamos providenciando um link para postagens mais antigas, em breve estará no blog. Desde já agadeço a sugestão.
    Fique na Paz!
    Pr Silas Figueira

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor ! Congrego na Assembléia de Deus em Belém do Pará (na igreja Mãe ) respeito a opinião do caro irmão responsável pela postagem , porém como participante dessa igreja acima citada ,devo esclarecer que o nosso Pr. Samuel Câmara,tentou inúmeras vezes a reconciliação ,mas foi ignorado e até mesmo desrespeitado o que é uma pena, a nossa festa poderia ter sido realmente um momento de perdão,contudo não deixou de ser um momento de agradecimento e louvor a Deus. A igreja em Belém está com o coração cheio de amor e perdão, como deve ser o coração de todo aquele que se diz seguidor de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Ana.
      Muitas vezes, por causa de picuinhas, nós perdemos a oportunidade de termos os relacionamentos sarados. Jesus ensinou tanto sobre o perdão, mas parece que para algumas pessoas isso ficou no passado. Quem sofre com isso é a própria igreja.
      Que Deus abençoe a sua igreja que está com o coração aberto para a reconciliação.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir