quinta-feira, 18 de março de 2010

A Vitória dos Métodos de Deus


Por D. M. Lloyd-Jones


Veja o grande plano e propósito de Deus. Observem as coisas que aconteceram com o nosso Senhor. Vejam como as pessoas O trataram, examinem a maneira como conspiraram contra Ele, vejam de que maneira tiveram sucesso, observem-nO no julgamento: o Filho de Deus sendo julgado e condenado; contemplem-nO pendurado numa cruz. Os inimigos de Deus estavam triunfantes. O plano de Deus dera errado; Ele estava falhando; tudo perdido!


O nosso Senhor morreu. Baixaram Seu corpo e o deposi­taram numa sepultura. Rolaram uma pedra até à boca da sepultura e a selaram. Como acontecera com José, mais ainda no caso do Filho de Deus parecia que Deus fora derrotado.


Mas, graças a Deus, concluo com o meu último eis o princí­pio claro, que é a vitória dos métodos de Deus. Após a estranheza, a vitória da graça de Deus. "Os patriarcas, movidos de inveja, venderam a José para o Egito; mas Deus era com ele. E livrou--o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa." "Mas Deus era com ele."


Deus permite que os homens e as mulheres façam muitas coisas. Ele está permitindo uma porção de coisas neste mundo moderno, e as pessoas tolas, que não pensam, ignorantes, dizem: "Ah, o cristianismo está acabado! O seu Deus, onde está? Deus não existe". E se julgam vitoriosas. Oh, aprendam a lição da história diante da calamidade que os esmaga. "Deus estava com ele": este é todo o segredo. E óbvio no caso de José. Percorram as páginas da história e verão que o tempo todo, quando ele parecia estar sem nenhuma esperança de êxito, Deus estava com ele. Houve pessoas que tiveram sonhos, mas só ele tinha a interpretação. Deus sabia, e o fim era claro. Ele deixou que ao tempo passasse, porém o fim era certo e seguro, e Ele o levou a efeito no momento por Ele designado.


No entanto, examinem este princípio no caso do nosso bendito Senhor. Lá estava Ele, um desvalido bebê. Vieram os magos do oriente e entrevistaram Herodes. E Herodes sabia que isso significava perigo para ele. Por isso, visando matar esta bendita Pessoa, enviou um edito ordenando que todas as crianças do sexo masculino de Belém, com menos de dois anos de idade, fossem mortas.


Deus deu a José, esposo de Maria, um sonho que o moveu a levar esta criança para o Egito. Depois da morte de Herodes, Deus disse aos pais que voltassem, e eles trouxeram a criança de volta, porém quando ouviram que o mau filho de Herodes, Arquelau, era rei em Jerusalém, viram que seria perigoso para eles viverem no sul. Então Deus interveio mais uma vez, e lemos: "Avisado em sonhos por divina revelação, foi (José) para as partes da Galiléia. E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré" (Mateus 2:22,23).


Vemos aí Deus protegendo Seu Filho, salvando-O nesses pontos. E assim Deus esteve com Ele durante toda a Sua vida. Ouçam o Filho de Deus; eis o que Ele diz: "A palavra que ou vistes não é minha, mas do Pai que me enviou" (João 14:24). Diz o nosso Senhor: vejam minhas obras, Não são minhas, mas são obras que o Pai me deu. "Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma" (João 5:30). "Deus estava com ele."


Cheguemos, então, ao fim da história. Lemos em João, capítulo 16, que o nosso Senhor voltou-Se para o círculo mais intimo dos Seus discípulos e disse: "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só" - até os Seus discípulos escolhidos O abandonaram e fugiram. Ele sabia que ia acontecer isso. Mas continuou - "mas não estou só, porque o Pai está comigo" (João 16:32). Deus estava com Ele!


"Mas espere um minuto", dirá alguém, "você se esqueceu do grito de desamparo na cruz? Esqueceu-se de que esse seu Jesus lá na cruz, e na agonia da morte, bradou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Deus estava com Ele? Você pode explicar isso?"


Posso: isso foi temporário. O nosso Senhor foi abando­nado; houve um terrível momento em que Ele perdeu a presença do Seu Pai. Que aconteceu? Por que o Pai desviou Seu rosto? Foi porque o nosso Senhor estava levando sobre Si os meus pecados e os seus. Deus os estava punindo nEle. Mas foi só por um momento; imediatamente Ele acrescen­tou: "Está consumado" (João 19:30). "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46). Deus estava com Ele.


"Mas, que dizer da Sua morte?", você pergunta. "Que dizer do seu sepultamento? Que dizer do túmulo e da pedra? Que dizer dos soldados?"


Vocês sabem a resposta, não sabem? Na manhã do terceiro dia Deus ressuscitou dos mortos o nosso Senhor. A pedra foi afastada. Ele surgiu no corpo, manifestou-Se às Suas testemunhas escolhidas e deu prosseguimento à Sua obra. "Deus estava com ele" até o fim; Deus O ressuscitou em poder. Ele foi "declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos" (Romanos 1:4). O apóstolo Paulo diz em Romanos 1:16: "Não me envergonho do evangelho de Cristo" - por quê? - "pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê".


Tudo parecia estar contra Ele, parecia que Ele tinha fracassado, porém morrendo na cruz Ele estava "despojando os principados e potestades", expondo-os à vergonha pública, "e deles triunfou em si mesmo (mediante a cruz)" (Colossenses 2:15). E a mesma coisa na glória da ressurreição que se seguiu.


E esse continua sendo o programa de Deus. Vivemos numa época má; muito poucas pessoas deste país podem continuar alegando que são cristãs. O inimigo parece vitori­oso em toda a linha - aí vemos os escarnecedores, os blasfemos, os espertos - e Deus, Sua causa e Seu Cristo parecem derro­tados. Mas não cometamos esse erro fatal. "Deus estava com ele". E Deus continua ocupando o trono e continua sendo todo poderoso.


Houve muitas ocasiões na história da Igreja Cristã em que parecia que ela estava chegando ao fim e em que os espertos deste mundo confiavam em que ela estaria final e definitivamente acabada, que Deus tinha sido derrotado. Mas, subitamente, cada vez. Deus Se levanta, levanta algum gigante, e ocorre um extraordinário avivamento e despertamento espiritual.


Haverá outro? Não sei, mas disto estou certo: dia virá em que os maus irão de mal a pior, em que haverá guerras e rumores de guerras, pestes e torpeza, e o mundo se mostrará violento contra Deus como nunca antes. Então, repen­tinamente, haverá um sinal nos céus e o Filho de Deus, o Senhor da glória, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, aparecerá sobre as nuvens do céu, rodeado de Seus santos anjos. Então Ele julgará o mundo com justiça, destruirá todos os Seus inimigos e estabelecerá o Seu glorioso reino de justiça e paz.


Jesus reinará além de onde o Sol


As suas sucessivas rotas faz;

De mar a mar Seu reino estender-se-á,

Até não mais haver minguante e cheia.

-Isaac Watts


Deus está com Ele! Deus estará com Ele! Todo o poder será entregue a Ele, e Ele reinará até que todos os Seus inimi­gos sejam feitos escabelo para os Seus pés. O Reino será perfeito, e Ele o devolverá ao Pai, e Deus será tudo em todos e sobre todos, para todo o sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário