domingo, 14 de março de 2010

DAKE, IRMÃO MOYSES E O CORPO DE DEUS.

mgangelo2.jpg

Por Pr. Robson Aguiar

Recentemente o irmão Moyses veio ao meu blog responder as minhas indagações sobre o que o Rev. Antonio Gilberto quis dizer sobre os pensamentos intelectualistas, racionalistas e filosóficos contidos na bíblia Dake.

Por minha resposta ser um tanto prolixa resolvi postar um novo texto.

Bem, o irmão Moyses assevera que Deus possui um corpo. (invólucro). Usa vários textos que aparentemente dão essa idéia.

Minha resposta sobre o assunto.

Observemos o que está escrito na bíblia sobre formatos de Deus.

Deus é espírito

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Jo 4. 24

Deus é um gigante

Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Mt 5.35

Deus é uma galinha

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Sl 91.4

Deus é um anjo

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Gn 3.2

E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. Gn 3.4

Deus é um homem

Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Gn 32 23-30

Deus é um sentimento

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. I Jo 4.8

Deus foi confundido também com um bezerro.

homem-colorido222.jpgE ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Ex 32.4

Não fosse pelo espaço que toma o texto poderíamos citar mais alguma coisa sobre o que aparentemente diz a bíblia Deus ser. No entanto, quando lemos a bíblia temos que nos acercar do contexto do assunto para não nos precipitarmos em nossa compreensão.

No salmo 139, por exemplo, o salmista nos mostra um Deus que está em todos os lugares. Isso não quer dizer que Deus SEJA os lugares e as coisas (panteísmo) Ele ESTÁ em todos os lugares (onipresença), é diferente.

Nós sabemos que Deus é INFINITO no tempo e no ESPAÇO. Isso não quer dizer, que ele seja o TEMPO ou ESPAÇO.

A bíblia que diz que Deus mora no céu, também diz que o céu não pode contê-lo.

Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão. Jó 22.12

Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado. I Rs 8.27

O texto aparentemente sugere que nenhum espaço pode contê-lo. Então como limitar Deus a um corpo?

A bíblia fala dos olhos de Deus, das mãos de Deus, dos pés de Deus, da boca de Deus, dos ouvidos de Deus, etc.

Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, e não os impediram, até que o negócio chegasse a Dario, e viesse resposta por carta sobre isso. Ed 5.5

E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do SENHOR. II cr 30.12

Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos. Sl 60.12

E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse. Is 40.5

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. II Cr 7.14

Todos esses textos supracitados, aliados ao texto de Gênesis capítulo cinco versículo primeiro que diz:

Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gn 5.1

Daria-nos a impressão de que a IMAGEM e SEMELHANÇA física de Deus nos foi transmitida. Então deveríamos acreditar que ADÃO era na verdade um OUTRO DEUS. Bem, é nisso que acreditam os LITERALISTAS ( pessoas que interpretam o texto sem examinar o contexto e usar as ferramentas de exegese e hermenêutica ), e também os Mórmons e adeptos da teologia da prosperidade. Mas, será que é verdade? Adão, tal como Deus são Super homens?

Vejamos os atributos de Deus:

ONISCIENCIA, ONIPOTENCIA, ONIPRESENÇA, INFINITUDE, IMUTABILIDADE E ETERNIDADE.

Parece que Adão não se enquadrava nesses atributos. Era um mortal e como tal morreu. Gn 5.5; Sl 82.

Mas, como justificar as referencia bíblicas citadas pelo irmão Moyses?

Bem, ele citou que Deus está assentado em seu Trono. Então devemos crer que Deus está cansado. Pois só senta quem está cansado.

Citou que Jesus falou para os discípulos que um espírito não possui CORPO (soma no grego). E ele desafiou-os a tocá-lo. Parece que Moyses esqueceu o capítulo primeiro de João, pois o evangelista explica que o ESPIRITO se fez CARNE e habitou entre nós. Então se JESUS tem um Corpo Espiritual, esse corpo foi adquirido quando ENCARNOU e não antes. Jo 1.12: Lc 24.31.

Na verdade Deus é ESPIRITO. Jo 4. 24. Isso não implica dizer que Ele seja um SER INFORME (que não possui forma). Pois com certeza Deus possui uma essência. Mas, dizer que seu formato é de um homem é desconhecer a ANTROPOMORFIA (Do gr. Antropos, homem + morphe, forma) humana direcionada a Deus, e a ANTROPOPATIA (Do gr, antropos, homem + phatos, sentimento) humano atribuído a Deus, é também desconhecer a Teofania (Do gr. Theos, Deus + phania, manifestação).

É bom sabermos que Deus não é homem em nenhum aspecto.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Nm 23.19

homem-colorido111.jpgPorque ele não é homem, como eu, a quem eu responda, vindo juntamente a juízo. Jó 9.32 Para entender melhor o assunto, é necessário ter noção de bibliologia (estudo da bíblia), pois quando nos propomos a examinar as Escrituras Sagradas, temos que nos vestir de todas as ferramentas de interpretação bíblica. Isso se faz necessário, porque a bíblia é um Livro cujo o autor é Deus, mas, quem escreveu não foi Ele, e sim, homens. Daí, a linguagem usada está disposta de várias maneiras, hipérbole, metonímia, ironia, parábola, etc.

Não devemos entender o texto literalmente, bem como, não podemos ser cabalista (esoterismo judaico) atribuir sentidos espirituais as letras ao folhear a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO: O CORPO É O INVÓLUCRO DA ALMA E DO ESPÍRITO. DEUS, O ESPIRITO SANTO E JESUS SÃO TRÊS PESSOAS UNIDAS DE FORMA MÍSTICA (TRINDADE), E NÃO INVÓLUCRA.

Fontes:

TEOLOGIA SISTEMÁTICA, FERREIRA, FRANKLIN, MYATT, ALAN, EDITOTA VIDA NOVA.

DICIONÁRIO TEOLÓGICO, ANDRADE, CLAUDIONOR CORREIA, CPAD.

PALESTRA EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA, CLARENCE, THIENSSEN, EDITORA BATISTA REGULAR.

CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BÍBLIA, PERLMAN, MAYER, EDITORA VIDA

DOUTRINAS BÍBLICAS, MENZIES, W, WILLIAM, HORTON, M, STANLEY

http://pastorrobsonaguiar.nireblog.com/post/2010/03/06/o-que-o-pastor-antonio-gilberto-quis-dizer-com-pensamentos-intelectualistas-racionalistas-e-filosoficos-de-finnis-dake

2 comentários:

  1. Incrível, parece que quanto mais tempo passa essa turma continua inventando e precisa aprender tudo de novo desde o B A B A.
    Daqui a pouco vão procurar cabelo em ovo (de galinha) e acho que acharão.

    ResponderExcluir