domingo, 21 de fevereiro de 2010

Deus Controla o homem


Por A. W. Pink

"O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo." Salmo 103:19

No Capítulo 2[1] vimos que Deus governa todas as coisas inanimadas no mundo, tais como a terra, o ar, o fogo e a água. Ele também governa os animais, os homens e os anjos.

Em primeiro lugar, Deus controla os animais. Isto é claramente ensinado na Bíblia. Em Gênesis 6:20 lemos que antes que Deus enviasse o dilúvio sobre a terra, Ele fez que dois animais de cada espécie entrassem na arca de Noé. Estes animais foram controlados por Deus. Em Êxodo capítulo 8 temos uma descrição das pragas que Deus enviou sobre a terra de Egito. Lemos acerca de como as rãs saíram do rio Nilo e entraram no palácio do rei e nas casas dos seus servos. Deus inclusive fez com que as rãs entrassem nos leitos dos egípcios, e ainda dentro de seus fornos (lugares onde comumente as rãs não entram). Muitas moscas invadiram também a terra de Egito, porém não se aproximaram de nenhum dos lugares onde o povo de Deus se achava. Seguidamente, Deus fez com que o gado dos egípcios adoecesse, mas nada do gado pertencente ao povo de Deus enfermou. Vemos que Deus teve o controle destes animais o tempo todo. Em 1 Reis 17:2-4 lemos que Deus disse ao seu profeta Elias que fosse viver perto de um ribeiro, onde uns corvos o alimentariam. Há muitas outras histórias como estas na Bíblia, que demonstram que Deus controla os animais. Por exemplo, Deus fechou a boca dos leões quando seu servo Daniel foi colocado no fosso dos leões; Deus fez com que o grande peixe engolisse seu servo Jonas, e depois, quando Deus quis, este peixe o vomitou em terra seca. Assim, sem lugar a dúvidas, é verdade que Deus controla os animais. Eles fazem exatamente o que Ele lhes manda fazer.

Em segundo lugar, Deus controla não só os animais, senão também os homens. Ainda que isto seja muito difícil de aceitar, desejo que compreendam que essa é a verdade. Porque só existem duas alternativas, ou Deus tem o controle o alguém mais o controla a Ele. Do mesmo modo, é a vontade de Deus a que sempre se cumpre, ou é a vontade dos homens.

Agora, qual destas alternativas é a certa? É verdade que muitas pessoas odeiam a Deus, mas isto não significa que Ele não possa usá-los como seus instrumentos quando Ele assim o deseje. Não é suficiente dizer que Deus pode deter os efeitos maus do que as pessoas más fazem. Também não basta simplesmente dizer que algum dia Deus castigará os maus pelos seus pecados. Deus é tão grande que cada coisa que as pessoas mais malvadas realizam está inteiramente sob o Seu controle. De fato, as pessoas más em realidade fazem o que Deus tem dito de antemão que eles fariam, ainda que a pessoa má não perceba isso. Isto é exatamente o que aconteceu com Judas, o homem que entregou a Jesus Cristo nas mãos de aqueles que o adiavam. Poderia alguém ser mais malvado do que foi Judas? Assim sendo, se Judas estava fazendo aquilo que Deus tinha decidido que fizesse, então não é difícil crer que todas as pessoas más estão igualmente realizando o que Deus falou que haveria de acontecer.

Não queremos argumentar sobre este assunto, só desejamos ver o que a Bíblia diz. Em Atos 17:28 lemos que em Deus vivemos e nos movemos e somos. Isto foi expresso pelos poetas gregos que não eram crentes e cujos discípulos zoaram da idéia de que Jesus ressuscitasse da morte. Mas parece a ainda o realizado por estas pessoas estava sob o controle de Deus. De Provérbios 16:9 aprendemos que a gente faz seus próprios planos para a sua vida, mas são os planos de Deus os que em realidade se cumprem: "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos". A história do rico insensato no Novo Testamento (Lucas 12:16-21) mostra quão certa é esta afirmação. Nos fala de como um homem planejava construir grandes celeiros onde guardaria toda a colheita que levantara. Ele planejava desfrutar de sua vida, porém Deus tinha determinado algo diferente, e foi o plano de Deus o que se cumpriu. Deus declarou que aquele homem néscio morreria essa mesma noite, e assim aconteceu.

Nunca é correto dizer que as pessoas podem atuar em contra da vontade de Deus. Tão somente pense nas seguintes passagens da Bíblia: Jó 23:13 diz: "Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará." Provérbios 21:30 diz: "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR." Isaias 14:27 ensina que aquilo que Deus tem determinado, não pode ser alterado por ninguém: "Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?"

A Bíblia ensina claramente que as ações de cada pessoa, sejam boas ou más, são controladas pelo Deus soberano. Os homens podem pensar que eles são mais fortes que Deus, rebelando-se talvez contra Ele, porém Deus ri de sua debilidade e do néscio que resultam. Ele é tão poderoso que pode destruí-los no momento em que assim o deseje.

Terceiro, Deus controla também os anjos. Eles são mensageiros de Deus. Escutam o que Deus diz e fazem o que Ele lhes ordena. Ainda os anjos maus obedecem a Deus. Satanás mesmo está completamente sob o controle de Deus. Até que Deus lhe permitiu agir, Satanás foi incapaz de tocar em Jó. Em Mateus 4:11 lemos que Jesus disse a Satanás que fosse embora e este imediatamente o deixou. No fim do mundo, Satanás será lançado no lago de fogo que tem sido preparado para ele e seus anjos.

Deus reina. Ele controla tudo, as coisas inanimadas, os animais, as pessoas e os anjos, incluindo Satanás mesmo. Não pode suceder nada em todo o universo a menos que Deus tenha determinado que aconteça.

Aqueles que confiam num Deus tão grande têm paz em seus corações.

Confiar num Deus soberano dá um sentido de segurança que fortalece a fé. Não é a casualidade, nem o "azar", nem um homem, nem Satanás quem governam o mundo. É o Deus Todo Poderoso quem governa pela Sua boa vontade e para a Sua própria e eterna glória.

TEXTOS BÍBLICOS:

Salmo 135:5-6: "Porque eu conheço que o SENHOR é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos".

Apocalipse 4:11: "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas".

João 1:3: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez".

Salmo 115:3,15: " Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. (...)Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra".

Hebreus 1:10: "E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos".

Romanos 11:36: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém".

__________________________________
Este artigo foi traduzido do espanhol para o português por Daniela Raffo. Este artigo é parte de um livro que foi traduzido de uma versão abreviada em inglês intitulada "Quem está no controle?", publicado por Grace Publications Trust, e em sua versão original em inglês por Baker Book House. O título da versão original em inglês é: "A soberania de Deus". _____________________________

Nota:
[1] Ver Artigo Deus Controla a Natureza.

4 comentários:

  1. Pr. Silas,

    outro excelente texto do pr. Pink. O que ele nos diz é exatamente o que o próprio Deus nos revela nas Escrituras. Sem nem mesmo uma gota a diluí-las.

    O que acontece é a maioria estar cega e surda àquilo que o Senhor falou e fala; deixa-se de ouvir a voz de Deus para se ouvir a voz dos homens. Uma voz postiça que em nada se assemelha a do Todo-Poderoso; bastaria cada um conferir na sua Bíblia para ver se determinado texto, pregação e doutrina é dEle ou de suas criaturas.

    A questão é que o coração impenitente ouve o que quer, e de maneira desonesta reputa-o a Deus, quando Ele está a falar outra coisa, a mostrar o verdadeiro caminho, através do ensino de Cristo e dos apóstolos.

    Para no final dizerem que Deus é soberano absoluto, mas quem manda é o homem. Se há afirmação mais mentirosa e diabólica que esta, eu ainda não ouvi.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Silas,

    Ótimo texto! Realmente eu concordo com o Jorge: do que adianta declarar que "Deus é soberano", como fazem os arminianos, se necessita da aceitação da sua criação? Uma criação que pode dizer não ao Criador? Que soberania é essa?

    Deus é mesmo soberano, uma vez que controla, sustenta e governa a criação, tendo a tudo determinado, inclusive, como afirma o autor (e a Bíblia), a traição de Jesus por Judas. Poderia Judas ter resistido a Deus? Por que Deus O fez trair Jesus? A resposta, como em Romanos 9:11-23, está na soberania de Deus; porque ele faz uns para vaso de honra e outros para vasos de desonra.

    Grande abraço!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Jorge.
    Quem tem a visão destorcida de Deus sempre o verá como um ser semelhante a nós e nunca como Ele é. Mas à medida que nos aproximamos da verdade bíblica passamos a vê-lo como Ele é, ou pelo menos, passamos a vê-lo como Ele vem se manifestando na história e em nossas vidas. E esse conhecimento nos trás um descanso para nossas almas, pois afinal de contas Ele tem o controle de tudo e nada foge ao Seu controle. Ele é soberano, Senhor dos senhores e Reis dos reis, Ele é o criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Ele vive e reina para sempre.
    Com esse entendimento a vida se torna um pouco mais tranqüila, pois uma fé assim torna qualquer problema pequeno ou pelo menos não nos torna pessoas ansiosas ao extremo.
    Bom é conhecermos a Deus. Como disse o profeta: “sigamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.
    Fique na paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Ricardo.
    Se eu servisse a Deus sem vê-lo como Soberano sobre todas as coisas eu seria uma pessoa muito frustrada. Não quero dizer que por ser Ele Soberano eu esteja livre de problemas, mas nenhum problema pode ser maior que a minha fé em meu Deus. Mesmo que Ele não resolva todas as minhas mazelas, ou cure as minhas enfermidades eu irei morrer dizendo que Deus é soberano e tem poder para fazer o que bem lhe aprás, não é por Ele não ter manifesto o seu poder para resolver um problema que estou passando que Deus deixa de ser Deus e nem deixou de me amar.
    Isso para mim é crer num Deus soberano e amoroso, mesmo sem entender muitas vezes o seu caminho e o caminho traçado para mim. Deus é Deus independente de como Ele age em minha vida.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir