quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dez acusações contra a igreja moderna 2


Por Paul Washer

Segunda Acusação: um desconhecimento de Deus


Às vezes me perguntam, "Irmão Paul, por favor, venha e faça uma série semanal sobre os atributos de Deus."

E, muitas vezes, tenho que dizer isto: "Bem, irmão, você já pensou muito bem antes de me chamar?"

Ele disse: "O que quer dizer com isso?"

"Bem, é bastante controverso, o tema que você está colocando, que você está me dando para ensinar em sua igreja".

Eles dizem: "Como assim é controverso? Estamos falando de Deus. Nós somos cristãos. Esta é uma igreja. Como assim é controverso?"

Eu disse, "Querido pastor, me ouça. Quando eu começar instruindo seu povo sobre a justiça de Deus, a soberania de Deus, a ira de Deus, a supremacia de Deus, a glória de Deus, você irá ter alguns de seus melhores e mais antigos membros da igreja levantados e dizendo alguma coisa como isto: ‘Esse não é o meu Deus. Eu nunca poderia amar um Deus como este’; porque eles têm um deus que eles fizeram com a sua própria mente e eles amam o que eles fizeram."

Jeremias 9:23-24:

Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.”

Salmos 50:
“Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma. Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre.”

Agora, qual é o problema aqui? Há uma falta de conhecimento de Deus. Muitos de vocês, talvez pensem: "Oh, falar sobre os atributos de Deus e teologia, é tudo coisas altas, de torres de marfim, que não tem aplicação prática".

Ouça a você mesmo, dizendo que o conhecimento de Deus não tem aplicação prática. Você sabe por que todas as suas livrarias cristãs estão preenchidas com livros de auto-ajuda e “cinco maneiras de fazer isso” e “seis maneiras de ser piedoso” e “10 maneiras para não cair”? Porque as pessoas não conhecem a Deus. E por isso elas precisam de toda sorte de pequenos dispositivos triviais da carne para mantê-los andando como ovelhas devem andar.

1 Coríntios 15: 34.
"recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.”

Por que há um pecar desenfreado mesmo entre o povo de Deus? A falta de conhecimento do Deus. De Deus.

Agora deixa eu te fazer uma pergunta: Quando foi a última vez que você assistiu a uma conferência sobre os atributos de Deus? Quando foi a última vez que, como um pastor, você ensinou sobre quem é Deus? Quanto de todo o ensinamento que se passa na América toda a semana tem alguma coisa a ver com quem é Deus?

E, ainda ficamos abismados. Não é tão fácil ir com o fluxo, bastando seguir todo mundo e, então, um dia você ouve algo parecido com isto e de repente você diz, "eu não posso sequer lembrar quando alguém ensinou sobre os atributos de Deus"?

Não é de admirar que somos um povo como nós somos.

Para conhecê-Lo, tudo é sobre isto. Essa é a vida eterna. E a vida eterna não começa quando você passa através dos portais da glória. A vida eterna começa com a conversão. A vida eterna consiste em conhecê-Lo. Você sinceramente acha que você vai estar emocionado em se balançar em portões de pérolas e caminhar em ruas de ouro por toda uma eternidade? A razão por que você não vai perder a cabeça na eternidade, é isso: Há Um ali que é infinito em glória e você irá passar uma eternidade de eternidades buscando-O e você nunca vai ter seus braços sequer nos pés de montanha dEle.

Comece agora. Tantas coisas diferentes que vocês querem saber e fazer, e todos os livros. Pegue um livro sobre Deus, uma Bíblia, e estude-a para conhecê-Lo, para conhecê-Lo.

Domingo de manhã, por causa de tudo isso, eu quero dizer-lhes que seria melhor não ter sequer um domingo de manhã. Domingo manhã é a hora de maior idolatria em toda a semana da América, porque as pessoas não estão adorando o único Deus verdadeiro - a grande massa, pelo menos - mas adoram a um deus formado a partir dos seus próprios corações por sua própria carne, artifícios satânicos e inteligência mundana. Eles têm feito um deus, como eles próprios e ele parece mais com Papai Noel do que Jeová.

Não pode haver temor de Deus entre nós porque não há conhecimento de Deus entre nós.

2 comentários:

  1. Pastor Silas,

    Eis o problema, eles constroem o "seu deus"! Na minha igreja estão construindo um deusinho desses, baseado na força humana, nas possibilidades humanas, na auto-justificação e na autoajuda. Deus, o Jeová, passa a ser apenas um nome, porque o homem já pode tudo por si mesmo.

    O que fazer com essa igreja Pastor Silas?

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Ricardo.
    Muitas vezes nós estamos em um lugar que amamos, mas aquele lugar não é mais o lugar para estarmos. Falo isso por mim, pois eu estive 24 anos em uma igreja, 14 como membro (diácono, seminarista) e 10 como pastor. No final dos meus dez anos de pastoreando essa igreja, com a vida dentro de uma certa estabilidade, tudo veio à baixo em minha vida. Mas Deus já vinha me falando que eu não ficaria lá por muito tempo, no entanto eu não dei ouvidos a voz de Deus. Pra resumir, hoje eu estou em outro bairro, pastoreando uma igreja dentro do que eu creio sem a intervenção indesejada de pessoas me dando aborrecimentos (não que não tenhamos problemas), mas pelo menos com pessoas que se vêem como pecadoras, mas na total dependência da graça e misericórdia de Deus.
    Não estou dizendo com isso que você tenha que sair da igreja e procurar outra. Penso que o ideal é conversar com o seu pastor e ver o que ele pensa, dependendo da conversa orar para ver se não chegou o momento de se retirar da igreja, com a bênção do seu pastor, e tocar a vida em outro lugar. Importante, converse com a esposa e ore com ela sobre essa possibilidade.
    Outro detalhe Ricardo, Deus não está lhe chamando para o ministério da Palavra? Isso mesmo, Deus não o está chamando para ser um ministro dele? Você já pensou em ser pastor?
    Pense nisso, ore a respeito e não fuja do que Deus está lhe chamando.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir