Por R.C. Sproul
Certa vez, fui confrontando por um jovem na Filadélfia que me
perguntou: “Você está salvo?” Minha resposta para ele foi: “Salvo de
quê?”. Ele foi pego de surpresa com a minha pergunta. Obviamente, ele
não tinha pensado muito sobre o significado da questão que estava
perguntando. Certamente eu não estava salvo de ser interrompido na rua e
abordado com a pergunta “Você está salvo?”.
A questão de ser salvo é a questão suprema da Bíblia. O assunto das
Sagradas Escrituras é o tema da salvação. Jesus, em sua concepção no
ventre de Maria, é anunciado como o Salvador. Salvador e salvação
caminham juntos. O papel do Salvador é salvar.
Perguntamos novamente: Salvo de quê? O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Na forma mais simples, o verbo salvar
significa “resgatar de uma situação perigosa ou ameaçadora”. Quando
Israel escapa da derrota nas mãos de seus inimigos no campo de batalha,
ele se diz salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma doença com risco
de vida, elas experimentam salvação. Quando a colheita é resgatada de
praga ou seca, o resultado é a salvação.
Usamos a palavra salvação de uma maneira similar. Diz-se que um boxeador foi ”salvo pelo gongo” se o round
termina antes do árbitro iniciar a contagem. Salvação significa ser
resgatado de alguma calamidade. No entanto, a Bíblia usa o termo salvação
em um sentido específico para se referir à nossa redenção definitiva do
pecado e à reconciliação com Deus. Neste sentido, a salvação é da
calamidade final – o juízo de Deus. A salvação final é realizada por
Cristo, “que nos livra da ira vindoura” (1Ts 1.10).
A Bíblia anuncia claramente que haverá um dia de julgamento, em que
todos os seres humanos serão responsabilizados diante do tribunal de
Deus. Para muitos, esse “dia do Senhor” será um dia de trevas, sem luz.
Esse será o dia em que Deus vai derramar sua ira contra os ímpios e
impenitentes. Será o holocausto final, a hora mais escura, a pior
calamidade da história humana. Ser liberto da ira de Deus, que muito
certamente virá sobre o mundo, é a salvação definitiva. Esta é a
operação de resgate que Cristo executa para o seu povo, como seu
salvador.
A Bíblia usa o termo salvação não só em muitos sentidos, mas em muitos tempos. O verbo salvar aparece em praticamente todos os possíveis tempos da língua grega. Há o sentido de que fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvos (pela obra de Deus na história); somos salvos (por estar em um estado justificado); estamos sendo salvos (por estarmos sendo santificados ou tornado santos) e seremos salvos (por experimentar a consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia fala da salvação em termos de passado, presente e futuro.
Às vezes, nós igualamos a nossa salvação presente com a nossa
justificação. Em outros momentos, vemos a justificação como um passo
específico na ordem total ou plano de salvação.
Por fim, é importante notar outro aspecto central do conceito bíblico
de salvação. A salvação é do Senhor. Salvação não é uma iniciativa
humana. Os seres humanos não podem se salvar. A salvação é uma obra
divina, que é realizada e aplicada por Deus. Somos salvos pelo Senhor e do Senhor. É o ele quem nos salva da sua própria ira.
Fonte: Ipródigo
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