quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um tolo mais sábio que nossa geração!!


“Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge”. - 1 Reis 20:11

Por Josemar Bessa

Isso poderia ser lido no livro de Provérbios e nós não acharíamos nada estranho... Mas na verdade são palavras sábias faladas por um dos homens mais tolos de toda a Bíblia, o rei Acabe.

Ele foi um dos piores reis de Israel. Ele chamava Elias de “o Perturbador de Israel” – mas na verdade ele e sua família foram responsáveis por grande ruína em Israel, eles eram os “perturbadores”. Eles insistiram na adoração a Baal, derramaram sangue inocente e foram arqui-inimigos da profeta Elias. Mas nestas palavras ele comprova o ditado que diz que mesmo um relógio quebrado está duas vezes certo a cada dia.

E assim nós temos uma pérola de sabedoria saindo dos lábios de Acabe: “Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge”. - 1 Reis 20:11

Ele disse isso ao rei Ben-Hadade, que tinha sitiado Israel e achava que tomaria a capital sem a menor dificuldade. Tão grande era sua arrogância e confiança que ele mandou uma mensagem para Acabe: “Sua prata, seu ouro, sua riquezas agora são minhas; suas mulheres mais bonitas e os melhores jovens e crianças me pertencem também e vou tomá-los...”

Olhando apenas para as circunstâncias, ele parecia ter razão. Acabe não tinha direito a uma esperança legítima de romper o cerco feito por Bem-Hadade e vencer.

Mas Bem-Hadade esqueceu de algo que normalmente todos os homens tendem a esquecer quando pensam que tem o controle das situações, ele esqueceu que existe um Deus verdadeiro. E algo que jamais devia ser esquecido por ninguém é que Deus ama a honra do seu nome Santo. Acabe em sua estupidez, parece que pelo menos aprendeu algo no ministério incrível do profeta Elias. E com uma pitada ínfima que parece que ele ainda tinha nas verdades sobre esse Deus, de sua pena saiu o que é certamente um dos clássicos em tempos de guerra jamais registrados: ““Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge”. - 1 Reis 20:11

“Não se glorie”, ele está dizendo em outras palavras, “simplesmente porque você colocou seu colete de Kevlar que parece intransponível, e está com armas poderosas... para a batalha” – Você está indo para a batalha e não voltando. E você com todos os recursos pode nunca mais voltar para casa.

Isso enfureceu Bem-Hadade! Mas era de fato sabedoria. Com apenas sete mil homens Deus deu a vitória a Israel sobre a Síria como o profeta havia dito que aconteceria.

Começar algo é bom, mas não basta, temos que ir até a conclusão. Propósitos de homens tolos são quebrados todos os dias. A questão não é vestir a armadura, mas poder tirá-la no final. O diploma não é entregue na matrícula, mas no fim do curso.

Não é o que sua esposa (esposo) diz sobre você no dia do casamento que é a medida do que você é, mas o que ela diz de você 50 anos depois.

Mais vital ainda, e totalmente contrário aos nossos valores culturais fúteis, muitas vezes até mesmo na igreja, não é tanto o brilho e os reflexos da juventude que é digno de nossa celebração, mas uma vida bem vivida todo o caminho até o fim. Quando somos jovens ( ou novos na fé), estamos realmente apenas colocando nossa armadura, nos preparando para a luta. E não há motivos aí para nada a não ser a seriedade de quem tem uma batalha pela frente. Um combate, um bom combate. Muitos soldados bem armados não tiveram vida para tirar sua armadura no fim da batalha. Nem todos que começam a batalha a terminam: “Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar” - Lucas 14:25-30

Muitos começaram a jornada cristã sem terem avaliado o preço! É isso que qualquer coisa que acrescenta homens a igreja que não seja a Regeneração produz, homens que não podem chegar ao fim.

Escute as palavras memoráveis de um velho soldado retirando finalmente sua armadura: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. - 2 Timóteo 4:7-8.

Fonte: Josemar Bessa

6 comentários: