sexta-feira, 20 de julho de 2012

PRESENTE DE DEUS OU PROPRIEDADE DE DEUS?


Por Isaltino Gomes Coelho Filho

Um dia desses vi uma pintura num veículo: “Foi Deus quem deu!”. Entendi a mensagem que o proprietário queria transmitir. Ele reconhecia que Deus lhe proporcionara uma bênção material. No caso, aquele carro.

Mais tarde pus-me a meditar no caso. Respeitosamente, não me soa o reconhecimento correto. Na realidade, há mais de mundano que de espiritual na frase.  Ela não expressa apenas o reconhecimento de que foi uma bênção, mas traz certo ufanismo. Afinal, conheço bem o movimento evangélico de hoje e sei da ênfase que ele coloca em bens materiais como sinal da aprovação divina. Quem é suficientemente bom aos olhos de Deus recebe bênçãos materiais. A doutrina da graça tem sido varrida para longe pelo neopentecostalismo. É um tal de “declarar”, “exigir seus direitos”, “reivindicar” que se vê uma total ignorância do que seja graça. Consequentemente, do que seja o evangelho. Quando alguém diz “Foi Deus quem me deu” pode muito bem estar dizendo: “Viu? Fui um bom menino, e Papai do Céu me deu de presente!”. Vejo tanto ufanismo com bens materiais! Muitos evangélicos parecem mais ligados em Mamom, o pseudo-deus das riquezas, que em Jesus Cristo.

O correto não é “Foi Deus quem deu!”. Porque se somos mesmo cristãos, nada é nosso, e tudo é dele. As coisas que nos vêm às nossas mãos, na realidade não são nossas, mas dele. Estão conosco para nosso uso, mas prestaremos contas delas, porque não somos proprietários, mas servos e mordomos (Lc 12.37 e 42) e despenseiros (1Pe 4.10). Alguns acham que são donos e assim dão migalhas dos bens, do tempo, das emoções e dos afetos para Deus. Amam os bens e dizem que Deus lhes deu.

Se você realmente é uma pessoa que entregou a vida (e não apenas o louvor) a Jesus, nada do que você tem é seu, mas é dele. As pessoas se lembram do Salmo 24.1 quando querem reivindicar coisas como “filhas do Rei”. Se tudo é dele, somos dele e nossas coisas são dele.

Sua vida é dele? Então seu carro não foi presente dele, mas é dele. Sua casa é dele. Seus filhos são dele. Sua carreira é dele. Se ainda não entendeu isso, cante o hino 422 do Hinário Para o Culto Cristão: “Tudo o que sou e o que vier a ser eu ofereço a Deus”. Em um ato de culto ofereça a Deus o que é dele por direito. Que seja de fato.

Nada seu é seu. Tudo seu é dele. Reconheça isso e viva isso antes que ele, insatisfeito com sua visão, dê a outro: “Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos” (Mt 25.28). Lembra-se desta história? Aconteceu quando o senhor chegou e chamou os servos à prestação de contas (Mt 25.19). Demorou, mas veio. Você é apenas servo, e não senhor. Quando ele vier, que não chame você de “servo inútil”.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Glórias a Deus!

    Particularmente, há pouco tempo tive, pela graça de Deus, o privilégio de corrigir distorções no meu entender, semelhante as descritas em seu texto. E como tem sido bom!

    É sempre bom lermos artigos que nos ajudam ainda mais conhecer e entender melhor como devemos pensar e agir como verdadeiros Cristãos.

    Abraços e que Deus o abençoe prezado irmão em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Cantini.
      Muitas vezes nós nos pegamos fazendo coisas de forma impensada, mas Deus nos dá a graça e reavaliarmos nossos pensamentos e mudarmos. Estamos sempre aprendendo e reaprendento. Falo por mim rs!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. Mais um excelente texto. O ufanismo exagerado de alguns cristãos, que se auto intitulam dignos ou merecedores de algo de Deus tem aumentando. Por isso, textos como esse e outros de reformados e puritanos trazem consolo e mostram nossa verdadeira natureza: somos ao extremo carentes da misericórdia de Deus; e isso basta!
    Abraço irmão Silas.
    Alexandre Nobre
    www.pensologocristo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Alexandre.
      O espírito de Mamom atrai muitas pessoas e muitas vezes ele se revela de forma muito "espiritual". Por isso devemos vigiar e orar em todo tempo.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir