quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Livre Arbítrio

 

Por W W Fulton


“E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e homicídio, que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles.” Lc. 23.25.

“E não quereis vir a mim para terdes vida.” Jo. 5.40

Existe uma controvérsia entre teólogos entre o “livre arbítrio” e a “graça soberana”. Mesmo crendo na doutrina da graça soberana, é verdadeira a afirmação que o homem natural tem um arbítrio e que este está livre para agir segundo a sua natureza. Entendendo isto é de entender uma doutrina importantíssima. O arbítrio do homem é livre tanto quanto a água é livre para descer numa cachoeira. É tão livre quanto uma rocha, quando solta do seu lugar no pico do Everest – vem descendo!

I. O Que Quer dizer: “Livre Arbítrio”

O “Livre Arbítrio”, o fator determinante central do homem, não está impedido pelas forças espirituais naturais.
O “Livre Arbítrio” é imparcial naturalmente.
O “Livre Arbítrio” não é forçado pelos poderes humanos.
O “Livre Arbítrio” é auto-determinante. O coração é o centro das afeições do homem e este é influenciado por muitas coisas, incluindo a natureza do pecador e as informações que tem. O arbítrio do homem move-se segundo a natureza do seu coração.

II. Em Que Sentido É Livre Este Arbítrio?

O “Livre Arbítrio” não é livre para fazer o bem. Jr. 13.23, “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” O homem natural só age segundo a sua natureza vil.

O “Livre Arbítrio” não é livre a trocar senhores. O homem está em escravidão a Satanás, quem é seu “deus”. II Tm. 2.26, “E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”

O “Livre Arbítrio” não é livre para entrar no céu. Jo. 7.34, “Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.”

O “Livre Arbítrio” é completamente livre para agir segundo a natureza do homem. Ele move livremente na maneira única que saiba. Porque o homem natural sabe nada do evangelho ou o reino espiritual de Deus, pode naturalmente agir somente dentro do mundo natural que ele vê e conhece.

III. O Que O “Livre Arbítrio” Tem Feito

O “Livre Arbítrio” entre os perdidos no dilúvio. Todos agiram livremente dentro que as suas naturezas desejaram. Por não ter achado graça nos olhos de Deus os perdidos não podiam se arrepender e optar para Deus. Noé achou graça nos olhos de Deus e portanto podia fazer diferente.

O “Livre Arbítrio” entre os egípcios. Faraó e os egípcios não tinham uma força externa obrigando-lhes a pecarem. Agiram livremente, contudo Deus soberanamente controlou tudo para a Sua glória e o bem do Seu povo.

O “Livre Arbítrio” entre os de Sodoma e Gomorra. Os habitantes destas cidades fizeram uma sociedade completamente entregue à homossexualidade qual Deus derrubou com uma grande destruição. Pelos seus “livre arbítrios” se satisfizeram só com o mundo presente em prol das concupiscências e para com o prazer do pecado.

O “Livre Arbítrio” crucificou o nosso Senhor. Os que pediram e forçaram os políticos que Cristo fosse crucificado agiram livremente, contudo, cumpriram os propósitos de Deus. At. 2.22-24, “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;”. O arbítrio do homem livremente odiou Jesus. O “Livre Arbítrio” fez que os fariseus fossem ciumentos do ministério de Jesus; que os poderes políticos sentiram ameaçados pelo cosmo visão de Jesus; todos eram condenados pelas Suas palavras; manifestou a inimizade natural de todos contra Jeová e pelo “livre arbítrio” decidiram a se livrarem de Cristo e crucificá-lO imediatamente. Tudo isto aconteceu quando Pilatos entregou-O “à vontade deles”.

IV. O Que O “Livre Arbítrio” Está Fazendo Agora?

O “Livre Arbítrio” está envolvido na imoralidade, sodomia, bebedices, aborto, adultério e toda a idolatria do tempo presente.
O “Livre Arbítrio” incentiva as guerras e alimenta os “rumores de guerras”.
O “Livre Arbítrio” encurta a vida.
O “Livre Arbítrio” traz doenças, acidentes e o abuso do cérebro com álcool e drogas.
O “Livre Arbítrio” desestabilize o mundo pelos terroristas conseguindo usar poder atômico.
O “Livre Arbítrio” age em toda a apostasia em todas as denominações cristãs.

V. O Que O “Livre Arbítrio” Do Homem Fará

O “Livre Arbítrio” faz que “todas as suas cogitações são que não há Deus.” (Sl. 10.4)
O “Livre Arbítrio” garanta que “os homens maus e enganadores irão de mal para pior” (II Tm. 3.13).
O “Livre Arbítrio” incentiva o homem a enganar e ser enganado (II Tm. 3.13).
O “Livre Arbítrio” culminará numa grande igreja ecumênica.

VI. O “Livre Arbítrio” Do Homem Revela As Suas Grandes Necessidades: “E não quereis vir a mim para terdes vida.” Jo. 5.40

Por causa do “Livre Arbítrio” do homem, Cristo veio para libertar os pecadores das obras das trevas.

Por causa do “Livre Arbítrio”, Cristo veio salvar os pecadores dos seus pecados.

Por causa do “Livre Arbítrio” do homem, foi necessário que Cristo salvasse o homem para que possam ter a vida e tê-la mais abundantemente. O Filho dá Vida, “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;” Jo. 5.26.

Por causa do “Livre Arbítrio” do homem, o Filho de Deus dá a vida a quem Ele quer. “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.” (Jo. 5.21).

Por causa do “Livre Arbítrio” do homem, Deus faz para o homem aquilo que o “livre arbítrio” nunca poderia fazer: trazer-nos a Deus.

Resumindo: Se houver salvação, vem de Deus. Ele vivifica os mortos em pecados, ilumina as mentes entenebrecidas, e na regeneração, nos dá uma nova natureza que tanta deseja como pode fazer a vontade de Deus. Cristo é o Substituto idôneo para todo pecador que se arrependa e crê nEle pela fé.

Deus lhe trouxe já ao arrependimento dos seus pecados e lhe deu fé para crer em Cristo Jesus? Se ainda está trilhando somente segundo o “livre arbítrio” e deseja submeter-se ao senhorio de Deus, clama pela misericórdia de Deus manifestada em Jesus Cristo.

Salmos 110.3, “O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.” 


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Graça e paz Gercino.
      Obrigado pelo comentário.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. O "livre arbítrio" do homem natural só pode leva-lo ao inferno.

    ...mas é difícil aos homens terem que admitir que dependem totalmente da obra de outro.

    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Márcio.
      Falar para as pessoas que o livre arbítrio é uma ilusão é como tirar delas o "direito" de escolha. Só que o homem natural não percebe que suas escolhas sempre são para ficarem cada vez mais longe de Deus e nunca para se aproximar dele. Além de não terem livre esscolha certa são cegas também.
      Só o Senhor pode ajudá-las.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. livre arbítrio é uma concepção filosófica e não bíblica. O quadro que a bíblia pinta sobre o pecador é terrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Tadeu.
      Assino em baixo. O pecado é tão terrível que Jesus sofreu o desamparo do Pai por ter se feito maldito em nosso lugar.
      Somos salvos mediante a graça e não por nossa livre vntade!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir