Por Josemar Bessa
O inferno não é nem a
AUSÊNCIA eterna de Deus, nem a SEPARAÇÃO eterna de Deus. De fato Deus é muito
presente no inferno, mas presente na totalidade de sua IRA.
Ninguém ficará
eternamente deixado aos seus próprios termos. Isso mostra o contrário da opinião
tão difundida de que Satanás governa o inferno. Deus faz as regras tanto no céu
como no inferno. Ele é o Deus do céu e do inferno, ele é o Deus da luz, mas
também é o Deus das trevas, de fato, só Ele é Deus.
Davi disse confessou
que não importava onde ele fosse, não poderia escapar da presença de Deus: “Para onde me irei do teu espírito, ou para
onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a
minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar
nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda
de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o
dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa” - Salmos 139:7-12
Deus é inevitável para
suas criaturas! Deus é soberano sobre todas as coisas - Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis
que tu ali estás também. O inferno não é uma “festa” onde Satanás é o
anfitrião. O inferno é o lugar onde Deus derrama Sua ira implacável sobre o
homem não justificado em Cristo.
Jesus apaga a névoa que
repousava sobre os autores do Antigo Testamento, nos dando uma visão clara
sobre a eternidade: “E não temais os que
matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer
perecer no inferno a alma e o corpo” - Mateus
10:28
Na cruz, Jesus não
suportou a AUSÊNCIA do Pai. Ele suportou a PLENITUDE de Sua ira. Vemos isso na
imagem do “cálice” que Jesus bebeu. Falando
com Tiago e João, Jesus diz: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice
que eu hei de beber...” - Mateus 20:22
- Já no Velho Testamento há a linguagem presente do cálice da ira de Deus (Is
51.15; Jr 25.15; Is 51.22...) – Eis a oração de Jesus momentos antes de
enfrentar a Cruz: “E, indo um pouco mais
para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é
possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como
tu queres”. Mateus 26:39
A realidade do abandono
do Pai a Jesus não era apenas que Jesus foi separado do Pai. Ele foi abandonado
no sentido em que foi colocado sobe Jesus tudo o que o Pai despreza, odeia e
amaldiçoa. Ele não foi abandonado no sentido em que foi deixado sozinho, mas
que ele ficou desprovido de TODA MISERICÓRDIA e sujeito a TODA IRA. Ele bebeu o
cálice da ira de Deus. A face do Pai que brilhou tão radiante no batismo do
Filho, tornou-se uma carranca escura quando o Filho foi feito pecado por nós,
seu povo.
O inferno é o lugar de
tormento tanto para Satanás quanto para
os homens. É onde Deus serve a taça da ira ( Que Jesus bebeu na cruz por
todos os redimidos ) por toda a eternidade. Satanás não comanda tormentos do
inferno, ele próprio estará sofrendo o tormento
a partir da mão do próprio Deus. Satanás não está no comando do inferno,
Deus está. O inferno é o inferno de Deus.
Separação eterna de
Deus seria um alívio para o pecador diante de um Deus irado.. Mas não é esse o
caso quando se fala do inferno. O inferno não é a separação eterna de Deus. Na
verdade, é exatamente o oposto. É o sofrimento eterno vindo mão de Deus. É o
abandono e separação de toda misericórdia de Deus e o eterno beber do cálice
que Jesus tomou na cruz: “Horrenda coisa
é cair nas mãos do Deus vivo” - Hebreus
10:31
O encerramento da Confissão
Belga (1619) diz:
Finalmente, cremos
conforme a palavra de Deus que, quando chegar o momento determinado pelo Senhor
[ Mt 24:36; Mt 25:13; 1Ts 5:1,2.] - o qual todas as criaturas desconhecem -, e
o número dos eleitos estiver completo [Hb 11. 39,40; Ap 6:11.], nosso Senhor
Jesus Cristo virá do céu, corporal e visívelmente [Ap 1:7.], assim como subiu
ao céu (Atos 1:11), com grande glória e majestade [Mt 24:30; Mt 25: 31.]. Ele
se manifestará Juiz sobre vivos e mortos [Mt 25:31-46; 2Tm 4:1; 1Pe 4:5.],
enquanto porá em fogo e chamas este velho mundo para purificá-lo [2Pe 3:10-13.].
Naquele momento
comparecerão perante este grande Juiz, pessoalmente, todas as pessoas que
viveram neste mundo [Dt 7:9-11; Ap 20:12,13.]: homens, mulheres e crianças,
citados pela voz do arcanjo e pelo som da trombeta divina (1Tessalonicenses
4:16). Porque todos os mortos ressuscitarão da terra [Dn 12: 2; Jo 5:28,29.] e
as almas serão reunidas aos seus próprios corpos em que viveram. E a respeito
daqueles que ainda estiverem vivos: eles não morrerão como os outros, mas serão
transformados num só momento. De corruptíveis se tornarão incorruptíveis [1Co
15:51,52; Fp 3:20,21.].
Então, se abrirão os
livros e os mortos serão julgados (Apocalipse 20:12), segundo o que tiverem
feito neste mundo, seja o bem ou o mal [Hb 9:27; Ap 22:12.] (2Coríntios 5:10).
Sim, "de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão
conta" (Mateus 12:36), mesmo que o mundo a considere apenas brincadeira e
passatempo. Assim será trazido à luz diante de todos o que os homens praticaram
às escondidas, inclusive sua hipocrisia.
Portanto, pensar neste
juízo e realmente horrível e pavoroso para os homens maus e ímpios [Mt 11:22;
Mt 23: 33; Rm 2:5,6; Hb 10:27; 2Pe 2:9; Jd :15; Ap 14:7a], mas muito desejável
e consolador para os justos e eleitos. A salvação destes será totalmente
completada e eles receberão os frutos de seu penoso labor [Lc 14:14; 2Ts
1:3-10; 1Jo 4:17.]. Sua inocência será reconhecida por todos e eles
presenciarão a vingança terrível de Deus contra os ímpios, que os tiranizaram,
oprimiram e atormentaram neste mundo [Ap 15:4; Ap 18:20.]. Os ímpios serão
levados a reconhecer sua culpa pelo testemunho da própria consciência. Eles se
tornarão imortais, mas somente para serem atormentados no "fogo eterno [Mt
13:41,42; Mc 9:48; Lc 16:23-28; Ap 21:8.], preparado para o diabo e seus anjos
" [Ap 20:10.] (Mateus 25:41).
Os crentes e eleitos,
porém, serão coroados com glória e honra. O Filho de Deus confessará seus nomes
diante de Deus, seu Pai (Mateus 10:32), e seus anjos eleitos [Ap 3:5.] e Deus
"lhes enxugará dos olhos toda lagrima" [Is 25:8; Ap 7:17.]
(Apocalipse 21:4). Assim ficará manifesto que a causa deles, que agora por
muitos juízes e autoridades está sendo condenada como herética e ímpia, é a
causa do Filho de Deus. E, como recompensa gratuita, o Senhor os fará possuir a
glória que jamais poderia surgir no coração de um homem [Dn 12: 3; Mt 5:12; Mt
13:43; 1Co 2:9; Ap 21:9-22:5.].
Por isso, esperamos
este grande dia com grande anseio para usufruirmos plenamente das promessas de
Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amem! Vem, Senhor
Jesus!
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