sexta-feira, 29 de março de 2013

O Lobo: Inimigo ou desculpa?



Por Josemar Bessa

Como lidar com o engano e falso ensino? A desculpa de muitos para sua postura anti-igreja se concentra nos falsos mestres... Essa desculpa só pode vir ou da incredulidade para com a Bíblia ou da hipocrisia. Deus sempre disse que essa seria uma realidade na vida da igreja: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” - 2 Pedro 2:1

Pedro não poderia ser mais claro – Não há “talvez”, “mas”, “quem sabe...” – Há uma declaração enfática: “entre vós haverá!” – Portanto, onde está a surpresa? Havia falsos profetas em Israel durante toda a história do Velho Testamento, mas a solução jamais foi deixar de ser o povo da Aliança e se tornar pagão, ou ser do time do “eu sozinho...”. Pedro diz: “Entre vós haverá!”.

Falsos profetas eram problema constante no Velho Testamento, apesar de haver clara ordem deles serem identificados e extirpados do meio do povo, raramente Israel tratou com este problema. O que fez eles se multiplicarem trazendo muitas vezes ruína espiritual a todo povo da Aliança. Mas a solução jamais passou em não ser o povo da Aliança...

Pedro aplica isso a igreja. Pedro está escrevendo para a igreja: “Entre vós haverá também falsos mestres...” – Ele está falando da igreja local. Está falando a membros da igreja local, da congregação para onde sua carta está sendo enviada. Ou seja, não existe tal coisa como uma igreja pura e perfeita deste lado do céu. Amamos a verdade lutando por ela no contexto da igreja. É isto que Pedro está fazendo, e não sendo anti-igreja. Desculpas por não amar a igreja escondem o individualismo de nossa geração... cada um por si. Cada um sendo mestre de si mesmo...

Muitas pessoas esperando amar uma igreja ideal não amam a igreja de forma alguma, e jamais amarão. Os Reformadores ao morrerem, estavam longe de viverem numa igreja ideal, mas amaram e serviram a igreja com todas as suas forças.

Paulo diz duramente: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho” - Gálatas 1:6 – Uau! Isso é duro. Mas de forma alguma Paulo se tornou um anti-igreja. Paulo amou, apesar disso, a igreja dos Gálatas, Coríntios... Vejam suas palavras: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” – Gálatas 4.19

Satanás é falsificador... Paulo diz aos Coríntios: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” -  2 Coríntios 11:3

Sendo um falsificador, satanás tem um
 
falso evangelho: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” - Gálatas 1:6-9

Pregado por falsos ministros: “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” - 2 Coríntios 11:13-15

Produzindo falsos irmãos: “...em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos...” - 2 Coríntios 11:26

O chamado é para identificar e combater, e não usar isso como desculpa para esconder nosso individualismo que reflete nossa geração e cultura e não a Verdade e a ordem de Deus para nós. Identificar e combater foi o que fizeram dia a dia os apóstolos vivendo em meio ao rebanho... igreja locais... dos Gálatas, Efésios, Coríntios... pois é o mercenário, e não quem ama a verdade, que abandona o rebanho por causa do lobo: “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas”. - João 10:12 – Apesar de não sermos todos pastores, todos temos a responsabilidade pelo rebanho de Deus, por isso Pedro fala a todos da igreja local: ““E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” - 2 Pedro 2:1

Jamais use o lobo como desculpa para o teu individualismo que abandona o rebanho e que reflete uma cultura sem Deus e não o amor de Deus pela igreja.
 
Fonte: Josemar Bessa

4 comentários:

  1. Diante do acima exposto (e que eu não posso deixar de concordar, pois é fato e não dá para discutir) fica uma pergunta ao autor do texto. Ao criticar os anti-igreja, colocando-os na posição de incrédulos ou hipocriticas, o que fazer para acreditar, não na Bíblia em si, mas, na igreja, com tantos falsos mestres e doutores (haja doutor no evangelho), apóstolos, pai-postolos, e recentemente, patriarcas que aparecem todos os dias, inclusive nas igrejas tradicionais, 24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias no ano, de manhã, à tarde, à noite e, principalmente, as madrugadas ???? Gostaria de salientar ao autor que, é justamente por não buscar a “igreja ideal” que estamos nos “enfiando” em qualquer dessas igrejas, o autor tem que concordar. Detalhe: vamos separar Cristo dessa igreja que ai está pois ELE É!!!!!!!!!!! O cabeça da Igreja. E ele é PERFEITO !!!!!!!!!!! Aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Valdir.
      Tentarei entrar em contato com o Josemar para lhe responder, OK?
      Não estou tentando responder pelo Josimar, mas tentando lhe responder por mim mesmo; creio que aqueles que criticam a igreja por ver nelas erros deve entender que não existe igreja perfeita (denominação, líderes, membros...), mas temos um Deus que cuida do seu povo mesmos sabendo que somos imperfeitos e pecadores. Alguém uma vez disse que dentro da arca havia muito mal cheiro, mas fora dela havia morte.
      Que o Senhor lhe abençoe!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Grato Pr. Silas. Sempre bem equilibrado e preciso nas respostas.
      Minha intenção não é polemizar sobre o assunto, mas, aprofundar. Conheço varias pessoas que estão neste condição.

      Excluir
    3. Graça e paz Valdir.
      Eu entendi a sua colocação, por isso procurei lhe responder dentro das minhas convicções e creio que sejam as mesmas suas.
      Que o Senhor lhe abençoe e lhe guarde.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir