terça-feira, 19 de março de 2013

Por que a maldição caiu sobre Canaã no lugar de Cam?

cham

Por Pr. Marcelo Oliveira

Todos os amantes das Escrituras já se depararam com uma pergunta inquietadora: Por que Canaã foi amaldiçoado no lugar de Cam? Visto que as maldições e bênçãos sobre os três filhos têm em vista seus descendentes, não é de estranhar que a maldição recaia sobre o filho de Cam, e não sobre o próprio Cam (Gn 9.18-22), especialmente em razão de Deus já haver abençoado este justo sobrevivente do dilúvio (Gn 9.1). Prezados leitores [as], quem pode amaldiçoar aquele que o Eterno abençoou? Leia atentamente Gênesis 9.1

Como o filho mais jovem injuriava a seu pai, assim a maldição recairá sobre seu filho mais jovem, que presumivelmente herda sua decadência moral (cf. Lv 18.3; Dt 9.3). Em adição aos cananitas, os descendentes de Cam incluem alguns dos inimigos mais ferrenhos de Israel: Filístia, Assíria, Babilônia (cf. Gn 10.9-13). Por trás da profecia de Noé está o conceito de solidariedade corporativa. A justiça de Noé é reproduzida em Sem e Jafé; sua imoralidade, em Cam. A imoralidade de Cam contra seu pai estará estigmatizada em seus descendentes; e a modéstia de Sem e jafé, nos seus.

O erudito Cassuto explica a expressão “servo dos servos” (Gn 9.25): ‘Os cananitas se destinavam a sofrer a maldição e a servidão não em decorrência dos pecados de Cam, mas porque eles mesmos agiam como Cam, em decorrência das suas próprias transgressões. A servidão de Canaã é espiritual, não apenas política. A maldição posta sobre Canaã o liga à maldição sobre a serpente (Gn 3.14) e sobre Caim (Gn 4.1). Entretanto, a maldição geral não é exceção. Como a cena deixa bem claro, a diferença entre os prospectos futuros dos irmãos ancestrais pertence à sua moralidade, não à sua etnia como tal.

A família da prostituta cananita Raabe virá a ser parte do povo da aliança (Js 2.14; 6.17-22; Mt 1.5; Hb 11.31), e a família do judeu Aça será eliminada (Js 7). Quando Israel se comporta como os cananitas, a terra os vomita dela também (2Rs 17.20).

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
Waltke, Bruce e Cathi, Fredericks. Gênesis. Ed. Cultura Cristã

Fonte: Davar Elohim 

2 comentários:

  1. Sobre essa "maldição" imposta por Noé, sinceramente, eu vejo isso com muitas, mas, muitas reservas.
    Eu não consigo entender esse historia de maldição pra toda uma geração por causa de uma nudez.
    Quem é Noé pra sair amaldiçoando todo mundo??? Será que DEUS permitiria isto??? Afinal, Ele permitiu que Noé ficasse vivo.
    Será que realmente isto aconteceu??? As gerações posteriores andam errantes e ai dizem ser maldição. Ora Ora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Valdir.
      Isso realmente aconteceu, isso é fato. Em relação essa maldição ela aconteceu porque a geração de Cam tinha herdado a sua imoralidade. Mas onde havia um coração rendido a Deus essa maldição era quebrada, veja por exemplo a vida de Rute que era moabita e se tornou a bisavó do rei Davi.
      Onde Deus se faz presente na vida toda maldição é quebrada.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir