sexta-feira, 1 de março de 2013

Dízimo, uma prática bíblica a ser observada

Por Rev. Hernandes Dias Lopes

Há uma enxurrada de comentários tendenciosos e distorcidos circulando as redes sociais, em nossos dias, atacando a doutrina dos dízimos. Acusam os pastores que ensinam essa doutrina de infiéis e aproveitadores. Acusam as igrejas que recebem os dízimos de explorar o povo. Outros, jeitosamente, tentam descaracterizar o dízimo, afirmando que essa prática não tem amparo no Novo Testamento. Tentam limitar o dízimo apenas ao Velho Testamento, afirmando que ele é da lei e não vigente no tempo da graça.
 

Não subscrevemos os muitos desvios de igrejas que, laboram em erro, ao criarem mecanismos místicos, sincréticos e inescrupulosos para arrecadar dinheiro, vendendo água fluidificada, rosa ungida, toalha suada e até tijolo espiritual. Essas práticas são pagãs e nada tem a ver com ensino bíblico da mordomia dos bens. O fato, porém, de existir desvio de uns, não significa que devemos afrouxar as mãos, no sentido de ensinar tudo quanto a Bíblia fala sobre dízimos e ofertas. Destaco, aqui, alguns pontos para nossa reflexão.
 

Em primeiro lugar, a prática do dízimo antecede à lei. Aqueles que se recusam ser dizimistas pelo fato de o dízimo ser apenas da lei estão rotundamente equivocados. O dízimo é um princípio espiritual presente entre o povo de Deus desde os tempos mais remotos. Abraão pagou o dízimo a Malquizedeque (Gn 14.20) e Jacó prometeu pagar o dízimo ao Senhor (Gn 28.22), muito antes da lei ser instituída.
 

Em segundo lugar, a prática do dízimo foi sancionada na lei. O princípio que governava o povo de Deus antes da lei, foi ratificado na lei. Agora, há um preceito claro e uma ordem específica para se trazer todos os dízimos ao Senhor (Lv 27.32). Não entregar o dízimo é transgredir a lei, e a transgressão da lei constitui-se em pecado (1Jo 3.4).
 

Em terceiro lugar, a prática do dízimo está presente em toda Bíblia. A fidelidade na mordomia dos bens, a entrega fiel dos dízimos e das ofertas, é um ensino claro em toda a Bíblia. Está presente no Pentateuco, os livros da lei; está presente nos livros históricos (Ne 13.11,12), poéticos (Pv 3.9,10) e proféticos (Ml 3.8-10). Também está explicitamente ratificado nos evangelhos (Mt 23.23) e nas epístolas (Hb 7.8). Quanto ao dízimo não podemos subestimá-lo, sua inobservância é um roubo a Deus. Não podemos subtraí-lo, pois a Escritura é clara em dizer que devemos trazer "todos os dízimos". Não podemos administrá-lo, pois a ordem: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro".
 

Em quarto lugar, a prática do dízimo é sancionada por Jesus no Novo Testamento. Os fariseus superestimavam o dízimo, fazendo de sua prática, uma espécie de amuleto. Eram rigorosos em sua observância, mas negligenciam os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Jesus, deixa claro que devemos observar atentamente a prática dessas virtudes cardeais da fé cristã, sem omitir a entrega dos dízimos (Mt 23.23). Ora, aqueles que usam o argumento de que o dízimo é da lei, e por estarmos debaixo da graça, estamos isentos de observá-lo; da mesma forma, estariam também isentos da justiça, da misericórdia e da fé, porque essas virtudes cardeais, também, são da lei. Só o pensar assim, já seria uma tragédia!
 

Em quinto lugar, a prática do dízimo é um preceito divino que não pode ser alterado ao longo dos séculos. Muitas igrejas querem adotar os princípios estabelecidos pelo apóstolo Paulo no levantamento da coleta para os pobres da Judéia como substituto para o dízimo. Isso é um equívoco. O texto de 2 Coríntios 8 e 9 trata de uma oferta específica, para uma causa específica. Paulo jamais teve o propósito de que essas orientações fossem um substituto para a prática do dízimo. Há igrejas na Europa e na América do Norte que estabelecem uma cota para cada família para cumprir o orçamento da igreja. Então, por serem endinheirados, reduzem essa contribuição a 5% ou 3% do rendimento. Tem a igreja competência para mudar um preceito divino? Mil vezes não! Importa-nos obedecer a Deus do que aos homens. Permaneçamos fiéis às Escrituras. Sejamos fiéis dizimistas!

54 comentários:

  1. Pr.Silas (que não é Malafaia...rs):

    Escrevi sobre isso recentemente e gostaria de compartilhar. Além da falta de fidelidade nos dízimos em nossas igrejas, um problema vem agravar a situação: as igrejas estão substituindo o dízimo pela vande de produtos dos mais variados possíveis, para suprir suas necessidades. Esse é um tema que precisamos divulgar mais:

    http://www.filosofiacalvinista.blogspot.com.br/2013/02/mordomia-crista-uma-doutrina-esquecida.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Fábio.
      O erro de alguns em relação ao dízimo tem feito com que muitos interpretem essa doutrina bóblica como se fosse doutrina humana. Sendo que tal coisa não é verdade; muito pelo contrário, ela é bíblica, mas não uma barganha como muitos tem procurado fazer dela.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira
      PS: Estarei lendo seu texto.

      Excluir
  2. Caro irmão, sou defensor ferrenho da contribuição em favor da propagação do evangelho e auxílio ao necessitado. Acho que precisamos entender que assim como a graça está acima da lei, as ofertas voluntárias estão acima dos dízimos. Quem entende o sacrifício de Cristo contribui por amor e não por imposição, não apenas com 10% e sim com muito mais. A graça nos fez livres de imposições, se verificarmos a importância das ofertas, veremos que vai muito além dos dízimos. No contexto atual, os dízimos não têm mais razão de ser pois não somos Judeus, nem da tribo de Levi e recebemos a herança da terra.
    Em primeiro lugar o dízimo antecede a lei. O que diremos da circuncisão que também antecedem a lei? Porque não se cumpre?
    Em segundo lugar o dízimo foi sancionado pela lei tal como a guarda do sábado, circuncisão, serviço levítico etc. Porque não se cumpre?
    Em terceiro lugar a prática dos dízimos está presente em toda bíblia tal qual a guarda do sábado, circuncisão e até a depreciação da liderança feminina, coisa que hoje já não se observa muito.
    Em quarto lugar, nem Jesus nem Paulo davam ênfase ao dízimo, pelo contrário, Jesus tratou com censura.
    Em quinto lugar o preceito divino é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, esse amor como a si mesmo é condoer-se a ponto de se dar pelo teu próximo.
    Normalmente quem defende os dízimos como ordenança é escravo dele ou pretende ser. Vários teólogos que não se beneficiam do dízimo defendem o contrário do teor desta postagem.
    Mas enquanto o povo tiver essa mentalidade de dízimo como ordenança, não vai praticar a mordomia e zelar pelo que é sagrado, a começar pelas finanças, enquanto cristãos cumprem essa ordenança, lavam as mãos para a forma que é usada, será que a forma que é usada é bíblica? Enquanto pastores, que atuam no país cercados de opções de subsistência, detêm altos salários, missionários passam deficuldades e até fome em terra estranha.
    Sei que até passei um pouco do foco, mas queria deixar para pensar:
    Ao longo dos tempos cada um apresenta seu novo entendimento em várias questões da bíblia, já existem novas doutrinas com respeito a divórcio, recasamento, ordenação de mulheres, hierarquias eclesiásticas, danças, rítmos, vestimentas entre outras, mas quanto ao dízimo são unânimes por conveniência. Louvo a Deus porque pelos que contribuem com mais de 10% na forma de oferta de amor e ofertas alçadas, independente do nome dízimo que um dia empurraram como um imposto para ser abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Marcos e Zelena.
      Só gostaria de lhes fazer algumas perguntas:
      1 - Vocês são membros de alguma igreja?
      2 - Em sua igreja não se fala em dízimo, só em oferta?
      3 - Seu pastor não recebe pela igreja?
      4 - Vocês guardam o sábado?
      5 - Vocês tem algum missionário no campo e é sustentado pela igreja que vocês frequentam?
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Caro Pr Silas, respondendo suas perguntas:
      1ª - Somos membros de uma Igreja Batista tradicional.
      2ª - Onde congrego se fala em dízimos e não é por isso que não tenho o direito de penbsar o contrário. Não faço calculos de do quanto contribuo como ofertas e auxílio aos necessitados, nem tampouco os gastos com evangelismo, trabalhos com dependentes químicos e ministério de famílias. Uma coisa é certa, ultrapassam os 10%, e o faço por amor e não por imposição ou ameaças usadas por alguns como textos de Malaquias.
      3º - O Pastor recebe sim, porém nada exorbitante ou incondizente com a realidade da membresia, não tem outro emprego e fica à disposição da igreja,e não é pelo motivo dele ter seu próprio entendimento sobre dízimos que terei que pensar da mesma forma. Volto a dizer que sou contra o dízimo como imposição, sou a favor da contribuição livre e voluntaria.
      4ª - Não observamos o sábado da mesma forma que não observamos os dízimos nem as demais ordenanças previstas na antiga aliaça.
      6ª - Temos missionários em Angola e Ribeirinhos e por mais estranho que pareça, não são da mesma denominação, mas importa que o evangelho seja pregado.
      Fique na paz.

      Excluir
    3. Graça e paz Marcos e Zelena.
      Fico feliz em saber que a sua igreja está envolvida na obra missionária, assim como a nossa igreja também. Aliás, estivemos no campo missionário recentemente. Em relação ao dízimo ele não deve ser imposto, mas deve-se ensinar a respeito de tal prática. No entanto, não deve ser feita de forma de barganha como muitos líderes o fazem, mas como uma prova de fé, sabendo que em tudo o Senhor nos sustenta.
      Apesar de vocês terem pontos divergentes em relação ao que eu penso, no entanto há algo em comum entre nós o amor pelo Senhor e desejo de ver o Seu Reino alcançando os perdidos.
      Que o Senhor os abençoe!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. Eu penso que,

    Em primeiro lugar - Alguém que se diz cristão e não é membro de nenhuma igreja(levando em conta que existem igrejas sérias, que ajudam pessoas, sustentam pastores, seminaristas, missionários etc.), não deveria nem pensar em questionar o dízimo, pois nem sequer conhece, as necessidades dos irmãos das igrejas. E nisso, falha no mandamento de amar ao próximo como a si mesmo.

    Por outro lado, se você é membro de uma igreja, e ainda não paga nem o dízimo, que é o básico do básico, o mínimo do mínimo! Como pode dizer que verdadeiramente se preocupa com as coisas mais importantes!

    ..."o preceito divino é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, esse amor como a si mesmo é condoer-se a ponto de se dar pelo teu próximo."

    Que Deus nos dê sabedoria para que possamos entender o que significa ser um "servo fiel".

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Paulo.
      O Irmão disse tudo. Creio que quem vive questionando o dízimo, geralmente, são pessoas que botam a sua confiança no dinheiro e não em Deus (isso é idolatria), ou sejam também pessoas mesquinhas que usam da desculpa que se deve ajudar os outros, mas na verdade tem o mesmo espírito de Judas Iscariotes (Jo 12), que diz que se preocupa com os pobres, mas mete a mão na bolsa.
      Eu sempre dizimei e dizimo até hoje e de nada tenho falta!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. A paz do Senhor,
      A teologia traz vários mecanismos para interpretação de diversos assuntos, o meu questionamento é pelo fato de que esses mecanismos apenas são utilizados para outras questões e jamais para o dízimo. Ao contrário do que o Sr. falou no que diz que se preocupa com os pobres e mete a mão na bolsa, quero deixar claro que nunca trabalhei com questões financeiras na igreja e nem tenho a pretenção, graças ao Senhor sou um homem próspero em tudo, até mesmo financeiramente e ao contrário do que falou, não sou nehum pouco preso ao dinheiro. Fique claro que acho que o cristão deve mesmo contribuir, e mais , muito além da décima parte, porém não com o termo dízimo nem tampouco como imposição.

      Excluir
    3. A PALAVRA DE DEUS ESTÁ NA SUA VIDA IRMÃO OU IRMÃ NÃO SEI MARCOS E ZELENA, ISSO PQ VC BUSCOU E O ESPIRITO SANTO TE REVELOU,,, VC FAZ PARTE DA VERDADEIRA NOIVA DE CRISTO... DEIXO OS CONSELHOS DE PAULO A TIMOTEO PARA VOCÊ
      1 Timóteo 4
      Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
      Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
      Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
      Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
      Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
      Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
      Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;
      Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
      Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação;
      Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
      Manda estas coisas e ensina-as.
      Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
      Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
      Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
      Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
      Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

      Excluir
  4. Prezado Pastor Silas

    O Senhor leu direito o que escreveu Marcos e Zelena ?
    Logo na primeira frase ele diz ser contribuinte.
    Este assunto sempre parece ser proibitivo na igreja.
    E sempre se fala tambem que Abraão deu o dizimo a a Melquisedeque. Ora, ele deu porque quis. E tem mais: dos despojos da guerra!
    Melquisedeque não poderia ser de natureza humana, pois o texto diz que ele não tinha genealogia humana e os dias de sua existência não eram limitados. Esses atributos são próprios de um ser eterno.
    Como pagar tributo a um ser assim ???? Para onde ele levaria os tributos ?
    O Senhor já observou quando DEUS fala aos filhos de Israel sobre a parte do dizimo que é AGRADAVÉL AO SENHOR??? É sempre uma parte especifica não é?
    Mas o ponto que quero colocar para o Senhor é a parte que DEUS fala especificamente sobre os dízimos. Ele diz: CERTAMENTE DARÁS O DIZIMO.... Isto em Deuteronômio 14:22/29. DEUS fala como deve ser dado o dizimo. O versículo 26 é interessante. O Senhor pode completar essa fala ?
    Pastor Silas, se não tem dízimos e ofertas não tem templo, pastores, evangelismo. Ponto final.
    O problema é como as coisas estão sendo colocadas hoje em dia. A ideia original foi TOTALMENTE deturpada. Isto esta claro. Tem gente comprando fazenda e canal de TV.
    Não me parece que tenha sido para isto que DEUS instituiu o dizimo.
    Lhe digo isto com PROFUNDO RESPEITO E AMOR por sua pessoa pois sempre leio os seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Valdir.
      O irmão tem razão quando diz que por causa de alguns a igreja e o dízimo em particular tem sido mal interpretado. O dízimo é para o sustento da obra assim como as ofertas, o problema que alguns estão desviando esses recursos para sustento próprio e não o utilizando no Reino como deveriam. Mas, independentemente dessas pessoas, há homens de Deus fazendo com que os dízimos e as ofertas dos fiéis sejam bem aplicados e de forma correta biblicamente, ou seja, para expansão do Reino de Deus aqui na terra.
      Sempre haverá os Judas, infelizmente, mas sempre haverá também onze fiéis que farão a obra do Senhor sem aparecerem e sem reconhecimento dos homens, mas nem por isso deixarão de realizá-la; Pois o fazem para glória de Deus.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Responda-me uma coisa: Os dízimos e as ofertas tem destinação diferente na sua igreja? Ou é feito um montante só e atendido as prioridades? Se for a segunda opção, como é feito na maioria, porque nomes diferentes - DIZIMOS e OFERTAS? O termo "dízimo" tem conotação de imposição e que traria ameaças a quem não der. Ofertas vem do coração e o cristão verdadeiro entende a importância. Contribuimos porque a graça nos alcançou e nos constrangeu, a salvação que primeiramente era destinada ao Judeus nos alncançou, mesmo sendo Gentios, e contribuimos por gratidão a essa graça alcançada e não por uma ordenança judaica.
      Graça e Paz!
      Marcos Silva

      Excluir
    3. Graça e paz Marcos e Zelena.
      Por mais extranho que possa lhes parecer eu não prego sobre dízimo e não digo que quem deixa de entregá-lo será amaldiçoado ou coisa parecida. Ensinamos sobre essa prática somente quando fazemos o discipulado e depois deixamos livres os irmãos para fazerem como bem quizerem. No entanto, temos uma igreja fiel e próspera, apesar de sermos poucos membros. Investimos em missões (temos missionário em Piura, Peru), sem contar as ofertas para missões nacionais e mundiais; comparmos recentemente uma kombi para nos ajudar na locomoção dos irmão para os trabalhos fora da igreja, inclusive emprestamos a kombi para outras igrejas usarem também. Com ela, todos os domingos em especial, buscamos alguns irmãos para ajudá-los a não terem despesas de passagem de ônibus. E os levamos em casa no final do culto também, isso sem contar alguns irmãos que dão carona em seus carros também. Todos os recursos financeiros em nossa igreja são investidos na causa do Senhor e nos alegramos em ver o quanto Deus tem sido fiél conosco.
      Não impomos nada, mas o Espírito Santo move os corações para contribuirem conforme o Senhor lhes orienta.
      Somos uma igreja da CBB assim como a sua, somos igrejas co-irmãs.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  5. Graça e paz amado irmão e amigo Silas
    Não irei externar minha opinião, mas apenas buscar me informar o máximo possível para que não haja qualquer tipo de dúvida pairando na mente. Li o artigo do Rev Hernandes - como sempre muito bem elaborado- assim como li também o artigo constante no link abaixo, e pelo que entendi os dois estão em total desacordo. Ou dizem a mesma coisa, e eu é que entendi errado. Me fixei principalmente no trecho sobre os comentários de Calvino e na conclusão, e, portanto peço-lhe, se possível ler o texto do link e me ajudar a sanar a dúvida.
    http://www.monergismo.com/textos/dizimos_ofertas/o-dizimo_tulio.pdf
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Fábio.
      Li o artigo do Túlio César e achei muito interessante o seu argumento, mas creio que o dízimo é bíblico e para os dias de hoje sim. No entanto, concordo com ele quando ele diz que se o dízimo fosse abolido das igrejas que a obra do Senhor não pararia, pois a obra é de Deus e Ele é quem a sustenta.
      Agora observe um detalhe, o Túlio é presbiteriano (pelo que entendi), e o Rev. Hernandes também. Um diz que não devemos dizimar pois tal prática não é neotestamentária, já o outro, que também é presbiteriano, e muito bem conceituado, já ensina que tal prática é bíbliaca e neotestamentária. Eu posso lhe afirmar com toda a experiência que tenho nesses trinta anos de crente em Jesus, que eu nunca deixei de dizimar e nem de ofertar e em tudo o Senhor tem me sustentado. Posso lhe afirmar que tenho mais do que necessito e tenho socorrido aos necessitados segundo a direção que o Senhor nos dá. Em nossa igreja ensinamos sobre o dízimo aos novos membros e temos visto uma igreja com pessoas prósperas e abençoadas pelo Senhor. Não fazemos barganha com dízimo, mas ensinamos que o Senhor abençoa quem sustenta a Sua obra com amor e fidelidade.
      Geralmente quem se opoe ao dízimo é gente mesquinha e que vem com essa convera de que dão ao Senhor, através das ofertas, muito mais que dez por cento. Para mim isso é coisa de gente ingrata e que não sabe reconhecer a graça que o Senhor nos consede de contribuir em Sua obra. Por isso eu fico com o ensinamento bíblico e com aquilo que o Senhor me orienta.
      Fique na Paz e que o Senhor lhe abençoe!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Caro irmão Fábio, obrigado pelo respeito às opiniões aqui postadas, cabe ressaltar que o assunto é de relevância, tanto que o Sr. citou opiões de homens respeitados no que diz respeito ao estudo da bíblia e que têm inúmeros posts que tem abençoado nossas vidas. deu pra perceber que o Túlio apenas não concorda com a imposição e também defende a contribuição voluntária.
      Alguns dizem que as igrejas não impoem o dízimo, mas trtatam como um quesito para que Deus derrame suas bençãos. Sabe uma coisa que deixa triste e ninguém nunca me explicou o sentido?
      Porque os envelopes de dízimos têm local para nome e valor? Se é um compromisso seu com Deus, porque o homem tem que saber? Será para fazer acepção? Uns dizem que é apenas para controle, controle que que ainda não sei.
      Graça e Paz!
      Marcos Silva

      Excluir
  6. Defende o dizimo só quem se beneficia com ele. Os donos dos templos e aqueles que vendem o seu entender do que esta escrito na biblia.
    Não há respaldo biblico algum persuadir ninguem com biblia para extorquir atravez de ameaças e de colocações desagradáveis como adjetivo à aqueles que se opoêm à esta pratica mercenarista e berganhosa que é colocada como sustento dos templos. A salvação se resume em frequentar estas cinagogas materialistas mantidas por uma lei que foi cerimonial judaica que não se refere à nos gentios. E não me venham com Mt 23;23 porque Cristo ainda estava vivo, por isso vigorava a lei, pois seu testamento passou a valer depois de sua morte.Aproveitando gostaria de perguntar qual dizimo que deve ser praticado e a quem deve ser entregue, e com que respaldo foi ele transformado em dinheiro e qual obrigação tenho eu frequentar algum templo para ser salvo. Vocês que se dizem evangelistas se acham os donos da palavra. tomam a chave da sabedoria como os farizeus e destilam odio contra aquelas que não concordam com seu Deus materialista e impotente que precisa da contribuição e ajuda de miseráveis pecadores(que o que tem e possa vir a ter é dado por ele) para se fazer conhecido, qual pai que cobra eternamente em dinheiro do filho pela vida que lhe deu?). Me digam onde na biblia se cobra alguma coisa para manter mmercenarios para levar uma palavra em que dizem lhe foi imposta a obrigação de levar? Onde esta o respaldo biblico para abrir biblia e cobrar manutenção de confortaveis templos
    que com sofismas dizem ser a casa do Altissimo? Meu dizimo é o de Deut; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;
    E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
    Deuteronômio 14:25-26. Isto é se a biblia serve para justifica-lo...
    Constantino começou e vcs adaptaram a forma biblica de roubar, matar e destruir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Sr. Indignado.
      Através desse pensamento não é a toa que você é e continuará INDIGNADO.
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Pode crer que vão tentar vários argumentos para contradizer o texo citado pelo INDIGNADO. Que mais diriam sobre o ano do dízimo? Sobre os sacerdócio que era provido pelo dízimo, ser passado de pai para filho e somente na linhagem de Levi? Essa parte pula? Os mecanismos da teologia explica de forma diferente?
      Caro irmão INDIGNADO, não se indgne com os demais irmão e sim com o mundo e apenas faça a obra. Não se prenda ao dinheiro, o Sr. é livre para aplicar seus recursos onde o Espírito Santo lhe mostrar.

      Excluir
  7. Não seja como vc diz "mesquinho. Vc não esta falando com menino para dar uma resposta tão escapatoria desta. Esparava pelo menos algo plalsivel como defesa das minhas acusações, com embasamento biblico é claro.E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Indignado.
      Eu devo estar lidando com menino sim, pois você se apresenta com um pseudônimo. Você não tem nome? Da próxima vez que você fizer um comentário se apresente como homem e não como um menino para ser tratado com tal. Quem sabe assim possamos argumentar alguma coisa.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Realmente o irmão INDGNADO não se identificou, não sei se trata-se um pastor, teólogo ou alguém de mente aberta que lê, não é um fantoche e tem sua opinião, a qual deve ser respeitada. Agora causou-me estranheza o Sr. como Pastor, acredito que respeitado e tido como exemplo, irar-se com tanta facilidade. Sejamos longânimos para um sadio e proveitoso no campo das idéias. Todo homem está sujeito a mudanças, questione, exponha os pontos de vista, porém sem ofensas. Defender um entendimento contrário não quer dizer que tenhamos que ser inimigos, afinal professamos a mesma fé e adoramos um único Deus.
      Fiquem na paz!

      Excluir
  8. SOU INDIGNADO PELA FALACIA , IMPOSTA NO COMERCIO DA GRAÇA DO ALTISSIMO.
    GRAÇA QUE PRECISA DE OBRA NÃO É DE GRAÇA E INUTILIZA O SACRIFIO CALVARIO DE YESHUA. O AMOR DELE É POR AMOR NÃO POR OBRAS DE NÓS QUE JÁ ESTAMOS CONDENADOS,A NINGUÉM FOI DADO O DIREITO DE ENCREMENTAR O CAMINHO DA SALVAÇÃO COM FORMULA MATERIALISTA EM FORMA DE IMPOSTO DIZIMO. NÃO QUERO DIZER QUE NÃO DÊ, POIS CADA UM FAZ O QUE QUIZER DO SEU SALARIO, POIS O TRABALHADOR É DIGNO DO SEU SALARIO E FAZ COM O QUE DER NA TELHA, POIS DEUS NÃO É UM PAI QUALQUER QUE PRECISA DE DE AJUDA DOS FILHOS PARA SUSTENTO DA CASA. TUDO JÁ É DELE E OBRA DE DEUS É CRER E FAZER CRER NO SACRIFICIO DE CRISTO. SOMOS COMPARADOS COMO UM CORPO ONDE A CABEÇA E CRISTO YESHUA, NO CORPO NÃO SE PODE A BOCA PEDIR O OUVIDO PARA QUE FALE COM A AMEAÇA DE DEIXAR DE FAZER PARTE DO CORPO. OS DONS SÃO DIVERSOS, PERDEMOS TEMPO EM DIZER O QUE DEVE OU NÃO DEVE FAZER A PESSOAS CONSCIENTES E ADULTAS POIS QUE NOS DA O CONHECIMENTO DO PECADO E A NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO É O ESPIRITO SANTO, SEM CONTAR QUE PARA ELE TANTO O QUERER COMO O FAZER É CONTROLADO POR ELE. O AMAR JÁ FAZ TUDO . QUE O AMOR MAIOR QUE É DEUS TE ILUMINE E TE LEVE VER A GRANDEZA DE SUA SOBERANIA. O REMEDIO PARA O MAL NÃO ESTA NO HOMEM E JÁ FOI APLICADO LÁ NA CRUZ.

    ResponderExcluir
  9. Que a paz seja contigo também Sr silas.De forma alguma a apresentação me tira o direito de resposta à altura de quem se diz guia de cegos e se seu argumento precisa de um nome para ser direcionado meu nome é Gilmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Gilmar.
      Eu não vou expor o que eu creio, pois você já conhece o meu ponto de vista e por mais que eu argumente, certamente você terá uma contra-argumentação. Com isso não chegaremos a lugar algum. Mas em relação a sua indignação ela tem toda procedência, pois o que temos visto hoje em dia é algo que quem é sério e tem visão do Reino fica indgnado mesmo. Por isso, se o ofendi lhe peço desculpas, pois nós temos o mesmo objetivo que é pregar a Palavra de Deus pura e simples, sem achismos ou coisa parecida.
      Gilmar, que o Senhor lhe abençoe!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  10. Graça e Paz, quero agradedecer aos participantes, e espero que fora os entendimentos difenrenciados sobre o assunto, não é isso que nos torna inimigos. Disse um sábio que toda unanimidade é burra, e é bem verdade se a massa esmagadora não se propuser a pensar. existem várias questões que trazidas à tona, geram discussões e divergências, tais como formas de batismos, ordenação de mulheres, rifas nas igreja (contravenção), mas não são estas questões que definirão se vamos ou não nos encontrar na glória. O importante é a vida com Cristo, a correção de atitudes e a essência do que cremos que é Jesus Cristo. Um a braço a Pr. Silas, Gilmar,Fábio, Valdir e Paulo. Fiquem na Paz do Senhor!
    Marcos Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Marcos e Zelena.
      Só posso dizer AMÉM as suas palavras. Podemos ter divergências, mas nem por isso somos inimigos, muito pelo contrário, somos irmãos em Cristo e lutamos pelo mesmo objetivo que é anunciar o Salvador Jesus.
      Que o Senhor os abençoe!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira
      PS: E apareçam mais vezes, ainda que seja para discordar rs.

      Excluir
  11. Amados,
    Em primeio lugar, na minha opinião o dízimo é bíblico! E em segundo, gostaria de dizer que, se a minha igreja fosse depender somente das ofertas, para sustentar os pastores (que dedicam tempo integral à igreja, e são honestos!), seminaristas, missionários, contador, caseiro, o espaço que atende as crianças e adolescentes, energia, etc. Enfim, com todas as despesas que são geradas mensalmente numa igreja e dependendo somente desses valores que normalmente se recebe de oferta! A igreja sem dúvida! Passaria por grandes dificuldades! E todas essas pessoas, que dependem de receber o seu sustento da igreja, acabariam se tornando os pedintes do templo (o que enverdonharia o evangelho), ou abandonariam a obra. E isso acabaria por fazer com que a igreja vivesse de forma totalmente precária ou fechasse.

    Se você vai dar muito mais do que 10,20,30,40,50,60,70,80, ou até 90% de ofertas! Por que não pega de todo esse montante e tira os 10% e paga o dízimo! Pelo menos não corre o risco de deixar os irmãos da sua própria igreja passarem por necessidades, e ainda com isso, prejudicar a obra de Deus!

    Quero dizer que, não duvido das boas intenções e sinceridade do coração de Marcos e Zelena, mas porque não damos ouvido as palavras do nosso mestre Jesus, quando diz sobre o dízimo: devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! (Mt:23-23)

    Jesus não está afirmando claramente que devemos dizimar?

    Fiquem na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Paulo.
      Creio piamente que quem sustenta a Igreja é o Senhor, ou através dos dízimos, que eu creio que seja bíblico também, ou através de ofertas alçadas. A questão maior não é essa; o que tem levado muitas pessoas a repensarem essa questão de dízimos e ofertas é a falta de escrúpulo de alguns líderes em nossos arraias. Por isso que alguns irmãos tem questionado tanto essa prática para os dias de hoje. Podemos citar aqui inclusive o Gilmar (Cristão Indignado), que tem boas razões para isso. Mas existem ministério sérios e creio que sejam nesses que devemos nos espelhar e investir nosso tempo e dinheiro.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Quero dizer que, não duvido das boas intenções e sinceridade do coração de Marcos e Zelena, mas porque não damos ouvido as palavras do nosso mestre Jesus, quando diz sobre o dízimo: devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! (Mt:23-23)

      Jesus não está afirmando claramente que devemos dizimar?

      Responda uma coisa: Ele estava falando para judeus ou para gentios???

      Com certeza para judeus e não extensivo a nós gentios, assim como as demais ordenanças.
      Gostaria de uma explicação óbvia pois quando se fala nas demais ordenanças, os defensores do dízimo dizem que eram apenas para os judeus, ah mais quando o assunto é dízimo, esse sim é extensivo a todos. Caro irmão Paulo, essa sua argumentação é fraca e inconsistente, o Sr. está usando os mesmos pretextos dos pelos seguidores das tradições judaicas e dos sabatistas.
      Graça e Paz!

      Excluir
  12. Caro Marcos e Zena,

    Você realmente não consegue perceber que Jesus não trataria desse assunto no NT, se não fosse relevante para nós também, não é mesmo? Pois eu lhe digo que na minha humilde opinião, essa questão lida diretamente com o sustento da igreja e da obra do Senhor, e nisto, estou me referindo somente, a igrejas sérias. Porque se você tem entendimento para questionar o dízimo, também deve ter o mínimo de entendimento para escolher a sua igreja, ou será que a nossa teologia é somente para ser usada em causa própria (Há, eu não vou pagar o dízimo, pois como sei se a minha igreja é séria!?). Porque será que fazemos guerra por coisas menores? Parece até que podemos ouvir o grito do nosso próprio coração em alto e bom som dizendo: "eu vou é defender o que é meu!". Isso é o que eu penso.

    Irmão vá pastorear uma igreja, vá para o campo missionário e invista não só os seus bens, mas invista tudo na obra de Deus. Invista a sua vida para pregar o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E vamos deixar essa nossa hipocrisia, de querer se fazer entender como alguém que está muito preocupado com coisas importantes.

    Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós, e nos afaste do mesmo farisaísmo que nós criticamos.

    Fiquem na Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Paulo.
      Está dado o recado!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  13. Paz a todos os irmãos em Cristo.

    O irmão Marcos e Zelena levantou algumas questões aos quais o nosso irmão Silas Figueira não respondeu. Creio que seria interessante uma resposta sobre essas questões. Longe de mim jogar lenha ou querer causar uma desavença. Meu coração aqui é de comunhão. Proponho isso só porque que observei que o diálogo entre os 2 foi saudável. Senão não iria fazer essa proposta.

    Pela minha consideração na Palavra e em Cristo, tenho a mesma visão do Marcos e Zelena há algum tempo já. No NT Cristo foi claro que devemos exceder a justiça. A questão é muito simples. E sim, nossas ofertas podem estar atreladas às viúvas, aos órfãos e aos necessitados. Esse é o foco no NT. Sem excluir irmãos aos quais são merecedores de dobrados honorários por labutarem na Palavra e no cuidado de pessoas, no evangelismo, etc. Falar que só são válidas se entregues "à casa do Senhor", como se casa do Senhor fosse um lugar específico, ou uma liderança específica, é abusivo e fere a fé dos irmãos e os princípios que Cristo nos deixou em Sua nova aliança.

    Em suma:

    - A oferta deve exceder a justiça. Por isso as únicas raras menções da palavra dízimo sempre são atreladas à velha aliança, uma do Senhor para os judeus, e outra falando de Abraão, nada a ver conosco. O Senhor deixou claro que como cristãos, essa palavra já não faz sentido, pois devemos ir além.
    - Toda e qualquer menção de ofertas no NT tem só uma finalidade: Pessoas. Em especial viúvas, órfãos e necessitados, sem excluir os irmãos aos quais já citei acima.
    - A oferta deve originar da fé, daquilo que o Senhor propõe em cada coração. E certamente isso sempre excederá a justiça. Fé só pode ser baseada no que o Senhor fala, na Sua Palavra. Não só a Palavra como logos, a Palavra "preto no branco", a lei. Mas como rhema, a Palavra viva que o Senhor fala em nosso interior, individualmente, aplicando o logos de Deus em nossa vida. Romanos 14 é muito claro sobre a fé na prática. Tudo o que não provém de fé é pecado, inclusive as ofertas.

    Não tive tempo de colocar as referências bíblicas, mas tenho por certo que sabem quais são em meu post. Se quiserem posso fazê-lo com mais tempo em outro post.

    Um abraço em todos,

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Gustavo.
      Gostaria de deixar bem claro uma coisa, é importante mencionar que, atualmente, muitos "cristãos" estão prontos para negar a validade do dízimo para os nossos dias, não porque querem dar mais, mas porque querem dar menos, ou até mesmo nada. Para esses eu digo que quem supostamente se converteu ao Senhor, mas não converteu o seu bolso, deve reavaliar sua conversão. O cristão reconhece que não apenas 10% do seu salário pertence ao Senhor, mas todos os seus bens. Assim, o verdadeiro cristão faz planejamentos financeiros para não gastar em coisas supérfluas, a fim de poder contribuir com o máximo possível para o Reino de Deus, voluntariamente. O verdadeiro cristão não busca viver uma vida de luxo (1Tm 6.7-10), pois seu deus não é o dinheiro, e sim o Senhor, a quem Ele coloca em primeiro lugar.

      Tomemos como exemplo a contribuição da igreja primitiva. A viúva no templo deu tudo o que tinha (Lc.21.1-4). Os primeiros cristãos vendiam propriedades e depositavam todo o valor aos pés dos apóstolos (At.4.34-37). Os pobres da Macedônia contribuíram acima de suas posses (II Co.8.1-3). Esse é o padrão que o cristão deve seguir.

      Devemos também lembrar que os pastores que Deus designou para pastorearam o rebanho precisam de sustento, sendo responsabilidade da igreja provê-lo (1Co 9.3-14; ). Portanto, as ofertas voluntárias também são usadas para compor o salário do pastor, provendo os recursos materiais necessários para que ele continue anunciando o Evangelho.

      Para aqueles irmãos que congregam em igrejas onde o dízimo é praticado, tenho recomendado que continuem contribuindo com o dízimo, mas considerando-o em seus corações como uma oferta voluntária, pois alguns não gostam dessa nomeclatura, e não se satisfazendo em contribuir apenas com a décima parte, mas com o máximo possível, como acontecia na igreja primitiva.

      Gustavo, eu não vejo complicação nisso, mas tem gente que olha para a questão financeira na igreja e logo pensa que o pastor é ladrão e que está ficando rico as custas da exploração dos fiéis. Creio que quem pensa assim não deveria congregar em igreja alguma, mas ficar em casa vendo tv ou fazendo qualquer outra coisa. Pois ter gente assim na igreja é melhor não tê-las, pois, geralmente, são pessoas palpiteiras e que em nada contribuem para manterem a igreja de portas abertas.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Bela contribuição do nosso irmão Gustavo, que pelo que li, não esta limitado a absorver tudo o que lhes ensinam, a capacidade de pensar e discernir é um dom de Deus.
      Como o irmão já disse, minhas perguntas não foram respondidas, de certo que daria postagens para muito tempo. Contudo precebi que o próprio pastor Silas Figueira acaba concordando com a forma que deve ser a contribuição, como deixou claro no seu penultimo parágrafo:

      "Para aqueles irmãos que congregam em igrejas onde o dízimo é praticado, tenho recomendado que continuem contribuindo com o dízimo, mas considerando-o em seus corações como uma oferta voluntária, pois alguns não gostam dessa nomeclatura, e não se satisfazendo em contribuir apenas com a décima parte, mas com o máximo possível, como acontecia na igreja primitiva".

      Caso queiram ler e até postar a respeito, falo deste assunto mais a fundo no Blog também, claro se o administrador deste Blog abençoado não se incomodar. http://www.zeemarcos.blogspot.com.br/2013/01/dizimos-e-ofertas.html

      Graça e Paz"
      Marcos Silva

      Excluir
    3. Graça e paz Marcos.
      O conselho que eu dou é esse que você destacou, mas eu creio que o dízimo é para os nossos dias, tanto que a postagem do Rev. Hernandes foi colocado em nosso blog; mas como também falamos na resposta ao Gustavo: "Gostaria de deixar bem claro uma coisa, é importante mencionar que, atualmente, muitos "cristãos" estão prontos para negar a validade do dízimo para os nossos dias, não porque querem dar mais, mas porque querem dar menos, ou até mesmo nada. Para esses eu digo que quem supostamente se converteu ao Senhor, mas não converteu o seu bolso, deve reavaliar sua conversão. O cristão reconhece que não apenas 10% do seu salário pertence ao Senhor, mas todos os seus bens".
      Mas independente de qualquer coisa, se cremos que estamos em um ministério sério devemos aceitar a graça que o Senhor nos concede em contribuir com essa agência do Reino aqui na terra.
      Estarei lendo a sua postagem com todo carinho.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    4. Obrigado Pastor, e saiba que com certeza que não é esse tipo de divergência que me impede de contribuir, o faço por amor e a cada dia sinto as bençãos do Senhor sobre mim e minha família.
      Que Deus continue abençoando seu ministério, reconheço que é um homem de Deus e sou muito abençoado com suas postagens.
      Fique na Paz do Senhor!
      Marcos Silva.

      Excluir
    5. Graça e paz Marcos.
      Obrigado pelas palavras de carinho e que possamos sempre contribuir, não só financeiramente, mas com tudo que temos (nosso talento, nosso tempo, nossa vida como um todo...), para que o Reino de Deus se manifeste na vida das pessoas através de nossas vidas.
      Que o Senhor continue lhes abençoando em todo o tempo.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    6. A paz irmão Silas.

      Sim, entendi sua colocação em sua resposta sobre os que não dão. Essa nem é a questão que levantei, e creio que o irmão Marcos também não levantou. Ofertar é algo crucial na vida de qualquer cristão. Qualquer um que falar contra isso, realmente nem leu sua Bíblia ou sequer ouviu ao Senhor em seu coração.

      O que levanto primordialmente são 2 crenças que muitos cristãos possuem, inclusive expostas aqui nesse post como crença do irmão Hernandes e sua também:

      - Quantia: O dízimo, 10%. Como já expus, isso já não condiz com a nossa crença cristã, da nova aliança. Devemos exceder a justiça, é simples. E a quantia deve ser o que Deus coloca no coração de cada um. Sim, dificilmente Deus colocaria uma quantia menor do que a exposta pela velha aliança, o dízimo. Mas isso ninguém pode interferir nessa questão, isso é entre eu e Deus. Ninguém pode ditar quanto eu devo ofertar, somente a unção em meu interior. Se vier de fé tal irmão ofertar menos que 10% em um mês, ou em uma data, quem sou eu para falar contra a unção de Cristo no interior dele? Precisamos reter a Cabeça em tudo.

      - Destino: O destino das ofertas não são limitados aos "pastores" ou líderes. Não estou dizendo que não devo ofertar para os amados irmãos que dedicam seu tempo à isso, que largam tudo para pregar o evangelho, que se afadigam na Palavra, no ensino, etc. Mas sim, pode-se ofertar somente aos necessitados e não para líder nenhum. Isso não invalida minha oferta, segundo o Novo Testamento. Invalidar a oferta de alguém só porque não foi destinada a tal líder, a tal congregação, mas foi para ajudar órfãos por exemplo, é ir contra a ordenação de Deus em Sua nova aliança.

      Para fechar, creio que nos dias em que vivemos hoje, o melhor caminho seria de os líderes não dependerem dos irmãos para seu sustento, tal qual o modelo que o Senhor deixou. Esse é um exemplo que carecemos hoje em dia. Se o Senhor levantar alguns irmãos que têm o desejo de ajudar tais líderes, amém, muito bom. Mas quanto as ofertas em geral, o foco de Deus em Sua nova aliança não são os líderes, mas sim pessoas, como viúvas, órfãos, necessitados.

      Abraços,
      Gustavo

      Excluir
    7. Graça e paz Gustavo.
      Eu entendo a sua colocação em relação ao cuidado dos órfãos, das viúvas e dos necessitados e sei que muitos tem negligenciado esse cuidado; mas me responda uma coisa, se toda a igreja resolver ajudar aos necessitados como se irá manter o templo da igreja? Por exemplo: água, luz, telefone, material de limpeza, sustento do pastor...? Estou lhe perguntando isso porque em nossa igreja tanto a entrada dos dízimos quanto das ofertas é para a manutenção do templo em todos esses aspectos sem negligenciar a obra social.
      Eu sei que existem muitos desvios por aí, mas devemos ter cuidado de estar em uma igreja onde se prega o evangelho puro e simples, onde a liderança, mesmo sendo falha, procura viver o evangelho como sendo fiéis dispenseiros da graça de Deus.
      Paulo escrevendo a Timóteo lhe diz que os anciãos fiéis, em especial os que pregam e ensinam, merecem receber da comunidade o sustento financeiro. Os pastores não podem receber acusações, exceto se houver contra ele duas ou três testemunhas. Timóteo não deve consagrar nenhum homem ao ministério, apressadamente, mas o candidato deve ser provado. Se temos homens infiéis em nosso meio isso já era de se esperar, pois Jesus nos alertou que seria impossível que não viessem os escândalos, e Paulo falando a igreja de Éfeso alertou que tais pessoas viriam tanto de fora como de dentro da comunidade da igreja (At 20.28-30).
      Em relação ao dízimo, respeito a sua opinião embora não pense igual ao irmão. Em nossa igreja as pessoas ofertam e dizimam com alegria e singeleza de coração. Ninguém é constrangido a fazer isso, mas os que o fazem, o fazem por reconhecer que aquela porta aberta é uma agência do Reino de Deus no bairro em que nos encontramos. Bairro esse que não tem quase nenhuma igreja.
      Que o Senhor lhe abençoe!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    8. A paz irmão Silas.

      Vamos discordar em alguns pontos. Interessante observarmos a Palavra com cuidado:

      - Em nenhum momento, em absoluto, vemos no NT alguma menção de oferta para algum templo, aluguel, contas, etc. Desafio os irmãos a lerem com cuidado novamente todo o NT. Isso mostra o foco que Deus dá às ofertas na nova aliança. Tendo dito isso, nada impede obviamente de, se tivermos um número de crentes aos quais necessitamos alugar um lugar para reunirmos, dividirmos os gastos entre nós. Isso é normal, como em uma família todos deveriam ajudar. Mas se há irmãos passando necessidade, o que é mais importante? Pagar as contas ou cuidar deles? Por isso é muito perigosa essa questão, facilmente nos vemos presos à coisas as quais não são o foco de Deus.

      - Sobre Igreja, porta do Reino, sinto discordarmos profundamente nisso. A porta do Reino somos nós cristãos. O Reino só pode ser compreendido em nós, e através de nós. Se alguém quiser conhecer o Reino, terá que conhecer um cristão que vive o Reino. Um local físico não significa nada. O próprio Senhor não se limitou à um lugar, nem mesmo os cristãos do NT. Reuniões eram conduzidas em casas, aglomeramentos públicos, entre outros. Se pudermos ter um local, a qual não irá tirar o foco dos irmãos do que realmente é o foco da nova aliança, muito bom. Mas as pessoas conhecerão o Reino em nós, no supermercado, no trabalho, na conversa de elevador, etc. A porta do Reino somos nós, o nosso testemunho. E esse testemunho não está atrelado ao nosso grupo cristão, a nossa reunião cristã, ou ao nosso local de reunião, mas sim em Cristo, no chão da vida, no meu viver diário. Não digo que a reunião cristã não tem valor! Tem e muito valor! As medidas do Senhor são só compreendidas com todos os santos. Mas como podemos dizer que em certo lugar não há Igreja, só porque não há lugares físicos? Talvez hajam vários cristãos reunindo-se em casas, em um restaurante, pregando o evangelho para seus amigos e reunindo-se com eles em sua casa, etc. Precisamos ser mais abrangentes em nossa visão.

      Bom, acho que fico por aqui. Foi bom lhe conhecer e conhecer o seu blog de qualquer forma. Quem sabe nos conheceremos por aí não é? Meu email já tens.

      Um grande abraço e que o Senhor lhe abençoe grandemente!

      Gustavi

      Excluir
    9. Graça e paz Gustavo.
      A Igreja Primitiva se reunia em casas por causa da perseguição que sofria naquela época, assim como a igreja se reunia na antiga União Soviética. Outro detalhe, a Igreja em Jerusalém frequentava o templo (At 3). Paulo quando vai para Jerusalém foi preso no templo, pois foi lá para adorar a Deus. Essa conversa de não ter templo hoje é conversa dos desigrejados, papo esse muito antigo que já tenho acompanhado a muito tempo. O problema dos desigrejados é pensarem que só eles estão certos. Por mim onde irá se reunir é o que menos importa, o importante é a pregação do evangelho.
      Pela sua postura nos comentários, creio que você não frequente nenhuma instituição religiosa (igreja) nos moldes "modernos". Respeito isso em você, mas uma coisa eu lhe falo: a igreja (organização) é uma agência do Reino de Deus sim e nós (igreja orgânica) fazemos parte dela e somos também representates desse Reino. E para ser uma organização independe se reunir em um templo, num restaurante, numa garagem, em uma sala de uma casa... No momento em que eu me reúno eu já estou sendo uma organização. Pode até não ter um nome, mas é uma organização.
      Acho que podemos terminar por aqui, pois creio que independente de algumas divergências, cremos que sem Jesus a vida não tenha nenhum sentido, por isso pregamos a Jesus e esse cruscificado que morreu por nós para nos libertar dos nossos pecados.
      Que Deus o abençoe, foi um prazer lhe conhecer, ainda que pela net.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  14. Eu queria pedir desculpa se ofendi,porque é com o temor de negar esta verdade que me leva as vezes a me exaltar. Mas se até um cachorro é fiel à aquele de onde sai seu alimento, suportando muitas vezes o despreso, mais morrem pelo seu dono. E eu ser humano racional não muito burro ,não vou pelo menos tentar defender verdade revelada por quem morreu na cruz para me fazer existir diante do Altíssimo,na confissão de que ele é a UNICA PORTA QUE NOS RELIGA AO PAI. Eu seria muito mesquinho se não defendesse esta confissão diante daqueles a quem me foi dado como irmãos em Cristo tentando desesperadamente livrar pelo menos um.E se este tiver influência posso alcançar muitos.Eu defendo o Ministério da graça de Cristo e tenho comprovada convicção que ,não nós foi dado outro ministério ainda pelo Altíssimo à ninguêm pelo espirito santo e não ha profecia alguma que revele este futuro. Pelo menos na biblia que eu já li não. Como já disse em lugar algum de carta alguma de evangelho algum cita que,Shaul Paulo, que é o apostolo enviado à nos gentios, referir-se a algum recebimento ou sequer faz qualquer alusão ao recolhimento de dizimo de ninguém,poi sabia (como esta escrito) que só sacerdotes Levitas que tinham a ordem re receber dizimo(se es bacharel de teologia deve saber que tinha diferentes dizimos), eram os Levitas de Arão,e assim mesmo dos seus irmãos israelitas. Se negar esta verdade não precisa nem continuar lendo,nada que eu te disser te salvara, pois usar o nome de Deus para afirmar uma mentira,acho que isso é pecar contra o espirito santo.Já fiz raiva em minha irmã Claudia d+, por ela ser adoradora católica, me baseio somente na biblia, mas não adianta.A biblia não tem nada a ver com o que é pregado, e como é pregado.Com a desculpa de pregar a verdade, pregam mentiras devastadoras de almas,que afastam ainda mais a salvação. Não seja um destes.Nunca a nenhum intitulado pastor me veio a vontade de falar isto que te escrevo.Ao evangelista é dado o salario das mãos de quem o enviou, não lhe é negado o direito de trabalhar e adquirir bens( coisas que perdem o valor diante do saber),como era podado aos Levitas,mas lhes foi tirado o sustento pelo cargo de pregador.Em qual momento Cristo reivindicou do povo,sustento para ele ou para algum dissipulo,ao contrario em mat;10 ele manda evangelistas como experiencia a ser comprovada que ele cuidara daqueles enviados por ele, com aflições mas também com livramentos, e no fim a salvação.Shaul Paulo, seguiu este exemplo, trbalhou para mostrar a nos gentios como seria a doutrina imposta para sobrevivencia do enviado.Porque eu trataria de um sacerdote que não responderia por mim diante do Altissimo, sabendo que quem pode me salvar, trata particularmente comigo.Ninguem prega isto.Cada um é um diante do Altissimo.Devemos nos reunir por unadade do espirito,sem rotulo nem comercio.O apostoladp,pastorado, guia de cegos é coisa seria.Uma gota de veneno numa caixa da'gua envenena todo liquido.O engano para proveito proprio da palavra é anátema (coisa separada para destruição).Se me acha burro, faça como Balaão ousa-me e livre-se desta condenação. Ha congregações sendo mantidas e crescem sem este tipo de perdição de engano e tentação.Onde há a riquesa material , há a tentação do engano, diante do evangelismo funciona deste jeito.O engano do dizimo éra e é a perdição do ministerio, antes era só alimento hein? E agora que distorceram (com toke de mestre do diabo mamon),ai veio o roubar com o engano da cobiça,matar com o veneno da ganancia e destruir lançando no inferno da desumanidade,pois a pessoa desumana é obstinada por ele propio. Que o Sr Paulo me perdoe ,ele que me perdoe... se não entendeu continuarei orando por todos pela plenitude do conhecimento da salvação,sou pecador mais que todos, mas nunca pra ninguem negarei esta verdade, por nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Gilmar.
      Observe alguns ensinamentos bíblicos em relação ao sustento pastoral: Paulo optou não usar o direito de receber ofertas pelo serviço que prestou às igrejas como missionário. I Co 9.12. (Mas isso não quer dizer que era errado ele receber).

      1. Nesta passagem, Paulo defende seu apostolado que alguns tinham colocado em dúvida. Ele não recebia sustento regular, como salário, das igrejas novas onde ele trabalhava. Por isso, pensavam que não era um verdadeiro Apóstolo. Os outros Apóstolos evidentemente recebiam sustento financeiro!

      2. Ninguém serve o militar à sua própria custa. I Co 9.7.

      3. Ninguém planta a vinha e não come do seu fruto. Idem.

      4. Ninguém apascenta o gado sem tomar o leite! Idem.

      5. A lei também ensina esta verdade. I Co 9.8-10. O boi que trabalha merece comer.

      O ministro tem direito de receber seu salário. Paulo disse que outros usavam “deste poder” sobre a igreja. I Co 9.12. A palavra “poder” quer dizer direito. O ministro tem direito de receber salário ou dinheiro pelo serviço à igreja. Ele dá coisas espirituais e deve receber coisas materiais. I Co. 9.11.

      1. “Digno é o operário do seu alimento.” Mt 10.10; Pr 27.18.

      2. Como o sacerdote no Velho Testamento foi sustentado pelo altar, assim o pregador é sustentado pelo evangelho. I Co 9.14.

      Mas uma coisa devemos fazer, tanto você quanto eu, procurar servir ao Senhor sempre com o intuito de ver o Reino de Deus se estabelencendo nos corações das pessoas, vivendo uma vida santa e irrepreensível em Sua presença.
      Que o Senhor lhe abençoe rica e abundantemente.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  15. Graça e paz irmão Silas, de forma alguma, em lugar algum citei que o evangelista deva viver sem o que lhe é necessário à manutenção de sua vida na terra, como disse Yeshua, que os passaros não plantam mais colhem pois Deus lhe provem o sustento da sua vida. Sabes muito bem disto. Meu refute se retem no "direito ou poder" dado ao ministro de tomar como modo de subsistência um imposto exclusivo de ministros judaicos, impostos como Lei por um profeta do Altissimo. Eu não posso me apoiar em justificativas como "se ele não proibiu então pode". Este ministerio de Paulo não foi imposto, pela promessa de bens como salario, vivia da ajuda daqueles que eram ajudados, não por imposição, mas pela graça de ajudar-se uns os outros. Atravez de dadivas, que por amor recebia pra ajudar outros. Deus cobrava do que era dado por ele mesmo, alimentos vegetais e a carne dos animais que nos dera como alimento. Em Mat;10;10 não tem nada a ver em receber ordenados em forma monetaria. Dizer isto esta fora do contexto. Leia o cap. todo. Uma carta não pode se isolar-se em um versiculo. Então poderíamos dizer que o evangelho do reino não era para nós gentios. pois a ordem do Mestre era para ser restrito aos israelitas.
    Em lugar algum volto a dizer, que foi dado direito,poder,autoridade para nenhum ministro da Salvação, tomar de imposto, lei ou qualquer outra coisa para seu sustento,atravez de algum versículo ou cláusula da lei judaica. Fazer isto é trazer de volta toda maldição que paira sobre aquele que vive por ela, e erra. Vivemos pela graça do Altissimo, e se varias pessoas que fazem o que é errado e vencem na vida errando e se dando bem, porque aquele que tem a honra de guerrear,operar ou ministrar para o Deus Altíssimo ira sair com pior pagamento que eles???
    Deus sempre cuidou e sempre cuidara do que é Dele. Não esta certo fazer-se soldado em uma guerra onde o galardão da vitoria prometida, não se baseia em promessas de salario material, e esperar por tal. Alimento não é salario é promessa de subsistência prometida pelo Altíssimo,nós não valemos mais que as aves do céu?. A nenhum soldado de Cristo foi dada a promessa de vida boa no campo de batalha, ser guia de cego é um trabalho árduo e sem retorno material, mas de riqueza infinita como pagamento final.
    Com essa cobrança de dizimo que eu não sei quem deu o direito de ter direito a gentio de tomar como meio de sustento do evangelho? Este tornou o evangelho e o nome de Deus em marketing para ganhar dinheiro. Criando lobos mercenários transvestidos em pastores como esta escrito no livro de João.
    Então se é para viver do evangelho, posso vende-lo e ficar rico quem não pagaria por uma formula que quitaria a divida de todo meu pecado e me daria a vida eterna?
    Cobrança de dizimo tem envergonhado e levado à descrença o evangelho irmão Silas , só um cego não vê . Tem tornado homens de Deus em gananciosos que levam ganancia e perdição aos que estão perecendo. Absolutamente não foi feito para o Ministério da Graça de Cristo . Não tem respaldo biblico que da direito a gentio algum se valer dele. Se o sacerdote ( coisa que todo aquele que confessa e crê N'aquele que foi enviado por Deus é ) deve viver do evangelho, não lhe da o direito de vende-lo pois;E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
    Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
    Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
    Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento Mateus 10:7-10
    Como ele viveria diante desta ordem, tem jeito de responder?
    É dificil de aceitar o caráter usado pelos operarios que se dizem do Altissimo hoje em dia.
    Esta conclusão têm me atormentado, diante de perguntas obvias e sem respostas.
    Que Deus abênçõe o Sr e os seus,Fique em paz! Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Gilmar.
      A sua indignação diante do que temos visto na vida de alguns líderes que enriquecem as custas da exploração da fé é a minha indignação também. E o problema maior com esses líderes não está na cobrança dos dízimos, mas na venda de objetos consagrados como se Deus passasse para esses objetos o seu poder. É um petição de ofertas que não passam de exploração, fazendo barganha com o dinheiro do povo. Dizendo para os seus fiéis que Deus só abençoa quem der mais dinheiro para os seus ministérios. Isso sim tem levado a descrença do evangelho. Tais líderes nem se preocupam em falar de dízimo, pois para eles a oferta é muito mais lucrativa. Por isso que eu lhe afirmo que a descrença da igreja não está na cobrança do dízimo, mas nos ministério desses líderes de si mesmos que exploram a fé do povo.
      Em relação ao dízimo eu só posso falar pela igreja que pastreio que nela o evangelho não está desacreditando não; muito pelo contrário, temos não só pregado o evangelho puro e simples como também procurado vivê-lo sem barganhas e sem promessas absurdas e irreais que temos visto por aí.
      Existem muitos ministérios muito sérios, só que os tais não estão na mídia, mas estão na direção de Deus, assim como nós temos lutado para estar.
      Que o Senhor lhe abençoe e lhe guarde.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  16. Amados,
    Perdoem-me por qualquer exagero nas minhas colocações, não tive intenção de ofender(são problemas da minha "natureza humana"), mas concordo com o Pr. Silas, o dízimo simplesmente, nada mais é do que uma oferta. Acontece que as pessoas que defendem as ofertas voluntárias (na sua imensa maioria)se fizerem as contas, vão perceber que no final do ano não contribuíram nem com um terço, ou até menos, do que contribuiriam se estivessem dizimando normalmente. Por isso não se poderia sustentar nenhuma igreja séria e que não usa meios desonestos, somente com essas "ofertas voluntárias".

    Temos que ficar muito vigilantes por causa dessa "nossa natureza", e desse nosso coração que é, "desesperadamente corrupto".

    "E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana." (João 2.25)

    A graça e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Paulo.
      A Bíblia é muito clara quando diz que "tudo é puro para os puros e tudo é impuro para os impuros". Creio que muitos que questionam as finanças da igreja o fazem com boa razão, mas alguns o fazem de má fé. Falo isso por expariência própria, pois em nossas reunões de conselho deliberativo as pessoas mais questionadoras são as que não contribuem com quase nada ou nada mesmo. Mas tambem sabemos que existem muitos líderes desonestos e que procuram os bens das ovelhas e não o bem delas. Mas se existem pastores assim eu não sou, alás procuro ter uma vida totalmente transparente para ser padrão dos fiéis em todo o tempo.
      Que o Senhor lhe abençoe!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  17. Queridos irmãos, que a paz e a graça seja com todos nós.
    Minha indagação é sobre a forma usada para a disseminação da palavra da salvação e sua manutenção.Em hora nenhuma me referi à idoneidade dos Srs citados em minhas refutações, e sempre me contive dentro do tema do post;"Dízimo, uma prática bíblica a ser observada".
    Fiz varias observações,perguntas e afirmações à respeito da questão DIZIMO, e em momento algum me foi refutada minhas afirmações.O que me faz pensar,sem querer ofender o irmão Silas, que o mesmo usou de respostas dissimuladas para fugir do assunto proposto por ele mesmo na discussão, levando à pensar que o honorável irmão foi triste em escolher o assunto. As respostas de minhas indagações foram suprimidas por desvios de assunto e algumas vezes contradições.
    Em varias postagens foi defendido pelo Sr a imposição do imposto judaico para manutenção salarial do Ministro do evangelho, colocando o cargo como trabalho secular, indo em contrario com o exemplo de quem nos foi enviado para trazer as boas novas do Reino, que pediu para os que fossem escolhidos para o cargo,fossem imitadores dele, e isso soa como doutrina. A igreja é mantida pela palavra e as instituições pelo dinheiro ofertado por aqueles que são comovidos pelo Espirito à ajudar,não com recriminações,invenções ou adaptações de cunho humano retiradas da bíblia sem contexto para coagir as pessoas que as frequentam, pois se Shaul Paulo achou melhor não receber pelo apostolado é porque não achava certo,e via que aquilo seria futuramente obstaculo e descredito da pregação da palavra. Pergunto eu é justo receber por uma coisa que sou obrigado à fazer?Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
    1 Coríntios 9:16, outra,o que me diz das congregações que não ha assalariado para pregar e sobrevivem e fazem grandes ações sociais? Se o obreiro tem que receber salario todos que frequentam as reuniões são dignos de salario, ou devemos pagar para receber uma palavra que é dada de graça pelo Espirito Santo?Ou a palavra é de propriedade de uma unica pessoa?Não somo s todos sacerdotes segundo Apc 1;6.Mas isto não vem ao caso vamos nos abster-nos ao índice da matéria.
    Volto à arguir, qual respaldo bíblico,exemplo,embasamento,desculpa qualquer com referencia aluzoria que autoriza impor o recolhimento de dizimas em dinheiro recebido em vencimentos de um trabalhador.Se ele é digno do seu salario ele faz com ele o que quiser.E se eu escolher o dizimo de Deut.14;26 estarei eu roubando de Deus como dizem? Não ha levita nenhum proximo para eu amparar com ele? Quem cobra dizimo não apresenta-o como oferta e sim como ordenação, e sem respaldo honesto usa a carta de Malaquias para ameaçar os incautos e ignorantes da palavra, transformando em sofisma a pregação.
    Eu, particularmente acho falta de caráter(desculpa a expressão) usar de uma coisa caduca e sem fundamento(por enquanto pra mim) para ameaçar,prometer coisas que eram para outros e que nunca nos foram prometidas(nos gentios), para coagir, ameaçar, desclassificar adjetivamente, aqueles que buscam como cegos o caminho da salvação.Trazendo para dentro das igrejas sofismas que disseminam a ganancia pelo bem material,fazendo, como já disse, do nome de Deus e do evangelho de Cristo marketing, para em vez de salvação, trazer dor e destruição com a ilusão prometida pelo diabo;E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Lucas 4
    Espero ter sido bem claro em minhas duvidas, perguntas e afirmações, e gostaria de uma refutação consistente e convincente por parte do irmão.
    Espero não ter ofendido em minhas dicertações.
    Que a bênção do Altíssimo seja contigo e com os seus.
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Gilmar.
      Quando o apóstolo Paulo escreve aos Corintios, as duas cartas, ele está defendendo o seu apostolado, pois esta igreja não o reconhecia como tal. Por isso ele teve de trabalhar nesta cidade, tanto que quando ele escreve a Timóteo ele lembra-o de que os pastores são dignos de redobrada honra, e ele estava falando de sustento pastoral.
      Agora, se existem líderes que andam agindo como verdadeiros ganaciosos e exploradores dos fiéis esses eu também repudio como você. Aliás eu posso lhe afirmar que os tais eu abomino.
      Igrejas que pregam o evangelho da prosperidade e da saúde essas são as que tem enganado o povo com sofismas e distorções dos textos sagrados para se benefediarem. Mas eu lhe garanto que existem muitas igrejas que não fazem assim, muito pelo contrário, pregam a sã doutrina mesmo sabendo que suas igrejas não serão as mais cheias, ou as mais vibrantes. Mas tais líderes não se vendem ao mercado especulativo da mentira para atrair os fiéis. E desta forma eu também tenho agido durante esses quase vinte anos que tenho de ministério. Observe os vários outros textos em nosso blog e confira.
      Os membros de nossa igreja ofertam e dizimam com alegria sem fazerem barganha com o Senhor, mas o fazem por reconhecerem que tudo o que eles tem pertence a Deus e eles são simplesmente mordomos.
      Em relação a te provar que os dízimos não são para hoje, creio ser desnecessário, pois o texto está aí e se não cionsegui lhe provar isso não tenho porque continuar essa conversa desnecessária. Agora lhe afirmo uma coisa, eu não sou marketeiro, muito pelo contrário, pregamos a graça de Deus derramada em nossos corações através do Espírito Santo e pelo sacrifício de Cristo por nós na cruz.
      Não iludimos ninguém, mas pregamos o evangelho puro e simples, o evangelho transformador.
      Que o Senhor lhe abençoe e lhe guarde!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  18. LENDO AS POSTAGENS VERIFICO QUE, OS QUE DEFENDEM A PRATICA DO DIZIMO SÃO CRISTÃOS QUE NÃO CONFIAM EM NADA EM DEUS, E SE AGARRAM DESESPERADAMENTE NOS DIZIMO DE MALAQUIAS, PARA TEREM A SEGURANÇA DE NADA FALTAR NO FINAL DO MÊS. SE A CASA DE ORAÇÃO QUE TU PREGAS PASTOR SILAS FIGUEIRA E TODOS OS OUTROS DO BRASIL FOREM DO PROPOSITO DE DEUS, NADA FALTARÁ, ELE MESMO COLOCARÁ EM CADA CORAÇÃO O TANTO QUE DEVE OFERTAR SE POUCO OU MUITO CONFORME O QUE CADA UM GANHE, PARA QUE NADA FALTE A CADA UM E NEM A SUA CASA, E A NINGUÉM FALTARA NADA. LEIA ABAIXO. O meu irmão MARCOS E ZELENA ESTA CERTÍSSIMO, NÃO É DÍZIMO É OFERTA DE AMOR, VOLUNTÁRIA E COM CERTEZA ABSOLUTA DEVOLVEMOS AINDA MAIS DO QUE OS 10%, E AJUDAMOS OS POBRES E OS NECESSITADOS, ATÉ MESMO DAS NOSSAS PRÓPRIAS CASAS DE ORAÇÃO E MUITAS SÃO FIEIS NOS DÍZIMOS E VIVEM UMA VIDA DE SOFRIMENTO E NECESSIDADE, NÃO TENDO CASA PRÓPRIA, DEVENDO ALUGUEM, PRESTAÇÕES DE ROUPAS E CALÇADOS, E QUE PASTORES O SABEM MAIS INSISTEM NA PRATICA DO TAL DIZIMO. MEDITEM PASTORES TEM VÁRIOS IRMÃOS EM SUAS DITAS IGREJAS CONSTRUIDAS POR MÃOS DE HOMENS QUE PRECISAM URGENTE SE CONVERTEREM, A CRISTO E AJUDAR AOS IRMÃOS POBRES E NECESSITADOS O IDE QUE A PALAVRA FALA, NÃO PRECISA SER EM OUTRO PAIS, NA PALAVRA NÃO ESTA ESCRITO ISSO, O IDE É AQUI MESMO, O BRASIL AINDA ESTA CHEIO DE HOMENS E MULHERES SEM CRISTO. OU DEUS NÃO PREPARARÁ PREGADORES DA PRÓPRIA AFRICA, ASIA, CHINA, JAPÃO, E ASSIM POR DIANTE. AI É TERMOS POUCA FÉ MESMO. Aguardo resposta
    2 Pedro 2, 3
    também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.
    Me mostre no novo Testamento, aonde que esta escrito que, o dízimo é devolver a Deus? Falado pelo Senhor Jesus ou por Paulo?
    Deus é fiel, mas em nenhuma passagem da Bíblia esta escrito que, Deus esta trocando ou troca a sua fidelidade para com os homens em troca do dizimo, então, se os lideres religiosos vem usando a fidelidade de Deus para cobrar o dizimo do povo, tais pessoas estão falsificando a Doutrina Cristã, são os falsificadores da palavra do Senhor Jesus, já que isso, não está escrito no novo Testamento. Veja se está escrito no novo Testamento, veja se foi falado pelo Senhor Jesus ou por Paulo, seja um sábio e não um tolo sem entendimento.

    Meu email. alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças e Paz César.
      Dá dado o seu recado. Creio que não há nada para debatermos já que você já leu meus argumentos.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  19. Sou Totalmente a Favor do Dizimo, as redes sociais estão misturando Lei, Graça e Promessa, fazneo uma lambaça só, os Infiéis estão adorando, aproveitam desta falacia para serem Infiéis, eu, continuo firme no que penso a respeitto, vejam::
    Dízimo no Novo Testamento: Gálatas 3:29, Hebreus 7:8 , Mateus 23;23, Romanos 4:13;17,Galatas 3:17:18 e se voce procurar
    com Espirito e Entendiment0, encontrarás mais, mas, se continuar na soberba e na arrogância, seu caminho será sempre a Infidelidade e descrença, mesmo dizendo que cre em Deus, é somente da bouca pra fora!!

    E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão
    e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:29
    Veja, a bíblia é bem clara no novo testamento, Herdeiros segundo a Promessa e não segundo a Lei!

    2) Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.
    Hebreus 7:8

    3)Romanos 4:13;17:
    Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade,
    mas pela justiça da fé.
    Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
    Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
    Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade,
    não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
    (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu,
    a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

    4) A Lei não invalida a Promessa
    Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois,
    não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus
    pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Galatas 3:17:18

    ResponderExcluir