sábado, 26 de dezembro de 2009

A Risada de Deus, Novamente


João A. de Souza Filho


Deus estava olhando para os líderes mundiais reunidos em Copenhague, dando risadas! Não é disso que trata o Salmo 2? “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles”(Sl 2.4). Como você pode ver, tenho base bíblica para fazer esta afirmação.


Boa parte dos jornalistas que cobriam o encontro de Copenhague que tratava do clima mencionava que ali estava uma nova Torre de Babel, referindo-se aos desentendimentos e à falta de acordo sobre como salvar o Planeta Terra.


Os chefes de Estados dos 119 países dispersaram-se. Não se entenderam. E aquela foto que costumam tirar juntos em encontros mundiais? Não ficaram para a foto! E a temperatura fria da cidade contrastava com os argumentos de que a terra está aquecendo demais. O Presidente dos Estados Unidos voltou às pressas para Washington devido a maior nevasca dos últimos anos que estava para acontecer. A Europa está debaixo de uma camada de neve; a costa leste dos Estados Unidos também. Parece que Deus estava rindo, preparando uma nevasca para contradizer os líderes da terra. O Air Force One mal podia ser visto debaixo da nevasca no aeroporto americano.


“Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas” (Sl 2.2-3). Deus que ao longo dos milênios vem envergonhando os reis da terra; Deus que levanta e faz cair os impérios; Deus que mostrou ao mundo o fracasso do comunismo (só os comunistas brasileiros continuam acreditando), novamente ri na cara dos Presidentes, reis e governadores. Sim, porque aquela gente reunida em Copenhague acredita que pode salvar a terra com seus sistemas de governo; com dinheiro; com recursos humanos, e Deus ri deles!


O texto que Obama, Lula e outros representantes escreveram foi vaiado pelos participantes presentes ao encontro.


Em 1992 os líderes se reuniram no Rio de Janeiro. Depois em Kyoto no Japão. Agora na Dinamarca.


Enquanto os líderes discutiam sobre o clima; enquanto alguns cientistas de renome afirmam que não existe aquecimento global; enquanto os governos usam o clima como desculpa para arrancar dinheiro dos países ricos, eu lia calmamente o Salmo 104. Eu chamo este Salmo de “A generosidade de Deus”.


“Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes; dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos selvagens matam a sua sede. Junto delas têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto.”.

Que poesia do salmista!


“Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão, o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.”.


Quer dizer: Deus continua no controle da Natureza!


“Avigoram-se as árvores do SENHOR e os cedros do Líbano que ele plantou, em que as aves fazem seus ninhos; quanto à cegonha, a sua casa é nos ciprestes. Os altos montes são das cabras montesinhas, e as rochas, o refúgio dos arganazes.”


“Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens. Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó”.


Enquanto os homens não reconhecerem que tudo o que temos são dádivas de Deus, haverão de se digladiar com argumentos e ameaças!


E o texto do Salvo traz a grande revelação: Deus controla a terra. Ele envia de seu Espírito, e a terra se renova!


“Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra. A glória do SENHOR seja para sempre! Exulte o SENHOR por suas obras! Com só olhar para a terra, ele a faz tremer; toca as montanhas, e elas fumegam. Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida. Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no SENHOR.”


O mesmo Espírito que pairava sobre o caos em Gênesis 1 paira sobre a terra renovando-a a cada estação!


E para finalizar, o salmista faz ecoar o eco de todos nós: Que desapareçam da terra os pecadores. “Desapareçam da terra os pecadores, e já não subsistam os perversos. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! Aleluia!”.


Convoquem outra reunião de cúpula mundial, porque Deus precisa rir e se alegrar sobre aqueles que não dão honra e glória ao seu nome! E nós também, rimos com Ele!


2 comentários:

  1. Caro Pastor,

    Eu já havia refletido exatamente sobre isso: os homens pensam que podem frustrar os desígnios de Deus, pobres deles!

    É certo que há a responsabilidade humana em tudo que fazemos, pois esta, a meu ver, não está dissociada da soberania de Deus, mas daí a pensar que o homem é capaz de salvar o planeta, ou fazer com que este mesmo planeta permaneça por um dia a mais contra a vontade do Todo Poderoso é uma completa impossibilidade. Deus governa não somente o planeta terra, como todo o universo! Ele fará com que se cumpram os Seus desígnios, quer queiram ou não essas pequenas criaturinhas (caco de telha, gafanhotos, formiguinhas?).

    E enquanto isso não acontece, há tempo para que muitos O conheçam e O recebam como o único soberano em suas vidas.

    Em Cristo,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Ricardo.
    Os "poderosos da terra" se reúnem para forjar os seus planos, mas Deus já tem os seus desígnios. Se esses líderes se reunissem com a intenção realmente de salvar planeta seria uma atitude muito louvável, mas eles se reúnem e não chegam a lugar algum. E por que não chegam? Porque eles não buscam em Deus a solução do problema. Aliás, eles não estão nem aí para o que está acontecendo, afinal de contas isso irá ficar pior daqui a muitos anos, então ainda está em tempo de se ganhar muito dinheiro.
    Se depender desses “poderosos” o nosso fim virá logo, ainda bem que dependemos somente de Deus.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir