sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal: presentes para o Rei


Os magos vieram do Oriente para adorar o Rei Jesus e trazer-lhe presentes. Que presentes trouxeram? Quais as implicações têm esses presentes colocados aos pés de Jesus?

Compreendermos essa mensagem é fundamental para resgatarmos a centralidade do Natal.

Infelizmente o Natal tem sido esvaziado do seu verdadeiro conteúdo. O Natal virou símbolo do comércio, da figura bojuda do Papai Noel. Este se tornou o grande astro que tem roubado a cena do Natal. Ele está presente no altar do consumismo, induzindo as pessoas a se desviarem do verdadeiro sentido do Natal. Natal não é troca de presentes, nem mesmo mesas gastronômicas. Natal é o presente de Deus a nós. Natal é Jesus, o Messias prometido.

Os magos trouxeram a Jesus ouro, incenso e mirra (Mt 2.11). Que tributo eles estavam prestando a Jesus com esses presentes?

1. Eles reconheceram que Jesus é o Rei dos reis (Mt 2.11)

O ouro é o presente dedicado ao Rei.
Na antiguidade, quando havia as grandes celebrações ao Rei, era de comum acordo, os nobres levaram ao rei, grandes somas de ouro. A humilde criança que ali estava enfaixada em panos, que precisou fugir do Egito a fim de livrar-se da morte, Aquele que havia se despojado de sua riqueza, da sua glória, e agora não têm onde reclinar a cabeça, era o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores. Você prestou atenção à pergunta dos magos: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus”? Amados, temos que dar atenção aos detalhes da Bíblia. Você conhece alguém que já nasceu rei?

Jesus, é rei desde seu nascimento!
Louvado seja o nome Dele para sempre!
A Bíblia nos mostra Ele como Rei, pelo menos de 5 formas diferentes:

1) Ele é Rei da Glória – Sl 24.8,

2) Ele é Rei Eterno – Sl 146.10

3) Ele é Rei de Justiça: Is. 32.1

4) Ele é Rei dos judeus: Mt 2.2

5) Ele é Rei dos Reis: Ap 19.16


Os magos reconheceram que Jesus é o Rei dos reis, a suprema autoridade no céu e na terra. Ele é aquele que está no trono do universo, que dirige as nações, que levanta reis e destrona reis, que faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade.

2. Eles reconheceram que Jesus é o Sumo Sacerdote (Mt 2.11)

O incenso é o presente para um sacerdote. Até o tempo de Jesus, os sacerdotes ofereciam sacrifícios por si mesmos e pelo povo. Esses sacrifícios precisavam ser repetidos, pois eram imperfeitos, oferecidos por homens imperfeitos. Cristo veio ao mundo como o supremo sacerdote, o sacerdote perfeito, sem pecado, para oferecer um sacrifício perfeito, a sua própria vida. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas também é o sumo sacerdote que na cruz fez um único e cabal sacrifício. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5), aquele que abriu para nós um novo e vivo caminho para Deus, por cuja morte o véu do templo foi rasgado, dando-nos livre acesso à presença do Pai. Jesus, o presente do Natal, é o caminho para Deus; Ele é a porta do céu. Pense nisso!

3. Eles reconheceram que Jesus é o Maior Profeta (Mt 2.11)

A mirra é o presente dado a um profeta. Deus falou muitas vezes, de muitas maneiras aos pais pelos profetas. Mas, agora, nos fala pelo seu Filho (Hb 1.1,2). Até Jesus, os profetas falavam em nome de Deus. Mas Jesus é o próprio Deus. Os profetas diziam: “Assim diz o Senhor”, mas Jesus diz: “Eu porém, vos digo”. Ele é o mensageiro e a mensagem. Ele é o próprio conteúdo da mensagem que proclama. Não temos outra mensagem a proclamar, a não ser Jesus.
O seu nascimento nos trouxe novas de grande alegria. Sua morte nos trouxe a redenção. Sua ressurreição nos dá poder para viver vitoriosamente. Sua ascensão garante que a obra que Ele realizou foi completa e vitoriosa.

Os magos vieram de longe e adoraram a Jesus, reconhecendo que Ele é o Rei, o Sacerdote e o Profeta. É Jesus o Rei da sua vida? Você já foi salvo pela sua morte vicária na cruz? É Jesus o centro das comemorações do seu Natal?

Pense, reflita e tome sua decisão!

Nele, o Maior e Melhor presente de Natal

Pr Marcelo

Bibliografia: Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Ed. Geográfica

Lopes, Hernandes Dias. Mensagens Selecionadas. Ed.
Hagnos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário