sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

10 motivos bíblicos para não ser Católico Apostólico Romano


O Catolicismo Romano afirma ser o único representante na terra da fé Cristã. Ensinam que fora da igreja Católica Romana não há salvação. Quando o papa Bento 16 veio ao Brasil em 2007, disse em seu discurso que os Católicos devem ser mais práticos em sua fé, com o objetivo de deter o avanço das seitas (ele considera como seita, todo seguimento cristão que não tem vínculo com a igreja Católica) na América do Sul.

Será a seita Romana a verdadeira representante de Cristo na terra? Será que salvação em Cristo só no Catolicismo Romano? Estará certo o papa Bento 16, ao chamar de seita qualquer outro seguimento Cristão que não esteja ligado ao Catolicismo. Iremos responder a estas e outras indagações neste estudo.

DEZ RAZÕES BÍBLICAS PORQUE NÃO SOU CATÓLICO APÓSTOLICO ROMANO.
I – A igreja de Cristo não nasceu em Roma, mas em Jerusalém.

a. O catolicismo romano nasceu somente em 325 d.C. com o concílio de Nicéia, promovido por Constantino, imperador de Roma. Ela recebeu esse nome em 381 com o imperador Teodósio.
b. A bíblia revela que o início da igreja cristã foi trezentos anos antes em Jerusalém, e não em Roma. Lc. 24: 47-49; At.1:4, 8, 12-14; 2: 1-5, 37-47.
II – A autoridade da bíblia está acima da autoridade de qualquer igreja.

a. A igreja católica em 1546 colocou a tradição da igreja em pé de igualdade com as escrituras. Isto significa que só a igreja romana determina o que é verdade e o que não é na bíblia.
Exemplo: No século IV a igreja romana estabeleceu as orações pelos mortos e sinal –da- cruz feito no ar. No ano de 1100 d.C. introduz na igreja o culto dos anjos.

b. Mt.15:3; Mc.7:13; II Tm.3:16. A bíblia tem autoridade suprema e não a igreja. Devemos aceitar a verdade da palavra de Deus e não uma interpretação particular de uma entidade. I Co.4:6; Ap.22:18

III - A história da igreja e acima de tudo a bíblia nos ensina que só devemos aceitar 66 livros da escritura como inspirado por Deus e não 73.

a. Os 7 livros a mais na bíblia católica foram acrescentados em 8 de Abril de 1546 no Concilio de trento (1545-1563). São estes os livros: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, A epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel.
b. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não deve recebê-los com Palavra de Deus.

b.1. Eles não atribuem a si a inspiração divina; b.2. Não foram considerados como palavra de Deus pelo povo judeu; b.3. Não foram considerados como escritura por Jesus nem pelos escritores do novo testamento; b.4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da bíblia.

Exemplos: Baruc diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4); II Macabeus pede desculpas por seus erros, 15:36-39.

IV – Seguir o Catolicismo é praticar espiritismo, que é condenado por Deus.

a. A partir do momento que os sacerdotes católicos ensinam os seus seguidores a intercederem a Maria, João, José, Pedro ou a qualquer outro que está morto. Ensinam praticas espíritas que é consultar os mortos.
b. Deus condena veementemente consultar os mortos, Dt.18:9-14; Is.8:19-22.

V – A idolatria é um grande pecado diante de Deus.

a. O 3° catecismo-p. 75 da igreja católica ensinam que se deve prestar honra e veneração às imagens de escultura.
b. A imagem de escultura que é o mesmo que ídolo é condenado expressamente por Deus, Ex.20:4; Dt.7:25-26; Hc.2:18-19; Os.4:12; Mt. 4:10.

VI – O batismo é uma confirmação de fé e não um meio de Salvação.

a. A igreja católica ensina que o batismo infantil deve ser realizado como meio de salvação. Acredita-se que se a criança morrer sem se batizar, irá para o limbo e ficará numa sombra eterna sendo considerada pagã.
b. Segundo a bíblia o batismo trata de um ato de obediência que expressa fé do batizando em Cristo. Uma criança não tem entendimento suficiente para obedecer e expressar sua fé em cristo. Aliás, o próprio salvador foi batizado aos 30 anos de idade, Lc.3:21-23; Mc.16:15,16.

VII – A palavra de Deus me ensina que só Jesus não cometeu pecado algum.

a.Hb.9:28.1. O ensino católico diz que Maria a mãe de Jesus foi uma mulher que não cometeu pecado algum.
b. Em Lc. 6:46-47 A própria Maria declarou-se pecadora como qualquer outra pessoa. Em Lc.2:22-24, ela mesma se incluiu no sacrifício de um par de rolas pelo seu pecado.

VIII – Jesus é o único intercessor entre Deus e os homens.

a.I Tm.2:51. A igreja católica coloca Maria e muitos outros como intercessores entre Deus e os homens.2. O próprio Jesus nos ensinou que Devemos pedir ao Pai em Seu Nome, Jo. 15:16; 16:23, 34.
IX – Cristo é o único e grande fundamento da igreja.

a. A história revela que o papado foi instituído com fins políticos. O primeiro papa foi Leão I (440-461d.C.) e não Pedro. O título de papa não existe na bíblia, Ef. 4:11.2. Usa-se Mt. 16:16-19 para afirmar-se que Pedro foi o primeiro papa. O termo usado por Jesus para Pedro é pedra. Contudo a palavra no grego é “petrós”. Jesus empregou-a com o sentido de “pedrinha”. Já para a palavra pedra, da frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus usou o termo grego “petras” para designar rocha (grande pedra). A bíblia ensina que Pedro não passa de uma pequena parte da edificação. Ele mesmo escreveu que Jesus é a pedra de esquina, I Pe.2:4-10.
X – Salvação Eterna só em Cristo Jesus.

a. Para o catolicismo, as boas obras ajudam na salvação.
b. Tal crença despreza o grande amor de Deus. Somos salvos pela graça e não por méritos pessoais. A bíblia nos dá grandes respostas sobre a doutrina da salvação:

b.1. A salvação só vem de Deus, Is.12:2; 25:19; I Tm.4:10; b.2. Salvação só por meio de Cristo. Jo.10:9; At.4:12; Rm.5:1,9; I Ts.5:9; b.3. A salvação é um dom imerecido de Deus, Jo.3:16; Ef.2:8, 9.

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”. II Cor. 13:8

6 comentários:

  1. A ICAR ensinou varios remendos a saber:
    Sobre a idolatria= diz que Moises levantou a serpente no deserto.

    Esquecem (ou não sabem) que quando tempos depois quando esta começou a ser adorada, Deus ordena sua destruição (O Eterno não repassa a Gloria devida a Ele a ninguem).

    Sobre a feitiçaria (consulta a mortos)- Eles vem com uma distorção infantil das Escrituras e dizem: Todos estão vivos para Deus, e Deus é de vivos e não de mortos (como Abraão, Isaque ...), so que quando perguntamos o porque então deles não fazerem intercessões por intermedio dos personagens do Ant. Testamento eles engasgam pois não lhes ensinaram ainda esse remendo.

    O grande rombo nessa defesa é que as Escrituras se referem a consulta não simplesmente dos mortos, mas a consulta dos ESPIRITOS DOS MORTOS. Ou seja, o espirito não morre realmente, principalmente para Deus, mas as consultas a eles é que são abomináveis para Deus (porque não consultam a Deus, já que o SEU ESPIRITO ESTA MAIS VIVO DO QUE QUALQUER OUTRO NO UNIVERSO E NÃO TRAZ CONFUSÃO ALGUMA??

    Será que tem MEDO DE DEUS??

    ResponderExcluir
  2. Paz Bereanos!

    Tenho minhas convicções teológicas e sou crente na Bíblia com a mensagem pura de Deus e crente no Deus da Bíblia!

    Tenho lido alguns posts sobre este tema em algumas páginas da blogosfera, mas nenhum com tamanha propriedade, clareza e embasamento bíblico. Parabéns pela iniciativa e firmeza doutrinária. Este será, sem dúvida, um de meus endereços sempre visitados.

    Recomendo.

    Abraço fraterno.

    No mais... Paz!

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Gilson.
    A cegueira espiritual dos católicos ainda é muito grande. Muitos defendem a Igreja Católica não com base na Bíblia, mas com base em suas tradições. Temos que orar muito por eles, pois estão completamente cegos e longe de Deus, apesar de estarem imitando até os nossos cultos e cantando as nossas músicas. E para piorar, ainda tem alguns pastores que estão se unindo ao catolicismo, fazendo culto ecumênico e dizendo que eles adoram o mesmo Deus que o nosso. Aí fica difícil evangelizar dessa forma.
    Alguém certa vez me disse que todo macumbeiro é um bom católico, e na verdade, a Igreja Católica adora e consulta os mortos.
    Que o Senhor nos ajude a evangelizá-los e tirá-los dessa cegueira que se encontram.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Pr. Jesiel.
    Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo. Fique a vontade em nos acompanhar e estamos abertos a críticas e sugestões.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  5. estudar história não faz mal a ninguém!

    aprofundar o conhecimento acerca da história é abdicar ao protestatismo. john henry newman, ex protestante.

    “Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica.” santo Inácio de Antioquia (67 - 110 d.C.)
    Inácio (67 - 110 d.C.) foi Bispo de Antioquia da Síria, discípulo do apóstolo são João, também conheceu São Paulo.

    Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira jõ.8/44

    E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela Mt16/18............

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz Anônimo de Mogim Mirim.
    Quem conhece a Bíblia nunca será Católico Apostólico Romano, e quem passa a conhecê-la deixa o catolicismo.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas
    PS: Vá estudar um pouco mais de história geral, principalmente a que diz respeito ao catolicismo.

    ResponderExcluir