terça-feira, 26 de julho de 2011

Doze Razões Por Que Ser Membro de Igreja é Importante

Por Jonathan Lememan

1 – É bíblico. Jesus estabeleceu a igreja local, e todos os apóstolos realizaram seu ministério por meio dela. A vida cristã no Novo Testamento é uma vida de igreja. Hoje os cristãos devem esperar e desejar o mesmo.

2 – A igreja é seus membros. No Novo Testamento, ser uma “igreja” é ser uma de seus membros (leia Atos dos Apóstolos). E você quer ser parte da igreja porque foi ela que Jesus veio buscar e reconciliar consigo mesmo.

3 – Ser membro da igreja é um pré-requisito para a Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é uma refeição para a igreja reunida, ou seja, para os membros (veja 1 Co 11.20, 33). E você quer participar da Ceia do Senhor. O ser membro de igreja é a “camisa” que torna o time da igreja visível ao mundo.

4 – É a maneira de representar oficialmente a Cristo. Ser membro de igreja é a afirmação da igreja a respeito do fato de que você é um cidadão do reino de Cristo e, por isso, um representante autorizado de Jesus diante das nações. E você quer ser um representante oficial de Jesus. Intimamente relacionado a isto…

5 – É a maneira como o crente declara sua mais elevada lealdade. O fato de que você pertence ao time que se torna visível quando você veste a “camisa” é um testemunho público de que sua mais elevada lealdade pertence a Jesus. Provações e perseguição podem surgir, mas suas únicas palavras são: “Pertenço a Jesus”.

6 – É a maneira de incorporar e experimentar figuras bíblicas. É na estrutura de prestação de contas da igreja local que os cristãos vivenciam ou incorporam o que significa ser o “corpo de Cristo” , o “templo do Espírito”, a “família de Deus” e todas as outras metáforas bíblicas (veja 1 Co 12). E você quer experimentar a interconectividade do corpo de Cristo, a plenitude espiritual de seu templo, a segurança, a intimidade e a identidade comum da família de Deus.

7 – É a maneira de servir aos outros cristãos. Ser membro de igreja ajuda você a saber por quais cristãos, no planeta Terra, você é especificamente responsável para amar, servir, confortar e encorajar. Ser membro de igreja capacita você a cumprir suas responsabilidades bíblicas para com o corpo de Cristo (por exemplo, veja Ef 4.11-16; 25-32).

8 – É o meio de seguir os líderes cristãos. Ser membro de igreja ajuda-o a saber que líderes cristãos, no planeta Terra, você é chamado a seguir e obedecer. Também lhe permite cumprir sua responsabilidade bíblica para com eles (veja Hb 13.7, 17).

9 – Ser membro de igreja ajuda os líderes cristãos a liderar. Permite que eles saibam quais são, no planeta Terra, os cristãos pelos quais eles “hão de prestar contas” (At 20.28; 1 Pe 5.2).

10 – Ser membro de igreja capacita a disciplina eclesiástica. Dá a você o lugar prescrito biblicamente em que deve participar na obra de disciplina eclesiástica, de maneira responsável, sábia e amorosa (1 Co 5).

11 – Provê a estrutura para a vida cristã. Coloca a afirmação individual do cristão de “obedecer” e “seguir” a Jesus em um ambiente de vida real, no qual autoridade é realmente exercida sobre nós (veja Jo 14.15; 1 Jo 2.19; 4.20-21).

12 – Edifica um testemunho e convida as nações. Ser membro de igreja coloca o governo de Cristo em exibição para o mundo que nos observa (veja Mt 5.13; Jo 13.34-35; Ef 3.10; 1 Pe 2.9-12). Os próprios limites que são traçados ao redor do ser membro de igreja produz uma sociedade de pessoas que convida as nações a algo melhor.

Este artigo foi extraído do livro Church Membership: How the World Knows Who Represents Jesus, de Jonathan Leeman.


Fonte: Blog Fiel

7 comentários:

  1. Porque preciso ESTAR vinculado à alguma igreja para vivenciar todas essas coisas que você colocou aí? Eu, sinceramente, não concordo com várias coisas sobre as quais você discorreu alguns comentários.
    Primeiro, a Igreja que Jesus já institui nesta terra não foi templo. A concepção de 'igreja' trazida pela religião não é a idéia que Jesus trouxe acerca de 'igreja', igreja somos nós, corpo de Cristo, buscando uma vida em relacionamento com nossos irmãos, que crêem em Deus e professam esse mesmo entendimento. Ser igreja é levar a palavra da salvação aos perdidos, mas não necessariamente você deve estar vinculado à uma denominação. Você diz que Igreja são seus membros.. mas membros de que? Deus não está limitado a usar as pessoas dentro de 4 paredes. Uma das razões que você cita o por que ser membro de igreja é importante é que 'É a maneira como o 'crente' declara sua mais elevada lealdade', no entanto, a nossa lealdade para com Deus não é medida dentro da igreja, ocasião em que é fácil demais ser Sal. Só lembrando que Deus não mede nossa lealdade, isso deve ser uma atitude nossa no dia-a-dia, quando decidimos não pecar, auxiliar os 'fracos na fé', compartilhar da dor do próximos, entre muitos outros que não vi citados no seu artigo. Além do mais, para servir aos outros cristãos, vc tb não precisa necessariamente ser membro de uma instituição.
    Bom, não vou retrucar todos os tópicos que você discorreu, até porque todos nós temos a liberdade de expressão. Somente gostaria de explanar a minha também, sinto-me triste ao ver que as pessoas estão mais preocupadas em estar em uma igreja, do que realmente SER igreja. Jesus nos convidou para um relacionamento íntimo e sincero com Ele, não para ficarmos trancafiados dentro de igrejas e até mesmo afastando aqueles que realmente precisam de Jesus. Que Deus te abençõe em sua caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Jesus comparecia ao Templo desde criança
      - Não deixeis de congregar como é costume de alguns
      - E, todos os dias no templo, bem como de casa em casa, não
      deixavam de pregar e ensinar que Jesus Cristo é o Messias.

      Excluir
  2. Graça e paz Bianca.
    As suas ponderações são muito pertinentes e desde já agradeço o seu comentário.
    Tentarei responder a você concordando e descordando do seu comentário (rs)
    Concordo com você plenamente que a Igreja é o corpo de Cristo na terra, esse corpo é formado por todas as pessoas lavadas e remidas em Seu sangue derramado na cruz por todos os salvos. Mas na igreja local nós encontramos várias pessoas lavadas e remidas em Seu sangue. A igreja local não precisa ser necessariamente uma instituição, existem hoje muitas pessoas que se chamam de desigrejados, mas que se reúnem em casas, só muda o local, no entanto o propósito é o mesmo.
    Concordo com você que a nossa lealdade é a Deus, mas quando somos leais a Deus somos leais também em todas as áreas de nossa vida, e podemos muito bem demonstra - lá dentro da igreja no socorro dos santos, como o apóstolo Paulo muito bem enfatizou e que a igreja em Atos dos Apóstolos nos mostra (At 6...). A Bíblia é muito enfática quando nos diz que devemos socorrer os domésticos da fé e essas pessoas geralmente se encontram dentro das igrejas. Eu não conheço pessoas que se dizem cristãs fora da igreja, seja ela instituição ou reunião nas casas. Brasa fora do braseiro com o tempo se apaga.
    Eu não sei se é o seu caso, mas tem muitas pessoas decepcionadas com a igreja instituição e te confesso que tem muita coisa errada por aí, mas eu te asseguro que ficar longe sem estar entre irmãos, criar um vínculo de amizade e respeito é muito ruim. É muito bom ter um líder espiritual (pastor), para nos ouvir e nos ajudar, trazendo ao nosso coração uma palavra bíblica, isso faz muito bem para todos nós.
    A igreja que pastoreio é muito boa. Temos muitos irmão queridos, não perfeitos, mas desejosos de servirem a Deus com um coração quebrantado, talvez por isso eu defenda tanto a igreja, seja ela instituição (quatro paredes), ou até mesmo nas casas. Principalmente porque o Senhor nos deixou duas ordenanças e por serem ordenanças não podemos deixar de cumpri-las. A primeira ordenança é o batismo e a segunda é a ceia e para que isso ocorra eu devo estar filiado a uma igreja local. Tanto que as cartas paulinas eram endereçadas as igrejas que estavam em cada cidade, poderiam até se reunir nas casas como muitos dizem, mas se reuniam para cumprir essas duas ordenanças de Jesus.
    Mas uma vez muito obrigado por seu comentário.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Ser membro você diz. Mas a necessidade não é de frequência a um grupo para edificação mútua? Por que preciso constar em uma lista burocrática e haver ata e assembléia para isso? Não seria suficiente estar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Ana.
      Ser membro de uma igreja e fazer parte de um lista é uma forma de saber quem são os membros daquela igreja. Isso é uma forma de se poder identificar as pessoas que fazem parte daquela comunidade. Há muitas pessoas que só visitam.
      Agora, eu entendo o seguinte, o que impede alguém de fazer parte de uma igreja da forma como fazemos hoje? O que eu vejo em muitos que pensam assim é porque vivem em pecado e não querem mudar suas atitudes. Assim acham que se não tem compromisso com nenhuma igreja podem fazer o que bem entendem, ou seja, vivem como querem como se Deus não se importasse com isso.

      Excluir
  4. Impedir que um cristão compartilhe da Ceia do Senhor (do Senhor, não da igreja) por não ser membro da igreja é um crime.
    No Novo Testamento nenhuma pessoa assinava seu nome em contrato. Membros eram os que frequentavam. Mais que isso é invenção de homens com o fim de manipular e controlar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz MD.
      No Novo Testamento realmente não diz que havia um livro de atas para saber quem era membro da igreja, mas com certeza, eles sabiam quem eram os membros da igreja. Veja por exemplo o que ocorreu na Igreja de Corinto, quando Paulo chama a atenção da igreja por não ter disciplinado um de seus membros por estar em pecado. E outra coisa, todos os membros da igreja eram batizados, como ordem direta do Nosso Senhor. Então, para fazer parte da igreja tinha que ter batizado e eram conhecidos todos os membros da igreja local.
      Esse negócio de impedir alguém de participar da ceia aqui na igreja que pastoreio não existe, mas cada um deve fazer um exame em seu coração para ver se deve participar dela como nos fala o apóstolo Paulo em 1Co 11.28-30.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir