domingo, 2 de maio de 2010

Qualificações dos Presbíteros: Sóbrio

Juliano Heyse (editor)

É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio... 1 Tm 3:2

antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio... Tt 1:8

Introdução

Este é mais um daqueles atributos que compõem um grupo de traços de caráter positivos que espera-se encontrar no presbítero. Este, particularmente, é muito parecido com o "temperante", já abordado anteriormente nesta série. Novamente a idéia é de equilíbrio, auto-controle, sensatez.

Grego

Em 1 Timóteo e Tito σωφρων - sophron

Strongs - 1) de mente sã, equilibrado 2) que freia os próprios desejos e impulsos, autocontrolado, moderado

Rienecker e Rogers - auto-controlado, moderado.

Outras versões

Outras traduções do mesmo termo em português:

Almeida Revista e Atualizada (ARA)sóbrio / sóbrio
Nova Versão Internacional(NVI)sensato / sensato
Almeida Revista e Corrigida(ARC)sóbrio / moderado
Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH)prudente / prudente
Tradução Brasileira(TB)sóbrio / circunspecto

Comentários

Broadman – esta palavra e "temperante" têm uma nuance semelhante, implicando não apenas sobriedade em relação ao álcool mas em atitudes e conduta em geral.

D. A. Carson "temperante," "sóbrio" e "respeitável," todas têm a ver com o bom ordenamento da vida.

Jamieson, Fausset e Brown – sóbrio para consigo mesmo, discreto, auto-controlado.

João Calvino – (-)

John Gill – no corpo, usando de moderação na dieta e nas vestimentas; e na mente, sendo prudente, modesto e humilde e pensando sobriamente sobre si mesmo e sobre os outros, como deve ser.

John MacArthur –(Tm) Um homem sóbrio é disciplinado, sabe como ordenar apropriadamente suas prioridades, e é sério quanto a questões espirituais. (Tt) Um homem que é sério, com as prioridades corretas, sensato.

Matthew Henry –(Tm) Sobriedade e vigilância estão freqüentemente juntas nas Escrituras, porque elas se apóiam mutuamente: Seja sóbrio, seja vigilante. (Tt) Sóbrio ou prudente, que é o que significa a palavra; uma graça necessária em um ministro tanto para a sua postura e gerenciamento ministerial quanto pessoal. Ele deve ser um mordomo sábio e que não é afobado, tolo, ou precipitado; mas que pode governar bem suas paixões e sentimentos.

New American Commentary – (Tm) Ser "sóbrio" mostra o líder como uma pessoa sensata. O adjetivo descreve uma pessoa que é confiável e equilibrada nos seus julgamentos, não descuidada ou instável. Esta seria uma característica essencial no caráter de um bispo. (Tt) "Sóbrio" (auto-controlado) inclui domínio sobre sua mente, suas emoções, suas palavras e suas ações. Esta característica positiva recebe ênfase em Tito como aplicável a todos os cristãos.

William MacDonald (Tm)– Sóbrio significa que não deve ser insensato ou frívolo, mas sério, fervoroso, esclarecido e discreto. Ele percebe que, como "a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia." (Ec 10:1) (Tt) Ele deve ser sóbrio, isto é, prudente, discreto e ter autocontrole. Palavras de igual significado aparecem em Tt 2:2,5-6,12, em que há a idéia de sensatez, disciplina e sobriedade.

Conclusão

A maturidade do presbítero faz com que ele seja uma pessoa centrada, equilibrada, sensata. Como MacArthur enfatiza toda a sua vida é bem ordenada e disciplinada e suas prioridades são bem organizadas. Gill lembra que deve haver sobriedade até mesmo na dieta e no vestir. Indivíduos descontrolados no comer e beber, ou vaidosos e ostentadores das vestimentas demonstram imaturidade e dificilmente poderiam ser adequados para servirem ao Senhor como presbíteros.


Fontes

Comentário Bíblico Popular – Novo Testamento – William MacDonald – Ed. Mundo Cristão
The Broadman Bible Commentary – Broadman Press
The MacArthur Bible Commentary – Thomas Nelson Publishers
Bíblia OnLine 3.00 – SBB
Definindo o que são presbíteros – artigo de D.A.Carson - http://www.bomcaminho.com/dac001.htm
The New American Commentary – Broadman Press
Chave Linguística do Novo Testamento Grego – Ed. Vida Nova

Tradução (onde necessário): Juliano Heyse

Nenhum comentário:

Postar um comentário