sexta-feira, 2 de abril de 2010

[Agnosto Theo] John Piper - Não neste ou naquele monte, mas em Espírito e em Verdade (2/3)

[Agnosto Theo] John Piper - Não neste ou naquele monte, mas em  Espírito e em Verdade
Não Onde, mas Quem

Lembre-se que Ele já havia dito em João 2:19: “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.” Em outras palavras, já havia dito que Ele próprio era o novo templo – o novo local de encontro com Deus. O templo estava para deixar de ser o ponto principal para adoração. E o que ficaria em seu lugar? Um novo monte? Uma nova cidade? Um novo edifício? Não. Uma nova Pessoa. O Filho.

Isso é o que Ele deu a interpretar dizendo: “Não neste monte, senhora, nem em Jerusalém.” Não onde, mas quem é o que importa. O Pai e o Filho. A água viva, o profeta, o Salvador, o Messias.

“Você adora o que não conhece”

Então o versículo 22 diz a mesma coisa de outra forma: “Vocês (samaritanos) adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.” Isto é brusco e doloroso: o problema com vocês, samaritanos, não é que vocês adoram no monte errado, mas que vocês não sabem quem adoram.

Por que não? “Porque”, ele diz (vers. 22b), “a salvação vem dos judeus”. O que isso quer dizer? Quer dizer que todos os judeus conheciam quem eles adoravam? Não. Ouça o que Jesus diz aos Fariseus em João 8:19 (os judeus realmente sérios): “Não me conheceis a mim nem a meu Pai; se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.” Eles nem sequer conhecem Deus. São como os Samaritanos. “Vocês adoram o que não conhecem.”

Sobre tais adorações Jesus diz serem “vãs”, vazias (Mateus 15:9). Não é a “verdadeira adoração” (João 4:23).

“Nós Adoramos o que Conhecemos”

Então o que Jesus quer dizer no vers. 22b: “Nós adoramos o que conhecemos, porque salvação vem dos Judeus.” Ele quer dizer que Judeus ensinam que um Salvador está vindo ao mundo. Ele está vindo como o Filho de Davi, o Messias, o Servo do Senhor. E porque haverá um Salvador, verdadeiro conhecimento de Deus e verdadeira adoração a Deus são possíveis.

A última cláusula de toda essa história (que vai do versículo 1 até o 42) é o anuncio dos Samaritanos na cidade de Sicar: “Sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (v. 42).

Quando Jesus diz (v. 22b): “A salvação vem dos Judeus”, e por causa disso, “nós adoramos o que conhecemos”, Ele quer dizer que um Salvador está vindo ao mundo, quem tornará possível aos pecadores (como pessoas que foram casadas cinco vezes e agora vivem com os namorados) conhecer Deus, chamá-lo de Pai, e adorá-lo em verdade.

Vocês não conhecem quem vocês adoram por que não estão dependendo do Salvador – a salvação que está vindo ao mundo. O Salvador é o Messias Judeu. Vocês Samaritanos não creem nisso. E, portanto, sua adoração não é a verdadeira adoração.

Não há Verdadeira Religião sem Jesus

É muito importante que vejamos as implicações disso para nossa situação hoje – em relação ao Islã, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, e qualquer outra religião que não abraça Jesus como Salvador do mundo, que veio morrer por pecadores e ressuscitou novamente e tornou-se o mediador entre Deus e os homens. É importante porque a gloriosa, única supremacia de Jesus entre todas as outras religiões depende disso. E porque muitos cristãos estão abandonando a verdade de que conhecer, honrar, amar e acreditar em Jesus é necessário para a salvação.

“Não há Verdadeira Adoração sem Jesus”

Ao contrário, o ponto de Jesus aqui e em qualquer outro lugar no evangelho é que não há verdadeira adoração sem receber o Salvador que vem dos Judeus. Não somente Jesus disse em João 8:19: “Se conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai”, mas ele também disse aos Judeus em João 5:23: “Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.” E em João 5:42-43 Ele os disse: “Sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis”.

Em outras palavras, quem não conhece quem eu realmente sou, e me honra pelo que realmente sou, e me ama pelo que realmente sou, não conhece ou honra ou ama a Deus. E, portanto, seja o que for que eles façam em seus montes, ou em seus templos ou santuários, ou mesquitas ou sinagogas, eles não adoram a Deus.

Você Não Pode Adorar Aquele que Rejeitou

Esse é o ponto em Lucas 10:16: “Quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou.” Não faz sentido dizer que eles adoram quando eles rejeitam. E Mateus 10:40: “Quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” Não faz sentido dizer que eles adoram aquele que não recebem. E João 5:46, que é especialmente relevante para os Samaritanos e para o povo Judeu: “Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em Mim.” Em outras palavras, se vocês se recusam a saber quem eu realmente sou, então vocês não creem verdadeiramente em Moisés, e a “adoração” que vocês fazem em resposta a Moisés não é a verdadeira adoração.

Em um mundo pluralista, multicultural, relativista e encolhido como o nosso, será mais e mais difícil de crer nisso nos anos que virão. Quanto mais pessoas você conhecer pessoalmente que são muito religiosas, mas não abraçam Jesus como seu Senhor e Salvador, mais difícil será de acreditar que sua adoração não é a verdadeira adoração. Mas se a coragem da sua fé desabar, você abandonará o Jesus do novo testamento e se unirá ao mundo na criação do seu próprio Jesus.

5 comentários:

  1. Texto muito bem escrito, mas permita-me comentar este parágrafo:

    " importante porque a gloriosa, única supremacia de Jesus entre todas as outras religiões depende disso. E porque muitos cristãos estão abandonando a verdade de que conhecer, honrar, amar e acreditar em Jesus é necessário para a salvação."

    Os cristãos gostam de dizer que não possuem religião. Isto é um erro infantil. Pois onde se prega Jesus é no cristianismo, que é uma religião estabelecida instucionalmete desde Constantino.

    Onde há culto, ritos (batismos, ceia), sacerdotes (pastores, bispos, etc) e dogmas, aí existe uma religião.

    E como religião, o cristianismo não é melhor do que nenhuma outra, visto que toda religião séria e humana, tem em Deus o seu alvo.

    Sei que como bom conhecedor da Bíblia, você deve saber que nem tudo o que está registrado como falas de Jesus, foi de fato Jesus quem falou, visto que os Evangelhos são também "teologia", ou seja, interpretação da pessoa de Jesus.

    E se de fato, o crêr em Jesus é indispensável para a salvação, o que dizer dos milhões e milhões que desde o primeiro século morreram sem jamais suspeitar que Deus tinha 'encarnado" na longíngua e insignificante palestina?

    um abraço e parabéns pelo blog.



    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Eduardo.
    Como conhecedor da Bíblia eu creio que toda a Palavra de Deus é inspirada por Ele. Eu creio no que está escrito tanto no AT como no NT. O problema é que está surgindo uma leva de pessoas que estão relativando a Bíblia, ou seja, usam o que interessa e o que não interessa dizem que não é a Palavra de Deus. Dizem que foi homens que a escreveu, que foi para uma determinada igreja e por aí a fora.
    Eu te faço uma pergunta Eduardo, como você sabe o que foi que Jesus falou e o que ele não falou? Qual é o método para identificar isso? Você identifica como? Segundo o que lhe interessa ou segundo lhe soa melhor? É exatamente isso que tenho visto por aí, gente dizendo que Deus é amor e por isso apóia até o homossexualismo distorcendo por completo a Palavra de Deus.
    Eu não relativo a Bíblia eu a aceito como única regra de fé e prática. Eu fico com o que Deus fala através dela e procuro seguir os seus ensinos.
    Nisso eu creio e assim procuro viver a minha fé.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  3. Há um versículo inteiro que Jesus jamais falou e hoje virou dogma, receita e até doutrina, principalmente nas AD.(tanto na CGADB como CONAMAD). É o de Mateus 17:21 "Mas, essa casta de demônios so saem com oração e jejum". Como sei disso? Não precisei nem consultar os textos mais antigos (copias) em grego coinê para saber que jamais foram registradas tais palavras de Jesus, e sim por comparação com assuntos semelhantes e situações afins chega-se a esta conclusão pois o Próprio Jesus não iria se contrariar com doutrina particular invocando método ao invés de Sua autoridade.
    Em Lucas 9 e 10 Jesus envia seus discípulos para curarem toda sorte de doenças e expulsarem todos os demônios onde fossem.
    Ora, se eles não fizeram nem um jejum como está provado em Mateus 9:14-17, quando o próprio Jesus diz que seus discípulos NÃO JEJUAM e até a crucificação de Jesus a situação não mudou, como então Jesus os lançaria em uma missão perigosa, visto que não estavam “blindados ou sem poder” do jejum?

    Para melhor compreensão, em Efesios 6:12-18 – As armas espirituais usadas contra todos os demônios (inclusive essa casta rasteira de Mateus 17, Paulo não deixa nenhuma de fora), ONDE ESTÁ A CITAÇÃO DO JEJUM ??
    Estará entre linhas? Escondida em baixo de alguma das armas? Quem sabe?
    Vamos deixar de falsas interpretações e separar Verdade de mandingas santas e espiritualizações fora de Cristo e de Seu Nome e Autoridade acima de quaisquer coisas.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Gilson.
    O que está escrito em Mateus 9.21 está também escrito em Mc 9.29, ele só não aparece em Lucas, mas do contrário há repaldo bíblico sim. Eu consultei inclusive alguns comentários bíblicos e eles atestam o que estou lhe dizendo.
    Em relação ao jejum eu vejo que é importante a sua prática, embora um pouco esquecida nos dias de hoje por algumas igrejas. O próprio apóstolo Paulo nos fala dos seus jejuns, Jesus nos falou também a respeito, e existem momentos em nossa vida que é necessário jejuarmos. Muitas vezes estamos passando por momentos de grande luta espiritual que precisamos jejuar e orar para vencer certas batalhas. A oração, esta é diária, e o jejum em tempos de crise. Pelo menos eu faço assim.
    Jejum e oração, vigiar e orar são conselhos de Jesus que eu procuro seguir.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  5. Shalom.O Servo e Atalaia do Senhor!
    Amados quanto a mim o jejum é válido mas não como você refere.Se eu fizer jejum só em tempos de crise eu estarei a chamar Jesus mentiroso."Tudo que pedirdes em meu nome crendo o recebereis"."Mil cairão ao meu lado dez mil á minha direita mas não temerei mal algun"." O Senhor é o meu pastor nada me faltará". Etc ..etc...A unica coisa que nos pode afectar de receber o galardão ou benção de Deus é a Sua justiça ou a nossa infedelidade.Só aceito o Jejum numa condição não como prepósito para mover o coração de Deus porque Seu coração já foi movido, por esse motivo Ele nos deu Jesus para pagar o preço por nós.Mas aceito quando nós estamos buscando a Deus por uma resposta ou revelação e entramos em comunhão continua até obtermos resposta e isso pode levar 1 dia 2 dias ou até muitos mais e nesse periodo nós somos movidos pelo Espirito a buscar a Deus para esse propósito.Não se entregue a práticas do velho testamento porque agora vivemos segundo e Espirito Santo e é Ele que nos guia e nos dá as directrizes perfeitas para fazermos,dizermos e agirmos convenientemente.
    Deus vos abençoe segundo Provérbios 28:20.

    ResponderExcluir