segunda-feira, 26 de abril de 2010

Daniel Mastral e os “anjos” na formação de novas seitas, religiões e heresias


Por Mariel M. Marra

Bruno Faria: Como surgiu a idéia de lançar este livro?

Daniel Mastral: Não nasceu em meu coração, mas no coração de Deus. Apenas obedecemos. Tive uma experiência tremenda com Deus! Fui visitado por um anjo! Pedi isso por anos, pois só havia visto demônios. Mas, a idéia que eu tinha de um anjo era de cunho Barroco; gordinho, cabelos encaracolados, cara de menino, azinhas… O que eu vi, não tinha nada disso! Era forte, um guerreiro! Não tinha asas, e falou comigo, dando claramente a ordem de publicar o livro, e uma unção especial para enfrentar o que viria depois. Foi algo singular, que narraremos com mais detalhes em nosso próximo livro. Não quero estragar a história!
Fonte: Trecho entrevista feita por Bruno Faria, colaborador do website Eucreio.com em 2001

Na resposta acima, Mastral declara que escrever seus livros não nasceram em seu coração, mas sim supostamente veio do coração de Deus por causa da aparição de um anjo que lhe deu tal orientação.

A presente entrevista foi feita em 2001. Neste tempo ocorreram sérias manifestações contra os livros Filho do Fogo vol I e II do Mastral recém lançados, tendo adesão de pessoas importantes tal como Ricardo Godin e Ariovaldo Ramos, sendo que por pouco ele não foi processado pela capelã Eleny Vassão que foi prejudicada pelas supostas denúncias do Mastral a respeito de uma satanista na capelania de um grande hospital em SP ( http://www.uniaonet.com/capelaniahcusp.htm ).

Numa conversa recente que tive com a capelã Eleny por email, ela informou que toda essa história já causou-lhe bastante desgaste, mas ela resolveu deixar com o Senhor a justiça. Ela decidiu continuar seu ministério do mesmo modo que sempre fez, contando com uma equipe fiel de capelães e visitadores, com muitos novos hospitais abertos e muitos novos crentes entre os pacientes, seus familiares e profissionais da saúde, que o Senhor vem acrescentando a cada dia.

Em 2001 os volumes I e II de Guerreiros da Luz ainda não haviam sido publicados, o que somente ocorreu em 2002 dando sequência ao que fora publicado em Filhos do Fogo.

Por que está dizendo tudo isso? – você deve estar se pergutando.
Quando um muro está pronto depois de rebocado e pintado, fica díficil enxergar onde o pedreiro fez as emendas, mas se conseguirmos tirar um pouco da pintura e do reboco veremos claramente o que está oculto.

Desse modo, o objetivo desta crítica literária é demonstrar de maneira cronológica os fatos além do texto para que vejamos que a suposta aparição deste anjo narrada pelo Mastral, ela tem um propósito bastante específico e não aparece em seus livros por acaso.

Em 2001 Mastral estava no início de seu ministério, ainda conservava seu anonimato absoluto e estava sofrendo severas represálias por conta de seus livros Filho do Fogo. As portas estavam se fechando para ele e se não fosse pela ajuda da Neuza Itioka, ele teria encerrado seu ministério.

Ele estava sendo acusado de ainda ser satanista, uma vez que seus primeiros livros ele exaltava demais o satanismo e denegria a imagem da Igreja. Mastral precisava urgentemente de algo que legitimasse seu ministério e limpasse a imagem negativa de seus livros.

Então por que não dizer que tais livros foram ordenados por Deus mediante o próprio Arcanjo Miguel? Afinal quem ousaria discordar disso? E ainda que alguém discordasse, como poderiam provar o contrário, já que se trata de uma suposta experiência pessoal?

Este era o plano perfeito para colocar fim as acusações que vinha recebendo e colocar seus livros no topo das vendagens, pois depois disso ser publicado em Guereiros da Luz, quem ainda ousaria se levantar contra O Ungido de Deus?

E foi o que aconteceu… após o lançamento de Guerreiros da Luz criou-se o mito em torno da figura do autor e as pessoas começaram a seguir o Mastral sem questionar e sem requerer provas de seu testemunho, sendo que Mastral passou a ser visto como aquele que Deus ungiu pelas mãos do arcanjo guerreiro Miguel e fque fora chamado para ensinar a Igreja como se defender da suposta poderosíssima “irmandade” do satanismo.

Enfim, agora as coisas começaram a fazer sentido pra você?

Agora você entende por que Daniel Mastral se enfureceu tanto depois que foi questionado por mim sobre tal aparição angelical? Afinal em Setembro/2006 eu somente queria saber se ele havia seguido a orientação bíblica de testar os espíritos antes de crer neles, tal como diz em I Jo 4:1-3.

Agora você percebe porque virou questão de honra para o Mastral destruir minhas comunidades do orkut e tirar meu site do ar? Isso explica porque em 2006 ele recebeu “misteriosamente” minhas comunidades roubadas por um fake e mesmo sabendo do roubo decidiu apaga-las do orkut alegando em seu site que se tratava da justiça divina.

Agora que as peças estão se juntando, você está vendo o que está por trás disso? Ademais não é preciso tirar todo o reboco de um muro para que as pessoas vejam aquilo que está oculto.

A minha conclusão eu já tirei, agora tire você a sua; Será que o suposto anjo ruivo realmente apareceu para ele ou trata-se de algo que Mastral introduziu em sua estória a fim de legitimar seu ministério e justificar a publicação de seus livros?

Aparição de anjos é uma velha estratégia usada por praticamente todos os fundadores de seitas e novas religiões.

Veja os anjos Participando na formação de Religiões, Seitas e Heresias

Islamismo
Segundo o “Alcorão Sagrado”, Maomé foi revelado numa época em que o mundo vivia sobressalto, enfrentando problemas religiosos, políticos, sociais e econômicos. E isso se deu no ano 610 antes a.D. por intermédio do anjo Gabriel, que apareceu ao profeta no Islã, e lhes transmitiu o Alcorão, e criou oficialmente a religião no ano 622 a.D. Na religião Islâmica também existe uma crença nos anjos, que são liderados por quatro arcanjos: Jibril, Kakhail, Irafil e Izrail. Gabriel é o anjo Jibril, que juntamente com Izrail Israfil, guardam o trono de Alá. Miguel é Mikal no Islã. Um dos anjos, Iblis, por ter recusado a adorar o homem recém-criado, foi expulso do paraíso e provocou o exílio de Adão e Eva. O Islã, não reconhece o pecado original.

Mormonismo
Segundo o profeta dos mórmons, Joseph Smith Júnior, depois de orar, e perguntar a Deus, qual seria a religião verdadeira, lhe apareceu dois anjos resplandecentes, que ficaram pairando sobre a terra. Para Joseph, nessa revelação, eram Deus o Pai e Jesus o Filho (no ano de 1820) em carne, e disseram a Joseph que todas as religiões estavam erradas e que o cristianismo estava totalmente perdido. “Quando a luz repousou sobre mim, um dos personagens disse-me” “este é meu Filho Amado, Ouve-o”. Perguntando aos personagens, qual a seita que ele deveria se unir, a resposta foi que nenhuma, pois todos os credos eram abominação perante Deus, e seus mestres eram corrupto.”

No dia 22 de Setembro de 1827, diz ter recebido de um anjo um livro escrito em estranhos hieróglifos e compostos em placas de ouro, o qual traduziu com grandes dificuldades, e publicou em 1830, como o livro dos mórmons. E o anjo que lhe revelou os documentos foi o anjo Morôni, como um ser ressuscitado. Citações do livro Perola de Grande Valor, escritos de Joseph Smith.

Adventista ou Sabatista
Depois do fracasso, o senhor Guilherme Miller, fazendeiro, batista, que tentou ensinar que Daniel 8.13,14 que fala das 2.300 tardes e manhãs são 2.300 anos. Somando ao ano 457 a.C., data que Esdras chegou a Jerusalém vindo da Babilônia, encontrou o ano de 1843 a.D. para o retorno de Cristo. Ensinando ele essa mensagem, seus adeptos ficaram conhecidos como “adventistas”. Depois de mudar por duas vezes a data da volta de Cristo, desistiu, e voltou para sua antiga igreja, mas deixando para traz um grupo de pessoas, e dentre elas uma senhora por nome Hellen G. White, que se tornou profetiza e papisa dos sabatistas.

No livro “Anjos” escrito pelo pastor Sesóstris César Souza, ele relata que a sra. White em toda sua vida ministerial, foi orientada por um anjo pessoal. Na página 32 desse livro está registrado que a primeira vez que esse anjo apareceu a sra. White, foi no dia 22 de dezembro de 1844 quando teve uma visão. Aconteceu em Portland, estado do Maine, Estados Unidos.

Ora o sr. Miller, já tinha no dia 22 de Outubro de 1844 fracassado novamente a respeito da vinda de Cristo. Segundo o livro do pastor Sesóstris, a sra. White teve a visão, e foi despertada para ver onde estavam seus irmãos ainda feridos pelo desapontamento de 1844. Como não os localizasse, ouviu uma voz que lhe falou: “Olha novamente, olha mais para cima”. Então lhe foi mostrado o povo de Deus viajando num caminho, tendo atrás uma grande luz que iluminava todo o caminho. Então o anjo lhe disse que aquela luz representava o Clamor da meia noite (Mt 25.6). Daí em diante anjos acompanharam-na durante todo o seu ministério, dando-lhe instruções quanto ao trabalho de Deus.

Esse testemunho confirma que a sra. White é a fundadora oficialmente da seita Adventista ou Sabatista, com visão angelical. Todos os livros ou mensagens da sra. White tem a participação direta dos anjos. Esse movimento teve inicio no ano de 1860.

Anjos da Cabala
Muitos têm sido enganados por anjos (caídos). Escritores da atualidade, que estão escrevendo sobre os anjos, mas totalmente fora do contexto bíblico, e tendo por fundamento somente o cabalismo, usam informações básicas do cabalismo judaico que são 72 anjos cabalísticos. Ainda ensinam que os salmos são orações prediletas para fazerem aos anjos. A Cabala é um fenômeno único, e não deve ser considerado como idêntica ao que se conhece na história da religião como “misticismo”. É de fato misticismo, mas ao mesmo tempo é esoterismo e teosofia.

Assembléia de Deus em Boston
A assembléia de Deus em Boston com o pretexto de um avivamento mundial surge com um sub-produto. Um desses, já está se tornando comum em algumas igrejas brasileiras, é a “unção da capa” de Elias. Alguns pregadores andam ensinando, baseados na passagem de II Reis 2.9-15, que se o crente quiser ser vitorioso em sua vida espiritual, deve receber a unção da capa de Elias. Tal unção repousaria sobre os pregadores e poderia ser transmitida em série, bastando apenas que o pregador impusesse as mãos ou jogasse seu paletó (que funciona como tal capa) sobre seus ouvintes para que eles a recebessem.

Nessas sessões, algumas pessoas caem no chão, outras desmaiam e dizem ter “arrebatamentos”. O detalhe, e muito estranho, é que só o pastor da igreja ou o pregador podem despertar o “arrebatado” de seu transe, ninguém mais. As sessões da capa estão se tornando populares em alguns lugares, e até alguns “capistas” que estão fazendo nova versão desse modismo, onde a capa ou manto a ser recebido é invisível, pois seria a capa de um anjo. Diante dessas e outras, vi o Dr. e pastor Geziel Gomes tentar desmentir e dizer que todos estão entendo e interpretando errado. Esse tipo de ensino não passar de heresia, onde também são ensinadas coisas semelhantes no mormonismo.

E agora quem será o próximo? Isso só depende de você leitor!

Não existe grande engano, sem milhares que se permitem ser enganados!

Ainda que você veja grandes sinais e maravilhas sendo operadas através do ministério de alguém, não se entregue! Disse JESUS: … hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mt 24:23 e 24. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. II Cor 11:14

::Por Mariel M. Marra – marielmarra@gmail.com

Bacharel em Teologia. Membro da Igreja Batista da Lagoinha e colaborador do portal creio.com.br – Perfil no Twitter: http://twitter.com/marielmarra

3 comentários:

  1. Pergunta feita a Mariel Marra
    Uma pergunta a Mariel marra
    Mariel Marra

    Gostaria de saber se as vidas que estão no engano e que praticam bruxarias não merecem ouvir o testemunho de alguém que saiu das trevas para luz?

    Gostaria de saber se quando o senhor disse que mastral Rebecca tio chico Guina entre outros são mito maníaco , se teve respaldo de algum pisiquiatra pois acredito que o senhor não seja um, pois só um pisiquiatra poderia dar este diagnóstico.

    Depois do encontro com Mastral que ambos dizem que é para o bem do reino de Deus. O senhor passa a pensar que o Daniel não é mais um mito maníaco? Pois sinto que a união de uma pessoa que só fala a verdade com uma que vive uma mentira não seja benéfica para o reino, a não ser que seja para a transformação desta pessoa .De que maneira o senhor acha que isto esta contribuindo para a união e bem do reino de Deus?

    ResponderExcluir
  2. Ele respondeu esta pergunta, simplesmente me banindo de sua comunidade. voltamos ao tempo da ditadura e da repressão? Mariel Marra dedicou 5 anos de sua vida a questionar Daniel mastral e agora quando tem sua atitude contestada, deleta a pergunta e quem a fez. Meu irmão vamos ter mais temperância, onde esta o direito de expressão?

    ResponderExcluir
  3. Deus não precisa de nós, somos nós carentes Dele, e quem foi que disse a este Mariel que ele foi criado para defender o reino de Deus? será que o Deus de justiça precisa de pessoas que saião por ai arrancando orelhas? Esse Mariel teria muito trbalho então pois existem muito joio no meio de muitos e muitos trigos então meu irmão só Deus tem o poder de distinguir quem somos, só Ele que conhece os corações, agora Mariel marra diz ter encerrado a carreira e guardado a fé, Passou a vida a perseguir Daniel Mastral, não consegui provar nada de concreto contra este irmão, e quando encontra com Daniel tem uma meia hora de conversa e uma foto para registrar este encontro diz que encerrou a carreira? Porque Mariel Marra vc não assume que esteve errado todos estes anos e que realmente viu em Daniel Mastral a verdade e que realmente se enganou todo este tempo?Desta maneira vc nos dá brechas para imaginarmos que vc queria fazer de Daniel um trampolim para que vc aparecesse e fosse realmente reconhecido, pois a maioria das pessoas que falei do seu nome nunca nem ouviram falar da vss Senhoria.
    Que eu sempre diminua para que Cristo seja a única estrela!

    ResponderExcluir