terça-feira, 9 de agosto de 2011

O pecado da bermuda e do chapéu dentro do "templo"


Por Antognoni Misael

Imagine Deus contemplando a adoração de um escocês de saia, imagine Deus ouvindo a oração de um indígena tribal com uma cueca florestal, imagine Ele dando livramento a um corredor que pratica atletismo com seu short a meio palmo, ou Ele sendo louvado por alguém que estando pelado canta “Grande é o Senhor” tomando banho de chuveiro. Agora se imagine indo a igreja num belo domingo de manhã, numa escola dominical, com seu bermudão confortável, uma simples sandália de couro, uma camiseta de algodão refinado e um modesto chapéu ou boné. Acha que Deus receberia seu culto?
Pelo que tenho percebido entre alguns dos irmãos evangélicos, com esse traje, Deus receberia adoração apenas quando se estivesse fora das 4 paredes do templo: nas ruas, nas praças, no cinema, no shooping, etc. No templo jamais!!!
Entendo que a igreja não deveria impor padrões de "moda", tipo: “devemos nos vestir decente como se veste para ir ao tribunal ao encontro do Juíz, pois lá não entra de bermuda ou boné”. Poxa! Que dura verdade hein! Vejamos que em contrapartida, em um hospital se entra tanto de bermuda quanto de chapéu ou boné. Dos dois, diga-me qual mais se parece mais com a Igreja: o tribunal ou o hospital? Gente, deixemos de lado a hipocrisia! É bem certo que perante juízes e políticos existe um padrão de se vestir. Claro! Foram nossas meras invenções e tradições humanas que formalizaram isso. Todavia, que bom que Deus não é político ou Juiz de Direito! Ele já habita dentro de nós!
Já ouvi alguém dizer: “devemos dar o nosso melhor a Deus até mesmo usando as melhores vestes para Ele”. Então acha que Deus está preocupado com seu caríssimo terno e/ou par de sapatos? Acha que Deus está a fim da roupa do domingo a noite? Acha que entrar no templo elegantíssimo ou super coberto é um sinal de adoração? Definitivamente vejo que a roupa é um detalhe irrelevante. Certamente toda nudez promíscua será bíblicamente desaprovada. Mas...que pecado há em um chapéu ou bermuda? Quando Salomão sabiamente relatou que tudo é vaidade! Absolutamente tudo! Do que adianta uma roupa diplomática e um caráter reprovável? Falemos com as nossas vidas, amém?
Queria eu não escrever sobre coisinhas tão irrelevantes como as que delinho agora. Mas sinceramente me surpreendo quando alguém encalha com o uso de um boné ou um bermudão. E o pior é que ainda há muita gente que pensa assim. Na verdade tudo concerne para a idéia de santidade ambiental: lugar sagrado!!
Queridos, nos permitamos se livrar da religiosidade, pois da infância jamais sairemos sem que ousemos quebrar as prórpias tradições. Quando houver alguma retificação bíblica cujo texto condene o uso dos meus queridos bermudões chapéus e/ou bonés no “sagrado lugar”, admito que os lançarei no "guarda-roupa" preparado para o diabo e seus anjos. Enquanto isso, paciência.
Como bem disse Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, pois me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem". Caso eu esteja equivocado, por favor me critiquem de forma sólida e me convençam de que estou errado. Só assim me farão crescer.
Por alguém que curte ir a Escola Bíblica de bermuda e boné.

25 comentários:

  1. choquei! criamos limitações e regras para coisas futeis! Ele vê coisas bem piores que fazemos e garanto que não é uma bermuda que pode lançar alguem no onferno mas atitudes pecaminosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade jesus nao vai se importar con vestimentas,sin un coraçao limpo deante dele

      Excluir
    2. Verdade jesus nao vai se importar con vestimentas,sin un coraçao limpo deante dele

      Excluir
  2. Graça e paz Músicos e Cia.
    A nossa igreja aqui em Teresópolis fica exatamente em um dos pontos turísticos mais visitados de nossa cidade, que é a feira de artesanato, todo domingo tem muita gente, no período de carnaval mal se pode andar. Um dia entraram três rapazes de Bíblia na mão e de bermuda (visitantes), alguns irmãos ficaram meio chocados, pois no bairro em que estávamos antes nunca tínhamos visto algo assim. No entanto, passado o "susto" tudo voltou ao normal e cultuamos naquela noite com muita alegria e os rapazes se sentiram muito bem. A partir daquela noite nunca mais achamos estranho alguém entrar em nossa igreja em trajes assim, aliás, muitos membros de nossa igreja passaram a vir a igreja de bermuda. Nós contextualizamos a nossa igreja a realidade do bairro. Eu já fui a cidades praianas onde eu não pude entrar para assistir o culto em duas igrejas por causa da minha roupa e essas igrejas estavam no centro turístico e eu me senti muito mal por causa disso. Eu me senti excluído por causa de uma roupa.
    Em nossa igreja nós definimos o seguinte: "ninguém pode deixar de vir cultuar a Deus em nossa igreja por causa da roupa que está vestindo".
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade isso sin e pecado pessoas impedindo de un irmao ouvir a palavra de Deus por causa que nao ta ben vestido

      Excluir
  3. Excelente postagem:

    As igrejas reformadas, também chamadas de tradicionais, da qual faço parte, às vezes embarca nessa barca furada também. Dizemos que a bíblia é nossa única regra de fé e prática, mas chapéu dentro da igreja não pode. Onde tem isso na bíblia? Outro dia fiz uma experiência proposital assim. Pedi que alguém de minha sala de escola dominical ficasse de chapeu. Logo, logo chegou um diácono pedindo que tirasse..rs.

    Nesse sentido, as igrejas mais recentes conseguiram se libertar bem melhor dessas "picuinhas" e influência católica romana.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Fábio.
    A igreja que pastoreio hoje teve que se contextualizar, pois temos muitos turistas onde é a igreja. Os visitantes se sentem muito bem em nosso meio pela liberdade que temos, mas ao mesmo tempo temos seriedade na pregação da Palavra. Quebrar paradigmas não é fácil, mas com a ajuda de Deus alcançamos vitória.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  5. A Primeira carta de Paulo aos coríntios traz uma série de observações a respeito do culto.

    Em um contexto sobre ofertas a ídolos, ele nos lembra que devemos considerar a condição do irmão mais fracos;

    devemos evitar escandalizar a esses, e se necessário, mesmo que instruindo-os, adotarmos condutas que acalmem suas almas; (8.13)

    mesmo, como muitos afirmam, uma questão cultural presa àquela época, parece-me que há orientações contrárias ao uso de cobertura (chapéu (??)) quando em oração ou ensino; (11.4)

    Não devemos ultrapassar o que está escrito, nem desconsiderá-lo.

    Devemos reconhecer que há muitas questões subjetivas envolvidas...mas decência e ordem são requisitos para estarmos na casa do Senhor.

    A contextualização é refém do "agora" é preciso discernir para que, em busca de "atualização", não percamos a referência que convém aos santos.

    "Se alguém julga saber alguma cousa, com efeito não aprendeu ainda como convém saber".

    Em nossa igreja exortamos membros e não membros que cheguem até o culto com roupas formais, não permitimos entrada sem camisa (mesmo que nosso entorno haja predominância), aconselhamos bêbados a ficarem fora do templo, e os convidamos para retornarem quando lúcidos, não permitimos casais beijarem-se no templo (todas estas questões não são preceitos bíblicos, mas assim o fazemos).

    Há regras (não escritas) de condutas em lugares públicos que devem ser observadas segundo o contexto social e cultural em que estamos inseridos.

    Um grande risco é confundirmos contextualização com secularidade.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua resposta com relação ao uso de bermudas e bonés nos cultos. Tentemos uma comunicação. Não aceito bem essas coisas. Sinto-me vencido. Mas isso não vai me tirar a convicção da salvação em Cristo. Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Ten gente fasendo coisa pior Deus te olha por dentro nao por fora,nao quer saber oque vc ta vestindo ou usando ele te ver pelo coraçao e vc e honesto,humilde,correto.
      Isso tudo sao eresias que pessoas crian.

      Excluir
  6. Graça e paz Paulo.
    Aceito a sua colocação, mas não concordo com tudo. No entanto, cada igreja tem seus usos e costumes e devemos obedecer aquilo que a igreja que freqüentamos nos ensina, se estamos em desobediência aí é pecado, pois se torna rebeldia. Tem igreja que o pregador não pode usar da palavra se estiver sem gravata, outras sem o terno completo. Há uma igreja em minha cidade que consta no estatuto que homem que não usa chapéu está em pecado. Cada igreja com seus costumes, nós como estamos em um bairro turístico abrimos mão dessas frescuras e permitimos que a pessoa assista o culto com o traje que estiver usando, até os bêbados assistem os nossos cultos, só pedimos que não atrapalhem. Em nossa igreja bêbado não assiste o culto do lado de fora. Cada igreja com seus usos e costumes, mas uma coisa não pode faltar a Palavra de Deus, pois é ela quem trás mudança ao nosso coração.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz...
      Penso eu que a partir do momento que eu imponho regras e doutrinas dos homens, estou impedindo uma alma de alcançar a salvação. É quem seria eu para ter o direito de fazer algo deste tipo.
      Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
      1 Coríntios:9:22

      Excluir
    2. Graça e paz...
      Penso eu que a partir do momento que eu imponho regras e doutrinas dos homens, estou impedindo uma alma de alcançar a salvação. É quem seria eu para ter o direito de fazer algo deste tipo.
      Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
      1 Coríntios:9:22

      Excluir
  7. existem sim regras e devem ser respeitadas pra não banalizar mesmo, senão o pessoal quer tomar ceia vestindo bermuda,chinelo...ai não dá! mas em um culto de jovens porque não?

    ResponderExcluir
  8. Se usar chapéu e bermuda é pecado, então eu vou direto pro inferno, porque sempre que eu posso, eu vou pra igreja de chapeu fedora e boné de aba reta; bermuda, só no culto jovem. Na verdade não somente eu irei pro inferno, mas o meu Pastor tambem O_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças e paz Anderson.
      Pecado é tudo aquilo que ofende o Espírito Santo e tudo que se torna idolatria em nossa vida. Não vejo mal nenhum no uso de bermuda e chapel, nem mesmo na igreja. O problema é deixar que isso tome o lugar de Deus em nossas vidas.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  9. Acho que não tem problema usar bermuda em casa, na praça, passear.. mas na igreja acho que por respeito deve se usar calça comprida e uma camisa comportada e sem chapéu e bones, pois está escrito que homem que orar de cabeça coberta desonra sua cabeça... quanto as vestimentas um cristão deve se vestir com pudor" está escrito na biblia" não se deve usar roupas de modo que desperte interesse no sexo oposto, tipo os homens de bermuda curta camisa sem manga, mulheres de calças apertadas,, sabemos qu eo unico motivo de usar calça apertada é mostrar a bunda empinada,,, e único motico de vestir aquela blusinhas que mostra tudo as costas é o interesse de mostrar as costas... ir pra igreja é para louvar, orar, e busas a palavra de senhor.. e não é para desfile de modas, mostrar a roupa nova, mostrar a tatuagem nas costas, mostrar as pernas... o scirtão deve dar bom testemunho nas suas obras e ficar usando roupa de modinha, estilo funkeiro, estilo rockeiro, estilo qqr modinha idiota que vem da midia, isso não é bom testemunho, um critão deve usar roupas comportadas, andar como cristão, sem provocar interesse sexual ao proximo, mulheres que ficam se vestindo igual uma puta com roupa colada fazendo os homens depertando olhares de homens, isso não é uma cristã é de fato uma puta,,, perdoe as palavras pesadas, mas é isso que a palavra de Deus recomneda, bom testemunho nas vestimentas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Victor.
      Eu sei que muitas pessoas se vestem com a intensão de se mostrarem. Talvez se estivessem nuas não chamariam tanta a atenção. Mas sei também que a maldade está, as vezes, muito mais no coração de quem olha do que na outra pessoa. Quando os olhos são trevas não se vê nada com luz.
      Pense nisso!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Esse trecho da bíblia foi escrito em um tempo em que só se usava chapeu sob sol forte e era falta de educação ficar em lugares fechados com o mesmo. Hoje em dia chapéis, bonés e toucas são usados como acessórios. Não tem porque deixar de usar por bobeira. Até hoje, felizmente, ninguém pediu pra mim tirar o boné ou me impediu de entrar na igreja, pelo contrário cada vez mais pessoas usam bonés e bermudas, inclusive já vi filho de pastores usando. Graças a Deus existem Pastores e líderes de igrejas com mente aberta.

      Excluir
    3. Graça e Paz Wagner.
      Muitas coisas que antigamente eram condenáveis, hoje, ainda bem, deixaram de ser. Isso porque era hábito da época (moda), e não uma proibição bíblica.
      Fique na paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  10. Ao passar perto de uma Igreja Batista dois rapazes que nao eram crentes diziam "onde já se viu,usar bermuda dentro da Igreja" a cantora Sandy disse:Vou fantasiada de mulher" ou seja vestida de vestido e a propria Biblia diz "vestes do cristão é diferente" lógco que rou respétável não é modismo e nem limitação.
    Deus faz ver como se deve vestir dentro da Igreja através de quem nem crente é ,fico impressionado com o crente de hoje ,que nao se importa em desrespeitar a casa de Deus,As igrejas antigas havia ate jeito pra olhar o templo,cresce o numero de Igrejas e cai a qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Eduardo.
      Eu creio que devemos nos vestir sem trazer escândalo, mas é bom lembrar que o pecado muitas vezes não está na roupa da pessoa, mas nos olhos veem.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  11. A questão das roupas ou seja boné, bermudas,camisetas etc não é pecado galera pelo amor de Deus não sejam ignorantes!!! O que mais importa é o seu respeito ao local onde vc cultua o seu Deus ! E Deus é único e digno de toda adoração e respeito! Portanto apresente-se a ele com o seu melhor!

    Ass: Rubens Fernandes

    ResponderExcluir
  12. ALÉM DE 1 COR.11:7 EU QUERIA SABER SE EXISTEM OUTRAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE FALAM SOBRE ISSO,POR FAVOR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Reginaldo.
      Não há mais nenhuma passagem na Bíblia além dessa que fala sobre a questão do homem cobrir a cabeça.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir