quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ED RENÊ KIVITZ - UMA REFUTAÇÃO À HERESIA DESTE PASTOR BATISTA

Quem está certo - Ele ou ela?

Por Fernando Galli

De vez em quando chegam aos meus olhos e/ou ouvidos textos, mensagens e comentários de pastores que professam o Cristianismo, mas adotaram um proceder de questionar as Escrituras Sagradas. De início digo:

Creio no relato de Gênesis todo, porque aceitei a Cristo, o qual, através da obra do Espírito Santo de Deus em meu viver, dá-me a fé necessária para aceitar o relato como verdadeiro e inspirado. O próprio Jesus confirmou o relato. (Mateus 19:4, 5; João 8:44) Paulo também. (Romanos 5:12) E João também. (Apocalipse 12:9) Todavia, um "pastor" batista, denominado ED RENÊ KIVITZ, escreveu o seguinte texto, procurando reinterpretar Gênesis 3. E eu, que nem chego aos pés das Graduações Acadêmicas de tal homem, propus refutar o texto dele.
ED RENÊ KIVITZ - "Você pode interpretar a história de Adão e Eva como uma descrição de como as coisas aconteceram. Mas pode também interpretar como descrição de como as coisas acontecem. Pode ser uma história que conta como as coisas foram, ou como as coisas são. Pessoalmente, opto pela segunda alternativa. Não me interesso tanto em saber se as coisas foram daquele jeito ou não, não estou preocupado com a literalidade da narrativa, que aliás, me traz mais embaraços que esclarecimentos: houve mesmo um bonequinho de barro? antes de enganar o casal a serpente andava ereta? que fruta era aquela da árvore do conhecimento do bem e do mal, será que está sendo vendida na feira sem que a gente saiba que é ela? quais as coordenadas do jardim do Éden? será que os anjos com espadas de fogo ainda estão por lá?"
Fernando Galli - O "Eu" (você) pode interpretar a Bíblia do modo como se pretender, mas a questão é: Quem crê na Bíblia como a inerrante palavra de Deus não zomba das palavras dela. Não as satiriza. Será que o senhor Ed Renê seria homem o suficiente para se expressar dessa forma perante a pessoa de Deus? Sr. Ed Renê, como sou cristão e o Espírito de Deus habita em mim, não ouso questionar a Palavra de Deus como o senhor fez. O relato bíblico da ressurreição de Cristo também fala de anjos. (Mateus 28:5) Aliás, será que estes anjos ainda estão no local da ressurreição de Jesus, senhor Ed Renê? E o que dizer da própria ressurreição de Jesus, senhor Ed Renê? Que embaraçoso, não é mesmo? E que dizer dos milagres, como as curas, a multiplicação dos pães e peixes, a ressurreição de Lázaro? Entre crer na literalidade do relato da ressurreição de Cristo tais milagres e que sejam mitos para servir como história da salvação, qual será que o senhor optaria? Pela segunda também? Se Jesus não ressuscitou dentre os mortos, é vã a nossa esperança. (1 Coríntios 15:14) Quais são as cordenadas para a nossa fé cristã? Então, se o relato de Gênesis não ocorreu literalmente, Jesus veio aqui para morrer pelos pecados de quem? Do macaquinho que virou gente?
ED RENÊ KIVITZ - "A história de Adão e Eva visa a comunicar a ótica judaico-cristã da natureza humana, da relação entre Deus e o homem, da dinâmica da sociedade humana. O autor bíblico não está preocupado em descrever o processo mecânico natural da criação. Seu texto não tem pretensão das ciências duras, que tratam das engrenagens do universo natural através da física, por exemplo, mas das ciências do espírito, que têm por objeto a complexidade do humano e suas relações. Adão e Eva somos nós."
Fernando Galli - O relato bíblico, para o cristão verdadeiro, é literal enquanto não haja elementos para o considermos simbólico e provas suficientes de que a intenção divina era de escrever um texto simbólico. As palavras de Jesus, de Paulo e de João indicam a literalidade do texto de Gênesis, a menos que o senhor Ed Renê seja capaz de provar o contrário. Ademais, a literalidade do texto encaixa-se perfeitamente na história da salvação: O homem cai, e Jesus vem morrer por ele para resgatá-lo. Jesus é o último Adão (1 Coríntios 15:45), assim não sou Adão, e estou livre da condenação do pecado original sobre mim. Graças à morte e ressurreição de Jesus Cristo muitos foram libertos de tal condenação, portanto, sua comparação é de mau gosto, digna de quem está se desviando da doutrina cristã. E pior do que isso! Confia na ciência como meio de se provar o relato ou não. Será que a ressurreição de Cristo poderia ser provada pela ciência? Desculpe-me, querido, mas não estou um pingo interessado em crer em sua teoria.
ED RENÊ KIVITZ - "Os que pretendemos definir o bem e o mal, o certo e o errado, ambiciosos da autonomia auto-suficiente cuja finalidade não é outra senão a satisfação das nossas vontades e desejos sem fim. Todos os que optamos pela competição em detrimento da cooperação, a violência em lugar do diálogo, o olho por olho contra o perdão, o império do mais forte em vez da gratuidade, as relações de interesses egocêntricos, escusos e difusos em troca da generosidade e da partilha abnegada, a conquista pela força bruta às expensas da paz. Adão e Eva somos nós. Construtores de jardins de pedra e ferro, edificadores de comunidades muradas, empreendedores prepotentes, espoliadores da riqueza e da beleza dos bichos, do verde, das águas – extrativistas predadores. Todos quantos nos dedicamos à busca do prazer a qualquer preço, que nos contentamos com o máximo de felicidade pessoal em termos de conforto e satisfação individuais, presos nas garras da Sensualidade-sensorialidade, pés fincados na terra, carne agarrada à carne, a orgia pluri-glutônica viciante e viciada-anestesiada."
Fernando Galli - Novamente, senhor Ed Renê, embora suas palavras possam, nesse trecho, fazer sentido em vários aspectos, elas competem com a veracidade e a literalidade do texto inspirado por Deus. Com certeza, o evolucionismo lhe agrada mais, por isso "espiritualiza" o texto bíblico com boa propriedade, através de paralelismos evidentes, com finesse intelectual, para desmentir uma verdade corroborada por nada mais nada menos do que Jesus, Paulo e João. Mas como todo crítico da Palavra de Deus, certamente o senhor poderá se sentir coçado a dizer: Quem garante que tais personagens realmente estavam certos e escreveram ou dissseram tais coisas realmente inspirados por Deus? Acho que eu arriscaria afirmar: Lamentável, pastor!
ED RENÊ KIVITZ - "Adão e Eva somos nós. Fugitivos da realidade, fantasiosos, vítimas do pensamento mágico, iludidos pela possibilidade da reedição do paraíso perdido sem o concurso do divino. Adão e Eva somos nós. Também damos ouvidos à serpente. Também matamos irmãos. Também nos abandonamos ao hedonismo desvairado. Também queremos apenas nosso nome pronunciado com reverência. Adão e Eva somos nós. E somos também Caim, somos o povo ao redor de Noé, os empreiteiros da torre de babel. Mas somos também a descendência do filho da mulher, que esmaga a cabeça da serpente. Somos também Abraão. Sobre nós repousa um chamado sagrado: fazer benditas todas as famílias da terra. Gênesis não é um veredito. Gênesis é uma profecia: aponta a injustiça e o juízo, convoca ao arrependimento, suscita a esperança e promete a vitória d’Aquele cuja vontade é boa, perfeita e agradável: novo céu e nova terra."
Fernando Galli - Bom o seu truque textual, senhor Ed Renê. Novamente, a ressurreição de Jesus ocorreu, seria uma fantasia ou magia de quem a criou? Confesso que esperava tais palavras de um poeta, de um crítico textual ateu ou agnóstico, não de um pastor. O senhor se esqueceu de dizer que se mata também a história bíblica, a verdade de Deus, e se as ressuscita como textos humanos, com teor social, alegorizados para atualidade. Por isso afirmo, valendo-me de um texto literal, verídico, mas que com uma boa dose de liberdade textual, poderia em sua mesma linha de criatividade, espiritualizá-lo da seguinte forma:
  • Alguns são Adão e Eva quando creem que não foi bem assim que Deus disse. - Gênesis 3:4, 5.
  • Alguns são Adão e Eva quando diante de Deus se cobrem de vergonha da realidade bíblica para atender às exigências acadêmicas e se prostituir para conseguir diplomas. - Gênesis 3:7.
  • Alguns são Adão e Eva por se querer ser como deus, determinando quando a Bíblia fala a verdade e quando não. - Gênesis 3:22.
  • Alguns são a descendência da serpente, que ferem o calcanhar das Escrituras, mas serão feridos por toda a eternidade. - Apocalipse 22:19.
  • Alguns são Caim, que levam seus irmãos ao campo para assassiná-los espiritualmente com sua conversa fiada. - Gênesis 4:8.
A Bíblia diz que muitos se desviariam da fé por prestarem atenção a doutrinas de demônios. (1 Timóteo 4:1) Muitos são demônios também, por negarem a Palavra de Deus em troca de apoio popular, tendas cheias, salários pastorais altíssimos, enquanto missionários têm deixado de receber ajuda. Não sou perfeito, não tenho a menor chance de me equiparar aos diplomas do senhor Ed Renê. Mas sou cristão! E creio na inerrância da Palavra de Deus. Se eu não fosse cristão, certamente eu zombaria de um relato que, diante dos olhos da crítica textual e da ciência dura, são meros mitos, escritos por mãos humanas, inspirados não por Deus, mas pela própria vontade de escrever. -

DE QUE ADIANTA PREGAR TÃO BEM, PRENDER A ATENÇÃO DE MULTIDÕES, COM UMA MENSAGEM CRISTÃ, SE O INDIVÍDUO SE ACHA NO DIREITO DE QUESTIONAR E ZOMBAR DAS ESCRITURAS?

12 comentários:

  1. São por estas e outras pérolas que não leio o que esse senhor escreve, tampouco assisto às suas pregações. O Evangelho dele é anátema!

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Ricardo.
    O Ed Renê entrou pelo mesmo caminho do Gondim, são "sábios" que duvidam de Deus e de sua palavra. O pior é que esses homens estão fazendo discípulos. Que o Senhor tenha misericórdia dos seus discípulos.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela defesa da inerrabilidade das Escrituras. Vaidade e vaidosos são os que justificados por uma formação acadêmica que é nada diante da revelação divina se acham descobridores de uma nova interpretação das Escrituras.

    Escrevi algo em meu blog a esse assunto relacionado em:

    http://mensagemdopregador.blogspot.com/2011/08/criacao-numa-perspectiva-correta.html#

    Um grande abraço e parabéns pelo posicionamento em defesa da suprema verdade da Bíblia, da infalível Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Graça paz PR. Silas.
    Há alguns anos atrás, quando caminhei pelas sendas do liberalismo, o senhor Kivitz era pra mim um ícone, pois percebia nele alguém capaz de questionar tudo. no seu livro "Vivendo com propósitos", ele faz uma crítica semelhante ao mesmo texto referido (Gn 3). Hoje, alcançado pela graça de Deus, posso perceber, não só no Sr. Kivitz, mas em todos os que questionam a historicidade dos relatos bíblicos, que todos eles vieram de um contexto onde se prega um evangelho humanista, e que acha que podemos conhecer a Deus por nossa própria "sabedoria". questionar um relato como esse, cujo o Senhor Jesus atestou, é desacreditar da sua infalibilidade, e consequentemente, subir um degrau para o ateísmo.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz Helvecio.
    A Palavra de Deus tem sido tripudiada na boca daqueles que se acham donos da verdade, mas que andam tentando distorcer a Verdade que é inerrante. Pensam que são sábios, mas são loucos diante do nosso Deus e de Sua Palavra. Que o Senhor tenha misericórdia daqueles que seguem esses "pastores".
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz Jairo.
    Nenhuma sabedoria que nos leva a duvidar do texto sagrado procede de Deus. O Ed Renê se acha sábio, mas está completamente longe disso. O pior é que muitos que lêem os seus textos que não tem conhecimento da Palavra de Deus acabam se afastando ainda mais dela. Mas eu creio que essas pessoas responderão diante de Deus pelo que andam falando e escrevendo.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  7. E para completar, a COnvenção Batista não está nem aí com isso. Quando um pastor adultera, a comissão de ética é acionada e age (hehe, eu creio), mas quando um pastor adultera a Bíblia ou a sã doutrina, a comissão de "nada" não faz nada.

    ResponderExcluir
  8. É amado muitas vezes se utilizam de dois pesos e duas medidas. Adultério é adultério, seja em ambos os casos. Que a ética não seja somente uma visão de ótica.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  9. Engraçado, ja ouviram falar de preguiça pastoral???, é, ela existe, e muuito, é qdo o pr senta na cadeirinha para fazer o sermão suado de domingo a noite, escolhendo as palavrinhas mais adequadas, p não magoar um, ou outro, para que se aprofundar no assunto n é verdade, peguiça... preguiça e preguiça, e medo...vamos falar de sexo? vamos falar de homosexualismo? vamos falar de dízimo? assuntos q 90% vão abordando superficialmente, e utilizando coisas já mastigadas..... e aí vai...qdo chega um pastor, que aparece e mostra que vai profundamente a luz da questão, com base bíblica, refaz pensamentos, pensa por si mesmo aí entao surge a inveja pastoral, uma modalidade nova...os puritanos do evangelho...verdadeiros fariseus....q graça...eu conheço MUITO bem a vossa raça... e se preparem, pois haverá muita mudança, Deus esta levantando reformadores, até atingirmos a santificação ainda haverá muita agua que correr...

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz Luciano e Sofia.
    Concordo com vocês que muitos pastores preferem pregar "água com açúcar" sem se aprofundar no texto bíblico. Concordo com vocês que muitos pastores pregam aquilo que já foi pregado sem estudar o texto bíblico que está sendo pregado, mas daí pregar heresia e dizer que isso é a Palavra de Deus e chamar pastores assim de pensadores, aí me desculpem, mas vocês estão errados. Se aprofundar no texto bíblico é uma coisa, dizer o que ele não disse é mentira, é engodo. Pensar é bom, pensar bobagem e dizer que é bíblica é falta de respeito aos seus ouvintes.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    PS: Cuidado com quem vocês andam ouvindo, aquilo que parece ser sabedoria pode não passar de grande heresia, aí melhor água com açúcar, ou melhor um evangelho puro e simples.

    ResponderExcluir
  11. Queridos, com todo amor que o Senhor nos dá, acho que não devemos acusar algo ou alguém que não conhecemos, ainda mais se somos discípulos de Cristo!!!

    Acredito que tenham interpretado errado a fala do Pr Ed, o qual tenho profundo respeito e admiração.

    Todos sabemos que a Bíblia não pode ser interpretada só literalmente. Precisamos entender o que são figuras o que é literal o que deve ser discernido espiritualmente.

    Discussões como esta são como discutir genealogias intermináveis que promovem brigas e não edificação.

    Todos temos direito de ter nossa própria opinião e leitura acerca da Palavra, cabe a nós clamar por misericórdia a Deus, pois nesse faroeste gospel podemos estar nos matando em vez de gerar vida!

    Amo o Ed, e aos demais comentaristas daqui, embora nossa opiniões sejam divergentes o respeito e a ética deve ser preservada!

    No amor do Príncipe da Paz!

    ResponderExcluir