domingo, 6 de janeiro de 2013

Sucumbindo a Um Evangelho Sem Cruz


Por Pr. Silas Figueira

Certa ocasião eu ouvi a história de um homem que tinha uma pequena mercearia, nela ele vendia de quase tudo. Só que as coisas não estavam indo muito bem, as vendas haviam caído um pouco. Então ele teve uma “brilhante” ideia, ele resolveu comprar frangos e vende-los em seu comércio. Ele os comprava a cinco reais o quilo e os revendia a quatro reais o quilo. Alguém soube disso e chamou-lhe a atenção por ele estar tendo prejuízo nesse negócio. Mas a resposta que aquele homem deu foi surpreendente, ele respondeu para o seu interlocutor: “E o movimente? Você viu o quanto aumentou o movimento?”

Existem muitas igrejas assim hoje. Igrejas que para atrair uma quantidade maior de pessoas barateiam a graça de Deus para terem um maior movimento. O prejuízo não é da liderança, mas das pessoas que frequentam esses lugares, pois não ouvem o Evangelho Transformador, mas um falso evangelho moldador. Um evangelho sem valor, pois não leva as pessoas a Cristo, mas as levam a um prejuízo espiritual. Não gera vida, mas mantém as pessoas mortas em seus delitos e pecados. É o “evangelho” entretenimento, onde as pessoas vão para sentirem-se bem, não o Evangelho confrontador que leva as pessoa a saírem com os olhos rasos d’água por se verem perdidas e necessitadas do Salvador Jesus.

Como falou A. W. Tozer: "Sem fazer-se anunciar e quase despercebida uma nova cruz introduziu-se nos círculos evangélicos dos tempos modernos. Ela se parece com a velha cruz, mas é diferente; as semelhanças são superficiais; as diferenças, fundamentais.Uma nova filosofia brotou desta nova cruz com respeito à vida cristã, e desta nova filosofia surgiu uma nova técnica evangélica – um novo tipo de reunião e uma nova espécie de pregação. Este novo evangelismo emprega a mesma linguagem que o velho, mas o seu conteúdo não é o mesmo e sua ênfase difere da anterior. A velha cruz não fazia aliança com o mundo. Para a carne orgulhosa de Adão ela significava o fim da jornada, executando a sentença imposta pela lei do Sinai. A nova cruz não se opõe à raça humana; pelo contrário, é sua amiga íntima e, se compreendermos bem, considera-a uma fonte de divertimento e gozo inocente. Ela deixa Adão viver sem qualquer interferência".

Esse é o evangelho que tem infestado muitas igrejas. Muitos líderes sucumbiram a esse empobrecimento teológico dando lugar a mensagem de autoajuda e deixaram a ajuda do alto; deixaram a mensagem da cruz para ministrarem uma mensagem onde ela se quer é citada. Mas ensinam que o ouvinte faça sacrifícios de uma oferta X ou de uma oferta Y para alcançarem o favor divino. E, infelizmente, muitos acreditam nisso.

Vi recentemente um vídeo em que um determinado pregador disse que o livro que ele havia escrito era mais importante que a Bíblia, pois nesse tal livro as pessoas teriam todas as respostas para a sua vida. Triste não é ouvir isso, triste é saber que esse tal livro foi lançado por uma editora que se diz evangélica e tendo apoio de um pastor que até alguns anos atrás era tido como uma pessoa séria teologicamente (dentro da teologia que ele pregava).

Isso serve de alerta para todos nós que procuramos pregar um evangelho puro e simples; com Mamom não se brinca. Por isso que Jesus nos alertou dizendo que nós não podemos servir a dois senhores, a Deus e as riquezas (Mt 6.24). E mas uma vez a Bíblia nos alerta, “aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10.12), nos mostrando que é possível sucumbirmos diante das tentações.

Paulo escrevendo a Timóteo lhe alertou dizendo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1Tm 4.16). Essas palavras precisam ecoar em nossa consciência todos os dias. Devemos cuidar de nós mesmos e da doutrina, não podemos nos dar ao luxo de sermos frouxos teológicamente. Não devemos deixar de ler a nossa Bíblia e muito menos de estudá-la, pois temos tanto responsabilidade com nós mesmos, quanto com outras pessoas. Precisamos entender que não vivemos para nós mesmos. Como disse o Senhor a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" (Gn 4.9), o Senhor nos faz a mesma pergunta. Somos embaixadores do Reino e não pregamos a nós mesmos como nos falou o apóstolo paulo.

Mas fica uma pergunta: será que temos que alertar as pessoas contra esses falsos líderes? Creio que sim. Pois a Bíblia nos diz que devemos fazê-lo: “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância” (Tt 1.10,11). Os profetas assim o fizeram, as cartas Paulinas são um alerta contra as heresias que estavam entrando nas igrejas em sua época. As sete cartas dirigidas as igrejas da Ásia também foram um alerta a tais situações (Ap 2 e 3). Diante disso não podemos nos calar.

Porém, antes de qualquer coisa, temos que vigiar para não cairmos nessa mesma armadilha. Por isso que o apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas disse: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gl 6.1). Paulo alerta que podemos ser tentados também, e pior, ceder a tetação como aluns o fizeram.

Que há um empobrecimento teológico em muitos púlpitos isso é um fato, mas que tal coisa não ocorra conosco, pois, assim como muitos sucumbiram a essa tentação – e não há necessidade de citarmos nomes – corremos também o risco de cedermos também se deixarmos de confiar em Deus e sermos guiados pelas nossas emoções e pelas aparências. Ló foi guiado pelos seus olhos e foi parar em Sodoma. Esse é o lugar onde vai parar as pessoas que se deixam levar pela ganância. É muito triste vermos tantas igrejas cheias de pessoas vazias. Vazias da graça de Deus, vazias da palavra transformadora que traz alento ao coração, vazias da Palavra que norteia a vida em todos os sentidos.  

Que o Senhor nos ajude e nos guarde desse mal que tem invadido muitas igrejas.

Que o senhor o abençoe!

2 comentários:

  1. AMÉM! GLÓRIA A DEUS POR SUA VIDA, PASTOR. O SENHOR É UM REMANESCENTE DO VERDADEIRO ISRAEL QUE NÃO SE DOBROU DIANTE DE BAAL. QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS LIVRE DESSE FALSO EVANGELHO.GLÓRIAS AO SENHOR!!! AINDA EXISTEM PESSOAS SÉRIAS NESTA GERAÇÃO E COMPROMETIDAS COM A PALAVRA DE DEUS COMO FOI O PROFETA ELIAS NOS DIAS DO REI ACABE, NÃO SE DEIXANDO CORROMPER PELO BRILHO DO OURO E DA PRATA. NÃO PODEMOS NOS CALAR. ALELUIA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Jadson.
      Amém! Existem muitas pessoas que não se dobraram perante Baal, mas os que estão se dobrando estão influenciando muitas outras pessoas. Creio que, se Deus não intervir, a próxima geração de crentes estrá totalmente dominada por esse espírito.
      Que o Senhor intervenha com poder e graça sobre nós!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir